04/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias
Recursos
Imagem disponível em http://alfaleninha.wordpress.com/2009/09/10/a-etiqueta-na-internet-netiqueta/
A aula Projeto de Iniciação Científica - Uma lupa na língua - Netiqueta – Os adolescentes conhecem e usam as regras de etiqueta na Internet? foi retornada para alterações. Veja abaixo as orientações.
O professor deverá apresentar algumas situações para os alunos e pedir que eles expressem suas opiniões a respeito. O professor, se quiser, poderá usar sua própria caixa de e-mail para demonstração.
Situação 1 - "Corrente”
O professor deverá mostrar uma dessas correntes, as quais envolvem declarações de amizade, pessoas desaparecidas, mensagens de cunho religioso, ofertas de prêmio.
Fonte: Caixa de email pessoal da autora
Situação 2 – Divulgação de produtos e empresas
Fonte: Caixa de email pessoal da autora
Situação 3 – Sugestão de amigos por parte da rede social
O professor poderá mostrar sua página pessoal do Facebook ou Orkut.
Fonte: Perfil de rede social da autora
Finalizadas as apresentações, o professor deverá perguntar a opinião dos alunos sobre as situações apresentadas:
O professor deverá, então, informar aos alunos que existe uma palavra "Netiqueta" e pedir a eles que façam uma pesquisa na Internet para descobrir o que ela significa. O professor deverá informar também que esse termo será o tema do projeto de pesquisa a ser realizado.
Depois que os alunos lerem na internet o que é netiqueta e socializarem com os colegas a definição, passar para a atividade 2.
Os alunos deverão pesquisar o termo Netiqueta. Para isso, o professor deverá solicitar que procurem saber sua origem, seus usos e aplicações.
Como fontes de pesquisa, sugerimos os seguintes sites:
Atividade 2.1. – Socialização da pesquisa inicial
A socialização dessa pesquisa inicial deverá ser feita através de mapas conceituais, em que os alunos deverão se ater às palavras-chaves e definições. Essa socialização pode ser feita por meio de trocas de e-mails entre os grupos.
Para a elaboração de mapas conceituais, bem como para tomar conhecimento de suas definições e usos, sugerimos que o professor solicite aos alunos que acessem o seguinte link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
Sugestão de tarefa de casa
O professor poderá sugerir aos alunos que os mesmos coloquem uma frase em seus status em redes sociais como Orkut, Facebook ou Twitter e MSN sobre o tema a ser pesquisado.
Essa frase pode ser:
Você sabe o que é Netiqueta? | |
Netiqueta, eu uso e você? |
As respostas obtidas pelos alunos dessa maneira informal podem ser utilizadas como corpus de pesquisa.
Sugerimos o seguinte roteiro para a realização dessa atividade:
4. Elaboração das hipóteses de pesquisa tendo como base as respostas dadas pelas alunos. Essas hipóteses poderão ser confirmadas ou refutadas ao final da pesquisa.
Sugestões de hipóteses:
O uso da netiqueta é prática comum entre os jovens na internet?
A falta do uso de netiqueta interfere nas relações virtuais?
Atividade 4. 1. - Definição da justificativa
Considerando que a fase inicial do projeto já foi concluída e já temos o tema (Netiqueta) as perguntas e as hipóteses definidas (O uso da netiqueta é prática comum entre os jovens na internet? A falta do uso de netiqueta interfere nas relações virtuais?) precisamos justificar porque esse tema é relevante e merece ser estudado.
Nesse momento, os alunos deverão se organizar em grupos e listar as justificativas para esse estudo.
Como justificativas, apresentamos:
Essas justificativas devem ser inseridas nos mapas conceituais já criados.
Ao término dessa atividade, o professor deverá iniciar uma discussão em que os grupos apresentarão as suas justificativas
Atividade 4.2. - Definição dos objetivos
Sob orientação do professor, os alunos deverão definir os objetivos do estudo sobre Netiqueta, o que esperam descobrir e o que fazer com os resultados encontrados.
Como sugestões, apresentamos:
Atividade 4.3. – Socialização da justificativa e objetivos
Ao final da elaboração das justificativas e objetivos e de suas postagens nos mapas conceituais, os alunos deverão apresentá-los para a sala e promover um debate
Atividade 5.1. – Elaboração de questionários
Tendo em vista que um dos objetivos da pesquisa é saber se os adolescentes fazem uso da Netiqueta, os alunos deverão elaborar os questionários tendo em vista esse público.
No questionário devem constar perguntas com os seguintes itens:
Outra questão que não pode faltar é se os adolescentes se sentem incomodados com isso ou não, se eles veem isso como um problema ou não. Caso sim, como eles acham que esses problemas podem ser resolvidos.
Atividade 5.2 – Aplicação de questionários
Uma vez que o objetivo é estudar aspectos das relações virtuais, nada mais coerente do que a aplicação desses questionários via Internet.
Para essa aplicação, apontamos duas possibilidades:
Atividade 5.3 – Tabulação dos resultados
Os alunos deverão registrar os resultados em forma de tabela para melhor compreensão dos mesmos.
Essa tabela poderá conter os seguintes itens:
Número de questionários respondidos |
Faixa etária |
Sexo |
Número de adolescentes que conhecem Netiqueta |
Número de adolescentes que fazem uso da Netiqueta |
Reclamações mais comuns |
Propostas de soluções |
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Atividade 5.4 – Análise dos resultados
Diante dos resultados obtidos, os alunos, sob orientação do professor, deverão conferir se sua hipótese foi confirmada ou não, se o uso da Netiqueta é uma prática comum, se a ausência desse uso é um problema, entre outros.
Cada grupo deverá apresentar os resultados obtidos com suas pesquisas:
Com base nos problemas apontados nos questionários, os alunos deverão criar um vídeo.
Cada grupo ficará responsável pela criação de regras para diferentes sites ou interações virtuais:
O vídeo deverá conter:
A duração do vídeo deve ser de, no mínimo, 7 minutos e todos os integrantes do grupo devem ter oportunidade de fala.
Finalizados pesquisa e vídeos, é chegado o momento de socializar com os demais alunos da escola o resultado desse projeto.
A socialização deverá ser feita em redes sociais. Cada grupo deverá postar o vídeo em seu perfil do Orkut ou Facebook ou no site Youtube.
Poderá também ser feita a apresentação em sala de aula ou então para a escola inteira, desde que a mesma disponha de um telão para tal.
Professor, os sites abaixo poderão ajudá-lo a enriquecer sua aula/pesquisa.
A avaliação deverá ser feita ao longo de todo o processo de pesquisa e ainda que os alunos tenham feito o trabalho em grupos, a avaliação deve ser individual.
Serão objetos de avaliação:
Serão critérios de avaliação:
Cinco estrelas 1 classificações
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03/08/2012
Cinco estrelasMuito interessante e atual! Estava buscando algo sobre Etiqueta e devo aplicar alguns dos conceitos de Netiqueta também, já que está mais próximo dos alunos adolescentes!