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Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Sudeste

 

19/04/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar  conhecimento;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro de observação, entrevista e convite;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Descobrir o conceito de flora;
  • Conhecer plantas pertencentes a flora da região Sudeste;
  • Conhecer os diferentes biomas do Brasil e suas regiões;
  • Realizar trabalho de campo;
  • Desenvolver ações para a preservação da flora da região Sudeste.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, em torno de 4 meses de duração, podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática e Ética ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é  necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord,  TuxPaint e Mozilla Firefox,  e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos. 

Estratégias e recursos da aula

 

 

alunos

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos. É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

1ª etapa: o que é a metodologia de pesquisa? – Uma aula de 60 min

 

- Professor, antes de iniciar o projeto de pesquisa com seus alunos e elencar os temas que eles gostariam de pesquisar, é importante explicar o que é a metodologia de pesquisa, para que eles compreendam quais são suas etapas e objetivos.

Comece sua aula organizando seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o tema, perguntando-lhes, por exemplo:

·O que é pesquisa?

·Quem aqui conhece um pesquisador?

·Algum de vocês já realizou uma pesquisa? Conte como foi esse processo.

·Na opinião de vocês para que se realiza uma pesquisa?

 

Deixe que eles falem e exponham suas opiniões, pois as crianças trazem seus conhecimentos prévios sobre diferentes assuntos.

Em seguida, conte para eles que a metodologia de pesquisa é um trabalho dinâmico que pode envolver diferentes áreas do conhecimento, no qual eles também são autores, ou seja, participam de todas as etapas do desenvolvimento do projeto de pesquisa: escolhendo um tema de seu interesse para pesquisar ou opinando sobre o tema sugerido pelo professor, problematizando e levantando questões e dúvidas sobre o tema em pesquisa, ou seja, o que gostariam de descobrir, levantando as hipóteses sobre o que pensam a respeito de suas perguntas, buscando as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados.

Professor, é importante lembrar que a proposta apresentada aqui deve ser adequada ao ano de ensino que você trabalha, ou seja, se trabalha com turma de 1º ano, em diversas situações  terá de ser o escriba ou utilizar o recurso da produção de texto coletiva. Para os alunos de 3º e 4º anos você deverá exigir mais na produção escrita e na leitura. Portanto, o projeto pode ser trabalhado de forma interdisciplinar dialogando com as diferentes áreas do conhecimento, para isso sua intervenção é fundamental.

Você também poderá providenciar para mostrar aos alunos, um dossiê, no qual estão contidas todas as etapas de um projeto desenvolvido por sua turma anterior ou por outra turma de outro professor.

 

2ª etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada.

- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.

1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.

2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a Ética e a Cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poderão se desdobrar em várias outras dependendo o caminho que a turma apontar.

menina lapis

Veja a seguir alguns exemplos de atividades para esse momento:

1- Escreva abaixo o nome dos temas de projetos de pesquisa que foram sugeridos pela turma e numere-os:

 

Número

Tema

Número de votos

1

Animais

02

2

Planetas

02

3

Pomar

04

4

Meios de transporte

02

5

Plantas

07

6

Carros

01

7

Borboletas

05

8

Água

03

 

 

Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação.  Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 12/03/2012- . Você poderá utilizar o laptop UCA ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática ou se preferir organize a sala e leve revistas e jornais para eles pesquisarem.

Para facilitar a construção do gráfico você poderá fazer uma tabela com o número de colunas necessárias para a quantidade de temas elencados ou utilizar folhas quadriculadas.

 

2 - Represente no gráfico abaixo a quantidade de votos que cada tema recebeu:

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 x

 

 

 

 x

 

 x

 

 x

 

 

 

 x

 

 x

 

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

TEMAS

1

2

3

4

5

6

7

8

 

Professor, se a sua turma for de 1º ou 2º ano, uma forma interessante de fazer o gráfico é utilizando colagem com bolinhas ou retalhinhos de papel.

  • Faça uma tabela com o número de colunas e coloque os nomes dos temas sugeridos.
  • As linhas devem ter a quantidade suficiente para colocar os votos;
  • À medida que vocês abrem e contam os votos os alunos colam as bolinhas ou os retalhinhos de papel na coluna do tema votado;
  • Defina com os alunos uma cor de papel para cada tema;
  • Elabore uma legenda de acordo com a representação no gráfico.

 

Esta atividade além de trabalhar com as informações coletadas possibilita ao aluno adquirir noções de quantidade, de seriação dentre outras.

 

  3 -  Resolução de situação-problema: Agora responda as questões observando o gráfico:

a) Qual o tema mais votado pelos alunos?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual o projeto menos votado?

d) Quais projetos receberam o mesmo número de votos?

e) Em qual sugestão você votou? Por quê?

 

Como detonar o tema Flora com seus alunos?

- Para desenvolver esta pesquisa com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

- Que tal trabalhar uma música sobre flora? Para tanto, você poderá levar um som para a sala de aula e explorar a música com eles, entregue também a letra da música para que eles possam ler e cantar. Dessa forma, você também poderá abordar esse gênero textual.

