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O cerrado brasileiro na atualidade

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Mediante o contexto atual em que se encontra o cerrado brasileiro, o aluno deverá ser capaz de posicionar criticamente frente à degradação ambiental acentuada do bioma em questão. Sendo que o(a) professor(a), junto aos alunos, deverá:

- Promover a discussão sobre a importância do Cerrado na configuração da paisagem de algumas regiões brasileiras;

- Analisar, com auxílio de imagens e reportagens a degradação acentuada em que se encontra o Cerrado.

- Fomentar a discussão e a reflexão sobre a importância do Cerrado, identificando e analisando as formas de sua ocupação, os processos de degradação e as propostas para a sua recuperação e preservação.

Duração das atividades
04 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Geologia/Geomorfologia - formação física da Terra, estrutura interna e externa do Planeta.

- Biomas mundiais e brasileiros;

- Vegetação e clima - importantes para a compreensão da formação dos diferentes biomas existente no mundo;

- Hidrografia.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie este primeiro passo com uma breve discussão sobre os biomas brasileiros e mundiais. 

- Aqui você poderá perguntar sobre o que eles lembram de algum bioma específico. 

- Fale um pouco sobre o bioma Cerrado de uma forma geral: fale de suas características e problemáticas. 

- Passe os dois vídeos a seguir para concluir esta etapa introdutória.

VÍDEO 01 - CERRADO

video 01

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YF3MreD9xXE&feature=related, acesso em 19 abr. 2012.

 

VÍDEO 02 - GLOBO REPÓRTER CERRADO PARTE 03 - 13.11.2009

video 02

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=sNd7JPoG2uA&feature=related, acesso em 19 abr. 2012.

 

2o. Passo:

Professor(a), após os alunos assistirem os vídeos, faça uma discussão inicial sobre os aspectos mostrados nos vídeos. Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua uma folha com as seguintes questões:

ATIVIDADE 01

 

a) Como o Cerrado é mostrado   nos vídeos?

b) Além de abrigar uma rica biodiversidade, o Cerrado também abriga culturas populares. Que culturas são essas?

c) Segundo os vídeos, qual é a relação da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa) com o Cerrado?

d) De acordo com os vídeos, de que forma o Cerrado vem sendo degradado?

 

 

- Professor, peça que cada grupo trabalhe uma questão e depois faça um comentário geral abordando todas as questões junto aos alunos.

3o. Passo:

Apresente os textos 01 e 02 abaixo para problematizar ainda mais o processo de degradação do Cerrado brasileiro. Reproduza cópias dos dois textos para cada grupo.

Texto 01

Cerrado

Extensão aproximada: 2.036.448 quilômetros quadrados O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e bom parte de Goiás (97%), de Tocantins (91%), do Maranhão (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), além de cobrir áreas menores de outros seis Estados. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6.500 espécies de plantas já catalogadas.

No Cerrado predominam formações da savana e clima tropical quente subúmido, com uma estação seca e uma chuvosa e temperatura média anual entre 22 °C e 27 °C. Além dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regiões florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso d’água e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados e que é composta de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gramíneas (estas são constituídas por plantas de diversas espécies, como gramas e bambus).

Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia/biomas-brasileiros/print, acesso em: 24 abr. 2011.

Texto 02

Cerrado Brasileiro é exemplo na produção agrícola tropical

Se há três décadas plantar soja no Cerrado brasileiro poderia ser considerado um sonho, hoje a produção dessa região, responsável por 60% da oleaginosa brasileira, é um exemplo para o mundo tropical, que precisa vencer barreiras de clima e solo para aumentar a oferta de alimentos. Melhor do que isso só mesmo a afirmativa do pesquisador Edson Lobato: "o Brasil pode aumentar a oferta de alimentos pelo ganho de produtividade e pela incorporação de novas áreas". Conferencista do Workshop Internacional sobre Agricultura Tropical, que se realiza em Brasília até esta quarta-feira (19/07), Lobato diz que tecnologias como a correção da acidez do solo, adubação fosfotada e o plantio direto (técnica utilizada em 55% das lavouras com grãos) têm contribuição direta no avanço da agricultura em regiões até pouco tempo com baixa produtividade ou até mesmo zero.  
Para o especialista, o uso sustentável da terra e o investimento em técnicas adequadas podem proporcionar o plantio, em mais 60 milhões de hectares, de um total de 204 milhões de hectares do Cerrado. "Até agora temos 139 milhões de hectares cultiváveis, há 60 milhões de hectares em estoque e outros 32 milhões de hectares na reserva", observou Edson Lobato, laureado com o Prêmio Mundial de Alimentos 2006, concedido aqueles que contribuem com o fornecimento de alimento para o mundo. 

