20/08/2009
Maria da Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Entrar em contato com livros de literatura infantil;
- Identificar os livros de literatura que falam sobre o coelho;
- Produzir arte a partir da literatura.
O (a) professor (a) deve pesquisar, com antecedência, livros de literatura infantil que falem sobre coelhos. Deve levar para a sala de aula e juntar com os livros ali existentes. O (a) professor (a) deve espalhar todos os livros no centro da roda e pedir para as crianças observarem e escolher os livros que eles creem que tratem de coelhos.
Depois disso, o (a) professor (a) pede às crianças para explicar porque elas acham que o livro escolhido fala de coelhos e cada criança vai falar sobre sua escolha. Coletivamente se escolhe um dos livros para ser lido.
O (a) professor (a) lê e, em seguida, propõe ao grupo uma atividade de pintura baseada na história lida. Para tanto, é necessário arrumar as mesas, forradas previamente com jornal, com pincéis e tintas de diferentes cores, dispostas em pequenos potes para que as crianças possam fazer suas produções.
Depois da pintura seca, o (a) professor (a) propõe ao grupo fazer uma moldura para suas produções e fazem uma exposição no mural da escola.
Com esta aula, é possível avaliar os critérios utilizados pelas crianças na escolha do livro, já que ainda não estão alfabetizadas, bem como o nível de representação das crianças através da pintura.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/06/2013
Cinco estrelasaula interessante, trabalha com as estratégias de leitura..
24/03/2010
Cinco estrelasCara colega, aula muito bem elaborada, parabéns!!!
24/03/2010
Quatro estrelasOi Josélia,gostei muito de sua aula,só não entendi direito,você fala em coelho,mas pode ser um animalzinho qualquer né? As crianças adoram brincadeiras com tinta,e esta particularmente eles vão amar. Bjs Críslei