Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Possibilidades e intencionalidades do movimento corporal na capoeira: jogo, luta, dança

 

20/08/2012

Autor e Coautor(es)
MONICA RODRIGUES MAIA DE ANDRADE
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar o conhecimento dos fundamentos da capoeira e de sua intencionalidade de movimento.  
  • Conhecer alguns floreios e seu objetivo no jogo da capoeira.
  • Discutir e experimentar a capoeira enquanto jogo, luta e dança.
  • Identificar o movimento corporal como um elemento de intencionalidade na capoeira, em diferentes momentos históricos. 
  • Buscar a articulação com a disciplina de Informática.
  • Identificar a pesquisa científica como uma importante ferramenta para melhor compreensão do tema capoeira.
     
Duração das atividades
Tempo total: 100 minutos ( 4 encontros de 50 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta aula é interessante que os alunos já tenham experimentado movimentos básicos da capoeira como a ginga, esquivas e golpes frontais.
Estratégias e recursos da aula

MOMENTO 1

 

Atividade 1 – (Re)conhecendo os golpes giratórios:

O professor deverá iniciar a aula questionando se os alunos conhecem golpes giratórios da capoeira. Caso conheçam, ele poderá pedir à alguns alunos que demonstrem ou expliquem como se executa esse tipo de golpe. Além disso, também será importante que o professor motive a comparação entre golpes giratórios e golpes frontais. Em seguida, o professor deverá exibir o vídeo que contém imagens :

 

 

 

Neste momento, ele deverá pedir para que os alunos se atentem à execução dos golpes giratórios, buscando estabelecer comparações destes tipos de golpes e também dos golpes frontais. É importante que o professor resgate colocações feitas pelos alunos no momento anterior à exibição do vídeo. Será importante também esclarecer aos alunos que os golpes a serem experimentados ainda nesta aula têm em comum a característica de serem giratórios e que isto implica no aumento do grau de complexidade tanto em sua execução, quanto para sua defesa. Isto acontece porque, com o movimento giratório, estes golpes ganham maior amplitude e mais potência.

 

Atividade 2 – Experimentando os golpes giratórios:

Os alunos deverão experimentar os movimentos giratórios. Inicialmente isto ocorrerá individualmente, tomando como base o movimento da ginga. Posteriormente, os alunos deverão se organizar em duplas. Eles deverão executar o movimento ao pedido do professor. O professor poderá utilizar um atabaque ou um pandeiro para realizar o pedido de execução dos golpes. A cada momento um aluno executa o golpe, enquanto o outro aluno deve se esquivar. As duplas deverão experimentar os golpes explorando tanto o lado direito quanto o lado esquerdo de seus corpos. A intenção com esta atividade é que os alunos busquem se apropriar dos movimentos observados durante a atividade anterior. Para tanto, é importante que o professor assista anteriormente ao vídeo com a execução dos golpes (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WQNpymMvjdQ&NR=1&feature=endscreen) e se atente à descrição técnica dos mesmos:

Armada: O movimento é realizado com um dos pés no chão. Com o tronco ereto e girando, a outra perna faz um movimento giratório até que retorne à posição de base da ginga.

Meia lua de compasso ou rabo-de-arraia: Este movimento pode ser realizado tocando uma ou as duas mãos no chão. O corpo do fica próximo à perna sobre a qual está apoiado. A outra perna faz um movimento giratório buscando maior amplitude e altura possível.

Queixada: Na posição de base da ginga o capoeirista deve girar até que suas pernas fiquem paralelas (de lado para o adversário). A perna mais próxima de seu companheiro de jogo realiza um movimento de giro de dentro para fora. A parte que deve atingir o adversário é a lateral externa do pé.

 

Atividade 3 – Aumentando a complexidade e a intencionalidade do jogo de capoeira:

O professor deverá organizar com a turma uma pequena roda. A música ainda será oferecida a partir de um aparelho de som.

Sugestão de site para escolha da trilha sonora: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3

Nesta roda, os alunos poderão aplicar mais livremente os movimentos já experimentados. É importante que os alunos percebam a espiralidade do acervo de movimentos. Nesse sentido, eles devem ser estimulados a trocar de dupla em todo novo jogo. Esta estratégia será importante para que o aluno perceba que a cada novo jogo é necessária uma nova escolha de movimentos, readaptando-os em busca do ritmo e da harmonia no jogo.