Segundo Lobato, os programas tecnológicos direcionados à região não contribuíram apenas para a mudança no mapa agrícola nacional, mas também para a economia dos Estados localizados nessa nova fronteira da agropecuária. Até então, municípios atualmente considerados celeiros de grãos, como Rondonópolis, no Mato Grosso, pagavam para produzir. A rentabilidade da soja ilustra bem esse caso. Em 1975, os sojicultores de Rondonópolis registravam 25 sacas/hectare, a um custo de produção de 21 sacas/hectare. Ou seja: tinham uma renda líquida de apenas 4 sacas/hectare. O salto começou em 1990, com a produtividade passando para 54 sacas/hectare, com desembolso de 45 sacas/hectare para pagar o custo e 9/sacas/hectare de volta no bolso. 

Por conta do aumento da produção e produtividade entre 1975 e 2000, o custo do alimento foi reduzido, em média, 5% por ano. Por outro lado, o índice de condição de vida de vários municípios do Cerrado melhorou 47% entre a décadas de 70 e 90.

A contribuição do cerrado na produção nacional:

Soja - 60%

Café - 59%

Feijão - 45%  

Milho - 44%  

Sorgo - 81%

Carne bovina - 55%

Cana-de-açúcar -10% (cerca de) 


Região do Cerrado

Área total: 204 milhões de hectares

Área cultivável: 139 milhões de hectares

Culturas anuais: 14 milhões de hectares

Culturas perenes: 3,5 milhões de hectares

Pastagens cultivadas: 61 milhões de hectares

Fonte: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2006/foldernoticia.2006-07-03.1126368809/noticia.2006-07-18.6987174436/, acesso em: 18 mar 2012.

4o. Passo:

Professor(a), comece a comentar junto aos grupos sobre os dois textos anteriores sempre fazendo conexões com os vídeos e conceitos discutidos em aulas anteriores:

I. Bacias hidrográficas;

II. Precipitação acumulada e médias/amplitudes térmicas;

III. Relevo brasileiro a partir da classificação do Prof. Jurandyr Ross.

IV. Lixiviação, laterização e nutrição do solo.

- Aqui o Professor(a) poderá escolher enfatizar um pouco mais de um dos tópicos acima levantados, aquele em que a turma tenha um pouco mais de defasagem.

Professor(a), termine a aula dizendo aos alunos que o assunto continuará sendo abordado em outra aula, devida a grande pertinência de se refletir, compreender o Cerrado como um Bioma importantíssimo para o território brasileiro.

 

AULA 02

5o.Passo:

Professor(a), faça uma breve consideração inicial da aula levantando os pontos abordados na aula anterior. Na sequência, apresente o que será trabalhado na presente aula: CRIMES AMBIENTAIS. Já peça para os grupos se reunirem novamente. A formação dos grupos não necessariamente precisa ser a mesma da aula anterior. 

- Pergunte aos grupos o que eles sabem sobre o assunto: CRIMES AMBIENTAIS.

6o. Passo:

Apresente o TEXTO 03 para ajudar na explicação sobre os crimes ambientais.

 

TEXTO 03
[...] Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Atualmente, vivem ali cerca de 20 milhões de pessoas. Essa população é majoritariamente urbana e enfrenta problemas como desemprego, falta de habitação e poluição, entre outros. A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na região, contaminou os rios de mercúrio e contribuiu para seu assoreamento. A mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos. Na economia, também se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas [...]

Fonte: http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm, acesso em 12 Abr. 2011.

 

- Depois apresente o Vídeo 03  e Vídeo 04 que corroborarão para a elucidação da temática. Antes de apresentar os vídeos, faça uma pequena consideração dos mesmos apontando os aspectos que os alunos deverão observar, como, por exemplo: tipos de violação que o bioma vem sofrendo, ação antrópica na degradação, reações das espécies animais e vegetais agredidas, etc. Diga aos alunos que os vídeos vão ao encontro da aula anterior e darão prosseguimento ao desenvolvimento da temática.

VÍDEO 03 - GLOBO REPÓRTER CERRADO PARTE 4 13.11.2009

video  03

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QELU6KjgMok&feature=related, acesso em: 12 abr. 2011.

Vídeo 04 - GLOBO REPÓRTER CERRADO PARTE 5 13.11.2009.

video 04

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IF3McGEsASw&feature=related, acesso em: 12 abr. 2011.

- Professor(a), paralelo a este passo, proponha a ATIVIDADE 02.

ATIVIDADE 02

 

Os grupos irão elencar os desafios enfrentados pelo Cerrado brasileiro a partir dos vídeos e do texto 03. É importante que os grupos também discutam algumas tomadas de decisões para a preservação do Cerrado.

7o. Passo:

Professor(a), busque destacar junto aos alunos o grau de importância desse bioma que tem origem desde os tempos mais remotos. O Prof. e Geógrafo Físico Aziz Ab'Saber, dentre outros, coloca a origem do Cerrado em algum momento do Quaternário (Eras Geológicas).

Professor(a), peça aos grupos que relatem para os outros os pontos levantados e das ideias sugeridas para conter a intensificação da degradação do Bioma em questão.

