20/08/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
MOMENTO 1
Atividade 1 – (Re)conhecendo os golpes giratórios:
O professor deverá iniciar a aula questionando se os alunos conhecem golpes giratórios da capoeira. Caso conheçam, ele poderá pedir à alguns alunos que demonstrem ou expliquem como se executa esse tipo de golpe. Além disso, também será importante que o professor motive a comparação entre golpes giratórios e golpes frontais. Em seguida, o professor deverá exibir o vídeo que contém imagens :
Neste momento, ele deverá pedir para que os alunos se atentem à execução dos golpes giratórios, buscando estabelecer comparações destes tipos de golpes e também dos golpes frontais. É importante que o professor resgate colocações feitas pelos alunos no momento anterior à exibição do vídeo. Será importante também esclarecer aos alunos que os golpes a serem experimentados ainda nesta aula têm em comum a característica de serem giratórios e que isto implica no aumento do grau de complexidade tanto em sua execução, quanto para sua defesa. Isto acontece porque, com o movimento giratório, estes golpes ganham maior amplitude e mais potência.
Atividade 2 – Experimentando os golpes giratórios:
Os alunos deverão experimentar os movimentos giratórios. Inicialmente isto ocorrerá individualmente, tomando como base o movimento da ginga. Posteriormente, os alunos deverão se organizar em duplas. Eles deverão executar o movimento ao pedido do professor. O professor poderá utilizar um atabaque ou um pandeiro para realizar o pedido de execução dos golpes. A cada momento um aluno executa o golpe, enquanto o outro aluno deve se esquivar. As duplas deverão experimentar os golpes explorando tanto o lado direito quanto o lado esquerdo de seus corpos. A intenção com esta atividade é que os alunos busquem se apropriar dos movimentos observados durante a atividade anterior. Para tanto, é importante que o professor assista anteriormente ao vídeo com a execução dos golpes (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WQNpymMvjdQ&NR=1&feature=endscreen) e se atente à descrição técnica dos mesmos:
Armada: O movimento é realizado com um dos pés no chão. Com o tronco ereto e girando, a outra perna faz um movimento giratório até que retorne à posição de base da ginga.
Meia lua de compasso ou rabo-de-arraia: Este movimento pode ser realizado tocando uma ou as duas mãos no chão. O corpo do fica próximo à perna sobre a qual está apoiado. A outra perna faz um movimento giratório buscando maior amplitude e altura possível.
Queixada: Na posição de base da ginga o capoeirista deve girar até que suas pernas fiquem paralelas (de lado para o adversário). A perna mais próxima de seu companheiro de jogo realiza um movimento de giro de dentro para fora. A parte que deve atingir o adversário é a lateral externa do pé.
Atividade 3 – Aumentando a complexidade e a intencionalidade do jogo de capoeira:
O professor deverá organizar com a turma uma pequena roda. A música ainda será oferecida a partir de um aparelho de som.
Sugestão de site para escolha da trilha sonora: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3
Nesta roda, os alunos poderão aplicar mais livremente os movimentos já experimentados. É importante que os alunos percebam a espiralidade do acervo de movimentos. Nesse sentido, eles devem ser estimulados a trocar de dupla em todo novo jogo. Esta estratégia será importante para que o aluno perceba que a cada novo jogo é necessária uma nova escolha de movimentos, readaptando-os em busca do ritmo e da harmonia no jogo.
MOMENTO 2: Floreando a luta
Atividade 1 - Apresentação de alguns floreios da capoeira:
Esta atividade parte do conhecimento que a turma tem a respeito dos floreios da capoeira. Para tanto, o professor deve iniciar este encontro com a seguintes questões:
O professor deverá abordar a questão da intencionalidade do floreio. Desta maneira, ele deve esclarecer que antes esses movimentos eram mecanismos utilizados pelos escravos para disfarçar a luta capoeira, fazendo com que ela parecesse uma dança. Para além da função de disfarce, os movimentos de floreio foram, e ainda são, importantes recursos durante o jogo/dança/luta de capoeira. Ele pode ser uma finta para um golpe. Assim, utilizando o recurso do contra golpe, o capoeirista pode associar dois movimentos (um floreio e um golpe). Ampliando ainda a compreensão do papel dos floreios, é importante frisar que eles são extremamente importantes na plasticidade e harmonia do jogo de capoeira.
O professor deverá exibir o vídeo de demonstração de floreios (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WcJs4laDZVM&feature=related). Além deste vídeo, o professor deverá apresentar alguns vídeos da execução de outros floreios aos alunos. Durante esta execução os alunos serão estimulados a experimentarem os movimentos livremente.
Sugestão de floreios:
Aú. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related
Aú agulha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel
Rolamento para frente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo
Reversão da meia lua de compasso. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded
Mortal para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded
Arco para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded
Parada de mãos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!
