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Sangue: investigando mitos e verdades

 

22/05/2012

Autor e Coautor(es)
Ariane de Souza Siqueira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as diferentes concepções que o ser humano construiu sobre o sangue ao longo dos tempos.
  •  Conhecer alguns mitos e lendas relacionados ao sangue e investigar o aspecto científico dessas crenças.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Constituintes do sangue: plasma e células sanguíneas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Sangue: mitos e verdades – Discussão e levantamento de hipóteses

Para iniciar a atividade, o professor deverá estabelecer um diálogo com a turma e apresentar as questões abaixo, solicitando aos alunos que façam o registro dessas questões em seu material.

hipotese

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_5LPq5bmnlW0/Scnw5bVqB7I/AAAAAAAAAtY/TYv0WEf4glU/s1600-h/hipotese.jpg. Acesso em 12/05/2012.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

a)  Como vocês acham que o ser humano entendia o sangue há 1000 anos? O que o sangue representava para esses homens?

b) A transfusão sanguínea é uma prática que surgiu em qual momento da história da humanidade?

c) A lenda dos vampiros está muito associada à presença de sangue. Como essa lenda surgiu?

d) Vocês conhecem a expressão “sangue azul”? O que ela pode representar?

e) Existe algum animal na natureza que possua sangue azul?

f) Será que um dia o ser humano conseguirá produzir sangue em laboratório? 

sangue azul

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/-remiZmLkwPg/TdqR8Z3HXEI/AAAAAAAAAIk/z3noAECwG_Y/s1600/sangueAzul.jpg. Acesso em 14/03/2012

O professor deverá abrir espaço para discussões, permitindo aos alunos que se manifestem e opinem a respeito das questões levantadas. Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que formulem hipóteses sobre as questões levantadas e registrem em seu material.

Atividade 2- Sangue: mitos e verdades – Pesquisa

A realização desta etapa da aula necessitará do uso de computadores, tabletes ou notebooks que possuam acesso à internet. Oprofessor deverá distribuir a turma em grupos para que possam fazer uma pesquisa sobre os temas listados abaixo. Caso não haja a disponibilidade um computador por aluno, consideramos quatro, o número máximo de alunos por computador. As fontes para pesquisa deverão ser fornecidas pelo professor aos alunos, por escrito, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Os alunos de cada grupo poderão acessar o endereço diretamente do computador. Mesmo que não haja disponibilidade de um computador por aluno, é importante que cada um faça, individualmente, a primeira leitura do texto e registre no caderno/computador aquilo que considerar mais importante.

Cada um dos temas será pesquisado por dois grupos diferentes (ou mais, dependendo do número de alunos por sala de aula), para que a discussão seja ampliada e que todos tenham informações novas para compartilhar com os colegas. Todos os grupos deverão seguir um roteiro referente ao tema de sua pesquisa.  O grupo discute os apontamentos registrados para cada questão e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Esse texto deverá ser registrado no computador e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Os dois grupos que pesquisaram sobre o mesmo tema deverão se reunir e confrontar as informações registradas, verificando aspectos comuns e divergentes.

O professor deverá orientar os grupos a montarem uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando os recursos disponíveis em seus computadores (planilha de slides do Microsoft Office-Power Point ou BrOffice- Kpresenter). Imagens poderão ser buscadas na internet e inseridas na apresentação dos dados. Caso opte pela utilização do aplicativo Kpresenter, as imagens selecionadas deverão ser salvas previamente em uma pasta para inserção nos slides. Para inserir as imagens siga os seguintes passos dentro do aplicativo: na barra de menu localize e clique em Inserir » Imagem. Localize a pasta onde os arquivos foram salvos, selecione o arquivo e clique » Abrir.

Finalizada esta etapa, o professor deverá organizar com os grupos um cronograma para a apresentação dos trabalhos. Os arquivos com as apresentações criadas pelos alunos deverão ser enviados ao professor por e-mail para avaliação.

