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Projeto de iniciação científica – Uma lupa na língua – Gênero Discursivo: Bula de remédio

 

05/07/2012

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o gênero discursivo: bula de remédio
  • Discutir as implicações do bom e mau uso das informações das bulas de remédio
  • Propor alternativas para o entendimento das pessoas em relação às bulas de remédio
  • Produzir histórias em quadrinhos
  • Criar um blog
Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções de gêneros discursivos
  • Domínio de recursos como gravação de imagens e áudio do laptop Classmate ou Tablet
  • Conhecimento do programa ToonDoo
  • Conhecimento sobre elaboração de mapas conceituais
Estratégias e recursos da aula
  • Programa de gravação de vídeos
  • Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet
  • Trabalhos em grupos

 

Para a realização desse projeto de pesquisa é necessário que o professor reconheça a relevância do papel da iniciação científica na formação dos alunos bem como a importância do tema escolhido.

 

Atividade 1 - Motivação para o tema

Para introduzir o tema a ser estudado (bula de remédio), o professor deverá propor uma atividade de filmagem de depoimentos de profissionais da escola sobre o tema.

Os alunos deverão ser divididos em grupos e cada grupo será responsável pela filmagem de um depoimento. Esse grupo deverá ser o mesmo até o final do projeto de pesquisa.

Os profissionais deverão ser avisados, com antecedência, sobre a atividade a ser realizada; evitando que haja desorganização na condução da mesma.

Por isso, o professor deverá orientar os alunos a procurar professores que estejam em horários vagos, assistentes de secretaria desde que não tenha ninguém aguardando atendimento, a(o) diretor(a) da escola, supervisor(a) escolar, bibliotecário(a), entre outros.

Cada grupo poderá criar suas próprias perguntas ou o professor poderá apresentar as perguntas abaixo:

  • Você toma remédio?

 

  • Se sim, qual remédio você toma?

 

  • Quem te indicou esse remédio? O médico ou um(a) amigo(a), parente?

 

  • Você leu a bula do remédio que você toma ou dos remédios que você geralmente toma? Por quê?

 

  • Você sabe quais as indicações desse medicamento?

 

  • Você acha que a maioria das pessoas lê bulas de remédio?

 

  • Na sua opinião, o que impede as pessoas de lerem bulas?

 

  • Você acredita que as pessoas estão cientes dos riscos a que estão expostas ao tomarem medicamentos sem lerem a bula?

 

 

Cada grupo deverá gravar um depoimento de, pelo menos, 5 minutos e, caso os alunos não encontrem os profissionais disponíveis, eles poderão entrevistar pais e/ou responsáveis que estejam na escola durante a realização da atividade.

Para a filmagem dos vídeos, os alunos poderão utilizar seus Laptops Classmate ou Tablets ou aparelhos celulares.       

 

Atividade 2 - Apresentação dos vídeos

Os grupos deverão apresentar os depoimentos filmados para a sala. Durante a apresentação, o professor deverá solicitar aos alunos que se atentem para os medicamentos citados e nas respostas que se referem à leitura de bulas.

Em forma de diálogo, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem os remédios citados, se sabem das indicações e se eles acham importante lerem bulas de remédio.

 

Atividade 3 - Pesquisa sobre o tema

O professor deverá solicitar aos grupos que acessem o site http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/ e procurem as bulas dos remédios citadas pelos profissionais entrevistados.

Bulário

O professor deverá solicitar aos alunos que prestem atenção nos componentes da bula:

  • FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO
  • COMPOSIÇÃO 
  • INFORMAÇÕES AO PACIENTE 
  1. Ação esperada do medicamento
  2. Cuidados de armazenamento
  3. Prazo de validade
  4. Gravidez e lactação
  5. Cuidados de administração
  6. Interrupção do tratamento
  7. Reações adversas
  8. Ingestão concomitante com outras substâncias
  9. Contraindicações e Precauções
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS
  1. Características
  2. Farmacocinética
  • INDICAÇÕES
  • CONTRAINDICAÇÕES
  • PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS
  • INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
  • REAÇÕES ADVERSAS
  • POSOLOGIA
  • SUPERDOSE
  • PACIENTES IDOSOS

 

Fonte: Bula impressa  do medicamento Diclofenaco Sódico.

Ao focarem nesses componentes, os alunos deverão se atentar na linguagem utilizada, se ela é de fácil entendimento ou não.

 

  • Importante: Nesse estágio da pesquisa, os alunos já deverão começar a elaborar seus mapas conceituais.