Relógio. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg
S dobrado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs
Beija flor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec
Quipe de nuca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded
Pião de mão. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded
Macaco. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded
Queda de rins. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded
Atividade 2: Preparando a pesquisa:
A partir dos floreios apresentados na aula e das questões iniciais deste encontro, os alunos deverão ser estimulados a realizar uma pesquisa relacionando esses movimentos às seguintes manifestações: capoeira, ginástica artística e hip hop. Os alunos serão estimulados a buscar informações e estabelecer aproximações e/ou distanciamentos. Esta pesquisa deverá ser orientada a partir do seguinte roteiro:
ROTEIRO PARA A PESQUISA:
CAPOEIRA, HIP HOP, BEACK E GINÁSTICA – APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
A partir dos floreios e das questões discutidas durante a aula, vocês devem realizar uma pesquisa relacionando esses movimentos às seguintes manifestações: capoeira, ginástica artística e hip hop. Floreios apresentados durante a aula e endereços eletrônicos com os vídeos da sua execução:
Aú. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related
Aú agulha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel
Rolamento para frente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo
Reversão da meia lua de compasso. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded
Mortal para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded
Arco para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded
Parada de mãos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!
Relógio. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg
S dobrado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs
Beija flor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec
Quipe de nuca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded
Pião de mão. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded
Macaco. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded
Queda de rins. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded
Vocês devem buscar informações e estabelecer aproximações e/ou distanciamentos entre essas manifestações e os movimentos estudados. Selecionem imagens que demonstrem esses movimentos também na ginástica e no hip hop. Selecionem também a trilha sonora que esses movimentos são executados. Além disso, esperamos que vocês tomem como base para a pesquisa sobre cada um dos movimentos os seguintes questionamentos:
· Além da capoeira, em qual outra manifestação corporal (ginástica artística e hip hop) este movimento ocorre?
· Qual o objetivo deste movimento em cada manifestação (ginástica artística e hip hop) na qual ele ocorre? Ele muda alguma característica/técnica de execução? Qual?
· Em que ambiente os praticantes destas modalidades treinam esse movimento? Existe equipamento de segurança?
· Que tipo de técnica é utilizada para o aprendizado desse movimento em cada uma das modalidades?
MOMENTO 3: Pesquisando e experimentando, experimentando e pesquisando a capoeira
Atividade 1 - Apresentação e algumas vivências dos resultados da pesquisa
Parte-se da apresentação oral dos resultados encontrados pelos alunos. Esta apresentação propiciará a discussão e o confronto das informações coletadas, tendo como base as questões norteadoras da pesquisa. Feito isto, será realizada a montagem de um painel ilustrativo sobre as questões investigadas. A partir dos movimentos ilustrados pelo painel, os alunos terão um momento de exploração/experimentação desses movimentos de forma livre e utilizando a trilha sonora por eles selecionada.
Atividade 2 – Uma nova experiência:
Nesta atividade o professor deverá resgatar as experiências anteriores dos alunos com a capoeira. Tendo em vista a espiralidade da aprendizagem, a turma já passa a ter condições de compreender os diferentes elementos do jogo/luta/dança denominada capoeira. Neste sentido, o professor deverá retomar a parceria com a disciplina História e Música e Informática.
O foco da pesquisa é ainda a intencionalidade dos movimentos da capoeira. Porém, neste momento, busca-se a sua relação com o período histórico. Para tanto, será proposto que os alunos pesquisem imagens e/ou fragmentos de vídeos on line que demonstrem diferentes intencionalidades envolvendo um mesmo movimento corporal e sua relação com o período histórico do qual faz parte. O resultado desta pesquisa será compartilhado na aula subsequente e servirá como base para outras possibilidades de vivência dos movimentos durante a dramatização.
Na busca on line o professor de informática deverá trabalhar em parceria com o professor de Educação Física. Nesse sentido, o professor de Educação Física terá o papel de sugerir palavras/expressões chave para que os alunos possam iniciar sua busca. O papel do professor de informática será o de apresentar diferentes ferramentas de busca on line, bem como o refinamento dessas expressões chave, para que os alunos consigam explorar ao máximo a ferramenta digital. Para além disso, este professor ainda poderá explorar o tratamento das imagens selecionadas, bem como questões relacionadas à resolução das imagens, entre outras questões.
Sugestões de palavras chave que tratem sobre cada época estudada:
A pesquisa será realizada dividindo a turma em quatro grandes grupos. Cada grupo ficará responsável pelo estudos/pesquisa de um período histórico da capoeira. Os períodos serão assim divididos pelo professor: período da escravidão, período em que a capoeira era proibida no código penal brasileiro, período auge da capoeira na década de 1990 e período atual. Além das imagens/fragmentos de vídeos on line, os alunos deverão apresentar no próximo encontro a dramatização de um jogo de capoeira que retrate as questões pertinentes à época estudada. Para a elaboração deste jogo a ser dramatizado, os alunos deverão tomar como referencial a pesquisa de imagens e fragmentos de vídeos.
