Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A fauna predominante da região Centro-Oeste

 

09/05/2012

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro e observação, entrevista;
  • Descobrir o conceito de fauna e ecoturismo;
  • Conhecer fauna da região Centro-Oeste;
  • Realizar trabalho de campo.
Duração das atividades
Previsão semestral. Uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar, dialogando com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

alunos uca

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Por isso, o projeto pretende que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa a partir da metodologia de pesquisa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos a seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.

  • É preciso esclarecer que o projeto de pesquisa não está dividido em momentos e sim em etapas, o que possibilita que cada etapa seja trabalhada em diversos momentos.

Sabendo da gigantesca área do território brasileiro, este projeto privilegiará a região Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

Mapa Centro-Oeste

Principais Cidades da Região Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí

- Estado de Goiás: Goiânia (capital), Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Trindade.

- Distrito Federal - regiões administrativas de: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia.

Imagem e informações disponíveis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 16/04/2012.

Assim, como o restante do Brasil, a região Centro-Oeste possui uma grande quantidade de animais e elementos bastante diversificados. Neste projeto o foco maior é a busca por conhecimentos relativos à fauna desta região.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um pesquisador que está bem próximo dele: você. Isso mesmo, fale um pouco de sua trajetória docente e explique que: nem todo pesquisador é professor, mas todo professor é um pesquisador.

Estimule-os a falar a partir das seguintes interrogações:

  • Ele é um pesquisador. E você, também pode ser um pesquisador?
  • Alguém sabe o que é pesquisa?
  • Quem já fez alguma pesquisa?
  • Alguém conhece ou sabe o nome de outro pesquisador?
  • Para que realizar uma pesquisa?
  • Nós também podemos ser pesquisadores?
  • Vamos criar a nossa própria pesquisa?

Professor, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar algumas etapas, tais como:

1.       Definir um tema;

2.       Justificar a escolha do tema;

3.        Elaborar a problematização;

4.        Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;

5.        Definir as fontes de pesquisas;

6.        Pesquisa;

7.        Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,

8.        Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;

9.        Socialização dos resultados/culminância do projeto.

 

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme ou outra particularidade da região Centro-Oeste para os alunos.

Organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador.

Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras.

Nessa faixa etária, é importante uma consulta aos pais para que eles também possam contribuir com a escolha do tema.

Veja três sugestões de vídeos que podem motivar os alunos a escolherem seus temas. Se sua escola participa do projeto UCA, você pode sugerir que eles utilizem seus laptop ou tablet, pois, são tecnologias móveis. Eles devem por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet), acessar os vídeos, mas se não participam, você poderá levar um projetor multimídia (datashow) para sala e assistirem todos juntos, outra opção é agendar o laboratório de informática:

SOS Fauna

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=riXx808an20 acesso em 16/04/2012

Efeito Estufa

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iY2w9phWAAs acesso em 16/04/2012

Futebol 
Arte

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/w atch?v=bS7Yoy_wEY8 acesso em 16/04/2012

Os alunos acabaram de ter acesso a três vídeos com conteúdos completamente diferentes uns dos outros (fauna, efeito estufa e futebol). Esse momento é oportuno para deixar que os alunos sugiram outros temas que pensaram no decorrer da semana, desde o dia em que avisou que teria essa atividade e após essas sugestões, deve-se passar ao processo de escolha por meio de uma votação. Professor, você pode optar por dois tipos de votação: a oral e a escrita.

Votação oral:

Nesse modelo de votação, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidadeé a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Assim, o aluno é levado a desenvolver sua memória, organização de ideias e transmissão clara da formulação de seu raciocínio. Outro fator positivo é a possibilidade de vencer o medo da exposição, uma vez que ao defender sua opinião, ele fica à frente da sala com todos os olhares voltados para ele.  

Votação secreta:

Essa modalidade de votação, privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decisão do cidadão enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante é que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na política.

Segue o quadro com os temas elencados, o tema eleito e a quantidade de votos dos alunos da sala.

ALUNO

TEMA

QUANTIDADE DE VOTOS

Hugo

Plantas(Fauna)

15

Ana

Efeito Estufa

03

Luiz

Futebol

10

Eleito:

 Plantas(Fauna)

15

 

1) Qual foi o tema eleito? ______________________

2) Quantos votos ele teve? ____________________

3) Qual o nome do colega que indicou o tema? ________________

4) A sala possui 30 alunos matriculados e só tivemos 28 votos. Quantos alunos faltaram de aula no dia e não votaram? __________________

Professor, o tema foi escolhido democraticamente por seus alunos: Fauna. Como ele é muito vasto, delimite-o ao máximo. Neste projeto, pesquisaremos a fauna predominante da região Centro-Oeste do Brasil. Providencie agora uma atividade para "detonar" o tema, ou seja, despertar nos alunos que não votaram neste tema, o interesse pela pesquisa.

