31/07/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Mediante o contexto atual em que se encontra o cerrado brasileiro, o aluno deverá ser capaz de posicionar criticamente frente à degradação ambiental acentuada do bioma em questão. Sendo que o(a) professor(a), junto aos alunos, deverá:
- Promover a discussão sobre a importância do Cerrado na configuração da paisagem de algumas regiões brasileiras;
- Analisar, com auxílio de imagens e reportagens a degradação acentuada em que se encontra o Cerrado.
- Fomentar a discussão e a reflexão sobre a importância do Cerrado, identificando e analisando as formas de sua ocupação, os processos de degradação e as propostas para a sua recuperação e preservação.
- Geologia/Geomorfologia - formação física da Terra, estrutura interna e externa do Planeta.
- Biomas mundiais e brasileiros;
- Vegetação e clima - importantes para a compreensão da formação dos diferentes biomas existente no mundo;
- Hidrografia.
AULA 01
1o. Passo:
Professor(a), inicie este primeiro passo com uma breve discussão sobre os biomas brasileiros e mundiais.
- Aqui você poderá perguntar sobre o que eles lembram de algum bioma específico.
- Fale um pouco sobre o bioma Cerrado de uma forma geral: fale de suas características e problemáticas.
- Passe os dois vídeos a seguir para concluir esta etapa introdutória.
VÍDEO 01 - CERRADO
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YF3MreD9xXE&feature=related, acesso em 19 abr. 2012.
VÍDEO 02 - GLOBO REPÓRTER CERRADO PARTE 03 - 13.11.2009
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=sNd7JPoG2uA&feature=related, acesso em 19 abr. 2012.
2o. Passo:
Professor(a), após os alunos assistirem os vídeos, faça uma discussão inicial sobre os aspectos mostrados nos vídeos. Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua uma folha com as seguintes questões:
ATIVIDADE 01
a) Como o Cerrado é mostrado nos vídeos? b) Além de abrigar uma rica biodiversidade, o Cerrado também abriga culturas populares. Que culturas são essas? c) Segundo os vídeos, qual é a relação da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa) com o Cerrado? d) De acordo com os vídeos, de que forma o Cerrado vem sendo degradado? |
- Professor, peça que cada grupo trabalhe uma questão e depois faça um comentário geral abordando todas as questões junto aos alunos.
3o. Passo:
Apresente os textos 01 e 02 abaixo para problematizar ainda mais o processo de degradação do Cerrado brasileiro. Reproduza cópias dos dois textos para cada grupo.
CerradoExtensão aproximada: 2.036.448 quilômetros quadrados O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e bom parte de Goiás (97%), de Tocantins (91%), do Maranhão (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), além de cobrir áreas menores de outros seis Estados. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6.500 espécies de plantas já catalogadas. No Cerrado predominam formações da savana e clima tropical quente subúmido, com uma estação seca e uma chuvosa e temperatura média anual entre 22 °C e 27 °C. Além dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regiões florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso d’água e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados e que é composta de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gramíneas (estas são constituídas por plantas de diversas espécies, como gramas e bambus). |
Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia/biomas-brasileiros/print, acesso em: 24 abr. 2011.
Cerrado Brasileiro é exemplo na produção agrícola tropical Se há três décadas plantar soja no Cerrado brasileiro poderia ser considerado um sonho, hoje a produção dessa região, responsável por 60% da oleaginosa brasileira, é um exemplo para o mundo tropical, que precisa vencer barreiras de clima e solo para aumentar a oferta de alimentos. Melhor do que isso só mesmo a afirmativa do pesquisador Edson Lobato: "o Brasil pode aumentar a oferta de alimentos pelo ganho de produtividade e pela incorporação de novas áreas". Conferencista do Workshop Internacional sobre Agricultura Tropical, que se realiza em Brasília até esta quarta-feira (19/07), Lobato diz que tecnologias como a correção da acidez do solo, adubação fosfotada e o plantio direto (técnica utilizada em 55% das lavouras com grãos) têm contribuição direta no avanço da agricultura em regiões até pouco tempo com baixa produtividade ou até mesmo zero. Segundo Lobato, os programas tecnológicos direcionados à região não contribuíram apenas para a mudança no mapa agrícola nacional, mas também para a economia dos Estados localizados nessa nova fronteira da agropecuária. Até então, municípios atualmente considerados celeiros de grãos, como Rondonópolis, no Mato Grosso, pagavam para produzir. A rentabilidade da soja ilustra bem esse caso. Em 1975, os sojicultores de Rondonópolis registravam 25 sacas/hectare, a um custo de produção de 21 sacas/hectare. Ou seja: tinham uma renda líquida de apenas 4 sacas/hectare. O salto começou em 1990, com a produtividade passando para 54 sacas/hectare, com desembolso de 45 sacas/hectare para pagar o custo e 9/sacas/hectare de volta no bolso. Por conta do aumento da produção e produtividade entre 1975 e 2000, o custo do alimento foi reduzido, em média, 5% por ano. Por outro lado, o índice de condição de vida de vários municípios do Cerrado melhorou 47% entre a décadas de 70 e 90. A contribuição do cerrado na produção nacional: Soja - 60% Café - 59% Feijão - 45% Milho - 44% Sorgo - 81% Carne bovina - 55% Cana-de-açúcar -10% (cerca de) Área total: 204 milhões de hectares Área cultivável: 139 milhões de hectares Culturas anuais: 14 milhões de hectares Culturas perenes: 3,5 milhões de hectares Pastagens cultivadas: 61 milhões de hectares |
Fonte: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2006/foldernoticia.2006-07-03.1126368809/noticia.2006-07-18.6987174436/, acesso em: 18 mar 2012.
