Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música e Geografia: Padrão de consumo/homogeneidade ( O papa é pop)

 

07/05/2012

Autor e Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de posicionar criticamente perante sua contribuição ao padrão de consumo imposto pela sociedade na contemporaneidade.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- escalas de análises: geográfica x cartográfica;

- espaço geográfico/espaço globalizado - compreensão do processo de globalização a partir das transformações políticas e econômicas, com destaque para o mundo nas ultimas décadas do século XX até os dias de hoje.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula com um áudio e/ou vídeo para facilitar o tema proposto. Aqui vamos sugerir um áudio de uma música do grupo musical Engenheiros do Hawaii.

 

TEXTO 01:

O papa é pop - Engenheiros do Hawaii

Todo mundo tá relendo o que nunca foi lido

Todo mundo ta comprando os mais vendidos

É qualquer nota, qualquer notícia

Páginas em branco, fotos coloridas

Qualquer nova, qualquer notícia

Qualquer coisa que se mova é um alvo

E ninguém ta salvo.

 

Todo mundo tá revendo o que nunca foi visto

Tá na cara, tá na capa da revista

Qualquer nota, uma nota preta

Páginas em branco fotos coloridas

Qualquer rota, rotatividade 

Qualquer coisa que se mova é um alvo...

 

E ninguém ta salvo

Um disparo, um estouro!!!

 

O papa é pop, o papa é pop

O pop não poupa ninguém

O papa levou um tiro à queima roupa

O pop não poupa ninguém

 

Uma palavra na tua camiseta

O planeta na tua cama

Uma palavra escrita a lápis

Eternidades da semana

 

Qualquer nota, qualquer notícia

Páginas em branco fotos coloridas

Qualquer coisa quase nova

Qualquer coisa que se mova é um alvo

E ninguém ta salvo!

Um disparo, um estouro!!!

 

 

O papa é pop, o papa é pop

O pop não poupa ninguém

O papa levou um tiro à queima roupa

O pop não poupa ninguém

 

Toda catedral é populista

É pop, é macumba pra turista

Mas afinal o que é rock n' roll?

Os óculos do John ou olhar do Paul?

 

 

O papa é pop, o papa é pop

O pop não poupa ninguém

O papa levou um tiro à queima roupa

O pop não poupa ninguém

 

O papa é pop, o papa é pop

O pop não poupa ninguém

O papa levou um tiro à queima roupa

O pop não poupa, o pop não poupa

O pop não poupa

Ninguém.

Fonte: http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/o-papa-e-pop.html#ixzz1sFvwuU5X

2o. Passo:

Professor (a), após os alunos ouvirem a música "O papa é pop", divida a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas e peça que cada grupo tente discutir o áudio relacionando com as palavras-chave do tema da aula: PADRÃO DE CONSUMO/HOMOGENEIDADE (escreva essas palavras na lousa ou quadro negro).

 

3o. Passo:

Professor(a), o passo agora é fazer uma discussão com todos da turma iniciando com a fala de 1 a 2 alunos de cada grupo, dividido anteriormente. A escolha desses alunos pode ser decidida entre eles mesmos. É importante pedir atenção de todos da turma na exposição de cada aluno, salientando o respeito com as diversas falas e opiniões que serão colocadas.

 

4o. Passo:

Professor(a), dando continuidade nas exposições, oriente as discussões pegando trechos da música e fazendo conexões com os conhecimentos prévios trabalhados em aulas anteriores. Conhecimentos já supracitados.

- Aqui você poderá falar sobre a difusão e do maior acesso às inovações tecnológicas;

5o. Passo:

Professor(a), utilize um projetor e apresente as imagens abaixo:

Figura a. Google e Facebook

Sites de relacionamentos

Fonte: http://www.midiatismo.com.br/comunicacao-digital/o-que-o-google-tem-que-melhorar-para-tentar-derrubar-o-facebook

 

Figura b. Tênis

Nike

Fonte: http://www.tudonovo.org/tenis-nike-colorido/

 

Figura c. Twitter

Twiter

 
ATIVIDADE 01
- Peça aos alunos, dentro dos grupos já estabelecidos, que façam a leitura das imagens acima. Depois peça que eles façam uma conexão/paralelo com os trechos da música. Para concluir a ideia da atividade, diga a cada grupo que organizem um pequeno texto, fazendo uma consideração sobre os padrões de consumo impostos pela sociedade. Que neste texto contenha a contribuição dos alunos quanto ao rompimento dos padrões impostos pelo atual modelo de desenvolvimento. Se é possível romper com isso?
 