Utilize uma música para motivá-los. Veja uma sugestão a seguir:

 

Aniversário Do Tatu

Sandy e Junior

Todo mundo no aniversario do tatu (uoô,  uoô!)                                                             
O camaleão queria namorar a onça,

No primeiro beijo ele dançou, porque uma onça apaixonada, vira fera enjaulada                                                   
O tamanduá
Deu um abraço no pavão, uouou
Pra ele se soltar
Só com a força do leão
O macaco veio separar
Sentou em cima da formiga
Que mordida, foi pra briga

E tinha bolo espalhado no chão
E a bicharada na maior confusão
E de repente entrou um cara com os braços pro ar
Era o gambá
Sujou!
Polícia vai chegar

Quando chega o gambá acaba a festa
Ele é bom só o cheiro é que não presta
Quando chega o gambá acaba a festa
Ele é bom só o cheiro é que não presta

O tamanduá
Deu um abraço no pavão, uouou
Pra ele se soltar
Só com a força do leão
O macaco veio separar
Sentou em cima da formiga
Que mordida, foi pra briga

E tinha bolo espalhado no chão
E a bicharada na maior confusão
E de repente entrou um cara com os braços pro ar
Era o gambá
Sujou!
Polícia vai chegar

 

Quando chega o gambá acaba a festa
Ele é bom só o cheiro é que não presta
Quando chega o gambá acaba a festa
Ele é bom só o cheiro é que não presta

Lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, uouou
Lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
O macaco veio separar
Sentou em cima da formiga
Que mordida, foi pra briga

E tinha bolo espalhado no chão
E a bicharada na maior confusão
E de repente entrou um cara com os braços pro ar
Era o gambá
Sujou!
Polícia vai chegar

Quando chega o gambá acaba a festa
Ele é bom só o cheiro é que não presta
Quando chega o gambá acaba a festa
Ele é bom só o cheiro é que não presta
Quando chega o gambá acaba a festa
Ele é bom só o cheiro é que não presta
Quando chega o gambá acaba a festa
Ele é bom só o cheiro é que não presta...

 

 

sandy e junior

Música completa disponível em: http://letras.terra.com.br/sandy-e-junior-musicas/75337/ acesso em 16/04/2012

Professor, depois de ler, cantar e mostrar o vídeo da música dialogue com seus alunos sobre:

a) Qual é o nome da música? __________________________________

b) Qual é o nome da dupla que canta essa música? _______________________________

c) Qual é  tema da música? ______________________________

d) Na música aparece nome de algum animal? Quais?__________________________________________________

e) Desses animais que aparecem na música, qual deles você conhece ao vivo? _______________________________________________________

2ª Etapa: Justificativa do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador apresenta  os motivos para realizarem seu trabalho, ou seja, é a relevância do tema, a sua importância. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizerem por que escolheram esse tema e não outro qualquer. Nessa faixa etária, provavelmente eles não conseguirão revelar a contribuição que a pesquisa ofertará à sociedade ou mesmo à escola em que estudam, mas revelarão seu interesse pessoal em conhecer o tema – o que já é de extrema relevância para você professor – e talvez porque é “legal” conhecer coisas novas. É importante que você os questionem para que eles possam falar da importância de se pesquisar a fauna da região Centro-Oeste.

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Em roda de conversa, discutimos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre a “Fauna da região Centro-Oeste”. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop   metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolour Paint ou o tablet, e desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

Eu quero estudar sobre a Fauna do Centro-Oeste porque...

 

 

 

Após a realização da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor, faça um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos e solicite que eles coloquem o texto na pasta portfólio do projeto.

Se a sua turma for de 1º ano, faça um texto coletivo, consolidando na lousa as ideias que eles falarem, mas se forem turmas de 2º ou 3º anos eles poderão fazer individualmente, assim você poderá avaliar a tessitura textual, se estão escrevendo com coesão e coerência.

3ª etapa: Problematização

Professor, discuta com seus alunos sobre a importância desta etapa da pesquisa. Quando você falar em problematização, provavelmente alguns deles se lembrarão dos probleminhas da disciplina de Matemática.