TEMAS PARA PESQUISA

1 - Sangue: entre o místico e o científico

http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=165. Acesso em 14/03/2012.

http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/breve_historia.html.  Acesso em 14/03/2012.

http://openlink.br.inter.net/jctyll/2080.htm. Acesso em 09/05/2012.

sangue vermelho

Fonte da imagem: http://static.hsw.com.br/gif/padroes-manchas-sangue-1.jpg. Acesso em 17/03/2012

ROTEIRO DE ESTUDO

1) Como o sangue era visto pelos homens da Antiguidade?

2) Na história da Hemoterapia podemos reconhecer a fase heroica e a fase científica. Relacione os principais aspectos da hemoterapia em cada fase.

3) No início do século XX não era possível estocar sangue de doadores, sendo as transfusões sanguíneas realizadas de braço a braço. Identifique os fatores que impossibilitavam a estocagem de sangue de doadores.

4) Relacione o desenvolvimento do conhecimento científico acerca do sangue humano ao advento das duas Grandes Guerras Mundiais.

5) Relacione as precariedades apresentadas pela Hemoterapia no Brasil no final da década de 60.

6) Elabore uma linha do tempo apresentando os principais eventos relacionados à transfusão sanguínea, desde sua origem até os dias atuais.

2 - Porfiria e folclore vampírico

http://www.ceev.net/porfiria1p.pdf. Acesso em 14/03/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Porfiria. Acesso em 14/03/2012.

http://ufologiaeosobrenatural.blogspot.com/2009/04/porfiria-o-vampiro-segundo-ciencia.html. Acesso em 14/03/2012.

vampira

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-Z5l7OG1qC2o/TrRFt6J5MaI/AAAAAAAAAEc/2TPaqR39UT4/s1600/vampira.JPG.  Acesso em 17/03/2012.

ROTEIRO DE ESTUDO

1) Descreva as causas e os sintomas da porfiria.

2) Relacione os principais aspectos da porfiria aguda e cutânea.

3) Identifique a relação entre a porfiria e a lenda de vampiros.

4) Qual a base científica para a aversão dos “vampiros” à luz do Sol e ao alho?

5) Faça uma descrição das formas de tratamento da porfiria.

3 -  Sangue vermelho x Sangue azul

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/todos-os-bichos-tem-sangue-vermelho. Acesso em 16/03/2012.

http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/sangue.php. Acesso em 16/03/2012.

http://respostasprontas.com/index.php?newsid=10604. Acesso em 09/05/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADmulo. Acesso em 09/05/2012.

crustáceo azul

Fonte da Imagem:  http://alfredojunior.files.wordpress.com/2011/06/lagostaazul.jpg. Acesso em 17/03/2012.

ROTEIRO DE ESTUDO

1) Identifique os grupos de seres vivos que possuem sangue vermelho e explique as causas dessa coloração.

2) Explique por que alguns animais possuem sangue azul.

3) Relacione as principais diferenças entre o sangue dos insetos e dos vertebrados.

4) Aponte as principais características comportamentais do caranguejo-ferradura.

5) Investigue a importância do sangue azul do caranguejo-ferradura para o ser humano.

4 - Sangue artificial

http://super.abril.com.br/ciencia/sangue-artificial-engenharia-veias-440636.shtml. Acesso em 16/03/2012.

http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2053/pdf/mat%2002.pdf. Acesso em 16/03/2012.

h/ttp://www.momentosaude.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=133:sangue-artificial&catid=35:artigos&Itemid=53. Acesso em 16/03/2012.

http://www.netconsumo.com/2009/03/cientistas-criam-sangue-artificial.html. Acesso em 23/03/2012.

cientista sangue

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/_TUVc4aC6F0M/ScuXi50VtUI/AAAAAAAAESY/q0DAg3U6xdM/s1600-h/Cientistas+criam+Sangue+Artificial.jpg . Acesso 23/03/2012.

ROTEIRO DE ESTUDO

1) Qual a maior dificuldade enfrentada pelos pesquisadores na busca do sangue artificial?

2) Investigue quais são os problemas potenciais do sangue artificial.

3) Indique o procedimento adotado para obtenção do sangue artificial.

4) Identifique os fatores que estão relacionados à necessidade humana de produzir sangue artificialmente.

5) Elabore uma linha do tempo apresentando os principais eventos relacionados à produção do sangue artificial, desde os primeiros estudos até os dias atuais.

Atividade 3 – Sangue: mitos e verdades - socialização dos temas pesquisados

Para a realização desta etapa da aula é necessário que a sala/laboratório esteja equipada com um projetor de imagens (data show) e que todos os alunos estejam com as questões apresentadas pelo professor na Atividade 1 bem como as hipóteses por eles levantadas.

Antes de iniciar as apresentações, professor deverá orientar os alunos a levantarem as questões presentes no roteiro de estudo e colocá-las em discussão durante a apresentação. Cada grupo deverá apresentar as principais ideias e conceitos do tema de sua pesquisa.

Finalizada a apresentação do grupo, o professor conduzirá um momento de discussão, permitindo que os alunos façam perguntas ao grupo apresentador, tirando suas dúvidas e expressando suas opiniões sobre o tema apresentado pelos colegas. Neste momento, os alunos terão a oportunidade de confrontarem as hipóteses que levantaram para as questões trazidas pelo professor na atividade anterior. O professor deverá solicitar aos alunos que registrem em seu material (caderno/computador) as principais questões levantadas durante as discussões e as conclusões a que chegaram após o confronto das hipóteses.

Observação: O procedimento descrito acima deverá ser adotado após a apresentação de cada grupo. Antes que um novo tema seja apresentado é interessante que o professor permita que os alunos identifique qual das questões levantadas na Atividade 1 poderão ser investigadas em cada tema apresentado pelos grupos. 

Atividade 4 - Sangue: o que você sabe? – Vídeo-entrevista 

A proposta desta atividade é realizar uma entrevista com membros da comunidade escolar (alunos/servidores) acerca de algumas questões ligadas aos mitos e verdades sobre o sangue.

O professor deverá organizar a turma em duplas e cada dupla deverá entrevistar quatro pessoas. As entrevistas poderão ser realizadas durante o intervalo para o recreio ou no contra turno. Para o registro das entrevistas poderão ser utilizados diferentes recursos: filmadoras, máquinas fotográficas, celulares e notebooks que possuam filmadora. Os arquivos gerados pelas entrevistas deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd, pendrive). Sugerimos que o professor estabeleça um prazo máximo de cinco dias para a coleta dos dados.

entrevistador

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-mgv78zt1tv0/T2z5V_PseII/AAAAAAAAADE/lO_KfHwCvNs/s1600/entrevistador.png. Acesso 17/03/2012

Para a realização da entrevista os alunos deverão utilizar um roteiro entregue pelo professor. Neste momento, o professor deve estabelecer um diálogo com a turma, orientando-os na utilização do roteiro para a entrevista e dando algumas dicas de como se portar ao entrevistar uma pessoa: ser educado, usar linguagem adequada e ter organização do início ao fim da entrevista. 

ROTEIRO PARA A VÍDEO-ENTREVISTA – Sangue: o que você sabe?

1º Momento: Antes de começar a entrevista, certifique-se de que o equipamento para registro das imagens e som está pronto para funcionamento. Defina com seu colega de trabalho quem ficará responsável pela gravação das imagens e quem fará as perguntas (Dica: alternem as funções em cada entrevista, assim, todos poderão ser “camera man” e “repórter”).

2º Momento: Comece a entrevista identificando-se (nome, escola, ano de ensino e turma), cumprimentando o entrevistado e apresentando-o (nome e função que desempenha). Em seguida, explique o motivo de realização dessa pesquisa.

