Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os primeiros modernos: movimentos de vanguarda cultural na virada do século XIX para o XX

 

17/07/2012

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão ter uma compreensão das relações entre a produção cultural e o seu contexto histórico, bem como aprofundar características estéticas de duas correntes de vanguarda: Impressionismo e Expressionismo.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deve ter trabalhado com o aluno a situação social, política e econômica da Europa na segunda metade do século XIX, principalmente as mudanças provocadas pelo avanço da ciência e da tecnologia e da Segunda Revolução Industrial.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Para introduzir o aluno no ambiente das vanguardas culturais, o professor deverá selecionar dois desses movimentos: o Impressionismo e o Expressionismo. Deverá ser solicitado aos alunos que façam uma pesquisa na Internet e em livros sobre as principais características desses dois movimentos e seus principais artistas. Os alunos deverão ser divididos em dois grupos e cada um deles pesquisar uma das correntes. O resultado deverá ser apresentado para toda a sala em forma de mapas conceituais. Esses mapas devem conter os principais conceitos encontrados na pesquisa sobre cada um dos movimentos. Esses mapas conceituais devem ter uma perspectiva visual importante, ainda mais se tratando de artes visuais. Além disso, é necessário que os grupos escolham um ou dois alunos de cada para fazer a apresentação oral para toda a sala

 

Links para o Grupo do Impressionismo:

http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=XdeMSHD_DIwC&oi=fnd&pg=PA58&dq=impressionismo&ots=J6HlJORnbk&sig=kz60qjAsNKZwb0EFGaFCkoD3qGk#v=onepage&q=impressionismo&f=false   (Acesso em: 8/4/2012)

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-24442010000300001&script=sci_arttext   (Acesso em: 8/4/2012)

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3638  (Acesso em: 8/4/2012)

http://www.historiadaarte.com.br/impressionismo.html   (Acesso em: 8/4/2012)    

http://www.maguetas.com.br/impressionismo.php   (Acesso em: 8/4/2012) 

 

Links para o Grupo do Expressionismo:

http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2608/2198   (Acesso em: 8/4/2012)   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo  (Acesso em: 8/4/2012)   

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3784   (Acesso em: 8/4/2012)   

http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_arteexpressionista.html   (Acesso em: 8/4/2012)  

 

AULA 2

O professor exibirá as imagens a seguir e pedirá aos alunos que as comente em voz alta e responda, oralmente, às perguntas correspondentes a cada uma delas. Ao final dos comentários e das respostas, os alunos deverão produzir um texto destacando suas dúvidas e questões pendentes depois da atividade

Imagem 1

Impressionismo

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Claude_Monet,_Impression,_soleil_levant,_1872.jpg

Acesso em: 8/4/2012.

Perguntas:

- A pintura acima deu nome ao Movimento Impressionista. Por quê?

- Que características do Impressionismo podem ser encontradas nesta obra?

Imagem 2

Expressionismo

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/5/51/O_Grito.jpg

Acesso em: 8/4/2012.

 Perguntas:

- A pintura “O Grito”, de Edvard Munch, é considerada uma das mais importantes do Expressionismo. Por quê?

- Quais características do Expressionismo podem ser encontradas nesta pintura?

 

AULA 3

O professor exibirá um filme sobre os impressionistas e pedirá aos alunos que, divididos em três grupos, façam uma discussão sobre o filme e apresentem oralmente suas conclusões ao resto da turma.  

Links para o filme:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=pvpauKgE5Dc  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=GBs0bTa_Y6w&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=hacxicptpc4&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=cDS4LkJbyXM&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=vAb_Bcnl8s0&feature=relmfu   (Acesso em: 8/4/2012)

 

AULA 4

O professor exibirá um filme sobre Vincent Van Gogh, um dos mais conhecidos expressionistas, e pedirá aos alunos que, divididos em três grupos, façam um roteiro escrito de um filme que eles fariam contando a história dos dois movimentos aqui discutidos. O roteiro deve conter conclusões e análises feitas a partir das atividades das outras aulas mais os artistas e imagens que serão usadas.

  

Links para o filme:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=qGRLCxl6Ye0&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=la9i3v_Ze8w&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=3_VbaZaaXPI&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=PvlbHtRX_IM&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=7G4JJ9h24-0&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=aYo4NC8HvLI&feature=relmfu (Acesso em: 8/4/2012)

 

CONCLUSÃO

Ao final, os alunos terão compreendido dois movimentos de vanguarda cultural, o Impressionismo e o Expressionismo e como eles representaram, por meio de imagens, o seu contexto. Além disso, como atividade conclusiva os alunos devem comentar em voz alta o que apreenderam desse conteúdo e o que ainda permanece como dúvida. O professor não precisa responder à essas dúvidas, faz parte de todo processo de ensino-aprendizagem o não esgotamento das questões discutidas e é isso que essa atividade conclusiva deve levar os alunos a pensarem

Recursos Complementares
Avaliação

A atividade requisitada na aula 4 - o roteiro do filme - é uma síntese da aprendizagem de todo o conteúdo. Tendo isso em consideração o professor deve avaliar o resultado dessa atividade da seguinte forma: a avaliação deve ser dividida em três partes: a) cada grupo deve avaliar o roteiro dos outros dois grupos de 0 a 10; b) o professor deve pedir à outros dois professores (de preferência os professores de Artes e Literatura) que avalie de 0 a 10; c) o professor deve pedir à  dois alunos de outra sala mais que estejam no mesmo nível dos que fizeram essa atividade uma avaliação de 0 a 10 (esses alunos não podem saber de quem são os trabalhos). Depois soma-se o que cada um deu e divide por seis (em cada uma das partes acima explicadas existem duas notas de 0 a 10). O resultado será a metade da nota, a outra metade será dada pelo professor que deu a aula. Os critérios para avaliação do roteiro devem ser: a) a capacidade de explicar de maneira sintética o expressionismo e o impressionismo; b) a capacidade de relacionar as expressões estéticas das duas correntes com o contexto histórico mais amplo, lançando mão de exemplos dessa relação; c) a capacidade de diálogo entre as imagens escolhidas e os trechos de textos escolhidos para amparar o filme; d) a estrutura temporal do roteiro ou seja a capacidade de relacionar de maneira orgânica e sem quebras as partes do filme e, por último: e) a criatividade nas escolhas das imagens e na organização do filme.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.