8o. Passo:

- Peça a eles que tragam para a próxima aula uma pesquisa sobre crimes ambientais

  1. O que são crimes ambientais?
  2. O que a mídia - telejornais, internet, impressos etc. - tem noticiado a respeito dos crimes que têm ocorrido no Bioma Cerrado?
  3. Como as governanças, nas diferenças escalas local, estadual e federal têm reagidos quanto aos supostos crimes ambientais?
  4. Peça para os alunos levantarem por meio do software free Google Earth ou do site http://maps.google.com.br/ o avanço da degradação do Bioma aqui trabalhado. Caso a realidade do colégio se situar no território do Bioma, peça também para registrarem (vídeos, fotografias tc.) tal degradação.
  5. Peça também um levantamento da percepção e depoimentos de pessoas que vivem em meio ao Cerrado. Busque informações do impacto da degradação na vida delas.

AULA 03 - Apresentação da pesquisa e conhecendo a Lei de Crimes Ambientais - Parte 01

9o. Passo: 

Professor(a), peça para os grupos se organizarem e organize um breve bate papo entre os grupos.

ATIVIDADE 03

- Nesta atividade, os grupos irão compartilhar e fazer algumas considerações acerca do pesquisado. Peça aos alunos para concentrarem mais nas discussões das perguntas 1, 2 e 3. A questões 4 e 5 serão trabalhadas no decorrer da aula.

10o. Passo:

Professor(a), para embasar ainda mais os crimes levantados através das pesquisas realizadas pelos grupos, é importante você falar da Lei de crimes ambientais. Apresente a Lei 9.605/1998 que "dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências" 

 

Links contento a Lei supra

Lei 9.605/1998  (Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/lei.html>, acesso em: 19 Abr. 2012).

Lei 9.605/1998 (Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>, acesso em: 30 Jul. 2012.

 

11o. Passo:

Atividade 04

Peça aos grupos para listarem os crimes levantados na pesquisa. Nesta etapa, eles irão trabalhar as questões 4 e 5 da pesquisa.

 

AULA 04 - Apresentação da pesquisa e conhecendo a Lei de Crimes Ambientais - Parte 02

12o. Passo:

Professor(a), os grupos continuarão a Atividade 04 finalizando com as questões levantadas pela população na questão 05.

13o. Passo:

Professor(a), nesta etapa os grupos irão apresentar para a turma os levantamentos feitos com base na Lei de Crimes Ambientais. À medida que os grupos forem apresentando monte um painel para expor para toda a comunidade escolar.

- Este painel deverá ter alguns elementos importantes para que a comunidade escolar entenda todo o processo trabalhado nas diferentes aulas. Sendo assim: um mapa dos estados que abrangem o Bioma; fragmentos da Lei de Crimes Ambientais; os registros das atividades 01, 02, 03 e 04; a pesquisa feita em casa e a criatividade da turma.

- Como sugestão para apresentar os trabalhos: apresentação oral de um ou dois alunos do grupo.

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO

Para uma melhor apreciação dos trabalhos a serem apresentados, é importante que os alunos designados para apresentação sigam o roteiro abaixo:

1- INTRODUÇÃO 

Apresentação do tema e motivação do grupo pelo pesquisado - Falando da Lei de Crimes Ambientais e os crimes pesquisados;

2- DESENVOLVIMENTO

Contextualização do tema e problematização - o crime ambiental pesquisado e apontamentos na legislação do fato; 

3- SOCIALIZAÇÃO DO TEMA

Este será o momento que o grupo vai abrir para perguntas e colaboração de ideias para enriquecer a apresentação

4- CONSIDERAÇÕES AO TEMA

O grupo irá expor suas opiniões quanto aos crimes ambientais.

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS

O grupo irá fazer todo um apanhado da apresentação e colocar suas reflexões mediante a problemática.

Observação - esta exposição oral poderá vir acompanhada de outros levantamentos para ajudar: quadro de giz, slides, um resumo do trabalho para os outros grupos etc.

Recursos Complementares

COPOLA, Gina. A LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS, COMENTADA ARTIGO POR ARTIGO. Disponível em:<http://www.acopesp.org.br/artigos/a_lei_dos_crimes_ambientais1.htm>, acesso em: 12 abri 2012.;

BLOG MEIO AMBIENTE. Disponível em:<http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/>, acesso em 12 abr. 2012;

BOM DIA BRASIL - CERRADO BIOMAS DO BRASIL. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=1DL39hKwb9o>, acesso em: 15 nov. 2011.

LEIS E CRIMES CONTRA O CERRADO BRASILEIRO. Disponível em: <http://www.vilaboadegoias.com.br/cerrado/leisdecrimes_ambientais.htm>, acesso em: 08 Mai. 2012.

MEIO AMBIENTE. Disponível em: <http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/>, acesso em: 22 Mai. 2012.

Avaliação

Professor(a), avalie todo o processo das duas aulas, principalmente a participação dos alunos durante as discussões e o envolvimento dos grupos formados nas atividades 01, 02, 03 e 04.

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