3º Momento: Inicie o questionamento.

a)  Qual a importância que o sangue apresenta para nosso corpo, em sua opinião?

b) Do que o sangue é feito?

c) Você sabe por que o sangue é vermelho?

d) O que você acha que diferencia nosso sangue do de outros animais?

e) O que a expressão “sangue ruim” significa para você?

f) O que você acha que diferencia o sangue de duas pessoas?

g) Você conhece algum mito ou alguma lenda que envolve o sangue?

Finalize a entrevista agradecendo ao entrevistado.

Atividade 5 - Sangue: o que você sabe? - Montagem/Criação do vídeo

Esta etapa da atividade deverá ser realizada em um laboratório de informática, pois cada dupla precisará trabalhar com um computador que possua o Sistema Windows onde deverá localizar o aplicativo Windows Live Movie Maker (http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm). Para abrir o programa siga os seguintes passos: clique em »Iniciar » Todos os programas » Windows Live Movie Maker.

Depois de realizadas as entrevistas, cada dupla terá gerado quatro arquivos de áudio e vídeo gravados em um dispositivo de armazenamento de mídia. Esses arquivos serão utilizados para a montagem do vídeo da dupla.

Para a montagem do vídeo vá ao botão Iniciar » Todos os Arquivos » Windows Live Movie Maker e abra o programa. Na barra de menu, clique em Início e localize o ícone Título. Coloque o título do trabalho (veja imagem abaixo).

tela vídeo

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-FNMUwir1Z7Y/T4hsYroodcI/AAAAAAAAAD0/2Zzdgg6SeOI/s1600/Movie+Maker_titulo.jpg.  Acesso em 21/03/2012.

Colocado o título do trabalho no primeiro slide, clique no botão Início » Adicionar vídeos e fotos. Localize o dispositivo de armazenamento onde os arquivos gerados com as entrevistas foram gravados, selecione o arquivo da primeira entrevista e clique em Abrir. Siga esse procedimento para inserir cada arquivo. Ao final, o vídeo apresentará cinco slides, e o próximo passo é salvar o projeto. Para isso, na barra de menu clique no botão Movie Maker (fica ao lado do botão Início) » Salvar projetos. Localize o dispositivo de armazenamento onde o trabalho será salvo, dê um título ao projeto e clique em Salvar. Este arquivo gerado representa o arquivo original, passível de futuras modificações.

Depois de salvo o projeto, o próximo passo é salvar o projeto como filme. Para isso, na barra de menu clique no botão Movie Maker » Salvar filme » Para computador. Localize o dispositivo de armazenamento onde o filme será salvo, dê um título ao projeto e clique em Salvar.

Atividade 6- Sangue: o que você sabe? – compartilhando conhecimento via blog

Depois de produzidos os vídeos, o momento é de socialização. A proposta desta atividade é divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos e aproximar a comunidade escolar. Para isso, o professor deverá criar um blog onde irá postar os vídeos produzidos pelos alunos. Para criar o blog, basta que o professor acesse o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 10/05/2012) e siga as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postados os vídeos, o professor solicitará aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog, que assistam às produções dos colegas e que façam comentários sobre o trabalho desenvolvido. Todos os alunos deverão seguir este procedimento, e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participem deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O blog deve ser acessado diariamente pelo professor e alunos, para que acompanhem as opiniões postadas e façam um levantamento semanal dos comentários deixados pelos visitantes. O professor poderá utilizar o blog como uma ferramenta de ensino, devendo postar no blog os arquivos das apresentações criadas pelos alunos na Atividade 2. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

Sugestões de links para professores:

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades (textos, apresentações e vídeo-entrevista) também poderão ser utilizados pelo professor como forma de registro e avaliação da atividade desenvolvida. 

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Emilio, EMEF Profº Rivadávia Marques Junior , São Paulo - disse:
    emiliopereira@gmail.com

    20/07/2012

    Cinco estrelas

    Meu deus que aula !!! Muito boa mesmo, tanto a apresentação quanto a pesquisa e preparo dos materiais. Parabéns !!!


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