Esta atividade retoma a parceria com as disciplinas história, geografia, português, informática, artes e música. Os alunos devem ser informados que os resultados de sua pesquisa, bem como da dramatização serão apresentados para toda a turma e para os professores das disciplinas envolvidas. A seguir, a sugestão de um roteiro para a pesquisa:
ROTEIRO PARA A PESQUISA EM GRUPO
CAPOEIRA: MOVIMENTO, INTENCIONALIDADE, A RELAÇÃO ENTRE O PERÍODO HISTÓRICO E OS MOVIMENTOS CORPORAIS
Para a realização de nossa pesquisa, vocês deverão investigar um período histórico da capoeira (marcar um X sobre o período que seu grupo deverá estudar):
Para tanto, espera-se que vocês tomem como base os seguintes pontos de reflexão:
Pesquisem imagens e/ou fragmentos de vídeos on line que demonstrem diferentes intencionalidades com um mesmo movimento corporal e sua relação com o período histórico do qual fazem parte. Para a busca on line sugerimos as seguintes palavras-chave:
Além das imagens/fragmentos de vídeos on line, vocês deverão apresentar no próximo encontro a dramatização de um jogo de capoeira que retrate as questões pertinentes à esta época. Para a elaboração deste jogo a ser apresentado, vocês deverão tomar como referencial a pesquisa de imagens e fragmentos de vídeos. Nesse sentido, é importante lembrar que os resultados de sua pesquisa, bem como da dramatização serão apresentados para toda a turma e para os professores das disciplinas envolvidas (história, geografia, português, informática, artes e música) em nosso próximo encontro.
Uma boa sugestão de site para o início da pesquisa é o África portal do professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
MOMENTO 4: Jogando, dançando e lutando a/pela capoeira - da pesquisa à dramatização, a capoeira incorporada
Parte-se da apresentação oral dos resultados de cada grupo. Após as reflexões, os grupos devem seguir com as dramatizações que ainda dirão muito dessas apresentações. Propõe-se ainda um momento final de discussão acerca dos resultados das dramatizações, refletindo sobre o processo de pesquisa e incorporação deste período estudado, bem como do recorte selecionado pelo grupo para interpretar.
O professor deverá problematizar as seguintes questões:
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 2 | Vídeo |
África portal do professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Site para escolha da trilha sonora. Disponível em: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3
Demonstração de floreios. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WcJs4laDZVM&feature=related
Tutorial para o Aú. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related
Tutorial para o Aú agulha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel
Tutorial para o Rolamento para frente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo
Tutorial para a Reversão da meia lua de compasso. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded
Tutorial para o Mortal para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded
Tutorial para o Arco para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded
Tutorial para a Parada de mãos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!
Tutorial para o Relógio. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg
Tutorial para o S dobrado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs
Tutorial para o Beija flor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec
Tutorial para o Quipe de nuca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded
Tutorial para o Pião de mão. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded
Tutorial para o Macaco. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded
Tutorial para a Queda de rins. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded
A avaliação será processual. O professor deverá considerar que a cada atividade a complexidade das atividades foram maiores.
A avaliação inicial será sobre a observação da capacidade de estabelecer comparações entre os golpes frontais e giratórios, bem como da utilização do acervo de movimentos durante as situações de jogo livre. Nesta observação o professor deverá observar se o aluno é capaz de agregar à execução do movimento uma intencionalidade no jogo, para além da execução aleatória.
Outro ponto interessante para ser avaliado é a capacidade desses alunos em estabelecer aproximações e/ou distanciamentos entre os movimentos de floreio da capoeira e das manifestações de ginástica artística e hip hop.
O professor poderá avaliar com um maior grau de complexidade a compreensão teórica e a incorporação (no sentido de trazer para o corpo), a partir da última atividade de pesquisa, quando os alunos apresentarão suas observações fazendo um link entre os movimentos corporais da capoeira e o período histórico, tanto a partir do relato da pesquisa, quanto a partir da dramatização.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/12/2012
Cinco estrelasSUA PROPOSTA É FANTÁSTICA PEDAGOGICAMENTE. VEJO QUE DEVEMOS APROVEITAR TODOS OS MECANISMO QUE FACILITE O ENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS COM ESTAS ESTRATEGIAS DE PESQUISA, DE INTERNET, DE APRENDER EXPERIMENTANDO... SE VOCE TIVER OUTRAS PROPOSTA DE AULAS, POR FAVOR, SOCIALIZE! SUA GENEROSIDADE DEMONSTRA A HUMANIDADE E FRATERNIDADE DE SOCIALIZAR OS SEUS CONHECIMENTO! FIQUE NA PAZ!