- Para detonar o tema Flora no presente projeto, utilizamos como recurso a música “Flora” de Gilberto Gil. Você encontra a letra e o vídeo da música no sítio: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/576805/.

 

gil

Imagem 1 - Fonte: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/576805/

 

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática, ou então providencie um datashow para projetar o vídeo e a música para os alunos.

 

Flora

Gilberto Gil

Imagino-te já idosa
Frondosa toda a folhagem
Multiplicada a ramagem
De agora

Tendo tudo transcorrido
Flores e frutos da imagem
Com que faço essa viagem
Pelo reino do teu nome
Ó, Flora

Imagino-te jaqueira
Postada à beira da estrada
Velha, forte, farta, bela
Senhora

Pelo chão, muitos caroços
Como que restos dos nossos
Próprios sonhos devorados
Pelo pássaro da aurora
Ó, Flora

Imagino-te futura
Ainda mais linda, madura
Pura no sabor de amor e
De amora

Toda aquela luz acesa
Na doçura e na beleza
Terei sono, com certeza
Debaixo da tua sombra
Ó, Flora

Fonte: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/576805/

Acesso em 10/04/2012

 

 

 

 - Depois de ler, cantar e mostrar o vídeo da música dialogue com seus alunos sobre:

  • Qual tema retrata a música?
  • Leia os versos a seguir Frondosa toda a folhagem,
    Multiplicada a ramagem”
    .
    Agora pense e responda: qual ser vivo tem folhagem e ramagem?

  • O que é uma jaqueira? Você já comeu esse fruto?
  • Você gosta de plantas?
  • Qual planta você conhece?  Onde podemos encontrá-la?
  • Você sabe o que é Flora?
  • Vocês gostariam de pesquisar mais sobre esse tema? Por quê?

 

- Professor, é  importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo.

- Nesse sentido, a partir do tema FLORA, proponha aos alunos estudarem sobre a flora da região onde eles moram. No presente projeto, os alunos decidiram pesquisar sobre a flora da região Sudeste.

- Leve o globo terrestre para a sala de aula ou um mapa e trabalhe com os alunos a localização geográfica da região Sudeste, e do estado onde eles moram.

Professor, solicite como tarefa de casa que pesquisem e registrem no caderno de projeto o que é flora.

 

menino tarefa

Pesquise e registre sua descoberta. Flora é ____________________________________________

____________________________________________

 

 

Professor, no sítio http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/flora você encontra o conceito de flora: “Conjunto das espécies vegetais que se desenvolvem numa região ou país; conjunto de plantas destinadas a um dado fim; do latim Flora-, mitologia, «Flora», deusa das flores”.

 

3ª etapa: Justificando o tema

- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.

- Nesse sentido, questione-os sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça que registrem.

 menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

  1. Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre a “Flora do Sudeste”. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Eu quero estudar sobre a Flora do Sudeste porque...

 

 

- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas. Vocês poderão fazer um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos agregarem ao Dossiê do Projeto.

 

4ª etapa: Problematização

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.

- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

- Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao projeto Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Sudeste:

 

Aluno

O quero saber sobre o tema?

Alex

Qual é a vegetação predominante no Sudeste?

Ana Paula

Quais plantas têm no Sudeste?

Angelo

Do que as plantas precisam para viver?

Arthur

O que é Flora?

Gabrielle

Como são as plantas do Cerrado?

Isabella

Quais são as características da Mata Atlântica?

Marcelo

Como se chama cada parte de uma planta?

 

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

 

O que eu quero saber sobre a Flora do Sudeste ...

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

  

 

5ª etapa: Hipóteses

Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto,  que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.

Faça uma atividade oral exemplificando o que são hipóteses, para isso você poderá levar uma caixa surpresa, com algum objeto dentro, por exemplo, um bichinho de pelúcia. Questione-os:

  • O que tem dentro desta caixa?
  • Deixe que levantem suas hipóteses e torne a questionar:
  • Mas vocês tem certeza do que estão falando ou imaginam que é isto?
  • Para sabermos nós temos que investigar, pesquisar, abrindo a caixa e verificando realmente o que tem dentro dela.
  • Então, o que vocês disseram que acham que tem dentro da caixa, são hipóteses, que só poderão ser comprovadas se são verdadeiras ou não a partir do momento que eu abrir a caixa.

 

Segundo sitio http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese  “Uma hipótese  é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível”.

 - Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Veja um exemplo a seguir:

Questionamento da criança - problema

 

Marcelo

Quais são as partes de uma planta?

 

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

Marcelo

A planta tem raiz, folha e corpo.

 

 

Sugestão de atividade para esse momento:

 menino tarefa

Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras que ilustrem a sua hipótese.

1) Represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa

- Para realizar a pesquisa é fundamental definir com os alunos em que meios poderão procurar informações sobre o tema pesquisado. É importante ressaltar com os alunos que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado de checar se as fontes são seguras e verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa.

- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

  1. Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

- Livros

- Revistas

- Internet

- Fotografias

- Entrevistas

- Palestras

- Pesquisa de campo

 

     2.  Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza? Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que também façam o registro no caderno de projeto ou no Dossiê.

 

- Explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no dossiê dos alunos e professor, o referencial bibliográfico consultado para a pesquisa.

- Diga também a eles sobre a importância de respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é imprescindível que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:

MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. Ilustrações de Nelson Cruz. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.

 

A referência segue as seguintes orientações:

SOBRENOME DO AUTOR NA LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDOS DOS PRENOMES E OUTROS SOBRENOMES DO AUTOR. TÍTULO DA OBRA DESTACADO NEGRITADO OU NO ITÁLICO. LOCAL DE PUBLICAÇÃO, SEGUIDO DE DOIS PONTOS, NOME DA EDITORA, E ANO DE PUBLICAÇÃO.

- Dependendo da faixa etária de seus alunos você poderá aprofundar esse assunto, para tanto sugerimos como leitura complementar para esse trabalho a seguinte bibliografia:

SILVA, Ângela Maria; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas; FRANÇA, Maira Nani. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5ª ed. Uberlândia: UFU, 2006.

 

7ª etapa: Execução

- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem, na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa.

- Como iniciar a pesquisa?

- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos prévios sobre a Flora da região Sudeste. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as questões que eles trouxeram. Lembre-se que o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

 menina lapis

Sugestões de atividades para esse momento:

1) Localizando a região Sudeste: inicie explorando com seus alunos a localização da região Sudeste com seus alunos. Para tanto leve um mapa para a sala de aula, ou o globo terrestre e questione-os sobre qual é a localização da região Sudeste. Lembre-os que a região Sudeste é composta pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Em seguida peça para que eles localizem no mapa ou globo onde estão localizados os estados que compõem a região Sudeste.

 

2) Produção artística: solicite que eles façam um desenho representando a localização geográfica da região Sudeste e os estados que a compõem.

 menino pesquisa

3) Pesquisa em sala: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, o conceito de Flora. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, eles também poderão utilizar o dicionário, dessa forma você poderá abordar esse portador de texto com seus alunos e sua função, e ensiná-los a utilizá-lo, lembrando que as palavras se encontram organizadas em ordem alfabética. Veja abaixo uma sugestão de conceito de flora que pode ser abordada com seus alunos:

 

Definições de Flora:
 

 1)Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico. É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies. É o que acontece com a flora brasileira, pois em nosso país existem diversos ecossistemas como, por exemplo, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, entre outros. Cada ecossistema possuí flora específica, adaptada às condições ambientais da região.

Algumas espécies da flora brasileira:

Flora da Mata Atlântica: pau-brasil, bromélias, palmito-juçara, quaresmeira, begônias, citronela, salvia, acácia, passiflora.
Flora da Amazônia: seringueira, annona, attalea, fabaceae. 
Flora do Cerrado: jacarandá, terminalia, connarus, andirá, salácia, Antonia, miconia, rustia formosa.
Flora da Caatinga: cecropia, cleome, combretum, sicana, cucumis, dioclea, abrus, acácia.”

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/flora.htm - Acesso em 10/04/2012

 

2)Flora é um termo latim que coincide com o nome da deusa das flores. Trata-se do conjunto de plantas que se desenvolvem numa região e igualmente do nome do tratado descritivo dessas espécies vegetais.

A botânica é a ciência que estuda e descreve as plantas de uma região, analisando as suas principais características, períodos de floração, abundância, etc. A flora tem características particulares consoante o período geológico e o ecossistema a que pertence.

É possível fazer a distinção entre a flora (que analisa o número de espécies) e a vegetação (que se centra na distribuição das espécies e a sua importância relativa). Significa que a flora, o clima e outros fatores ambientais são os que determinam as características da vegetação.

Por outro lado, pode-se classificar a flora em flora nativa (autóctone de uma região, cresce sem a intervenção humana), flora agrícola ou de jardim (cultivada pelos homens) e flora de matagal (espécies consideradas indesejáveis, vulgarmente conhecidas por “ervas daninhas”).

A flora é utilizada pelo homem para satisfazer diversas necessidades. Certas folhas, frutas e sementes são usadas como comida, ao passo que a madeira, a borracha e as cortiças podem servir para fabricar produtos ou desenvolver construções. Da mesma forma, a fauna aproveita/recupera certas espécies da flora como alimento, de tal maneira que subsiste graças a esta. Por exemplo: as vacas (fauna) alimentam-se através do pasto (flora).”

Fonte: http://conceito.de/flora - Acesso em 10/04/2012

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, você poderá levá-los  até o laboratório de informática.

- Converse com as crianças sobre o que elas compreenderam depois proponha uma atividade de registro, na qual elas poderão fazer um consolidado sobre o que compreenderam sobre o que é flora.

 

4) Partes das plantas: a partir do conceito de Flora, você poderá trabalhar com seus alunos as partes de um vegetal ou planta, bem como do que as plantas precisam para sobreviver, ou seja, os cuidados que devemos ter com uma planta.

