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Handebol em Cadeira de Rodas

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o Handebol em Cadeira de Rodas;

- Identificar as especificidades entre o Handebol de Salão e do Handebol em Cadeira de Rodas;

- Integrar os alunos a experimentação de esportes adaptados.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias e recursos: para iniciarmos a aula a sugestão é apresentar aos alunos cada momento e os assuntos que serão abordados.

1º momento: através de pesquisas visando conhecer quais foram os fatores que levaram a criação de esportes adaptados no mundo e também no Brasil.
2º momento: identificar as especificidades entre o Handebol em Cadeira de Rodas e o Handebol de Salão.
3º momento: vivenciar alguns jogos pré-desportivos.

 

Contextualizando

Para abordar o tema Handebol em Cadeira de Rodas é necessário que os alunos conheçam um pouco sobre a história dos esportes para atletas deficientes. Conhecendo quais foram os fatores que levaram a criação de esportes adaptados no mundo e também no Brasil, visto que o Handebol em Cadeira de Rodas é um esporte criado em nosso país, o qual esta caminhando para sua entrada nas Paraolimpíadas. 

 
Aprofundando nossos conhecimentos
 

Em 1948, Ludwig Guttman organizou uma competição esportiva que envolvia veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na medula espinhal. O evento foi realizado em Stoke Mandeville, na Inglaterra. Quatro anos mais tarde, competidores da Holanda uniram-se aos jogos e assim nasceu um movimento internacional. Este fez com que jogos no estilo olímpico, para atletas deficientes, fossem organizados pela primeira vez em Roma, em 1960. Hoje, as Paraolimpíadas são eventos de esporte de alto rendimento para atletas deficientes.

Fonte: http://www.cpb.org.br/jogos-paralimpicos/

Cadeirantes do handebol
 
Portal Terra. Você repórter: cadeirantes do handebol miram Olimpíada. Disponível em: http://migre.me/8WsHB acessado em: 05/04/2012

 

No Brasil o esporte paraolímpico começou a ser praticado em 1958 quando o cadeirante Robson Sampaio de Almeida e Aldo Miccolis fundaram o Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, o também deficiente Sérgio Seraphin Del Grande criou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo.

O handebol em cadeiras de rodas é uma modalidade nova nos esportes adaptados. Foi criado em 2005, no município de Toledo, no Paraná, por professores do curso de Educação Física da Universidade Paranaense.

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse esporte?

Atividade 1 – Explorando o Handebol em Cadeira de Rodas

Para essa atividade a sugestão é dividir a sala em grupos de quatro integrantes. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um tema referente a esse esporte adaptado. Para a escolha das modalidades a sugestão é realizar um sorteio com a presença dos alunos.

Sugestão de temas:

- Como surgiu o Handebol em Cadeira de Rodas;

 

- O início do esporte paraolímpico no mundo;

 

- O esporte paraolímpico no Brasil;

 

- Regras do Handebol em cadeira de Rodas;

 

- Outras.

 

Conclusão da atividade: solicitar aos alunos o registro de todas as informações levantadas na pesquisa em seus cadernos. Esses registros serão novamente solicitados na "Atividade 2 – Elaboração de textos colaborativos no Google Docs".

Sugestão de sites para pesquisa:

Handebol em Cadeira de Rodas. Conheça como surgiu o Handebol em Cadeira de Rodas! Disponível em: http://www.handebolemcadeiraderodas.com.br/text/1023.html acessado em: 05/04/2012

Comitê Paralímpico Brasileiro. Movimento Paralímpico. Disponível:  http://www.cpb.org.br/movimento-paralimpico/ acessado em: 05/04/2012

Wix.com. Como surgiram os Jogos Paraolímpicos. http://www.wix.com/sergiocpb/paraolimpiadas#!historia  acessado em: 05/04/2012

Olimpíadas, Jogos e Esportes. A primeira Paraolimpíada - Roma 1960. Disponível em: http://www.olimpiadas.etc.br/historia-dos-jogos-paraolimpiadas-roma-1960.html acessado em: 05/04/2012

Portal Terra. Você repórter: cadeirantes do handebol miram Olimpíada. Disponível em: http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI2927110-EI10378,00-vc+reporter+cadeirantes+do+handebol+miram+Olimpiada.html acessado em: 05/04/2012

 

ícone para atividade complementar

 

  • Atividade 2 – Elaboração de textos colaborativos no Google Docs
  • Após essa pesquisa os alunos deverão compartilhar em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.

    Google Docs

     

     No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.

     Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor deverá disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzirão suas respostas em forma de cartazes para exposição em    sala de aula.

     Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

     Dias, Juliana Souza. Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 04/04/2012

     

     

    Vídeos

     

    • Atividade 3 – Handebol em Cadeira de Rodas e o Handebol de Salão

     

    Após explorar o Handebol em Cadeira de Rodas, chega o momento de relacionarmos com o Handebol de Salão, muito praticado nas escolas do nosso país. Para isso a sugestão são os vídeos da TV Escola, a Reportagem sobre Handebol em Cadeira de Rodas – HCR, vídeo do Programa Revista de Sábado e o programa Esporte Adaptado que comenta sobre  Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada).

    Acesse os vídeos da TV Escola:

    Vídeos 1 e 2: Título TV Escola - Série Atividade - Handebol - parte 1 e 2

     

    • Objetivo: estimular a discussão sobre os motivos que levam os alunos a praticarem o handebol; Apresentar, discutir e vivenciar as regras fundamentais para a prática do handebol; Oportunizar aos alunos a vivência dos elementos fundamentais para a prática do handebol, considerando a variabilidade na forma de execução e a compreensão da função destes fundamentos dentro do desdobramento do jogo propriamente dito.

     

    • Descrição do recurso: considerando que o movimentar-se é a expressão de uma necessidade humana primordial e que, para a infância, adolescência e mesmo para a idade adulta, mover-se é necessário para descobrir-se a si mesmo, para situar-se no espaço, para estudar e explorar o mundo, o handebol oferece grandes e ricas manifestações de expressão do movimento, e o sujeito que o pratica como o próprio educador, pode, constantemente, encontrar descobertas sugestivas para o desenvolvimento psicoafetivo e sociomotor.

     

     

    TV Escola - Série Atividade - Handebol - parte 1

    TV Escola - Serie Atividade - Handebol - parte 1

     

     

    Vídeo 3: Reportagem sobre Handebol em Cadeira de Rodas HCR – Matéria Ric TV Rede Record.

     

    Vídeo 4: Programa Revista de Sábado do dia 09/05/09, Na Trilha apresenta o Handebol em Cadeira de Rodas.

     

    Vídeo 5 : Esporte Adaptado comenta sobre o Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) da Unipar Toledo (Handebol) e Umuarama (Basquetebol).

    Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) da Unipar Toledo (Handebol) e Umuarama (Basquetebol).
    Disponível em: http://migre.me/8WtTK Acessado em: 16/04/2012

     

     Sugestão: antes da apresentação dos vídeos, propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema.

     

     Sugestão de roteiro para os vídeos:

     - Comente sobre a História do Handebol;

     - Quando e quais fatores contribuíram para a entrada do Handebol no Brasil;

     - Como é composta uma equipe de Handebol (quadra, jogadores, tempo de duração do jogo);

     - Qual o objetivo do Handebol e como são dispostas as linhas na quadra de handebol;

     - Quais os benefícios do Handebol para o corpo;

     - Descreva a importância da empunhadura no handebol;

     - Cite e comente sobre alguns fundamentos do Handebol (passe, recepção, drible, arremesso)

     - Quais as diferenças entre as duas modalidades (Handebol de salão e o Handebol em cadeira de rodas).

     

     

    Sugestão de sites para pesquisa:

    - Liga Hand. Regras do Jogo de Handebol. Disponível em: http://www.ligahand.com.br/brasilhandebol/regrasl.php acessado em: 05/04/2012

    - Confederação Brasileira de Handebol. História do Handebol. Disponível em: http://www.brasilhandebol.com.br/noticias_detalhes.asp?id=27174&moda=002&area=&ip=1  acessado em: 05/04/2012

    - Brasil Escola. Como se Joga o Handebol. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/handebol.htm acessado em: 05/04/2012

     

    Obs.: os alunos deverão expor suas considerações, De acordo com o roteiro acima. Ao final, solicitar aos alunos que registrem suas respostas e conclusões sobre a atividade no Google Docs.

     

    Atividades Práticas

     

    • Atividade 4 – Vivenciando o Handebol

    Chega o momento de colocarmos em prática alguns exercícios de iniciação ao handebol, propiciando aos alunos a vivencia de alguns movimentos próprios desse esporte e possíveis adaptações dos mesmos.

     

    1ª - Jogo de Passes por Zonas:

    - Quantidade de participantes: Ilimitada.

    - Material: bolas de Handebol: (uma para cada zona marcada).

    - Desenvolvimento: dividir a quadra em zonas (a depender do número de participantes para que possam jogar 2 x 2 ou 3 x 3).

    A equipe que possui a bola troca passe entre si seguindo as regras estabelecidas, para assim conseguir pontos. Os defensores tentam interceptar a trajetória da bola para assim converter-se na equipe com posse da bola.