 

MOMENTO 2: Floreando a luta

Atividade 1 - Apresentação de alguns floreios da capoeira:

Esta atividade parte do conhecimento que a turma tem a respeito dos floreios da capoeira. Para tanto, o professor deve iniciar este encontro com a seguintes questões:

  • Vocês sabem dizer o que é um floreio na capoeira? Citem alguns exemplos.
  • Para que ele serve?
  • Vocês observam esse tipo de movimento apenas no jogo de capoeira?

O professor deverá abordar a questão da intencionalidade do floreio. Desta maneira, ele deve esclarecer que antes esses movimentos eram mecanismos utilizados pelos escravos para disfarçar a luta capoeira, fazendo com que ela parecesse uma dança. Para além da função de disfarce, os movimentos de floreio foram, e ainda são, importantes recursos durante o jogo/dança/luta de capoeira. Ele pode ser uma finta para um golpe. Assim, utilizando o recurso do contra golpe, o capoeirista pode associar dois movimentos (um floreio e um golpe). Ampliando ainda a compreensão do papel dos floreios, é importante frisar que eles são extremamente importantes na plasticidade e harmonia do jogo de capoeira.

O professor deverá exibir o vídeo de demonstração de floreios (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WcJs4laDZVM&feature=related). Além deste vídeo, o professor deverá apresentar alguns vídeos da execução de outros floreios aos alunos. Durante esta execução os alunos serão estimulados a experimentarem os movimentos livremente.

Sugestão de floreios:

Aú. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related

Aú agulha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel

Rolamento para frente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo

Reversão da meia lua de compasso. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded

Mortal para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded

Arco para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded

Parada de mãos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!

Relógio. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg

S dobrado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs

Beija flor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec

Quipe de nuca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded

Pião de mão. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded

Macaco. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded

Queda de rins. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded

 

 

Atividade 2: Preparando a pesquisa:

A partir dos floreios apresentados na aula e das questões iniciais deste encontro, os alunos deverão ser estimulados a realizar uma pesquisa relacionando esses movimentos às seguintes manifestações: capoeira, ginástica artística e hip hop. Os alunos serão estimulados a buscar informações e estabelecer aproximações e/ou distanciamentos. Esta pesquisa deverá ser orientada a partir do seguinte roteiro:

 

ROTEIRO PARA A PESQUISA:

CAPOEIRA, HIP HOP, BEACK E GINÁSTICA – APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

A partir dos floreios e das questões discutidas durante a aula, vocês devem realizar uma pesquisa relacionando esses movimentos às seguintes manifestações: capoeira, ginástica artística e hip hop. Floreios apresentados durante a aula e endereços eletrônicos com os vídeos da sua execução:

 

Aú. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related

Aú agulha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel

Rolamento para frente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo

Reversão da meia lua de compasso. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded

Mortal para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded

Arco para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded

Parada de mãos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!

Relógio. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg

S dobrado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs

Beija flor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec

Quipe de nuca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded

Pião de mão. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded

Macaco. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded

Queda de rins. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded

Vocês devem buscar informações e estabelecer aproximações e/ou distanciamentos entre essas manifestações e os movimentos estudados. Selecionem imagens que demonstrem esses movimentos também na ginástica e no hip hop. Selecionem também a trilha sonora que esses movimentos são executados. Além disso, esperamos que vocês tomem como base para a pesquisa sobre cada um dos movimentos os seguintes questionamentos:

·         Além da capoeira, em qual outra manifestação corporal (ginástica artística e hip hop) este movimento ocorre?

·         Qual o objetivo deste movimento em cada manifestação (ginástica artística e hip hop) na qual ele ocorre? Ele muda alguma característica/técnica de execução? Qual?

·         Em que ambiente os praticantes destas modalidades treinam esse movimento? Existe equipamento de segurança?

·         Que tipo de técnica é utilizada para o aprendizado desse movimento em cada uma das modalidades?

          

 

MOMENTO 3: Pesquisando e experimentando, experimentando e pesquisando a capoeira

 

Atividade 1 - Apresentação e algumas vivências dos resultados da pesquisa

Parte-se da apresentação oral dos resultados encontrados pelos alunos. Esta apresentação propiciará a discussão e o confronto das informações coletadas, tendo como base as questões norteadoras da pesquisa. Feito isto, será realizada a montagem de um painel ilustrativo sobre as questões investigadas. A partir dos movimentos ilustrados pelo painel, os alunos terão um momento de exploração/experimentação desses movimentos de forma livre e utilizando a trilha sonora por eles selecionada.

