Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Capas: Elemento de Comunicação Visual

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Evidenciar a importância das capas em diferentes produções literárias, artísticas e culturais a partir do conhecimento das funções das capas em suas diversas formas de utilização;

·         Possibilitar o desenvolvimento criativo dos alunos a partir das análises e das produções de diferentes capas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Essa aula pode ser dirigida como continuação da aula “Histórias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunicação”  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249 publicada nesse portal pelo mesmo autor, no entanto não existe nenhuma obrigatoriedade nesse sentido, visto que para sua realização não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor deve introduzir o tema, buscando ouvir dos alunos suas opiniões a cerca das funções de uma capa em diferentes produções (livros, revistas, HQs, CDs, DVDs, etc.).

Para melhor elucidar essas funções, o professor deve levar diferentes tipos de capas ou projetá-las em data-show, chamando atenção para cada uma delas.

Em seguida é interessante listar objetivos claros das capas em diferentes produções em forma de itens como os demonstrados abaixo:

·         Identificar o(s) conteúdo(s) principal(ais) de uma determinada edição de uma revista;

·         Identificar o tema ou gênero de uma produção literária, musical ou cinematográfica;

·         Evidenciar o(s) nome(s) do(s) autor(es) de uma publicação literária;

·         Aguçar a curiosidade do consumidor sobre o produto apresentado;

·         Identificar o(s) artista(s) presente em uma produção musical ou cinematográfica.

É interessante provocar o relato de experiências pessoais como o interesse por um livro ou por um filme na locadora somente pela imagem desenvolvida na capa do mesmo e a conclusão diante do conteúdo após apreciação.

Abaixo seguem exemplos de diferentes capas em diferentes produções com explicações sobre os objetivos de cada uma. (é importante que o professor escolha capas nas quais se sentirá a vontade para discorrer sobre elas).

Revistas

1111111111111111111111

(acesso em 01/04/2012)

 

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRS2Ox-GCyE_1ThHaPymHmZLsm_7wSTicjKqBzIHgVFa6Qzzahu

A revista usa a fotografia para chamar atenção de um ataque terrorista ocorrido em 2001 nos Estados Unidos. O evento teve uma vasta cobertura dos meios de comunicação de todo o mundo, de forma que bastou o título da revista, a imagem e a data para que o leitor soubesse exatamente do que trataria as reportagens principais.

 

22222222222222

(acesso em 01/04/2012)

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQSyfpjjLAEhzbjzWr7cgi0dpgyZnnevILmd3BzBLviAX9mzKe

Na época da morte de Michael Jackson, as revistas buscaram, em sua maioria, ressaltar sua trajetória em vida, e não só as causas de sua morte. De maneira bem satisfatória, a revista Veja optou por usar somente um símbolo que se tornou marca registrada do cantor no decorrer dos anos para que os consumidores pudessem associar esse ícone ao artista.

 

3333333333333333333333

(acesso em 01/04/2012)

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRj3mDPmjqqqXVYA3l_9-9KCM4iHgBs0N8H0DM4sx2VU1L6UGO2oQ

Ao colocar uma figura pública estampada na capa de uma revista de uma forma que ninguém nunca a viu, é inevitável que os consumidores criem ao menos a curiosidade de saber do que trata a matéria apresentada. No caso foi a imagem da apresentadora Hebe Camargo sem os cabelos que cumpriu essa função.

 

Livros

44444444444444444444444

(acesso em 01/04/2012)

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTS6RYqdHYysaTksc0XqCCoDsOV50ZKNZdTCva2De8YVa3ngOVx9Q

Antes de se tornar um fenômeno cinematográfico, foi assim que o jovem bruxo Harry Potter foi apresentado ao mundo. A capa do livro de Joanne Kathleen Rowling tinha a intenção de já direcionar o leitor para o tipo de história ali desenvolvida.

 

555555555555555555555555555

(acesso em 01/04/2012)

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcREKj9xPaOVA84WvoFglOR5yWWDpXDJrd97iDf93ofByxpI7RoO0A

Já a capa acima, pouco nos diz sobre a história ali desenvolvida, suas únicas informações a esse respeito são o local e a época onde a história parece se desenrolar. No entanto, a função dessa capa é a de chamar atenção para o nome do autor da obra, visto que tal informação pode atrair leitores interessados em um dos nossos mais importantes nomes da literatura nacional: Machado de Assis.

 

66666666666666666666666

(acesso em 01/04/2012)

http://imagens.inlivros.net/capas/Cronicas.de.Artur.1-Rei.do.Inverno-Bernard.Cornwell-LivrosGratis.net.jpg

Nesse caso, a capa se vale da produção artística e da técnica da monocromia para chamar atenção do leitor. É difícil ver o livro “O Rei do Inverno” de Bernard Conrwell em um estande e não parar o olhar para apreciá-lo.

 

CDs

777777777777777777

(acesso em 01/04/2012)

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS9mBtkhKVhddz2uHwW-T649AdhvcMaTCz3Pi0lOhRj05nlk2Ko

Nesse caso, a função da capa é a de evidenciar o artista que assina o CD. São utilizados alguns recursos gráficos, mas o principal é a figura do cantor, no caso, Justin Bieber.

 

8888888888888888888

(acesso em 01/04/2012)

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQtoj1hIZZMZYAtUwXQM1fNteOYpNWGnf9HCUda-su7w69SC5tc

Quando se trata de um CD de trilha sonora de filme, novela ou espetáculo, é comum o uso de um artista de destaque no mesmo. No caso da trilha sonora do filme Ó Pai Ó, a arte da capa conta com o ator principal Lázaro Ramos, motivos africanos decorando as bordas da imagem já sugerindo a presença de músicas de raízes negras e ainda chama atenção para o fato de conter canções de Caetano Veloso o que pode atrair um consumidor que não, necessariamente, tenha visto o filme.

