04/06/2012
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
· Investigar diferentes usos para as cores neutras em obras artísticas;
· Trabalhar a monocromia e a simetria;
· Desenvolver a criatividade dos alunos em trabalhos individuais.
É interessante que os alunos tenham tido alguma explicação anterior sobre teoria de cores.
Aula 1:
O professor deve introduzir o tema lembrando aos alunos o conceito das cores quentes, frias e neutras:
Cores quentes: cores derivadas do vermelho, amarelo forte e cores cítricas. São cores mais alegres e que nos dão a sensação de alegria, calor, movimento, dinamismo, etc.
Cores frias: cores derivas do azul. São que transmitem tranquilidade, apatia, calma, frio, etc.
Cores Neutras: Preto e Branco. Responsáveis por acrescentar ou retirar luminosidade nas demais cores e causar contraste.
Chamando a atenção para a possibilidade de sugerir contraste, o professor deve apresentar imagens, de diferentes estilos, impressas ou em data-show, onde a tinta preta contrasta com o fundo branco e vice-versa.
http://ts3.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=5025193867413710&id=45be8762170f5827b2089527cfde3abb
(acesso em 10/04/2012)
http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4840939776311744&id=0b453953a91b2e3661cf6fb6e5071161
(acesso em 10/04/2012)
http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4857118908482256&id=5faf1b5d099c95f1fe1fa107631b7570
(acesso em 10/04/2012)
http://www.inclusive.org.br/wp-content/uploads/no-violencia-272x300.jpg
(acesso em 10/04/2012)
Em seguida, o professor deve apresentar o conceito de simetria na Arte enquanto conformidade de tamanho, forma e posição entre as partes de um todo, resultando em combinações de proporções harmônicas. Tais idéias podem ser melhores explicadas através do site http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap21s3.html.
Também nesse caso o professor pode se utilizar de imagens para melhor exemplificar os conceitos.
Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci
http://4.bp.blogspot.com/_kB1pDXsEaE0/S_rOH8XU9WI/AAAAAAAADw8/Wo_I7PhcKSI/s1600/davince.JPG
(acesso em 09/04/2012)
Simetria 2009 - Pepe Ferreras Benaite
http://www.artistasdelatierra.com/obras/foto98225.jpg
(acesso em 09/04/2012)
Simetria nº11 – Verônica de Toro
(acesso em 09/04/2012)
Aula 2:
Para segunda aula o professor deverá disponibilizar aos alunos:
- Folhas de cartolina, papel cartão ou outro papel mais rígido preto e branco
- Durex ou cola
- Tesoura
- Tinta Guache preta e branca
O professor pedirá que os alunos componham um suporte unindo pedaços de folhas brancas e pretas do mesmo tamanho e sobre ele farão um desenho que ocupe ambas as cores do suporte.
Com a tinta guache, os alunos devem preencher ou contornar seus desenhos usando a tinta branca na parte do suporte preta e a tinta preta na parte do suporte branca.
Os alunos poderão optar entre criar imagens simétricas ou complementares, conforme exemplos abaixo.
Complementares
http://ts2.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4917519046541449&id=b9e5715ba9024553bb57324923098fea
(acesso em 10/04/2012)
http://ts4.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4658833170367387&id=237c271695eb0f55a38b17f2516fdf29
(acesso em 10/04/2012)
http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/65874_Papel-de-Parede-Preto-e-branco_1280x1024.jpg
(acesso em 10/04/2012)
Simétricas
http://ts3.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4526561053966586&id=65944af4dcbdcf2d5680e373011e52ad
(acesso em 10/04/2012)
http://2.bp.blogspot.com/_ofD9TrL-oXo/TCVkzumM2bI/AAAAAAAAAGs/SFIVRK3r2Pw/s1600/dualidades.jpg
(acesso em 10/04/2012)
http://us.123rf.com/400wm/400/400/stkobi/stkobi0808/stkobi080800027/3392187.jpg
(acesso em 10/04/2012)
Aula 3:
Com os trabalhos prontos, o professor deve escolher um local na escola para que os trabalhos sejam expostos. Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre os temas escolhidos e a melhor disposição para sua apresentação.
Sobre uma exposição de arte em preto e branco:
http://www.pop4.com.br/1365-preto-no-branco-do-concreto-ao-contemporaneo.html
(acesso em 10/04/2012)
Site com imagens de quadros em preto e branco:
http://www.artgeist.pt/quadros/abstrato-1/preto-e-branco.html
(acesso em 10/04/2012)
Site com vídeo sobre o uso da simetria na Arte e na Matemática:
http://midiaseducacao-videos.blogspot.com.br/2007/05/simetria-arte-e-matematica.html
(acesso em 09/04/2012)
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/05/2013
Cinco estrelasInteressante a aula.Vou aplicar com meus alunos. Qdo tiver atividades envie.Grata ! Lisiane