 

- Para tanto, leve um texto expositivo para trabalhar essas questões com seus alunos. Veja uma sugestão abaixo:

 

OS VEGETAIS

 

         O vegetal ou a planta é um ser vivo que nasce, cresce, se reproduz e morre.

          Para crescer e se desenvolver uma planta precisa de luz, calor, ar, água e sais minerais.

           Ao contrário dos animais, as plantas são capazes de fabricar seu próprio alimento.

           Elas se reproduzem e dão origem as outras, semelhantes a elas. A maioria das plantas nasce de sementes. Outras plantas se desenvolvem a partir de mudas.

Observe abaixo as partes de uma planta:

árvore

Imagem 2 - Fonte: PASSOS, Célia Maria Costa; SILVA, Zeneide Albuquerque Inocêncio da. Integrado, 1º ano. Coleção eu gosto. 1 ed. São Paulo: IBEP, 2009.

 

As raízes fixam a planta ao solo e dele absorvem água com sais minerais.

 

As folhas absorvem a luz solar permitindo a produção de glicose, um açúcar que á energia para as plantas.

 

O caule transporta água com sais minerais até as folhas. Ele também transporta a glicose produzida nas folhas para as outras partes da planta.

 

As flores se transformam em frutos com sementes.

 

Os frutos guardam as sementes.

 

           Os vegetais servem de alimento para os seres humanos e para os outros animais. Com eles também são fabricados remédios, roupas (da flor do algodão produzimos tecidos para a fabricação de roupas) e utensílios domésticos (com a madeira podemos fabricar móveis).

 

Fonte: PASSOS, Célia Maria Costa; SILVA, Zeneide Albuquerque Inocêncio da. Integrado, 1º ano. Coleção eu gosto. 1 ed. São Paulo: IBEP, 2009.

 

 menina lapis

- Leia o texto com as crianças e depois explore algumas atividades a partir do mesmo.

Veja abaixo algumas sugestões:

 

  1. Numere os quadrinhos de acordo com o desenvolvimento de uma planta:

feijão

Imagem 3 - Fonte: PASSOS, Célia Maria Costa; SILVA, Zeneide Albuquerque Inocêncio da. Integrado, 1º ano. Coleção eu gosto. 1 ed. São Paulo: IBEP, 2009. 

 

 

2. De acordo com o texto, de que uma planta precisa para crescer e se desenvolver?

 

3. Escreva o nome das partes da planta:

 a

Imagem 4 - Fonte: PASSOS, Célia Maria Costa; SILVA, Zeneide Albuquerque Inocêncio da. Integrado, 1º ano. Coleção eu gosto. 1 ed. São Paulo: IBEP, 2009.  

 

 

 

4. Adivinhe o que sou. Escolha um nome e escreva nos quadrinhos.

 

  • Flor

 

  • Raiz

 

  • Fruto

 

  • Caule

 

  • Folha

 

Fixo a planta na terra e absorvo água com sais minerais.

 

 

 

 

  

Transporto a água com sais minerais e a glicose produzida.

 

 

 

 

   

Sou responsável, pela produção a glicose que dá energia para a planta.

 

 

 

 

  

Eu me transformo em fruto.

 

 

 

 

  

Guardo as sementes. 

 

 

 

 

 

 

menino tarefa

Plantando feijões:

- Oriente os alunos a plantarem um feijão em casa com a ajuda de seus pais e familiares, agora que aprenderam sobre as partes da planta e os cuidados necessários para que elas cresçam e se desenvolvam, possam vivenciar essa experiência de forma concreta e significativa. Peça que observem o desenvolvimento da planta, e marque um dia para que tragam a planta já crescida para mostrar aos amigos.

Solicite aos alunos para utilizarem a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar o processo de desenvolvimento da planta, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, eles poderão utilizar uma máquina digital. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.

 

 

5)Socialização da tarefa – meu feijão cresceu ou não?

-   Nesse dia os alunos deverão levar seus feijões plantados para a escola para socializarem com os amigos essa experiência e o que eles aprenderam com ela. Fotografe esse momento para que ele componha o Dossiê dos alunos.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite utilizem seus laptops e registrem o momento por meio da WxCam  localizada na área de trabalho do computador.

 

6) Flora nativa e flora agrícola ou de jardim?

- Agora que os alunos já compreendem o conceito de flora, reconhecem as partes da planta e de um vegetal, trabalhe com eles o que é a Flora nativa (própria de uma região, cresce sem a intervenção humana) e a flora agrícola ou de jardim (cultivada pelos homens).

Para responder essa questão com os alunos, proponha inicialmente, que eles realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema. Para tanto, elabore com eles um roteiro de entrevista para ser realizado com um familiar. Aproveite para trabalhar esse gênero textual e suas características. Veja um exemplo de roteiro de entrevista abaixo:

 

Escola de Educação Básica da UFU

Turma:_____________ 

Aluno (entrevistador):________________________________________________

Entrevistado:________________________________________________________

Idade:________

Cidade onde nasceu: ____________________________________

Roteiro de entrevista:

·Você sabe o que é flora?

