07/05/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
O aluno deverá ser capaz de posicionar criticamente perante sua contribuição ao padrão de consumo imposto pela sociedade na contemporaneidade.
- escalas de análises: geográfica x cartográfica;
- espaço geográfico/espaço globalizado - compreensão do processo de globalização a partir das transformações políticas e econômicas, com destaque para o mundo nas ultimas décadas do século XX até os dias de hoje.
AULA 1
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula com um áudio e/ou vídeo para facilitar o tema proposto. Aqui vamos sugerir um áudio de uma música do grupo musical Engenheiros do Hawaii.
TEXTO 01:
O papa é pop - Engenheiros do Hawaii
Todo mundo tá relendo o que nunca foi lido
Todo mundo ta comprando os mais vendidos
É qualquer nota, qualquer notícia
Páginas em branco, fotos coloridas
Qualquer nova, qualquer notícia
Qualquer coisa que se mova é um alvo
E ninguém ta salvo.
Todo mundo tá revendo o que nunca foi visto
Tá na cara, tá na capa da revista
Qualquer nota, uma nota preta
Páginas em branco fotos coloridas
Qualquer rota, rotatividade
Qualquer coisa que se mova é um alvo...
E ninguém ta salvo
Um disparo, um estouro!!!
O papa é pop, o papa é pop
O pop não poupa ninguém
O papa levou um tiro à queima roupa
O pop não poupa ninguém
Uma palavra na tua camiseta
O planeta na tua cama
Uma palavra escrita a lápis
Eternidades da semana
Qualquer nota, qualquer notícia
Páginas em branco fotos coloridas
Qualquer coisa quase nova
Qualquer coisa que se mova é um alvo
E ninguém ta salvo!
Um disparo, um estouro!!!
O papa é pop, o papa é pop
O pop não poupa ninguém
O papa levou um tiro à queima roupa
O pop não poupa ninguém
Toda catedral é populista
É pop, é macumba pra turista
Mas afinal o que é rock n' roll?
Os óculos do John ou olhar do Paul?
O papa é pop, o papa é pop
O pop não poupa ninguém
O papa levou um tiro à queima roupa
O pop não poupa ninguém
O papa é pop, o papa é pop
O pop não poupa ninguém
O papa levou um tiro à queima roupa
O pop não poupa, o pop não poupa
O pop não poupa
Ninguém.
Fonte: http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/o-papa-e-pop.html#ixzz1sFvwuU5X
2o. Passo:
Professor (a), após os alunos ouvirem a música "O papa é pop", divida a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas e peça que cada grupo tente discutir o áudio relacionando com as palavras-chave do tema da aula: PADRÃO DE CONSUMO/HOMOGENEIDADE (escreva essas palavras na lousa ou quadro negro).
3o. Passo:
Professor(a), o passo agora é fazer uma discussão com todos da turma iniciando com a fala de 1 a 2 alunos de cada grupo, dividido anteriormente. A escolha desses alunos pode ser decidida entre eles mesmos. É importante pedir atenção de todos da turma na exposição de cada aluno, salientando o respeito com as diversas falas e opiniões que serão colocadas.
4o. Passo:
Professor(a), dando continuidade nas exposições, oriente as discussões pegando trechos da música e fazendo conexões com os conhecimentos prévios trabalhados em aulas anteriores. Conhecimentos já supracitados.
- Aqui você poderá falar sobre a difusão e do maior acesso às inovações tecnológicas;
5o. Passo:
Professor(a), utilize um projetor e apresente as imagens abaixo:
Figura a. Google e Facebook
Figura b. Tênis
Fonte: http://www.tudonovo.org/tenis-nike-colorido/
Figura c. Twitter
ROMUALDO, Sanderson dos Santos. GLOBALIZAÇÃO: CONSUMISMO E ALIENAÇÃO. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503>, acesso em: 28 mar. 2012.
LOPES, Leandro Faber. CONSUMO E CONSUMISMO: QUAL O PAPEL DO CONSUMIDOR CONSCIENTE?. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25673>, acesso em: 28 mar. 2012.
VÍDEO - GLOBALIZAÇÃO, CONSUMO E MEIO AMBIENTE. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=mUQ462XTlO8>, acesso em acesso em: 04 abr. 2012
VÍDEO - GLOBALIZAÇÃO MILTON SANTOS: O MUNDO VISTO DO LADO DE CÁ. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM&feature=related>, acesso em: 04 abr. 2012.
VÍDEO - DOCUMENTÁRIO: MILTON SANTOS POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=K6EIIQNsoJU&feature=related>, acesso em 08 abr. 2012.
Professor(a), a avaliação é progressiva e constante. Para esta aula você se ater as participações nos debates que foram propostos durante as aulas.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2014
Quatro estrelasÓtimo, também gosto de trabalhar com música.usei Parabolicamará de Gilberto Gil pra trabalhar globalização. A turma gostou.
11/07/2013
Quatro estrelasMuito boa! Amai a sugestão!
15/09/2012
Cinco estrelasAdorei a elaboração dessa aula, difrente o que estamos relmente precisando para chegar aos nossos alunos, que de certa forma não estão querendo nada. evitando que sejam aulas cansativas e rotineiras.Vou utilizar esse recurso em minhas aulas,sobre globalização. obrigada
06/06/2012
Cinco estrelasExcelente! Foi muito útil p/minha aula. é o 1º ano que trabalho esta disciplina.
08/05/2012
Cinco estrelasÓtima idéia. Levei o violão para a sala de aula e assim consegui chamar a atenção dos alunos. O Papa é Pop é uma ótima música para trabalhar sobre a globalização. Outra sugestão de música é Geração coca-cola da Legião Urbana.