Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Morituri te Salutant: Os Gladiadores em Roma Antiga

 

16/07/2012

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A política de jogos do Império Romano.

- A função sociopolítica dos jogos.

- Os gladiadores: quem eram, como lutavam e participação deles na sociedade.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre cultura, sociedade e política da Roma Antiga.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Antes do início da aula, o professor deverá explicar aos alunos que, nas aulas a seguir, será estudada uma sociedade antiga, muito diferente da nossa, que tinha valores e ideais diversos daqueles aos quais estamos acostumados. Para se compreender um povo tão diferente, é necessário estar aberto a novidades e estar disposto a entender ideias contrastantes às nossas.

Além disso, deverá alertá-los de que o tema a ser tratado pode causar alguma repulsa ou impressioná-los de maneira negativa, dada a violência em que se davam os jogos de gladiadores na Roma Antiga.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá dar início à primeira aula, exibindo aos alunos os seguintes pares de imagens:

 Par 1: Coliseu hoje (ruínas) e ontem (maquete)

- Imagem 1: Coliseu hoje (ruínas).

Coliseu - Ruínas

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_yb_AhEDkCy4/S_1EYDx6XWI/AAAAAAAAAA4/0RNzhnaUWGE/s1600/roman-coliseum%5B1%5D.jpg

- Imagem 2: Coliseu ontem (maquete).

Coliseu - Maquete

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_I1c6YZJ-EU0/SkO8S4mVXAI/AAAAAAAAAFg/eVjNCtALT8U/s320/coliseu_maquete.jpg

 

Par 2: Circo Máximo hoje (ruínas) e ontem (maquete)

- Imagem 1: Circo Máximo hoje (ruínas).

Circo Máximo - Rínas

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/-n_Ek0AD9UFo/TaHtGnquzdI/AAAAAAAAAGg/R_-HDOyJRh8/s1600/DSC_0278.JPG

- Imagem 2: Circo Máximo ontem (maquete).

Circo Máximo - Maquete

Disponível em:

http://www.celtiberia.net/imagftp/im857980021-DC728721-0E7C-437F-BED3F2577D81E4A8.jpg

 Ao mesmo tempo em que exibe as imagens, o professor deverá questionar os seus alunos:

- Sabem o que representam essas imagens?

- Onde estão localizados esses locais?

- O que acontecia nesses locais?

- Qual a importância desses locais?

Estimulados pelas imagens e pelas perguntas, os estudantes, sempre orientados pelo professor, iniciarão um pequeno debate a respeito do Coliseu, do Circo Máximo e dos jogos romanos, de maneira geral. Abaixo, segue um texto que ajudará a intensificar a discussão, disponível em: http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-do-pao-e-circo-584140.html

 Segunda Aula

Ao iniciar a segunda aula, o professor deverá exibir aos estudantes as seguintes imagens:

– Gladiadores no Coliseu.

Gladiadores no coliseu

Disponível em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c5/Jean-Leon_Gerome_Pollice_Verso.jpg/300px-Jean-Leon_Gerome_Pollice_Verso.jpg

– Gladiadores em combate.

Gladiadores - Luta

Disponível em:

http://arquehistoria.com/wp-content/uploads/2009/01/gladiador-coliseo1.jpg

– Gladiadores, arte romana.

Gladiadores - Arte Romana

Disponível em:

http://arquehistoria.com/files/lucha_de_gladiadores.jpg

 Em seguida, o professor deverá dispor seus alunos em um pequeno círculo e questionar seus alunos a respeito das imagens:

- Quem elas representam?

- Qual a função dos gladiadores?

- Vocês acreditam que eles tinham outra função além da de entretenimento da sociedade romana? Qual?

 Essas questões deverão levar a um pequeno debate entre professor e estudantes, no intuito de desvendar as principais funções sociais dos jogos de gladiadores e do próprio personagem histórico.

 Terceira Aula

O professor dará início à terceira aula distribuindo entre os estudantes os textos disponíveis nos sites abaixo (a leitura dos textos deverá ser em voz alta):

-http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/gladiadores-romanos-434334.shtml

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Gladiador

Em seguida, deverá retomar rapidamente o debate anterior, perguntando aos alunos se eles mudaram de opinião a respeito das funções dos gladiadores e dos jogos na sociedade romana.

Antes do fim da aula, o professor explicará aos alunos que, em seus próximos dois encontros, será exibido o filme Gladiador, de Ridley Scott, na Sala de Vídeo ou, caso a escola não disponha de uma, onde o professor considerar mais indicado.

Quarta e Quinta Aulas

Exibição do filme Gladiador, de Ridley Scott. Por ser um filme relativamente extenso, sua exibição deverá tomar a quarta e quinta aulas. O professor, quando achar necessário, poderá pausar o filme para que sejam explicadas algumas cenas e passagens que possam parecer obscuras a seus alunos, assim como para fazer comentários ou pedir a participação dos estudantes por meio de perguntas, testando, assim, o conhecimento por eles apreendidos nas aulas anteriores.

Sexta Aula

Na sexta e última aula, o professor pedirá aos alunos que redijam um texto argumentativo a respeito dos gladiadores e dos jogos na Roma Antiga. Deverão levar em consideração os esquemas de debate das primeiras duas aulas, os textos lidos e o filme assistido, argumentando a respeito da importância e das funções sociais dos jogos de gladiadores. O texto deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30.  

Conclusão

Ao fim das aulas, os alunos perceberão que os jogos de circo romanos não se prestavam apenas a entretenimento, principalmente aqueles que tinham os gladiadores como temática. Compreenderão que eles serviam como "desafogo" político e social para o imperador e a aristocracia romana, mantendo a plebe satisfeita com os espetáculos organizados.

Recursos Complementares

- Sugestão de link a ser consultado pelo professor:

Vídeo “Gladiadores: de volta à vida”, site Youtube -http://www.youtube.com/watch?v=xHTpXCFW1tU (acesso em: 10 abr. 2012).

- Sugestão de link a ser consultado pelo professor:

Artigo “Arenas Antigas e Estádios Modernos”, site Recorde – Revista História do Esporte - http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/pdf/recordeV1N1_2008_13.pdf (acesso em: 10 abr. 2012).

Avaliação

 

O professor deverá avaliar os seus alunos ao longo das seis aulas. Perceberá a participação de cada um ao longo dos debates sugeridos e a sua compreensão do tema. O texto deverá ser avaliado em seu conteúdo, forma, estrutura, consistência e redação. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.