Deixe claro que não são esses problemas que os professores propõem para que você os resolva, mas ao contrário, neste momento, os problemas serão criados por vocêa partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A fauna predominante na região Centro-Oeste.

 

Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Fred

 Qual é a fauna predominante na região Centro-Oeste?

Lucas

Quais animais têm na região Centro-Oeste?

Ana Laura

Do que os animais precisam para viver?

João Henrique

De onde vem o nome fauna?

4ª etapa: Hipóteses

Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, a criação do mundo ainda é uma hipótese, pois, os cristãos afirmam que o mundo foi criado por Deus, enquanto que os cientistas afirmam que o mundo surgiu de uma grande explosão chamada Big Bang. A verdade é que não se sabe ao certo.

Aproveite este momento e teste a criatividade e conhecimento de seus alunos. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=MUuU7ed1xGg por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet ) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

coletânia cassetadas

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MUuU7ed1xGg acesso em 16/04/2012

Solte o vídeo e o pause aos 02 minutos e 09 segundos. Pergunte o que acontecerá na sequência. Deixe que eles manifestem suas opiniões. Relate que o que acabaram de fazer é levantar hipóteses, ou seja, opinar sobre aquilo que não tem certeza e leve-os a lembrar que as crianças  fazem isso o tempo todo.

Ao término do vídeo, discuta rapidamente sobre a necessidade de tomar cuidado com o que estamos fazendo e não nos envolver em coisas que não dominamos para que não nos machuquemos como algumas pessoas apresentadas no vídeo. Contudo, o mais importante nesse momento não é o conteúdo do vídeo, mas o exercício de hipotetizar, ou seja, de manifestar a opinião a respeito do que virá na sequência do vídeo.

Professor, depois destas atividades os alunos estão prontos para levantar as hipóteses sobre o tema. Para isso, retome com eles a problematização. Se forem alunos de 1º ano que ainda não escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles vão elaborar a sua hipótese e escrever da forma que estão pensando e depois você faz a reescrita com eles. Outra possibilidade é retomar cada uma das questões levantadas na problematização e fazer oralmente. Solicite que alguém, um estagiário,  um monitor ou outro professor, vá anotando as hipóteses para você. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.

Os alunos de 2º e 3º anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso devem  retomar as questões levantadas por eles e cada um elabora uma hipótese sobre sua questão ou sobre a questão levantada pelo colega.

Veja um exemplo abaixo:

Ana Laura

Problematização:do que os animais precisam para viver?

Fred

Hipótese: Eles precisam de carne de outros bichos e de plantas.

 

5ª etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Por isso é importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “pesquisem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

1)      Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

        a)  Livros

         b) Revistas

         c)  Internet

         d) Fotografias

         e) Entrevistas

          f) Palestras

          g) Pesquisa de campo

     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza? Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que também façam o registro no caderno ou na pasta portfólio.

Professor, explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portfólio ou mesmo no caderno.

6ª etapa: Pesquisa

Este é o momento oportuno para queocorra uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersecção entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes áreas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre a fauna da região Centro-Oeste do Brasil.

A Língua Portuguesa contribui com os registros escritos e a Geografia com a localização dos estados pertencentes a região e no trato com a natureza e sua preservação, dentre outras.

Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimentoque tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa. Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisador - lupa

Imagem disponível em: http://pensareco.blogspot.com.br/2010/09/estudo-mede-seca-na-amazonia-brasileira.html acesso em 16/04/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de campo.

Atividade 1– Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Professor, tendo em vista a faixa etária que trabalhamos, ensino fundamental inicial, temos que fazer algumas adequações quanto a essa modalidade de pesquisa.

Trabalho em grupo

Professor, este momento pode levar um tempo considerável, contudo, importantíssimo, pois, somente a partir dele é que o pesquisador sentirá segurança para prosseguir a investigação.

Você poderá organizar os alunos em grupos e distribuir o material de pesquisa para que investiguem as questões levantadas. Solicite que façam uma leitura apurada e atenta das fontes. Todos devem ler tudo o que foi separado para que se realizem a pesquisa.

Divida a sala em quatro grupos de alunos e apresente a eles a quarta parte das questões levantadas na problematização. Eles terão a tarefa de tentarem descobrir a resposta dessas questões.

É importante que esteja atento a organização da sala e principalmente disposto a auxiliar os alunos sempre que solicitado, nunca apresentando as respostas, mas sim, indicando os caminhos a serem percorridos.

Para a realização desta pesquisa você poderá solicitar aos alunos que tragam livros, revistas, jornais ou textos que falem sobre a temática, para isso os alunos levarão a problematização para casa para procurarem os materiais.

Solicite que façam o registro do que descobriram e os lembre de anotarem as fontes pesquisadas, ou seja, as referências bibliográficas: nome do autor, nome do livro, revista ou jornal. Editora se for livro, local da publicação e o ano de publicação. Se for texto retirado de algum sítio, o endereço eletrônico e data de acesso.

Professor, nesse momento, resgata-se a problematização feita pelos alunos na 3ª etapa deste projeto:

1) De onde vem o nome fauna? Qual é a fauna predominante na região Centro-Oeste?

2) Quais animais têm no naquela região?

3) Do que os animais precisam para viver?

Como são os animais da região Centro-Oeste?

A fauna predominante na região Centro-Oeste.

Assim como muitas das palavras utilizadas por nós em nossa língua, a palavra fauna tem sua origem na Mitologia grega. Fauna teria sido a esposa do deus Fauno, que protegia a fertilidade da terra e dos rebanhos. Assim, seu nome, de etimologia incerta, agora é usado para citar o conjunto dos animais de uma certa área ou época. Conceito extraído do sítio: http://origemdapalavra.com.br/palavras/fauna/

A fauna desta região é muito rica, também porque abrange o Pantanal Matogrossense. O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego, veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Além destes citados, que são os mais conhecidos, vivem no Pantanal muitas outras espécies de animais.

                                 

            Leopardo    veado    Arara Azul   Tucano             

                                                              Imagens disponíveis em: http://oreinodosbichos.blogspot.com.br/2010/05/conheca-um-pouco-desta-riqueza-chamada.html

O Pantanal é considerado a maior reserva ecológica do Mundo. Milhares de espécies da fauna convivem harmoniosamente em meio a uma flora exuberante, num contato direto com a natureza, magicamente distribuída em seus mais de 230.000 Km2 em território brasileiro. Considerado um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil, possui uma biodiversidade faunística apenas superada pela existente na Amazônia, porém apresentando maior número de indivíduos por espécies. Esta localizado nos estados do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), cercado ao norte pela Serra dos Parecis, Azul e do Roncador, ao leste pela Maracaju Planalto Central, ao sul pela Serra do Boquena e ao oeste pelos charcos paraguaios e bolivianos, isto significa que a região seja formada por pântano, por ocasião das secas fica inteiramente livre das água, transformando-se em excelentes região de pastagem. Este verdadeiro patrimônio ecológico, habitado por incontáveis espécies de mamíferos e répteis, de aves e peixes, tem uma vegetação exuberante e é traduzido em movimento de formas, cores e sons, sendo um dos mais belos espetáculos da Terra. Conceito extraído do sítio:http://oreinodosbichos.blogspot.com.br/2010/05/conheca-um-pouco-desta-riqueza-chamada.html.

Como foi dito no texto acima, os animais convivem harmoniosamente (em paz uns com os outros). O que prejudica na maioria das vezes, é de fato, a presença humana. Essa região é reconhecida como patrimônio nacional essa riqueza biológica natural tem sido ameaçada pela crescente expansão agrícola e urbana. A maioria de nós, não pode colaborar com a preservação do Pantanal pela distância, pelas dificuldades financeiras e de deslocamento. Contudo, em âmbito local, ou seja, em nossa cidade ou nas proximidades de nossa casa, talvez possam fazer alguma coisa. Mas o quê? 

Professor, o momento foi direcionado para ações coletivas. Aproveite e proponha uma atividade para ser realizada em casa com o auxílio dos pais. A tarefa de casa é importante para o aluno reforçar o que aprendeu com a pesquisa, quando a pesquisa requer o auxílio da família é melhor ainda, pois, estreita os laços de pais, filhos e estudo.

1) Você certamente já deve ter visto estas cenas antes:

                        Cachorro fazendo cocô                                                 

Imagem disponível em: http://caninablog.wordpress.com/2010/05/06/quem-recolhe-o-coco-confira-o-resultado-em-cinco-capitais/

                                                                                   

                                              Imagem disponível em: http://robertocanti.blogspot.com.br/2010/04/ensinando-xixi-e-coco-no-lugar-certo.html

a) Qual é sua opinião a respeito disso?

b) Traz benefícios ou malefícios para a sociedade?

c) O que podemos fazer para resolver essa situação desagradável?