 

Atividade 2 – Uma nova experiência:

Nesta atividade o professor deverá resgatar as experiências anteriores dos alunos com a capoeira. Tendo em vista a espiralidade da aprendizagem, a turma já passa a ter condições de compreender os diferentes elementos do jogo/luta/dança denominada capoeira. Neste sentido, o professor deverá retomar a parceria com a disciplina História e Música e Informática.

O foco da pesquisa é ainda a intencionalidade dos movimentos da capoeira. Porém, neste momento, busca-se a sua relação com o período histórico. Para tanto, será proposto que os alunos pesquisem imagens e/ou fragmentos de vídeos on line que demonstrem diferentes intencionalidades envolvendo um mesmo movimento corporal e sua relação com o período histórico do qual faz parte. O resultado desta pesquisa será compartilhado na aula subsequente e servirá como base para outras possibilidades de vivência dos movimentos durante a dramatização.

Na busca on line o professor de informática deverá trabalhar em parceria com o professor de Educação Física. Nesse sentido, o professor de Educação Física terá o papel de sugerir palavras/expressões chave para que os alunos possam iniciar sua busca. O papel do professor de informática será o de apresentar diferentes ferramentas de busca on line, bem como o refinamento dessas expressões chave, para que os alunos consigam explorar ao máximo a ferramenta digital. Para além disso, este professor ainda poderá explorar o tratamento das imagens selecionadas, bem como questões relacionadas à resolução das imagens, entre outras questões.

Sugestões de palavras chave que tratem sobre cada época estudada:

  • Período da escravidão: capoeira e escravidão
  • Período em que a capoeira era proibida no código penal brasileiro: capoeira como crime
  • Período auge da capoeira na década de 1990: capoeira auge 1990
  • Período atual: capoeira na atualidade

A pesquisa será realizada dividindo a turma em quatro grandes grupos. Cada grupo ficará responsável pelo estudos/pesquisa de um período histórico da capoeira. Os períodos serão assim divididos pelo professor: período da escravidão, período em que a capoeira era proibida no código penal brasileiro, período auge da capoeira na década de 1990 e período atual. Além das imagens/fragmentos de vídeos on line, os alunos deverão apresentar no próximo encontro a dramatização de um jogo de capoeira que retrate as questões pertinentes à época estudada. Para a elaboração deste jogo a ser dramatizado, os alunos deverão tomar como referencial a pesquisa de imagens e fragmentos de vídeos.

Esta atividade retoma a parceria com as disciplinas história, geografia, português, informática, artes e música. Os alunos devem ser informados que os resultados de sua pesquisa, bem como da dramatização serão apresentados para toda a turma e para os professores das disciplinas envolvidas. A seguir, a sugestão de um roteiro para a pesquisa:

 

ROTEIRO PARA A PESQUISA EM GRUPO

CAPOEIRA: MOVIMENTO, INTENCIONALIDADE, A RELAÇÃO ENTRE O PERÍODO HISTÓRICO E OS MOVIMENTOS CORPORAIS

Para a realização de nossa pesquisa, vocês deverão investigar um período histórico da capoeira (marcar um X sobre o período que seu grupo deverá estudar): 

  • Período da escravidão
  • Período em que a capoeira era proibida no código penal brasileiro
  • Período auge da capoeira na década de 1990
  • Período atual

Para tanto, espera-se que vocês tomem como base os seguintes pontos de reflexão:

  • O movimento corporal tem relação com o período histórico da capoeira? Por quê?
  • Existem indícios de diferença entre os movimentos da capoeira praticados no período histórico estudado pelo seu grupo e os demais períodos?
  • De modo geral, qual era(é) a intencionalidade dos movimentos corporais da capoeira no período investigado?