·Você sabe o que é flora nativa? Você conhece alguma planta nativa de sua região? Qual?

·Você sabe o que é flora agrícola ou de jardim? Você conhece alguma planta que é cultivada pelo homem na sua região? Qual?

·Ajude-me a procurar em revistas e jornais, dentre outros, imagens de plantas que fazem parte de cada um desses tipos de flora. Deverei levar essas imagens para escola para socializar com meus amigos e montar um painel em seguida.

 

 

- Eles poderão utilizar uma máquina digital e fotografar a atividade. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados da pesquisa.

7) Socialização da entrevista: deixe com que os alunos leiam o resultado das entrevistas na rodinha e também mostre as imagens que trouxeram de casa, separando as plantas que fazem parte da flora nativa e as que são cultivadas pelo homem.

 8) Montando um painel: leve cartolinas ou papel pardo para a sala de aula e faça cartazes separando e colando as imagens de plantas de acordo ao grupo que pertencem. Veja um exemplo:

 

FLORA NATIVA

FLORA AGRÍCOLA OU DE JARDIM

Ipê amarelo

Milho

 

 

 

 

 menino pesquisa

9) Pesquisa em sala: Qual é a vegetação predominante na região Sudeste?

- Oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, qual é a vegetação predominante no Sudeste, bem como plantas encontradas nessa região.

- No sítio:

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169, Acesso em 10/04/2012, você encontra os Biomas que existem no Brasil e poderá partir dessa perspectiva para trabalhar com seus alunos, a flora predominante em cada região.

- Explore com seus alunos anteriormente o conceito de BIOMA. Veja uma sugestão a seguir:

 

“Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).”

- Converse com seus alunos para que eles percebam a diferença entre Bioma e Flora, pois enquanto o bioma é o conjunto de ecossistemas com a vegetação e a fauna, a flora é o conjunto de vegetação que aparece ou predomina em determinado lugar.

- Nesse mesmo sítio você encontra o mapa a seguir lançado pelo IBGE, sobre os biomas do Brasil e o Mapa de vegetação do Brasil.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169- Acesso em 10/04/2012

- Localize com seus alunos no mapa os biomas que aparecem e predominam na região Sudeste, e em seguida aborde com seus alunos as características desses biomas e de sua vegetação.

- No Sudeste, os biomas e por sua vez a vegetação predominante nessa região são o Cerrado e a Mata Atlântica. Aparece também uma pequena porção ao norte de Minas Gerais do bioma da Caatinga, porém não enfocaremos esse bioma já que a questão trazida pelos alunos foi pelos biomas predominantes na região, ou seja, que ocupam maior parte.

- Assista também com seus alunos aos seguintes vídeos na internet:

1) Biomas do Brasil - parte 1: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=IA6u9PKgnnw&NR=1

Acesso em 10/04/2012

 

2) Biomas do Brasil – parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=e3sjrxesyso&feature=relmfu - Acesso em 10/04/2012

- Eles abordam os biomas do Brasil e sua vegetação, bem como as regiões onde podem ser encontrados. Dessa forma, você poderá reforçar esse conteúdo com os alunos de forma mais atrativa para eles.

- Para finalizar, peça para eles registrarem o que aprenderam com o vídeo, por meio de um relatório, retratando especialmente o que observaram a respeito da dos biomas e da vegetação predominante na região Sudeste.

10) Quais são as características do Cerrado e da Mata Atlântica?

- Professor, questione os alunos se todas as perguntas já forma respondidas. Caso ainda falte verificar algumas hipóteses, questione os alunos sobre como vamos descobrir estas respostas. Induza o debate para que eles apontem para a entrevista, pois esta é uma excelente forma de pesquisa para as crianças, pois além de ser interativa ela valoriza a formação acadêmica de profissionais da área.   

Veja com os alunos se eles conhecem alguém que estudou, se formou e conhece sobre flora. Vocês poderão convidar um professor de Biologia, Ciências ou Geografia para falar um pouco aos alunos sobre esses dois tipos de Bioma e suas vegetações. Outra possibilidade seria convidar pais ou parentes de alunos que também tenham formação dentro da área, como agrônomos, zootecnista ou outros.

- Convite: para tanto, elabore com seus alunos um convite para chamar o palestrante. Aproveite esse momento para abordar esse portador de texto com os alunos. No sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/, você encontra modelos de convites que podem ser trabalhados com seus alunos.

 

- Caso você opte por pesquisar e trabalhar características do Cerrado e da Mata Atlântica com seus alunos. Veja algumas sugestões possíveis de atividades e fontes para sua pesquisa.

- Você poderá explorar textos informativos sobre cada um desses biomas e suas vegetações, e a partir dos textos propor uma interpretação de texto. Veja abaixo uma sugestão:

 

CERRADO

Quem já viajou pelo interior do Brasil, através de estados como Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, certamente atravessou extensos chapadões, cobertos por uma vegetação de pequenas árvores retorcidas, dispersas em meio a um tapete de gramíneas - o cerrado. Durante os meses quentes de verão, quando as chuvas se concentram e os dias são mais longos, tudo ali é muito verde. No inverno, ao contrário, o capim amarelece e seca; quase todas as árvores e arbustos, por sua vez, trocam a folhagem senescente por outra totalmente nova. Mas não o fazem todos os indivíduos a um só tempo, como nas caatingas nordestinas. Enquanto alguns ainda mantém suas folhas verdes, outros já as apresentam amarelas ou pardacentas, e outros já se despiram totalmente delas. Assim, o cerrado não se comporta como uma vegetação caducifólia, embora cada um de seus indivíduos arbóreos e arbustivos o sejam, porém independentemente uns dos outros. Mesmo no auge da seca, o cerrado apresenta algum verde no seu estrato arbóreo-arbustivo. Suas espécies lenhosas são caducifólias, mas a vegetação como um todo não. Esta é semicaducifólia.

Flora

 

 

Três Lagoas - MS.

Mesmo que não totalmente conhecida, a flora do Cerrado é bastante diversificada. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem árvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso denso com florestas-galeria. Reconhecido como a segunda savana mais rica do mundo em biodiversidade (a primeira é a savana africana que tem 10.750 espécies de plantas; 205 espécies de mamíferos; 741 espécies de aves; 151 espécies de répteis; 163 de anfíbios, e é a maior formação savânica e o terceiro maior bioma do mundo com área de 8.246.082 Km²), com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com 7.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.

Os campos cobrem a maior parte do território. É essencialmente coberto por gramíneas, com árvores e arbustos. É subdividido em campo de cerrado e campo limpo, que se diferenciam na formação do terreno e na composição do solo, com declives ou plano.

As árvores mais altas do Cerrado chegam a 15 metros de altura e formam estruturas irregulares. Apenas nas matas ciliares as árvores ultrapassam 25 metros e possuem normalmente folhas pequenas. Nos chapadões arenosos e nos quentes campos rupestres estão os mais exuberantes e exóticos cactos, bromeliáceas e orquídeas, contando com centenas de espécies endêmicas. E ainda existem espécies desconhecidas, que devido à ação do homem podem ser destruídas antes mesmo de serem catalogadas.

Plantas Comuns

 

Ipê-amarelo, árvore típica do Cerrado.

A vegetação do Cerrado apresenta diversas paisagens florísticas diferenciadas, como os brejos, os campos alagados, os campos altos, os remanescentes de mata atlântica. Mas as fitopaisagens predominantes são aquelas dos Cerrados, como o cerrado típico, o cerradão e as veredas. Nestas, há desde palmeiras, como babaçu (Orbignya phalerata), bacuri (Platonia insignis), brejaúba (Toxophoenix aculeatissima), buriti (Mauritia flexuosa), guariroba (Syagrus oleracea), jussara (Euterpe edulis) e macaúba (Acrocomia aculeata)[3] até plantas frutíferas como araticum-do-cerrado (Annona crassiflora), araçá (Psidium cattleianum), araçá-boi (Eugenia stipitata), araçá-da-mata (Myrcia glabra), araçá-roxo (Psidium myrtoides), bacuri (Scheelea phalerata), bacupari (Rheedia gardneriana), baru (Dipteryx alata), café-de-bugre (Cordia ecalyculata), figueira (Ficus guaranítica), lobeira (Solanum lycocarpum), jabuticaba (Myrciaria trunciflora), jatobá (Hymenaea courbaril), marmelinho (Diospyros inconstans), pequi (Caryocar brasiliense), goiaba (Psidium guajava), gravatá (Bromeliaceae), marmeleiro (Croton alagoensis), genipapo (Genipa americana), ingá (Inga sp), mama-cadela (Brosimum gaudichaudii), mangaba (Hancornia speciosa), cajuzinho-do-campo (Anacardium humile), pitanga-do-cerrado (Eugenia calycina), guapeva (Fervillea trilobata), veludo-branco (Gochnatia polymorpha); Madeiras, tais quais angico-branco (Anadenanthera colubrina), angico (Anadenanthera spp), aroeira-branca (Lithraea molleoides), aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva), cedro-rosa (Cedrela fissilis), monjoleiro (Acacia polyphylla), vinhático (Plathymenia reticulata), bálsamo-do -cerrado (Styrax pohlii), pau-ferro (Caesalpinia ferrea), ipês(Tabebuia spp.), além de plantas características dos cerrados, como amendoim-do-campo (Pterogyne nitens), araticum -cagão (Annona cacans), aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolius), capitão-do-campo (Terminalia spp.), embaúba (Cecropia spp), guatambu-de-sapo (Chrysophyllum gonocarpum), maria-pobre (Dilodendron bipinnatum), mulungu (Erythrina spp), paineira (Ceiba speciosa), pororoca (Rapanea guianensis), quaresmeira roxa (Tibouchina granulosa), tamboril (Enterolobium spp), pata-de-vaca (Bauhinia longifólia), algodão-do-cerrado (Cocholospermum regium), assa-peixe (Vernonia polyanthes), pau-terra (Qualea grandiflora), pimenta-de-macaco (Xylopia aromatica), gameleira (Ficus rufa), sem falar em uma grande variedade de gramíneas, bromeliáceas, orquidáceas e outras plantas de menor porte.[4]

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrado

 

Localizando informações no texto:

·Quais são as características da vegetação do Cerrado?