2) Marque com um(X) a opção que você acha mais fácil de ocorrer para que as ruas fiquem mais limpas.

                                a) (   )          Cachorro fazendo cocô                                                                                        

Imagem disponível em: http://petmaniapet.blogspot.com.br/2010/04/xixi-e-coco-no-lugar-certo.html; acesso em 17/04/2012     

 

B) (   ) coletando o cocô do cachorro

          Imagem disponível em: http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI255416-9531,00.html; acesso em 17/04/2012

Professor, reflita com seus alunos que, como não há a possibilidade de o cachorro fazer suas necessidades no banheiro, a solução mais razoável seria o dono recolher as fezes de seu cachorro durante o passeio, assim como fez a moça da opção B.

 Atividade 2 – Trabalho de Campo

O trabalho de campo é um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos não podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, não o é. Ao contrário, constitui parte de um experimento científico, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observação atenta e organização nos registros, sob pena de que se isso não ocorrer, os resultados podem não ser satisfatórios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.

O trabalho de campo, geralmente, não é realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que não haja prejuízo com o conteúdo a ser pesquisado e para que a integridade física dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocrática é fundamental: combinar com a direção da escola a saída – principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autorização dos pais para que seu filho deixe os limites da escola; definição do local; preparo do lanche e outros.

O tema deste projeto sugere um trabalho de campo no zoológico de sua cidade. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados. Um componente do grupo ficará responsável pelos registros (fotos, filmagens e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala).

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1 - Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório, elaboração de uma carta de agradecimento à instituição que acolheu os alunos;

2 - Matemática: estimativa do gasto com transporte e lanche, elaboração de situações-problema a partir de questões reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.

3 - Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência; respeito para com a fauna da região Centro-Oeste;

4 - História:resgate da história do local e sua importância cultural.

5 - Ética: diálogo, respeito ao outro e ao meio ambiente.

Atividades

Professor, não é aconselhável que no trabalho de campo, o aluno fique isento de atividades. Ao contrário, esse momento deve ser muito bem aproveitado. Assim, divida sua sala em 4 grupos. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um animal da fauna da região Centro-Oeste. Pesquise e registre os seguintes itens:

a) Gestação (período);

b)  Estilo de nascimento (ovos ou outro);

c) Alimentação (o que e quanto come diariamente);

d) Necessidade de muitos cuidados especiais;

e) Relação com o homem (doméstico ou não).

7ª etapa: Confrontação das hipóeteses com  os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

Confronto das hipóteses

8ª Etapa: Registros e avaliação

Professor, além dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros também devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliar os alunos ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

9ª Etapa: Conclusão e Socialização

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto é importante também a socialização dos resultados. Uma sugestão de atividade para este momento é a simulação da fauna da região Centro-Oeste. Divida sua classe em grupos de até oito alunos. Cada grupo cria uma apresentação que responda às suas próprias perguntas apresentadas anteriormente.

Grupo 1:  De onde vem o nome fauna?

Grupo 2: Qual é a fauna predominante na região Centro-Oeste?

Grupo 3: Quais animais têm na região Centro-Oeste?

Grupo 4: Do que os animais precisam para viver?

Lembre-os de enriquecer a apresentação, expondo um mapa da região, cartazes com curiosidades da região descoberta por meio da pesquisa e as fotos e filmagens registradas no decorrer do trabalho.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

- Sítio sobre a fauna da região Centro-Oeste: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil  acesso em 16/04/2012

- Livro em slides com receitas e flora do cerrado: http://www.slideshare.net/comidamateira/receitas-frutos-do-cerrado  acesso em 16/04/2012

Sugestões de links para professores:

- Sítio de pesquisa: Biomas Brasileiro - http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm acesso em 16/04/2012

- Artigo “O Projeto da Pesquisa”, sitío Pedagogia em Foco - http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm acesso em 16/04/2012

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula: Conhecendo o bioma em que vivo: Cerrado - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258 acesso em 16/04/2012

Aula: Pantanal: conhecendo suas belezas - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31908  acesso em 16/04/2012

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Analise se eles compreenderam o significado de fauna, se aprenderam características dos animais da região Centro-Oeste conhecendo os animais que fazem parte dessa região; se participaram do trabalho de campo compreendendo a importância de se preservar a fauna do Brasil em especial a da região Centro-Oeste do Brasil. Observe ainda se desenvolveram habilidades de leitura, se resolveram situações-problema e reconheceram a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro de entrevista, relatórios, convites, dentre outros.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.