Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Faroeste nos Quadrinhos

 

21/06/2012

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, tratamos sobre as representações do Velho Oeste (ou Faroeste), veiculadas pelas Histórias em Quadrinhos.

Os alunos, com esta aula, serão capazes de contextualizar esse processo que marcou, durante o século XIX, a história norte-americana e perceber a sua influência sobre o imaginário contemporâneo.

Além disso, o aluno compreenderá, também, as condições históricas em que tais Quadrinhos foram produzidos e será capaz de identificar e discutir os valores disseminados nessas produções.

Os alunos aprenderão, também, procedimentos de pesquisa histórica. Em particular, procedimentos de levantamento de imagens.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve ter trabalhado com os alunos as condições históricas que impulsionaram os Estados Unidos da América à conquista do Oeste Selvagem no século XIX.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Nesta aula, os alunos terão uma maior compreensão de como os Quadrinhos participaram na construção do imaginário acerca do Faroeste: um imaginário permeado de caubóis aventureiros, índios hostis, diligências e duelos ao pôr do sol. O professor deverá problematizar com os seus alunos os motivos pelos quais foram forjadas tais representações sobre o oeste selvagem. Essas representações ainda circulam pela sociedade - não apenas nos Estados Unidos, mas são também reconhecíveis aqui no Brasil. Sendo assim, torna-se indispensável um trabalho de pesquisa no sentido de identificar e interpretar o fenômeno conhecido como Faroeste.

AULA 1

Inicialmente, o professor exibirá o seguinte vídeo, que trata sobre o Velho Oeste: http://www.youtube.com/watch?v=qytdKLTuJxA

Em seguida, indicará como leitura o texto “Como era a vida no Velho Oeste”, disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-era-a-vida-no-velho-oeste.

A proposta é fazer com que os alunos comparem as representações que são apresentadas tanto no vídeo quanto no texto, de modo a terem uma visão inicial sobre o tema.

Após a exibição e a leitura do texto, os alunos serão conduzidos ao Laboratório de Informática da escola e, com base no texto lido, deverão levantar capas e/ou páginas de Histórias em Quadrinhos que representem o Velho Oeste. A pesquisa pela rede mundial de computadores será inicialmente feita em duplas.

Além do texto indicado, os alunos poderão ler o verbete do Wikipédia dedicado ao Velho Oeste, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Velho_Oeste

Durante a atividade de pesquisa, o professor deverá orientar os alunos e responder a eventuais dúvidas que apareçam durante o levantamento de imagens.

Os alunos deverão fazer anotações durante a pesquisa, pois essas serão avaliadas em um momento posterior e servirão nas atividades das outras aulas.

Os alunos, ainda, deverão arquivar as imagens e os textos levantados durante a pesquisa em uma pasta do computador, para desdobramentos posteriores.

 

Imagem 1:

Lucky Luke, personagem de Histórias em Quadrinhos franco-belga, criado em 1946 por Morris. Imagem disponível em: http://portalivros.files.wordpress.com/2010/10/ll_publico.jpg

Sugestão de leitura:Que figura aparece representada na capa acima? Notadamente, é a figura do cowboy (ou caubói). O professor deverá sugerir aos alunos que atentem para os demais elementos gráficos da capa, de modo a elucidar melhor a figura do caubói.

 

Imagem 2:

Jonah Hex, personagem criado por John Albano e Tony DeZuniga e pertencente à Editora DC Comics (a mesma que publica personagens como Batman e Superman). Imagem disponível em: http://images.wikia.com/marvel_dc/images/e/e0/Jonah_Hex_v.1_08.jpg

Sugestão de leitura:Caso os alunos se deparem durante a pesquisa com a capa acima, o professor poderá discutir, por meio dela, a representação do indígena norte-americano.

 

Imagem 3:

Blueberry, personagem criado por Giraud. Imagem disponível em:disponcriado por Giraud. http://4.bp.blogspot.com/-XGsb_rIMMbY/TtKufzPX1PI/AAAAAAAAFco/6JU5Kv3ZOxg/s1600/blueberry_010.jpg

Sugestão de leitura: A partir dos elementos que compõem a imagem acima (a figura do caubói e a carroça), o professor poderá discutir a temática da expansão para o Oeste Selvagem.

