Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte em Negativo: Produção de imagens em Preto e Branco

 

04/06/2012

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Investigar diferentes usos para as cores neutras em obras artísticas;

·         Trabalhar a monocromia e a simetria;

·         Desenvolver a criatividade dos alunos em trabalhos individuais.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos tenham tido alguma explicação anterior sobre teoria de cores.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor deve introduzir o tema lembrando aos alunos o conceito das cores quentes, frias e neutras:

Cores quentes: cores derivadas do vermelho, amarelo forte e cores cítricas. São cores mais alegres e que nos dão a sensação de alegria, calor, movimento, dinamismo, etc.


Cores frias: cores derivas do azul. São que transmitem tranquilidade, apatia, calma, frio, etc.

Cores Neutras: Preto e Branco. Responsáveis por acrescentar ou retirar luminosidade nas demais cores e causar contraste.

Chamando a atenção para a possibilidade de sugerir contraste, o professor deve apresentar imagens, de diferentes estilos, impressas ou em data-show, onde a tinta preta contrasta com o fundo branco e vice-versa.

11111111111111111111

http://ts3.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=5025193867413710&id=45be8762170f5827b2089527cfde3abb

(acesso em 10/04/2012)

 

2222222222222

http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4840939776311744&id=0b453953a91b2e3661cf6fb6e5071161

(acesso em 10/04/2012)

 

333333333333333333333

http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4857118908482256&id=5faf1b5d099c95f1fe1fa107631b7570

(acesso em 10/04/2012)

 

444444444444444444444444

http://www.inclusive.org.br/wp-content/uploads/no-violencia-272x300.jpg

(acesso em 10/04/2012)

 

Em seguida, o professor deve apresentar o conceito de simetria na Arte enquanto conformidade de tamanho, forma e posição entre as partes de um todo, resultando em combinações de proporções harmônicas. Tais idéias podem ser melhores explicadas através do site http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap21s3.html.

Também nesse caso o professor pode se utilizar de imagens para melhor exemplificar os conceitos.

 

1111111111111111111

Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci

http://4.bp.blogspot.com/_kB1pDXsEaE0/S_rOH8XU9WI/AAAAAAAADw8/Wo_I7PhcKSI/s1600/davince.JPG

(acesso em 09/04/2012)

 

222222222222222222

Simetria 2009 - Pepe Ferreras Benaite

http://www.artistasdelatierra.com/obras/foto98225.jpg

(acesso em 09/04/2012)

 

333333333333333333333

Simetria nº11 – Verônica de Toro

http://3.bp.blogspot.com/_51CF7J1ZrP4/SZ2MMGPv0aI/AAAAAAAAAVk/yUHdCkFZzQk/s400/Simetr%C3%ADa++N%C2%BA11,+180+x+180+cm.jpg

(acesso em 09/04/2012)

 

Aula 2:

Para segunda aula o professor deverá disponibilizar aos alunos:

- Folhas de cartolina, papel cartão ou outro papel mais rígido preto e branco

- Durex ou cola

- Tesoura

- Tinta Guache preta e branca

O professor pedirá que os alunos componham um suporte unindo pedaços de folhas brancas e pretas do mesmo tamanho e sobre ele farão um desenho que ocupe ambas as cores do suporte.

Com a tinta guache, os alunos devem preencher ou contornar seus desenhos usando a tinta branca na parte do suporte preta e a tinta preta na parte do suporte branca.

Os alunos poderão optar entre criar imagens simétricas ou complementares, conforme exemplos abaixo.

 

Complementares

 

555555555555555555555

http://ts2.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4917519046541449&id=b9e5715ba9024553bb57324923098fea

(acesso em 10/04/2012)

 

66666666666666666666666

http://ts4.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4658833170367387&id=237c271695eb0f55a38b17f2516fdf29

(acesso em 10/04/2012)

 

7777777777777777777777

http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/65874_Papel-de-Parede-Preto-e-branco_1280x1024.jpg

(acesso em 10/04/2012)

 

Simétricas

88888888888888888888

http://ts3.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4526561053966586&id=65944af4dcbdcf2d5680e373011e52ad

(acesso em 10/04/2012)

 

99999999999999999

http://2.bp.blogspot.com/_ofD9TrL-oXo/TCVkzumM2bI/AAAAAAAAAGs/SFIVRK3r2Pw/s1600/dualidades.jpg

(acesso em 10/04/2012)

 

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

http://us.123rf.com/400wm/400/400/stkobi/stkobi0808/stkobi080800027/3392187.jpg

(acesso em 10/04/2012)

 

Aula 3:

Com os trabalhos prontos, o professor deve escolher um local na escola para que os trabalhos sejam expostos. Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre os temas escolhidos e a melhor disposição para sua apresentação.

Recursos Complementares

Sobre uma exposição de arte em preto e branco:

http://www.pop4.com.br/1365-preto-no-branco-do-concreto-ao-contemporaneo.html

(acesso em 10/04/2012)

 

Site com imagens de quadros em preto e branco:

http://www.artgeist.pt/quadros/abstrato-1/preto-e-branco.html

(acesso em 10/04/2012)

 

Site com vídeo sobre o uso da simetria na Arte e na Matemática:

http://midiaseducacao-videos.blogspot.com.br/2007/05/simetria-arte-e-matematica.html

(acesso em 09/04/2012)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.