 

9999999999999999999

(acesso em 01/04/2012)

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSmoNpxuFtojHLUcORPliFSpbsYjHyl0jbU-O0GN54cQxp_7eS4

Quando nos deparamos com um CD sem título ou a foto do artista, nos sentimos rapidamente atraídos a descobrir quem é o cantor ou grupo responsável por ele. É o caso do álbum “Geraes”, de Milton Nascimento, que assina não só as canções como também o desenho da capa.

 

Filmes

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

(acesso em 01/04/2012)

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS04a9Uy_cQZbTwlesCQj057Ov5BtmAfmo4-gcReDyPU1Kax3HS

As capas dos filmes auxiliam o espectador na compreensão do gênero ao qual pertence a obra. É o caso acima. “Shrek”  que demonstra claramente uma aventura infantil em animação.

 

bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

(acesso em 01/04/2012)

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNgXtSLxw9W7P1TCHq0QeD-4Mg5sOYElxfsXiVOSelwMnhbDNmLQ

No caso do filme “Cruzada”, é evidenciado, além do gênero, o nome e a imagem do ator principal, Orlando Bloom, e o nome de outro filme dirigido pelo mesmo diretor, buscando uma atração maior daqueles que já haviam visto o filme, ganhador de Oscar,  “Gladiador”.

 

ccccccccccccccccccccccccccc

(acesso em 01/04/2012)

http://www.marciolima.com/blog/wp-content/images/terror_em_silent_hill_poster09.jpg

Na capa acima, o objetivo é ressaltar o gênero de modo a selecionar o público. Não são necessárias muitas informações escritas para reconhecer que “Silent Hill” é um filme de terror.

 

HQ

ddddddddddddddddddddd

(acesso em 01/04/2012)

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT9qkBA8_SmNvd8uSumWVNP1W5SpOadFkzzsw201ncIr4iccN9Peg

As Histórias em quadrinhos têm uma linguagem toda particular e o mesmo acontece com suas capas. Na revista do Homem-Aranha acima, é apresentada uma imagem impactante, a do herói protagonista se casando. Como se somente essa imagem não bastasse para atrair os leitores, foram colocados outros personagens, populares na época, em situação de batalha contra os inimigos do noivo. No entanto, nem os personagens nem tal batalha aparecem no interior da revista e, obviamente, não é o Homem-Aranha que se casa e sim o seu alterego Peter Parker.

 

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

(acesso em 01/04/2012)

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTzEljmLJYEdwjW9Jcs5Iz4Mn-YNC58w_IAuGnLC8v-YLLZiHAq

Quando Maurício de Souza resolveu criar uma versão para o público adolescente de sua famosa Turma da Mônica, era de se esperar que a capa do primeiro número priorizasse apresentar o novo visual dos personagens principais, e como percebemos acima, a capa cumpriu sua função.

 

ffffffffffffffffffffffff

(acesso em 01/04/2012)

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT_Im90rUk5njN4nKQhNToHkkQP--P3K29OZaeyRFQXthoemUjv

Quando os editores da DC Comics resolveram criar uma história em que seu principal personagem, Super-Homem, morre, os artistas responsáveis pela capa apostaram na figura icônica do símbolo do personagem. A simples imagem desse símbolo ensangüentado sobre um fundo preto já deu o teor da história contida na revista. Vale ressaltar que na versão norte-americana, o título ou nome “Superman” sequer foram usados na capa.

 

Aula 2:

Para segunda aula o professor retornará ao tema lembrando as funções levantadas na aula anterior sobre capas.

Em seguida pedirá para que cada aluno pense em uma produção imaginária de natureza artística, jornalística ou Literária (livro, revista, HQ, CD, filme, etc.) e produza uma capa para a mesma.

Nessa aula o professor distribuirá folhas de rascunhos para que os alunos planejem suas ideias e auxiliará, individualmente, cada um dos trabalhos, tentando saber qual a intenção de cada capa e os materiais necessários para realização da mesma. Se a escola possuir um laboratório de Informática, o professor pode sugerir que o computador seja a ferramenta utilizada para a finalização do trabalho.

Essa atividade também pode ser feita em duplas para que os alunos possam unir habilidades pessoais distintas.

 

Aula 3:

Diante dos projetos apresentados pelos alunos na aula anterior, o professor deve disponibilizar os materiais necessários e orientar os alunos na realização das capas. Se a opção for a de usar o laboratório de informática, é interessante que o professor convide alguém conhecedor das ferramentas de programas de imagens para auxiliá-lo e aos alunos caso o mesmo não domine bem tais programas.

Com as capas prontas, o professor organizará uma apresentação de todos os trabalhos impressos ou em data-show, onde toda a turma poderá relatar suas impressões sobre o exercício e seus resultados.

Recursos Complementares

Sobre a importância das capas:

http://design-editorial.blogspot.com.br/2008/05/importncia-da-capa.htm

(acesso em 07/04/2012)

Imagens de capas antigas de HQ:

http://www.zineacesso.com/2009/02/03/centenas-de-capas-antigas-de-hqs/

(acesso em 31/03/2012)

Apanhado de capas variadas de livros internacionais:

http://andafter.org/publicacoes/escolhendo-o-livro-pela-capa-referencias-para-design-grafico_436.html

(acesso em 30/03/2012)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos, impressos ou em data-show. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.