4o. Passo:
Professor(a), comece a comentar junto aos grupos sobre os dois textos anteriores sempre fazendo conexões com os vídeos e conceitos discutidos em aulas anteriores:
I. Bacias hidrográficas;
II. Precipitação acumulada e médias/amplitudes térmicas;
III. Relevo brasileiro a partir da classificação do Prof. Jurandyr Ross.
IV. Lixiviação, laterização e nutrição do solo.
- Aqui o Professor(a) poderá escolher enfatizar um pouco mais de um dos tópicos acima levantados, aquele em que a turma tenha um pouco mais de defasagem.
- Professor(a), termine a aula dizendo aos alunos que o assunto continuará sendo abordado em outra aula, devida a grande pertinência de se refletir, compreender o Cerrado como um Bioma importantíssimo para o território brasileiro.
AULA 02
5o.Passo:
Professor(a), faça uma breve consideração inicial da aula levantando os pontos abordados na aula anterior. Na sequência, apresente o que será trabalhado na presente aula: CRIMES AMBIENTAIS. Já peça para os grupos se reunirem novamente. A formação dos grupos não necessariamente precisa ser a mesma da aula anterior.
- Pergunte aos grupos o que eles sabem sobre o assunto: CRIMES AMBIENTAIS.
6o. Passo:
Apresente o TEXTO 03 para ajudar na explicação sobre os crimes ambientais.
[...] Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Atualmente, vivem ali cerca de 20 milhões de pessoas. Essa população é majoritariamente urbana e enfrenta problemas como desemprego, falta de habitação e poluição, entre outros. A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na região, contaminou os rios de mercúrio e contribuiu para seu assoreamento. A mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos. Na economia, também se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas [...] |
Fonte: http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm, acesso em 12 Abr. 2011.
- Depois apresente o Vídeo 03 e Vídeo 04 que corroborarão para a elucidação da temática. Antes de apresentar os vídeos, faça uma pequena consideração dos mesmos apontando os aspectos que os alunos deverão observar, como, por exemplo: tipos de violação que o bioma vem sofrendo, ação antrópica na degradação, reações das espécies animais e vegetais agredidas, etc. Diga aos alunos que os vídeos vão ao encontro da aula anterior e darão prosseguimento ao desenvolvimento da temática.
VÍDEO 03 - GLOBO REPÓRTER CERRADO PARTE 4 13.11.2009
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QELU6KjgMok&feature=related, acesso em: 12 abr. 2011.
Vídeo 04 - GLOBO REPÓRTER CERRADO PARTE 5 13.11.2009.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IF3McGEsASw&feature=related, acesso em: 12 abr. 2011.
- Professor(a), paralelo a este passo, proponha a ATIVIDADE 02.
ATIVIDADE 02
Os grupos irão elencar os desafios enfrentados pelo Cerrado brasileiro a partir dos vídeos e do texto 03. É importante que os grupos também discutam algumas tomadas de decisões para a preservação do Cerrado. |
7o. Passo:
Professor(a), busque destacar junto aos alunos o grau de importância desse bioma que tem origem desde os tempos mais remotos. O Prof. e Geógrafo Físico Aziz Ab'Saber, dentre outros, coloca a origem do Cerrado em algum momento do Quaternário (Eras Geológicas).
