16/07/2012
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
- A política de jogos do Império Romano.
- A função sociopolítica dos jogos.
- Os gladiadores: quem eram, como lutavam e participação deles na sociedade.
Noções sobre cultura, sociedade e política da Roma Antiga.
INTRODUÇÃO
Antes do início da aula, o professor deverá explicar aos alunos que, nas aulas a seguir, será estudada uma sociedade antiga, muito diferente da nossa, que tinha valores e ideais diversos daqueles aos quais estamos acostumados. Para se compreender um povo tão diferente, é necessário estar aberto a novidades e estar disposto a entender ideias contrastantes às nossas.
Além disso, deverá alertá-los de que o tema a ser tratado pode causar alguma repulsa ou impressioná-los de maneira negativa, dada a violência em que se davam os jogos de gladiadores na Roma Antiga.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor deverá dar início à primeira aula, exibindo aos alunos os seguintes pares de imagens:
Par 1: Coliseu hoje (ruínas) e ontem (maquete)
- Imagem 1: Coliseu hoje (ruínas).
Disponível em:
- Imagem 2: Coliseu ontem (maquete).
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_I1c6YZJ-EU0/SkO8S4mVXAI/AAAAAAAAAFg/eVjNCtALT8U/s320/coliseu_maquete.jpg
Par 2: Circo Máximo hoje (ruínas) e ontem (maquete)
- Imagem 1: Circo Máximo hoje (ruínas).
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/-n_Ek0AD9UFo/TaHtGnquzdI/AAAAAAAAAGg/R_-HDOyJRh8/s1600/DSC_0278.JPG
- Imagem 2: Circo Máximo ontem (maquete).
Disponível em:
http://www.celtiberia.net/imagftp/im857980021-DC728721-0E7C-437F-BED3F2577D81E4A8.jpg
Ao mesmo tempo em que exibe as imagens, o professor deverá questionar os seus alunos:
- Sabem o que representam essas imagens?
- Onde estão localizados esses locais?
- O que acontecia nesses locais?
- Qual a importância desses locais?
Estimulados pelas imagens e pelas perguntas, os estudantes, sempre orientados pelo professor, iniciarão um pequeno debate a respeito do Coliseu, do Circo Máximo e dos jogos romanos, de maneira geral. Abaixo, segue um texto que ajudará a intensificar a discussão, disponível em: http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-do-pao-e-circo-584140.html
Segunda Aula
Ao iniciar a segunda aula, o professor deverá exibir aos estudantes as seguintes imagens:
– Gladiadores no Coliseu.
Disponível em:
– Gladiadores em combate.
Disponível em:
http://arquehistoria.com/wp-content/uploads/2009/01/gladiador-coliseo1.jpg
– Gladiadores, arte romana.
Disponível em:
http://arquehistoria.com/files/lucha_de_gladiadores.jpg
Em seguida, o professor deverá dispor seus alunos em um pequeno círculo e questionar seus alunos a respeito das imagens:
- Quem elas representam?
- Qual a função dos gladiadores?
- Vocês acreditam que eles tinham outra função além da de entretenimento da sociedade romana? Qual?
Essas questões deverão levar a um pequeno debate entre professor e estudantes, no intuito de desvendar as principais funções sociais dos jogos de gladiadores e do próprio personagem histórico.
Terceira Aula
O professor dará início à terceira aula distribuindo entre os estudantes os textos disponíveis nos sites abaixo (a leitura dos textos deverá ser em voz alta):
-http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/gladiadores-romanos-434334.shtml
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Gladiador
Em seguida, deverá retomar rapidamente o debate anterior, perguntando aos alunos se eles mudaram de opinião a respeito das funções dos gladiadores e dos jogos na sociedade romana.
Antes do fim da aula, o professor explicará aos alunos que, em seus próximos dois encontros, será exibido o filme Gladiador, de Ridley Scott, na Sala de Vídeo ou, caso a escola não disponha de uma, onde o professor considerar mais indicado.
Quarta e Quinta Aulas
Exibição do filme Gladiador, de Ridley Scott. Por ser um filme relativamente extenso, sua exibição deverá tomar a quarta e quinta aulas. O professor, quando achar necessário, poderá pausar o filme para que sejam explicadas algumas cenas e passagens que possam parecer obscuras a seus alunos, assim como para fazer comentários ou pedir a participação dos estudantes por meio de perguntas, testando, assim, o conhecimento por eles apreendidos nas aulas anteriores.
Sexta Aula
Na sexta e última aula, o professor pedirá aos alunos que redijam um texto argumentativo a respeito dos gladiadores e dos jogos na Roma Antiga. Deverão levar em consideração os esquemas de debate das primeiras duas aulas, os textos lidos e o filme assistido, argumentando a respeito da importância e das funções sociais dos jogos de gladiadores. O texto deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30.
Conclusão
Ao fim das aulas, os alunos perceberão que os jogos de circo romanos não se prestavam apenas a entretenimento, principalmente aqueles que tinham os gladiadores como temática. Compreenderão que eles serviam como "desafogo" político e social para o imperador e a aristocracia romana, mantendo a plebe satisfeita com os espetáculos organizados.
- Sugestão de link a ser consultado pelo professor:
Vídeo “Gladiadores: de volta à vida”, site Youtube -http://www.youtube.com/watch?v=xHTpXCFW1tU (acesso em: 10 abr. 2012).
- Sugestão de link a ser consultado pelo professor:
Artigo “Arenas Antigas e Estádios Modernos”, site Recorde – Revista História do Esporte - http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/pdf/recordeV1N1_2008_13.pdf (acesso em: 10 abr. 2012).
O professor deverá avaliar os seus alunos ao longo das seis aulas. Perceberá a participação de cada um ao longo dos debates sugeridos e a sua compreensão do tema. O texto deverá ser avaliado em seu conteúdo, forma, estrutura, consistência e redação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/07/2012
Cinco estrelasEXCELENTE gostei muito vouu acessar sempre pois irá me ajudar muito!