 

Imagem 4:

Ken Parker, personagem criado em 1974 por Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo. Imagem disponível em  http://lambiek.net/artists/m/milazzo_ivo/milazzo_ivo.jpg

Sugestão de leitura: A partir da imagem acima, o professor problematizará com os seus alunos os impactos desse processo designado como Faroeste.

 

AULA 2

Nesta aula, os alunos se reunirão e discutirão as imagens levantadas. Em seguida, deverão confrontar as informações levantadas com o texto “Como era a vida no Velho Oeste”, indicado pelo professor na aula passada.

Após uma breve discussão, os alunos serão divididos em cinco grupos. Cada grupo deverá fazer um Blog versando sobre o Faroeste nos Quadrinhos.

Caso os alunos não tenham familiaridade com essa ferramenta de comunicação virtual, o professor deverá fazer uma breve explicação do que se trata, bem como explicitar as potencialidades desse tipo de recurso. O professor poderá indicar, ainda, os seguintes sites que tratam da elaboração de blogs:

http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

http://www.criarumblog.com/

No Blog, os alunos postarão as capas e as páginas das HQs coletadas. Abaixo delas, colocarão textos curtos explicativos.

 

AULA 3

Esta terceira aula será utilizada para que os alunos finalizem o Blog e a elaboração das legendas. Caso haja alguma imagem em língua estrangeira, os alunos poderão utilizar-se de ferramentas da Internet para traduzi-las, como, por exemplo, o tradutor online do Google. O professor poderá auxiliar os alunos ou, então, indicar o uso de tradução, caso haja a necessidade.

Com o Blog, espera-se que o material coletado possa ser acessado posteriormente por eventuais interessados.

AULA 4

Nesta aula, os alunos farão uma discussão em sala, em formato de um seminário. O Seminário tem como proposta ser um esforço coletivo em que os alunos apresentarão as impressões que tiveram durante o desenvolvimento da todas as aulas.

O seminário será dividido em dois tópicos:

- O primeiro tópico a ser discutido no seminário é sobre a sociedade do Velho Oeste.

Os alunos devem assinalar os principais tipos humanos: caubóis, indígenas, as mulheres.

Seria interessante que os alunos discutissem como esses tipos humanos aparecem nos quadrinhos, os motivos pelos quais eles aparecem nos quadrinhos e que valores acabam afirmando.

- O segundo tópico do seminário tratará a respeito da influência do Faroeste na cultura.

Os alunos podem, além dos quadrinhos, ressaltar que o Velho Oeste também foi objeto de discussão em outras artes - como, por exemplo, o cinema e na música.

Em algum momento da pesquisa, os alunos irão se deparar com a forma como o cinema e a música trataram o período. Sendo assim, podem chamar a atenção para essas artes.

O seminário também será espaço para que os alunos avaliem todos os procedimentos de pesquisa, assinalando os resultados que consideraram mais satisfatórios, bem como devem ressaltar as dificuldades que tiveram em todas as etapas.

Recursos Complementares

Os artigos abaixo tratam do Velho Oeste no cinema e em outras mídias. Todavia, suas considerações poderão servir de base para a reflexão do professor:

- “A dessimbolização do faroeste”, artigo de Ciro Inácio Marcondes. Disponível em: http://200.145.78.103/index.php/casa/article/view/1771

-  “Desprezo à glória: o Spaghetti western na cultura midiática”, de  Rodrigo Carreiro. Disponível em:  http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/baleianarede/article/view/1447

- “Os filmes de Westerns e a História Americana”, de Mariza de Carvalho Soares. Texto disponível em:

http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/sites/www.historia.uff.br.primeirosescritos/files/pe02-2.pdf

Avaliação

A avaliação será processual. O professor levará em conta o interesse e a participação dos alunos nas atividades de pesquisa, na elaboração do Blog e nas discussões.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • João Aparecido Alves, EE PRES TANCREDO NEVES , Mato Grosso do Sul - disse:
    j.griloviskialves@bol.com.br

    21/06/2012

    Cinco estrelas

    ...Cara achei o maior barato meu...sabe que nunca havia pensado nessa possibilidade...quadrinhos...assunto esse que podemos relacionar com a História...são receitas que realmente vão mudar os rumos de nossas aulas...pensei até em uma encenação...teatro...mas valeu gostei...dez...duzentos...realmente fantástico...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.