 

Atividade 4 - Hipóteses

O professor deverá conduzir a discussão  sobre os dados até então obtidos e deverá orientar na formulação das hipóteses de pesquisa, que podem ser geradas a partir das perguntas abaixo:

  • O que impede as pessoas de lerem as bulas?
  • A linguagem é de fácil entendimento?
  • As letras estão em um tamanho adequado?
  • O que o Ministério da Saúde tem feito para acabar com esse(s) problema(s)?
  • A maioria da população tem acesso a opções como bulas em tamanho ampliado ou em áudio?
  • Como popularizar essas opções?

 

As hipóteses deverão ser incluídas nos mapas conceituais que estão sendo elaborados.

  • Quem não lê bula de remédio, corre o risco de fazer mau uso dos remédios. (uma hipótese pode ser essa)
  • A linguagem utilizada em bulas de remédio dificulta a leitura das mesmas.
  • As pessoas confiam ou na indicação do farmacêutico ou de amigos e/ou parentes quando utilizam um remédio

 

Atividade 5 - Justificativa

É necessário que os alunos percebam a relevância de se estudar esse gênero que está presente em nossa vida cotidiana e que pode afetar a nossa saúde, caso mau uso de remédios seja feito.

Para tanto, o professor deverá propor que os alunos pesquisem as bulas de remédios novamente (pelo site ou bulas impressas; nesse último caso, o professor deverá solicitar aos alunos que tragam as bulas de casa)  e desta vez eles deverão se concentrar basicamente nos itens: indicações, contraindicações e reações adversas.

Dessa maneira, eles entenderão os reais riscos a que estão sujeitos caso não leiam essas informações e estarão aptos a elaborar um texto falando o porquê da relevância dessa pesquisa.

 

Atividade 6 - Objetivos

Os alunos, orientados pelo professor, deverão registrar em seus mapas conceituais os objetivos do trabalho com as bulas de remédio. 

Como objetivos apresentamos:

  • Estudar o gênero bula de remédio
  • Apontar opções de facilitação para leituras de bulas
  • Propor uma alternativa linguística mais acessível para a leitura de bulas

 

Atividade 7 - Metodologia

Os alunos deverão decidir como a pesquisa será feita, isto é, quais caminhos percorrerão para chegarem aos objetivos propostos.

Os vídeos produzidos no início do projeto poderão ser utilizados ou  os alunos poderão filmar outros depoimentos ou aplicar questionários. 

Caso decidam pelos questionários, sugerimos os seguintes passos:

1. Elaboração de questionários - Os alunos deverão elaborar questionários a serem aplicados. Além disso, deverão definir qual vai ser o público-alvo a que se destinam os mesmos. Sugerimos as seguintes perguntas para constar no questionário: 

  • As  pessoas leem bulas?
  • Quem não as lê, está ciente dos riscos  a que está exposto?
  • Por que as pessoas não leem bulas?
  • Elas conseguem apontar uma solução para esse problema?

 

2. Aplicação de questionários - Esses questionários poderão ser disponibilizados em comunidades de redes sociais, como Orkut ou Facebook. 

3. Tabulação dos dados  - Nessa etapa da pesquisa, os alunos deverão confrontar os resultados obtidos com as hipóteses formuladas: elas foram confirmadas ou refutadas? Quais conclusões podem ser tiradas?

4. Elaboração das soluções - Criação de uma história em quadrinhos em que se irá narrar a história de pessoas que não liam bulas e ficaram doentes por conta de mau uso de medicamentos e como eles pararam de fazer isso depois que tomaram conhecimentos de opções de bulas mais adequadas para elas, como as que apresentam letras de tamanho ampliado, por exemplo.

Essa história em quadrinhos deverá conter um link para o blog a ser criado pela turma com as informações obtidas.

 

Atividade 8- Socialização da pesquisa

Os alunos deverão divulgar seu mapa conceitual, história em quadrinhos e blog para a comunidade escolar.

Eles poderão fazer isso por meio de e-mails ou divulgação em seus perfis públicos de redes sociais.

Isso, entretanto, não implica dizer que não deva acontecer um momento em sala de aula para a apresentação das considerações finais sobre o trabalho desenvolvido.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos

 

Sugestões de links para o professor

Avaliação

O professor deverá avaliar todas as etapas envolvidas no projeto de pesquisa e critérios como envolvimento, interesse, contribuição efetiva, realização das tarefas dentro do prazo estipulado e a contento serão levados em consideração.

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