Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Faroeste nos Quadrinhos

 

21/06/2012

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, tratamos sobre as representações do Velho Oeste (ou Faroeste), veiculadas pelas Histórias em Quadrinhos.

Os alunos, com esta aula, serão capazes de contextualizar esse processo que marcou, durante o século XIX, a história norte-americana e perceber a sua influência sobre o imaginário contemporâneo.

Além disso, o aluno compreenderá, também, as condições históricas em que tais Quadrinhos foram produzidos e será capaz de identificar e discutir os valores disseminados nessas produções.

Os alunos aprenderão, também, procedimentos de pesquisa histórica. Em particular, procedimentos de levantamento de imagens.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve ter trabalhado com os alunos as condições históricas que impulsionaram os Estados Unidos da América à conquista do Oeste Selvagem no século XIX.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Nesta aula, os alunos terão uma maior compreensão de como os Quadrinhos participaram na construção do imaginário acerca do Faroeste: um imaginário permeado de caubóis aventureiros, índios hostis, diligências e duelos ao pôr do sol. O professor deverá problematizar com os seus alunos os motivos pelos quais foram forjadas tais representações sobre o oeste selvagem. Essas representações ainda circulam pela sociedade - não apenas nos Estados Unidos, mas são também reconhecíveis aqui no Brasil. Sendo assim, torna-se indispensável um trabalho de pesquisa no sentido de identificar e interpretar o fenômeno conhecido como Faroeste.

AULA 1

Inicialmente, o professor exibirá o seguinte vídeo, que trata sobre o Velho Oeste: http://www.youtube.com/watch?v=qytdKLTuJxA

Em seguida, indicará como leitura o texto “Como era a vida no Velho Oeste”, disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-era-a-vida-no-velho-oeste.

A proposta é fazer com que os alunos comparem as representações que são apresentadas tanto no vídeo quanto no texto, de modo a terem uma visão inicial sobre o tema.

Após a exibição e a leitura do texto, os alunos serão conduzidos ao Laboratório de Informática da escola e, com base no texto lido, deverão levantar capas e/ou páginas de Histórias em Quadrinhos que representem o Velho Oeste. A pesquisa pela rede mundial de computadores será inicialmente feita em duplas.

Além do texto indicado, os alunos poderão ler o verbete do Wikipédia dedicado ao Velho Oeste, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Velho_Oeste

Durante a atividade de pesquisa, o professor deverá orientar os alunos e responder a eventuais dúvidas que apareçam durante o levantamento de imagens.

Os alunos deverão fazer anotações durante a pesquisa, pois essas serão avaliadas em um momento posterior e servirão nas atividades das outras aulas.

Os alunos, ainda, deverão arquivar as imagens e os textos levantados durante a pesquisa em uma pasta do computador, para desdobramentos posteriores.

 

Imagem 1: