23/08/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças nesta faixa etária podem, com a mediação da professora:
Esta aula deve ser realizada depois de levantadas todas as impressões e conhecimentos que as crianças tem sobre o coelho.
Para obter mais informações sobre o coelho é possível convidar um biólogo para ser entrevistado pelo grupo, de preferência que seja alguém da família de alguma criança da turma.
1º Momento: Antes da visita do biólogo, a professora deve elaborar junto com o grupo as perguntas que serão feitas ao entrevistado, considerando o que as crianças desejam aprender.
As possíveis perguntas deverão ser relacionadas às cores dos coelhos, a sua alimentação, onde vivem, como se reproduzem, como saber se o coelho é macho ou fêmea, quantos filhotes nascem por ninhada etc.
2º Momento: No ato da entrevista, à medida que o biólogo for respondendo as perguntas, a professora deverá assumir o papel de escriba e registrar as informações para retomar posteriormente com as criaças.
Com esta aula a criança pode ser avaliada quanto à coerência das perguntas em relação ao tema em estudo; se é capaz de ouvir e respeitar a vez do outro falar.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula, pois a entrevista com um especialista no assunto estudo possibilita aos alunos tirarem todas as dúvidas.
24/03/2010
Cinco estrelasRealmente é este o melhor caminho para se trabalhar com alunos da Educação Infantil, pois as crianças se interessam muito mais pela prática do que pela teoria, precisam realmente ver o que está fazendo e falando. O material concreto é muito mais fácil de assimilar, Os animais são algo que nossos alunos acham interessante e também admiram por ser algo vivo e que se move por vontade´própria, coisa ainda que é um mistério para os pequeninos. Os professores devem buscar maneiras diferentes de ensin