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A Crise da República Romana

 

09/01/2013

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As estruturas republicanas de Roma.

- O cotidiano romano.

- A expansão romana;

- As Guerras Púnicas.

- A crise da República: as guerras civis e o surgimento do Império.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecimentos básicos sobre a história e a sociedade na Roma Antiga.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Para se entender uma sociedade antiga e muito diferente da nossa, temos que entender essa diferença e compreender que os valores e os objetivos da época podem, a princípio, parecer-nos estranhos. Esses aspectos deverão ser ressaltados pelo professor antes do início das aulas, para que seus alunos abram suas mentes para uma melhor compreensão e entendimento da sociedade romana.

DESENVOLVIMENTO

Primeira Aula

O professor deverá dar início à primeira aula questionando os alunos a respeito da história de Roma:

- O que vocês conhecem da história de Roma?

- Vocês sabiam que Roma foi uma República?

- Sabiam que ela foi, também, um Império?

- Vocês acreditariam se alguém lhes dissesse que uma sociedade tão antiga quanto a romana é importantíssima para compreendermos grande parte das estruturas da sociedade moderna?

Essas perguntas iniciais servem para despertar o interesse dos alunos pela matéria e, para que isso seja ainda mais intensificado, sugerimos a apresentação de algumas imagens ao longo deste pequeno debate, como as que abaixo elencamos:

- Imagem 1:  O Senado romano.

SEnado Romano

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_M2Y9Tb4b7q0/TCe3mVXqgjI/AAAAAAAABYw/0G_JeFG4YqQ/s1600/maccari-cicero.jpg

- Imagem 2: A legião romana.

Legião Romana

Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/-TMRhWDeJPqY/TWbiN-JHVWI/AAAAAAAAEGQ/kyOpCW1LVZI/s1600/legioes.jpg

Uma vez realizada esta primeira parte da aula, o professor deverá introduzir o assunto aos alunos, explicando a eles que as próximas aulas se dedicarão ao estudo da República Romana.

Para começar, sugerimos a distribuição do seguinte texto, disponível em:

http://www.historiamais.com/republica_romana.htm.

O texto deverá ser lido em sala de aula e o professor deverá responder à qualquer dúvida e/ou questão levantadas pelos alunos.

Segunda Aula

A segunda aula será dedicada à análise das estruturas republicanas de Roma. Para tanto, o professor deverá levar os seus alunos à Sala de Informática e dividi-los em quatro grupos. Lá, farão uma pesquisa de textos e imagens, com o intuito de reunir informações, da seguinte maneira:

- Grupo 1: “O Senado romano”.

Links sugeridos para a pesquisa:

http://www.infopedia.pt/$senado-romano

http://pt.wikipedia.org/wiki/Senado_romano

- Grupo 2: “O direito romano”.

Links sugeridos para a pesquisa:

http://derechodirittodroit.tripod.com/id13.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_romano

- Grupo 3: “A legião romana”.

Links sugeridos para a pesquisa:

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/legiao-romana-433731.shtml

http://www.suapesquisa.com/imperioromano/legiao_romana.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_romana

- Grupo 4: “As assembleias romanas”.

Links sugeridos para a pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_romana

http://www.infoescola.com/civilizacao-romana/assembleias-das-centurias/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_das_Cent%C3%BArias

Durante a realização da pesquisa, os alunos deverão ficar atentos aos seguintes elementos: organização, função e importância. Esses elementos, assim como as imagens coletadas, deverão servir de base para as apresentações a serem realizadas nas aulas seguintes.

Terceira Aula

Como complemento da anterior, esta aula será inteiramente dedicada às apresentações dos alunos. Cada grupo terá de 10 a 12 minutos para a apresentação, que seguirá a ordem numérica, isto é, o Grupo 1 se apresentará primeiro, seguido do Grupo 2 e assim por diante... Todos os integrantes de cada grupo deverão participar da apresentação, que deverá ser ilustrada com as imagens coletadas na pesquisa da aula anterior. Para realizar a atividade, os alunos:

1 - poderão utilizar recursos como data show, apresentação de slides, cartolinas ou qualquer outro material que a escola possa fornecer.

2 - devem abordar seus temas tendo em vista a contextualização, a mentalidade e valores da época, táticas e tecnologias então disponíveis, etc.

3 - levantar questões e problemas a respeito da temática estudada, despertando discussões e debates.

4 - para complementar, seria interessante que cada um dos grupos sugerisse uma bibliografia especializada.

Uma vez findas as apresentações, o professor deverá pedir aos alunos que tracem um paralelo, analisando a influência, permanência e diversidade entre as instituições romanas por eles estudadas e as da sociedade brasileira contemporânea. Por exemplo, os integrantes do Grupo 1 deverão traçar uma comparação entre o Senado Romano e o Senado Brasileiro. O texto não precisará ultrapassar 10 linhas e poderá ser entregue ao professor na aula seguinte.

Quarta Aula

Uma vez compreendidas as estruturas, serão agora analisados o processo de expansão, as disputas internas e a crise da República Romana.

Para dar início a esta aula, sugerimos a apresentação do seguinte texto, disponível em:

http://www.roma.templodeapolo.net/ver_periodo.asp?Cod_periodo=50&value=Rep%C3%BAblica%20Romana&periodo=Rep%C3%BAblica%20Romana&1=#plebeus.

Este artigo servirá de base para o debate a seguir, no qual serão discutidos alguns pontos importantes da história de Roma. O professor colocará seus alunos em círculo para dar início a uma discussão a respeito do tema, abrangendo, principalmente, os seguintes problemas:

- Quais as principais questões internas?

- Havia diferenças e divergências sociais em Roma?

- Como Roma se expandiu?

- Quais as principais fases desta expansão?

- O que permitiu essa expansão?

- Quais os fatores que levaram a República a entrar em crise?

O professor deverá estimular os alunos, questionando-os frequentemente e intervindo no debate, sempre que notar ser necessário.

Quando o professor der por encerrado o debate (ele deverá perceber se todos os pontos acima levantados foram discutidos), ele proporá uma redação a respeito da crise da República Romana. O texto deverá conter, no mínimo, 20 linhas e poderá ser entregue na aula seguinte.

CONCLUSÃO

Os alunos compreenderão as principais estruturas republicanas romanas, estruturas estas que permitiram uma enorme expansão, não apenas militar, mas também política, cultural e social. O mundo se tornaria romano. Além disso, os alunos perceberão que muitas das instituições políticas do Brasil Contemporâneo tiveram, senão completamente, partes de sua origem inspiradas na organização política romana.

Recursos Complementares

- Sugestão de link a ser consultado pelos alunos:

Artigo “Roma – República”, site Mundo Educação - http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/romarepublica.htm (acesso em: 10 abr. 2012).

- Sugestão de link a ser consultado pelo professor:

Artigo “Evolução histórica do Direito Romano”, site Jus Navegandis http://jus.com.br/revista/texto/18474/evolucao-historica-do-direito-romano (acesso em: 10 abr. 2012).

Avaliação

O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das quatro aulas. Baseará a sua análise na participação dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos, atentando ao conteúdo debatido, ao conhecimento e à argumentação a respeito do tema. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo.

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