Pesquisem imagens e/ou fragmentos de vídeos on line que demonstrem diferentes intencionalidades com um mesmo movimento corporal e sua relação com o período histórico do qual fazem parte. Para a busca on line sugerimos as seguintes palavras-chave:

  • Período da escravidão: capoeira e escravidão
  • Período em que a capoeira era proibida no código penal brasileiro: capoeira como crime
  • Período auge da capoeira na década de 1990: capoeira auge 1990
  • Período atual: capoeira na atualidade

Além das imagens/fragmentos de vídeos on line, vocês deverão apresentar no próximo encontro a dramatização de um jogo de capoeira que retrate as questões pertinentes à esta época. Para a elaboração deste jogo a ser apresentado, vocês deverão tomar como referencial a pesquisa de imagens e fragmentos de vídeos. Nesse sentido, é importante lembrar que os resultados de sua pesquisa, bem como da dramatização serão apresentados para toda a turma e para os professores das disciplinas envolvidas (história, geografia, português, informática, artes e música) em nosso próximo encontro.

Uma boa sugestão de site para o início da pesquisa é o África portal do professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

 

MOMENTO 4: Jogando, dançando e lutando a/pela capoeira - da pesquisa à dramatização, a capoeira incorporada

 

Parte-se da apresentação oral dos resultados de cada grupo. Após as reflexões, os grupos devem seguir com as dramatizações que ainda dirão muito dessas apresentações. Propõe-se ainda um momento final de discussão acerca dos resultados das dramatizações, refletindo sobre o processo de pesquisa e incorporação deste período estudado, bem como do recorte selecionado pelo grupo para interpretar.

O professor deverá problematizar as seguintes questões:

  • O movimento corporal tem relação com o período histórico no qual surge? Por quê?
  • Existem indícios de diferença entre os movimentos da capoeira praticados no período histórico estudado pelo seu grupo e os demais períodos?
  • De modo geral, qual era(é) a intencionalidade dos movimentos corporais da capoeira no período investigado?
Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

África portal do professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

Site para escolha da trilha sonora. Disponível em: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3

Demonstração de floreios. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WcJs4laDZVM&feature=related

Tutorial para o Aú. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related

Tutorial para o Aú agulha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel

Tutorial para o Rolamento para frente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo

Tutorial para a Reversão da meia lua de compasso. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded

Tutorial para o Mortal para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded

Tutorial para o Arco para trás. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded

Tutorial para a Parada de mãos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!

Tutorial para o Relógio. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg

Tutorial para o S dobrado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs

Tutorial para o Beija flor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec

Tutorial para o Quipe de nuca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded

Tutorial para o Pião de mão. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded

Tutorial para o Macaco. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded

Tutorial para a Queda de rins. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded

Avaliação

A avaliação será processual. O professor deverá considerar que a cada atividade a complexidade das atividades foram maiores.

A avaliação inicial será sobre a observação da capacidade de estabelecer comparações entre os golpes frontais e giratórios, bem como da utilização do acervo de movimentos durante as situações de jogo livre. Nesta observação o professor deverá observar se o aluno é capaz de agregar à execução do movimento uma intencionalidade no jogo, para além da execução aleatória.

Outro ponto interessante para ser avaliado é a capacidade desses alunos em estabelecer aproximações e/ou distanciamentos entre os movimentos de floreio da capoeira e das manifestações de ginástica artística e hip hop.

O professor poderá avaliar com um maior grau de complexidade a compreensão teórica e a incorporação (no sentido de trazer para o corpo), a partir da  última atividade de pesquisa, quando os alunos apresentarão suas observações fazendo um link entre os movimentos corporais da capoeira e o período histórico, tanto a partir do relato da pesquisa, quanto a partir da dramatização.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JAGUNÇO, INSTITUTO DE CIÊNCIAS DAS ARTES?pPPGARTES , Pará - disse:
    lume.jota@gmail.com

    31/12/2012

    Cinco estrelas

    SUA PROPOSTA É FANTÁSTICA PEDAGOGICAMENTE. VEJO QUE DEVEMOS APROVEITAR TODOS OS MECANISMO QUE FACILITE O ENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS COM ESTAS ESTRATEGIAS DE PESQUISA, DE INTERNET, DE APRENDER EXPERIMENTANDO... SE VOCE TIVER OUTRAS PROPOSTA DE AULAS, POR FAVOR, SOCIALIZE! SUA GENEROSIDADE DEMONSTRA A HUMANIDADE E FRATERNIDADE DE SOCIALIZAR OS SEUS CONHECIMENTO! FIQUE NA PAZ!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.