05/06/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Perceber como o planejamento das cidades, em todas as esferas que as englobam, ajudam no crescimento destas e na melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Que o aluno tenha conhecimento das principais causas do crescimento/inchaço das cidades.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor esta aula tem como objetivo mostrar a importância do planejamento das cidades, e caso exista, trabalhar o plano diretor do município.
AULA 1
momento 1: Mostrar aos alunos as duas imagens abaixo e pedir que eles respondam as questões propostas abaixo. (esta atividade pode ser entregue aos alunos e as respostas às questões serem escritas ou o professor poderá levanta-las em forma de debate e os alunos podem ir respondendo de forma oral).
Foto aérea de Teresópolis/RJ. Disponível em: http://www.tyba.com.br/portugues/minha_conta/ampliacao.php?file=cd218_238 (acessado em 20/04/2012)
Foto aérea de Curitiba. Disponível em: http://www.flickr.com/photos/fotoaereabrasil/4363086025/ (acessado em 20/04/2012)
1) O que você percebe de igual nessas duas fotos?
2) O que você percebe de diferente na fotos?
3) Consegue identificar quais são as duas cidades?
4) Com relação ao crescimento dessas cidades, analisando somente as fotos é possível dizer qual suportaria esse crescimento com melhor qualidade? Por quê?
momento 2: Apresente aos alunos as charges abaixo: (elas irão nortear os principais problemas referentes ao planejamento urbano nas cidades brasileiras).
charge 1
Disponível em: http://architetandoverde.blogspot.com.br/2011/09/sustentabilidade-urbana.html (acessado em 20/04/2012)
Disponível em: http://www.eucurtoeucuido.com.br/site/noticias.php (acessado em 20/04/2012)
Disponível em: http://weslen.pereira.zip.net/ (acessado em 20/04/2012)
Disponível em: http://www.matutando.com/charge-diferenca-entre-estado-de-alerta-estado-de-calamidade/ (acessado em 20/04/2012)
Disponível em: http://www.matutando.com/charge-enchentes/ (acesso em 20/04/2012)
Disponível em: http://www.ambrosia.com.br/2012/04/03/o-universo-de-angeli/ocupacao-angeli-charge-transito/ (acesso em 20/04/2012)
AULA 2
momento 1: O Professor deverá presentar aos alunos o plano diretor do município, considerando ser este um instrumento da política de desenvolvimento dos municípios com a finalidade de orientar a atuação do poder público e privado na construção dos espaços urbanos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
momento 2: Propor uma atividade aos alunos de investigação em campo.
AULA 3
momento 1: Estes vídeos, depois de editados pelos próprios alunos, serão apresentados para toda a turma.
momento 2: Com o uso dos vídeos o professor deverá fazer as considerações com relação ao planejamento em seu município utilizando da realidade de campo (trabalho feito pelos alunos).
Perspectivas do Planejamento Urbano no Brasil. Disponível em: http://www.flaviovillaca.arq.br/pdf/campo_gde.pdf
A importância do Plano Diretor para os Municípios. Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/Institucional/PoliticasPublicas/Documents/cartilha_diretor.pdf
A participação da turma em todos os momentos e o empenho na realização da atividade de campo deverá ser a forma de avaliar a turma nessa aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!