    - Regras: a equipe que conseguir fazer 10 passes ganha;  não se pode devolver a bola ao que lhe passou; só pode fazer uma cesta depois dos 10 passes, arremessando a bola de um determinado local.

    - Adaptação: para facilitar o jogo os que defendem devem fazê-lo com apenas uma mão.

    Disponível em: http://agilson.alves.sites.uol.com.br/JOGOS2.HTM  acessado em: 05/04/2012

     

    2ª - Jogo dos sete passes

    - Material: uma bola.

    - Formação: dois grupos.

    - Organização: após a divisão dos participantes em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de jogo.

    - Desenvolvimento: o jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe adversária. 

    A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto, reiniciando assim a contagem.

    Nota 01: a contagem dos passes deverá ser efetuada em voz alta e clara.

    Nota 02: a cada bola interceptada pela equipe adversária a contagem reinicia do zero.

    Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=225  acessado em: 05/04/2012

     

    3ª - Bola nos Cantos
     
    - Objetivo: o jogo prioriza os passes e da ênfase ao jogo coletivo.
     
    - Material: uma bola de handebol ou de borracha.
     
    - Nº. de Alunos: sete jogadores em cada equipe.
     
    - Local: quadra de handebol.
     
    - Duração: 15 minutos.
     
    - Regras Adaptadas: não pode andar com a bola. A bola só pode chegar ao jogador de canto se forem feitos pelo menos 5 passes entre a equipe.
     
    - Desenvolvimento: cada equipe tem uma determinada quantidade espaços delimitada, nos quais se posicionará um jogador – os denominados jogadores de canto. Os colegas restantes procuram passar a bola entre si e fazê-la chegar aos jogadores de canto, de forma a obter a pontuação sem que a equipe adversária encoste na bola.
     
    Disponível em:  http://pt.scribd.com/doc/54982910/TRABALHO-DE-HANDEBOL acessado em: 05/04/2012
     

    aplicação da realidade

    Ao final das práticas sugerimos a socialização com os alunos por meio de um debate, para que todos possam expor suas considerações sobre os temas abordados. Durante o debate o professor pode propor questões norteadoras focando em todos os conteúdos trabalhados, avaliando e retomando alguns assuntos. Nesse momento o professor pode diagnosticar se atingiu de forma satisfatória seus objetivos.

    Sugestão de questões norteadoras:

    - Quais foram os fatores que levaram a criação de esportes adaptados no mundo e também no Brasil?

    - Quais semelhanças e diferenças existem entre o Handebol em Cadeira de Rodas e o Handebol de Salão?

     

    Recursos Complementares

    - Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro: apresenta o passo a passo do Handebol, desde os jogadores de defesa, jogadores no ataque, o goleiro, substituições, súmula, árbitros, área de 6m do goleiro, movimentos, sobre passo, pés, tiro livre, pênalti, escanteio, algumas faltas, o jogo, o tiro, arremesso por cobertura, cruzamento em suspensão, finta, arremesso rosqueado, arremesso com finta e algumas defesas.

    Disponível em: http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/HB/HB.swf?lang=PT-BR acessado em: 05/04/2012

     

    -  Simulador Fundamentos do Handebol: esse simulador apresenta algumas características e fundamentos do Handebol.

    Disponível em: http://e.i.uol.com.br/pan/2007/modalidades/infograficos/handebol.swf acessado em: 05/04/2012

     

    - Artigo: 

    JESUS, Fabio de; FREITAS, Alessandro de. Handebol adaptado para cadeirantes na escola. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd144/handebol-adaptado-para-cadeirantes-na-escola.htm acessado em: 14/04/2012

    Avaliação

    - A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)

    - Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos. Apresentação dos trabalhos, Google Docs, o desenvolvimento, a organização, a forma de apresentação individual e os debates coletivos. Durante as atividades práticas verificar as dinâmicas de criação de jogos, a socialização bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.

    Opinião de quem acessou

    Cinco estrelas 2 classificações

    • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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    Opiniões

    • Profº Armando Araujo, Escola Estadual Profº Sebastiao Rabelo F. Sobrinho , Pernambuco - disse:
      armando.araujo.edf@gmail.com

      21/02/2016

      Cinco estrelas

      Excelente iniciativa eu como profissional tinha algumas duvidas como de que forma poderia trabalhar com meus alunos e as informações contidas aqui foram de grande valia, obrigado aos idealizadores deste projeto me foi muito útil,e mais uma vez parabéns pela iniciativa.


    • leticia ferrari, é boa , São Paulo - disse:
      leticiaferrari.2008@hotmail.com

      27/08/2012

      Cinco estrelas

      é muito boa essa versão


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