Professor(a), peça aos grupos que relatem para os outros os pontos levantados e das ideias sugeridas para conter a intensificação da degradação do Bioma em questão.
8o. Passo:
- Peça a eles que tragam para a próxima aula uma pesquisa sobre crimes ambientais
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AULA 03 - Apresentação da pesquisa e conhecendo a Lei de Crimes Ambientais - Parte 01
9o. Passo:
Professor(a), peça para os grupos se organizarem e organize um breve bate papo entre os grupos.
ATIVIDADE 03
- Nesta atividade, os grupos irão compartilhar e fazer algumas considerações acerca do pesquisado. Peça aos alunos para concentrarem mais nas discussões das perguntas 1, 2 e 3. A questões 4 e 5 serão trabalhadas no decorrer da aula.
10o. Passo:
Professor(a), para embasar ainda mais os crimes levantados através das pesquisas realizadas pelos grupos, é importante você falar da Lei de crimes ambientais. Apresente a Lei 9.605/1998 que "dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências"
Lei 9.605/1998 (Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/lei.html>, acesso em: 19 Abr. 2012). Lei 9.605/1998 (Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>, acesso em: 30 Jul. 2012. |
11o. Passo:
Atividade 04
Peça aos grupos para listarem os crimes levantados na pesquisa. Nesta etapa, eles irão trabalhar as questões 4 e 5 da pesquisa.
AULA 04 - Apresentação da pesquisa e conhecendo a Lei de Crimes Ambientais - Parte 02
12o. Passo:
Professor(a), os grupos continuarão a Atividade 04 finalizando com as questões levantadas pela população na questão 05.
13o. Passo:
Professor(a), nesta etapa os grupos irão apresentar para a turma os levantamentos feitos com base na Lei de Crimes Ambientais. À medida que os grupos forem apresentando monte um painel para expor para toda a comunidade escolar.
- Este painel deverá ter alguns elementos importantes para que a comunidade escolar entenda todo o processo trabalhado nas diferentes aulas. Sendo assim: um mapa dos estados que abrangem o Bioma; fragmentos da Lei de Crimes Ambientais; os registros das atividades 01, 02, 03 e 04; a pesquisa feita em casa e a criatividade da turma.
- Como sugestão para apresentar os trabalhos: apresentação oral de um ou dois alunos do grupo.
Para uma melhor apreciação dos trabalhos a serem apresentados, é importante que os alunos designados para apresentação sigam o roteiro abaixo: 1- INTRODUÇÃO Apresentação do tema e motivação do grupo pelo pesquisado - Falando da Lei de Crimes Ambientais e os crimes pesquisados; 2- DESENVOLVIMENTO Contextualização do tema e problematização - o crime ambiental pesquisado e apontamentos na legislação do fato; 3- SOCIALIZAÇÃO DO TEMA Este será o momento que o grupo vai abrir para perguntas e colaboração de ideias para enriquecer a apresentação 4- CONSIDERAÇÕES AO TEMA O grupo irá expor suas opiniões quanto aos crimes ambientais. 5- CONSIDERAÇÕES FINAIS O grupo irá fazer todo um apanhado da apresentação e colocar suas reflexões mediante a problemática. Observação - esta exposição oral poderá vir acompanhada de outros levantamentos para ajudar: quadro de giz, slides, um resumo do trabalho para os outros grupos etc. |
COPOLA, Gina. A LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS, COMENTADA ARTIGO POR ARTIGO. Disponível em:<http://www.acopesp.org.br/artigos/a_lei_dos_crimes_ambientais1.htm>, acesso em: 12 abri 2012.;
BLOG MEIO AMBIENTE. Disponível em:<http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/>, acesso em 12 abr. 2012;
BOM DIA BRASIL - CERRADO BIOMAS DO BRASIL. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=1DL39hKwb9o>, acesso em: 15 nov. 2011.
LEIS E CRIMES CONTRA O CERRADO BRASILEIRO. Disponível em: <http://www.vilaboadegoias.com.br/cerrado/leisdecrimes_ambientais.htm>, acesso em: 08 Mai. 2012.
MEIO AMBIENTE. Disponível em: <http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/>, acesso em: 22 Mai. 2012.
Professor(a), avalie todo o processo das duas aulas, principalmente a participação dos alunos durante as discussões e o envolvimento dos grupos formados nas atividades 01, 02, 03 e 04.
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