·Em que Estado do Brasil aparece essa vegetação?

·Procure em um dicionário o significado das palavras a seguir:

- Caducifólia:

- Semicaducifólia:

- Endêmicas:

·Escreva o nome de cinco plantas que aparecem no Cerrado.

·Você conhece alguma dessas plantas? Qual?

·Em sua opinião, como podemos fazer para preservar a flora do Cerrado?

 

Mata Atlântica
Características da Mata Atlântica, tipos de vegetação, regiões, árvores típicas, foto, biodiversidade, fauna

Paisagem típica da Mata Atlântica

 

Introdução 

A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. 

A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando se iniciou a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

As principais características da Mata Atlântica são: 

- presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa;
- rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais;
- as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade
- fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.
- na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.

Flora - Exemplos de vegetação da Mata Atlântica. 

- Palmeiras
- Bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas
- Pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro
- Tapiriria
- Andira
- Ananas
- Figueiras

Fauna - Exemplos de espécies animais da Mata Atlântica:

- Mico-leão-dourado (risco de extinção)
- Bugio  (risco de extinção)
- Tamanduá bandeira  (risco de extinção)
- Tatu-canastra (risco de extinção)
- Arara-azul-pequena (risco de extinção)
- Muriqui
- Anta
- Onça Pintada (risco de extinção)
- Jaguatirica 
- Capivara

Curiosidades:

- Alguns povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica. Entre eles, podemos destacar: Kaiagang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Wassu, Krenak, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim.

- É comemorado em 27 de maio o Dia da Mata Atlântica.

- A Mata Atlântica é a segunda maior floresta brasileira, em extensão.

 Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm

 

 

Localizando informações no  texto:

·Quais são as características da vegetação da Mata Atlântica?

·Quais são as causas de a Mata Atlântica estar em processo de extinção? Grife no texto a resposta.

·Escreva o nome da árvore que os portugueses extraiam da Mata Atlântica.

·Em que dia é comemorado o Dia da Mata Atlântica?

·Cite cinco plantas que aparecem na Mata Atlântica.

·Você conhece alguma dessas plantas? Qual?

·Em sua opinião, como podemos fazer para preservar a flora da Mata Atlântica?

- Sugerimos também como fontes para sua pesquisa os seguintes livros:

1) ASSIS, Célia de; et al. Cerrado. (Nossas plantas). Ilustrações de Paulo Ferreira, Ricardo José Nogueira da Silva, Rigoberto do Rosário Jr. São Paulo: FTD, 1994.

 

 cer

 Fonte: acervo da autora

2) ASSIS, Célia de; et al. Mata Atlântica. (Nossas plantas). Ilustrações de Paulo Ferreira, Ricardo José Nogueira da Silva, Rigoberto do Rosário Jr. São Paulo: FTD, 1994. 

 mata

Fonte: acervo da autora

11) Pesquisando com a família: que tal descobrir se há plantas do Sudeste, ou seja, da Mata Atlântica e do Cerrado que estão ameaçadas de extinção? Os alunos deverão pesquisar com seus pais e familiares em casa, e trazer as informações que eles conseguirem, anotadas ou impressas. Se possível, solicite que eles tragam imagens dessas plantas para socializar na rodinha e montar um painel na sala. Veja alguns sítios que você poderá encontrar informações sobre plantas ameaçadas de extinção:

1) Artigo sobre a Mata Atlântica:  http://educar.sc.usp.br/licenciatura/trabalhos/mataatl.htm  - Acesso em 08/12/2012.

2) Plantas ameaçadas de extinção na Mata Atlântica: http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=180&Itemid=69 – Acesso em 07/04/2012

 

12) Socializando a pesquisa: organize os alunos na rodinha e peça para que eles socializem os resultados das pesquisas que eles fizeram em casa com seus familiares. Para tanto, eles deverão ler e mostrar as imagens que trouxeram e em seguida montar um painel na sala com essas imagens para que ele seja exposto no dia da apresentação do projeto.

 

13) Elaboração do Trabalho de Campo: proponha aos seus alunos uma visita a um zoológico ou parque municipal ou estadual, no qual eles poderão encontrar e observar diversas a Flora da região Sudeste (Mata Atlântica, Cerrado ou então e Caatinga), inclusive plantas ameaçadas de extinção.

Para tanto, planeje com eles o dia da visita produzindo com eles um roteiro de observação, que constem dados como:

Roteiro de Observação:

·Local da visita:

·Data:

·Horário:

·Critérios a serem observados:

- Quais plantas encontramos;

- Plantas que fazem parte da flora do Sudeste;

- Características das plantas;

- Plantas que estão ameaçadas de extinção;

- Planta que mais gostou;

- Dentre outras questões.

