17/08/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
A construção da Hidrelétrica de Belo Monte no estado do Pará tem gerado muita divergência entre governo federal e ambientalistas. Esta aula terá ,portanto, o objetivo de identificar prós e contras para a realização do projeto, dando condições para que os alunos possam avaliar a situação e defender sua posição utilizando como recurso um Júri Simulado. Será também explorado nesta aula o poder e influência da mídia em um assunto tão polêmico.
Ter sido trabalhado com o aluno o contexto referente à matriz energética brasileira
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, esta aula será composta pela exibição de dois vídeos referentes ao tema e por conseguinte a formação de um Júri Simulado. Portanto torna-se necessária a compreensão de como este recurso acontece em uma sala de aula.
AULA 1
momento 1: O professor deverá introduzir o debate por meio do vídeo sobre o projeto da Usina de Belo Monte. O vídeo chama-se Belo Monte no rio Xingu. Terceira maior usina hidrelétrica de energia limpa e renovável do mundo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VqOFGVhUDHo&feature=related (acessado em 17/08/2012)
Após a apresentação do vídeo levante alguns questionamentos aos alunos, tais como:
momento 2: Após os comentários do alunos sobre a hidrelétrica deverá ser apresentado aos alunos os dois vídeos, que seguem abaixo:
vídeo 1: Movimento Gota D'água - http://www.youtube.com/watch?v=xj46iN-0-C8&feature=fvst (acessado em 17/08/2012)
vídeo 2: Verifique os fatos - Belo Monte - http://www.youtube.com/watch?v=feG2ipL_pTg (acessado em 17/08/2012)
Após a apresentação dos vídeos abrir um debate com os alunos referentes ao que foi apresentado. Deixe que eles participem bastante tecendo suas opiniões sobre o assunto.
AULA 2
momento 1: Apresentar aos alunos a reportagem da revista veja de 07 de dezembro de 2011 (páginas 140 a 146), onde é discutido sobre a repercussão dos dois vídeos assistidos na aula anterior.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx (acessado em 17/08/2012)
momento 2: Use o texto da revista para criar um novo momento de debate agora voltado para a influência que a mídia tem sobre a opinião das pessoas. E também liste no quadro os principais argumentos de defesa à construção da usina e principais argumentos de defesa à não continuidade da obra. Estes argumentos deverão ser escritos no quadro à medida que os alunos forem dando suas opiniões.
momento 3:
vídeo 1 - Júri simulado turma LIII - Direito PUCCAMP (parte I) http://www.youtube.com/watch?v=8SGGndI8eyo (acessado em 17/08/2012)
vídeo 2 - Júri simulado turma LIII - Direito PUCCAMP (parte II) - http://www.youtube.com/watch?v=2D64KpHzHsU (acessado em 17/08/2012)
momento 4: Sorteio das funções a serem ocupadas no júri.
O Juiz será o professor
Sortear 5 alunos para compor o Júri;
Sortear 4 alunos para serem os advogados (2 para acusação e 2 pra defesa)
Sortear 8 alunos para serem testemunhas (4 de acusação 4 de defesa)
Aqueles que sobrarem serão também sorteados para compor a equipe de acusação e defesa.
momento 5: Após cada aluno saber sua função deverão se organizar em pesquisar material para formularem argumentos que enriqueçam sua capacidade de argumentação. Eles poderão utilizar vídeos da internet, fotografias, relatos dos envolvidos obtidos através de revistas e/ou jornais.
momento 6: Explicar aos alunos como a atividade vai acontecer
ROTEIRO DO JÚRI SIMULADO:
Juiz e Júri introduzem o caso.
Advogado de acusação - discurso de abertura.
Advogado de defesa - discurso de abertura.
Testemunhas de acusação (podem ser selecionadas quantas o grupo quiser) - responde primeiro a acusação e depois a defesa/ Júri pode perguntar
Testemunha de defesa (podem ser selecionadas quantas o grupo quiser) - responde primeiro a defesa e depois a acusação/ Júri pode perguntar
Advogado de acusação - segundo discurso (Júri pode perguntar)
Advogado de defesa - segundo discurso (Júri pode perguntar)
Pergunta do Júri para a acusação e defesa (essa pergunta será feita para cada bloco de testemunhas) - A pergunta será ouvida e respondida na hora
Acusação dá o depoimento final (Júri, não pergunta)
Defesa dá o depoimento final (Júri não pergunta)
Cada integrante do JÚRI responde a ficha, em seguida anunciam o veredito
Juiz anuncia se o caso foi absolvido ou condenado
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO JÚRI:
1. Estão respondendo as perguntas sem fugir do assunto?
DEFESA ( ) sim ( ) não
ACUSAÇÃO ( ) sim ( ) não
2. Estão sendo contraditórios ou estão firmes com suas ideias?
Acusação:
Defesa:
3. Avaliação das testemunhas (dificuldade em responder ou facilidade, sendo contraditória ou não. etc) - avaliar quantas existir
TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO:
TESTEMUNHA DE DEFESA:
4. Avaliação dos argumentos:
Acusação:
Defesa:
5. Decisão final
( ) ACUSAÇÃO
( ) DEFESA
AULA 3
momento 1: Nesta aula irá acontecer o Júri simulado. Caberá ao professor que estará na função de juiz julgar de acordo com a atuação dos alunos.
momento 2: Ao final do Júri Simulado, proponha uma conversa na qual os alunos possam verificar que há prós e contras em ambas as situações (de construção ou não construção da usina), dando assim condições para que cada aluno tenha sua própria opinião acerca do assunto.
Material de auxílio para as equipes:
Movimento gota d'água - http://movimentogotadagua.com.br
Instituto Socioambiental - http://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp
Projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte - http://www.epe.gov.br/leiloes/Documents/Leil%C3%A3o%20Belo%20Monte/Belo%20Monte%20-%20Fatos%20e%20Dados%20-%20POR.pdf
Vídeo sobre o projeto da Usina de Belo Monte - http://www.youtube.com/watch?v=Z0eCshTvJ9g
Documentário retrata a luta dos povos indígenas pelo rio Xingu
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=B8rlzCWJPKA&feature=related
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=-bqB5M4LLuE&feature=related
Este Júri Simulado tem como objetivo analisar a situação real por meio dos dados e defesas feitas pelos alunos, que estarão assumindo funções pré-definidas por meio de sorteio como indicado no "roteiro do Júri Simulado". Portanto caberá ao professor na posição de Juiz, decretar o veredito do caso em questão. Porém, a avaliação da aula deve ser feita também por meio da participação, dedicação e envolvimento dos alunos na coleta de provas e testemunhas como também no momento em que o Júri acontecer.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/05/2013
Cinco estrelasachei otimo isso ! estou fazendo um juri simulado eu sou advogada de defesa ..
19/03/2013
Cinco estrelasExcelentes observações. Ideia prática, onde o aluno pode se posicionar e ao final da aula tomar sua própria decisão em relação ao tema proposto. Parabéns!