6 o. Passo:
Professor(a), finalize esta etapa agradecendo a turma pela participação dos mesmos no desenvolvimento da aula.
 
AULA 02
7 o. Passo:
Professor(a), retome o raciocínio e as ideias trabalhadas na aula 01, mas não delongue muito para não ficar exaustivo. 
 
8 o. Passo:
Professor(a), peça aos grupos que se reúnam novamente para dar continuidade à atividade iniciada no final da Aula 01. Determine um tempo de aproximadamente 15 minutos para eles terminarem a execução da Atividade 01.
 
9 o. Passo:
Apresentação dos grupos:
Nesta etapa os grupos irão esboçar as ideias discutidas no grupo e depois irão dizer o que o grupo pensou sobre a possibilidade de romper ou não com os padrões de consumo da contemporaneidade, se isso é possível.
 
10 o.Passo:
Professor(a), agora é a etapa final, procure pegar falas e trechos expostos por cada grupo, durante as apresentações e até mesmo do debate anterior ao exercício. Isso irá valorizar e significará muito para os alunos. A partir daí faça uma consideração final da temática da aula.
 
- Aqui você pode falar das diversas faces que estão "embutidas" dentro do processo de globalização, como viés econômico (mundialização da economia e dos processos de produção dos produtos), o social (a falácia da inclusão das pessoas no processo), o cultural (o direcionamento das pessoas pra um determinado evento turístico, teatral, cinema etc), o ambiental (o discurso da sustentabilidade como marketing) etc.
 
- Coloque a imagem abaixo de fundo quando for tecer os comentários finais. E repita a música da Aula 01 para fixar ainda mais as reflexões.
 
Figura d. Globalização
faces da globalização
Recursos Complementares

ROMUALDO, Sanderson dos Santos. GLOBALIZAÇÃO: CONSUMISMO E ALIENAÇÃO. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503>, acesso em: 28 mar. 2012.

LOPES, Leandro Faber. CONSUMO E CONSUMISMO: QUAL O PAPEL DO CONSUMIDOR CONSCIENTE?. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25673>, acesso em: 28 mar. 2012.

VÍDEO -  GLOBALIZAÇÃO, CONSUMO E MEIO AMBIENTE. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=mUQ462XTlO8>, acesso em acesso em: 04 abr. 2012 

VÍDEO - GLOBALIZAÇÃO MILTON SANTOS: O MUNDO VISTO DO LADO DE CÁ. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM&feature=related>, acesso em: 04 abr. 2012.

VÍDEO - DOCUMENTÁRIO: MILTON SANTOS POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=K6EIIQNsoJU&feature=related>, acesso em 08 abr. 2012.

Avaliação

Professor(a), a avaliação é progressiva e constante. Para esta aula você se ater as participações nos debates que foram propostos durante as aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Venancia, C. E. Robson Martins , Maranhão - disse:
    nancyamare2012@gmail.com

    08/11/2014

    Quatro estrelas

    Ótimo, também gosto de trabalhar com música.usei Parabolicamará de Gilberto Gil pra trabalhar globalização. A turma gostou.


  • QUETSIA SOARES MARINHO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA IZABEL DOS SANTOS , Amazonas - disse:
    QSM20@HOTMAIL.COM

    11/07/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa! Amai a sugestão!


  • Luciana, Escola Estadual Aurelio Pires , Minas Gerais - disse:
    lu.limam@hotmail.com

    15/09/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a elaboração dessa aula, difrente o que estamos relmente precisando para chegar aos nossos alunos, que de certa forma não estão querendo nada. evitando que sejam aulas cansativas e rotineiras.Vou utilizar esse recurso em minhas aulas,sobre globalização. obrigada


  • Leda, EEEFM MARIA DE ABREU ALVIM , Espírito Santo - disse:
    leda.luz@hotmail.com

    06/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente! Foi muito útil p/minha aula. é o 1º ano que trabalho esta disciplina.


  • Ronis Berg Silva, Municipal , Rio Grande do Sul - disse:
    ronisrock@hotmail.com

    08/05/2012

    Cinco estrelas

    Ótima idéia. Levei o violão para a sala de aula e assim consegui chamar a atenção dos alunos. O Papa é Pop é uma ótima música para trabalhar sobre a globalização. Outra sugestão de música é Geração coca-cola da Legião Urbana.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.