 

14) Trabalho de campo: no dia da realização do trabalho solicite que os alunos levem consigo pranchetas e lápis e borracha para anotarem o que. Caso peça também que levem lanches e água, caso no local não seja oferecido. Oriente seus alunos durante o trabalho e faça perguntas sobre o tema em estudo para o Guia ou Biólogo que estiver acompanhando seu grupo, dessa forma esse momento se tornará muito rico para sua pesquisa.

- Peça para os responsáveis pelo parque, que se possível eles doem para cada aluno uma muda de plantas da flora do Sudeste, para que eles possam plantar em sua escola ou em suas casas caso tenha espaço.

- Não se esqueça de fotografar o passeio e os animais visitados para que depois revelar essas fotos para compor o dossiê do projeto, bem como expor no dia da apresentação.

15) Relatório: depois do trabalho de campo solicite que os alunos produzam um relatório, contando como foi o trabalho e o que aprenderam com ele. Para a construção do relatório eles poderão consultar o roteiro de observação que preencheram durante o trabalho. Eles também poderão produzir desenhos ou então colocar as fotos que retiraram no passeio.

 

16) Se a sua turma ainda não escreve de forma autônoma, faça uma produção coletiva registrando as informações que eles relatarem.

 

 17) Plantio de plantas do Sudeste – Cerrado e Mata Atlântica

 - Caso você tenha conseguido as mudas de plantas do Cerrado e da Mata Atlântica, reserve uma aula para fazer o plantio das mesmas em sua escola. para tanto, providencie materiais necessários como: pazinhas, regadores, água, adubo, entre outros que achar adequados. Converse com os alunos sobre a importância deste ato e a necessidade de continuarem cuidando daquela árvore. Fotografe esse momento para que ele faça parte do dossiê dos alunos e seja exposto no dia da apresentação do projeto.

18) Preparando a exposição do projeto: professor, decida com seus alunos qual será a forma de socialização do projeto. Vocês poderão fazer uma exposição com todas as pesquisas, fotos, painéis, dentre outras atividades que vocês fizeram e dividir o grupo  decidindo o que cada um vai explicar e apresentar para a comunidade. Que tal gravar um documentário e apresentar para os familiares no final do projeto? Para tanto, será necessário que você filme os seus alunos realizando as diferentes propostas e atividades desenvolvidas durante a realização do projeto.

  

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Nesse momento do projeto,os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:

 

Aluno

Problema

Hipótese

Conclusão

Marcelo

Quais são as partes de uma planta?

A planta tem raiz, folha, e corpo.

Raiz, caule, folhas, e algumas têm flor e fruto.

 

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

- Nessa fase você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.

- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposição, na qual os alunos irão apresentar o que descobriram durante todo o projeto, utilizando para tanto, cartazes, fotos, painéis, maquetes, mudas que foram plantadas por eles, dentre outros recursos.

Organizando a exposição: Nossa flora do Sudeste!

- Professor, lembre-se de retomar com os alunos os conteúdos que foram trabalhados,  e as características de cada bioma e vegetação.

- Confeccione também murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas.

- Ensaie as apresentações, e construa junto com eles enfeites para compor o cenário e combine um vestuário para a apresentação.

- Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as características desse gênero textual;

- Registre o momento da apresentação.

-Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 

Livro em slides sobre a vegetação: 

http://www.slideshare.net/davicante/o-cerrado  - Acesso em 10/04/2012

 

Livro em slides com receitas e flora do cerrado: http://www.slideshare.net/comidamateira/receitas-frutos-do-cerrado - Acesso em 10/04/2012

 

 

Sugestões de links para professores:

  

Sítio de pesquisa: Biomas Brasileiro

 http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm - Acesso em 09/04/12

  

Artigo “O Projeto da Pesquisa”, sitío Pedagogia em Foco.

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm - Acesso em 09/04/2012

 

Sítio de pesquisa: Cerrado e Mata Atlântica: http://www.brasilescola.com/brasil/vegetacao-brasil.htm - Acesso em 08/04/2012

  

Plantas da Mata Atlântica – lista de A a Z. http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Flora_da_Mata_Atl%C3%A2ntica  - Acesso em 08/04/2012

  

Artigo sobre impactos ambientais causados pelo homem na Mata Atlântica:

http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/mata/impactos/impactos.htm  - Acesso em 08/04/2012

 

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

Aula: Conhecendo o bioma em que vivo: Cerrado

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258

Acesso em 09/04/2012

 

 Aula: Pantanal: conhecendo suas belezas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31908

Acesso em 09/04/2012

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Analise se eles compreenderam o significado de flora, se aprenderam características das vegetações do Sudeste conhecendo as plantas que fazem parte dessa região; se participaram do trabalho de campo compreendendo a importância de se preservar a flora do Brasil em especial a do Sudeste. Observe ainda se desenvolveram habilidades de leitura, se resolveram situações-problema e reconheceram a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro de entrevista, relatórios, convites, dentre outros.

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