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Projeto de Iniciação Científica - Uma lupa na língua - Netiqueta – Os adolescentes conhecem e usam as regras de etiqueta na Internet?

 

04/07/2012

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir o termo Netiqueta
  • Analisar o uso de Netiqueta nas interações virtuais
  • Elaborar regras de Netiqueta
  • Produzir videocasts
Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos básicos de Internet
  • Conhecimentos sobre elaboração de mapas conceituais
  • Leitura e interpretação de tabelas
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Pesquisa na Internet
  • Trabalho em duplas e em grupos
  • Debates

 

Recursos

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados a Internet
  • Computador conectado a Data Show
  • Software IHMC Tools para criação de Mapas Conceituais
  • Navegador Mozilla Firefox
  • Programa Movie Maker

 

 

Netiqueta

Imagem disponível em http://alfaleninha.wordpress.com/2009/09/10/a-etiqueta-na-internet-netiqueta/

A aula Projeto de Iniciação Científica - Uma lupa na língua - Netiqueta – Os adolescentes conhecem e usam as regras de etiqueta na Internet? foi retornada para alterações. Veja abaixo as orientações.
 

  • Professor, tendo em vista que o projeto de pesquisa é uma atividade que demanda tempo e engajamento dos participantes, é necessário que desde o início, você motive seus alunos a participarem efetivamente da pesquisa. Como o assunto é relativo à  Internet, o interesse dos alunos será grande pois é um tema que faz parte do cotidiano deles. Porém, é preciso que você fique atento e não deixe que esse interesse inicial se perca durante as diversas etapas do mesmo. Por isso, estude o material a ser utilizado antes de sugeri-lo para os alunos, elabore atividades interessantes e sempre instigue seus alunos a buscar o máximo de informações sobre o tema proposto.

 

Atividade 1 - Apresentação do tema

  •  Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet e ao data show ( no caso do laptop ou tablet do professor)
  • Alunos organizados em duplas

O professor deverá apresentar algumas situações para os alunos e pedir que eles expressem suas opiniões a respeito. O professor, se quiser, poderá usar sua própria caixa de e-mail para demonstração.

 

Situação 1 -  "Corrente”

O professor deverá mostrar uma dessas correntes, as quais envolvem declarações de amizade,  pessoas desaparecidas, mensagens de cunho religioso, ofertas de prêmio. 

Email

 

Fonte: Caixa de email pessoal da autora

Situação 2 – Divulgação de produtos e empresas

Mensagem de empresa

Fonte: Caixa de email pessoal da autora

 

Situação 3 – Sugestão de amigos por parte da rede social

O professor poderá mostrar sua página pessoal do Facebook ou Orkut.

 

Orkut

Fonte: Perfil de rede social da autora

Finalizadas as apresentações, o professor deverá perguntar a opinião dos alunos sobre as situações apresentadas:

  • Você envia correntes?
  • Quando você recebe correntes, você as passa adiante ou as ignora?
  • Quem geralmente envia essas correntes a você?
  • Empresas tentam oferecer produtos e/ou serviços para você via e-mail? Você lê essas mensagens?
  • Você envia ou recebe solicitações de amizade de/para pessoas desconhecidas?
  • Você considera mal educadas as pessoas que fazem esse tipo de coisa?
  • Existem regras para se comportar na Internet? Ou não?
  •  Você conhece e utiliza essas regras?

 

O professor deverá, então, informar aos alunos que existe uma palavra "Netiqueta" e pedir a eles que façam uma pesquisa na Internet para descobrir o que ela significa. O professor deverá informar também que esse termo será o tema do projeto de pesquisa a ser realizado.

Depois que os alunos lerem na internet o que é netiqueta e socializarem com os colegas a definição, passar para a atividade 2.

 

Atividade 2 – Pesquisa sobre o tema apresentado

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet e ao data show (no caso do laptop ou tablet do professor)
  •  Alunos organizados em grupos de 4 ou 6 componentes (esses grupos serão fixos até a conclusão do projeto de pesquisa)

Os alunos deverão pesquisar o termo Netiqueta. Para isso, o professor deverá solicitar que procurem saber sua origem, seus usos e aplicações.

Como fontes de pesquisa, sugerimos os seguintes sites:

 

 

Atividade 2.1. – Socialização da pesquisa inicial

A socialização dessa pesquisa inicial deverá ser feita através de mapas conceituais, em que os alunos deverão se ater às palavras-chaves e definições. Essa socialização pode ser feita por meio de trocas de e-mails entre os grupos.

Para a elaboração de mapas conceituais, bem como para tomar conhecimento de suas definições e usos, sugerimos que o professor solicite aos alunos que acessem o seguinte link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/

  • Professor, alerte aos alunos para que não descartem os mapas conceituais criados, pois eles serão utilizados durante todo o processo de pesquisa. 

 

Sugestão de tarefa de casa

O professor poderá sugerir aos alunos que os  mesmos coloquem uma frase em seus status em redes sociais como Orkut, Facebook ou Twitter e MSN sobre o tema a ser pesquisado.

Essa frase pode ser:

Você sabe o que é Netiqueta?  
Netiqueta, eu uso e você?  

As respostas obtidas pelos alunos dessa maneira informal podem ser utilizadas como corpus de pesquisa.

 

Atividade 3 – Problematização  do tema e elaboração de hipóteses

  • Laptop Classmate ou Tablet conectado à Internet e ao data show
  • Alunos organizados em círculo

Sugerimos o seguinte roteiro para a realização dessa atividade:

  1. Apresentação pelos alunos dos mapas conceituais criados
  2. Debate sobre as informações apresentadas
  3. Elaboração de respostas para as seguintes perguntas:
  • Se a Netiqueta existe há algum tempo porque as pessoas ainda não a incorporaram nas suas relações virtuais?
  • Falta informação a respeito?
  • Falta melhor divulgação das regras de Netiqueta?
  • As pessoas já fazem uso dessa etiqueta virtual sem saber que o fazem?
  • Os adolescentes utilizam Netiqueta?
  • Ela se aplica a todas as interações virtuais?
  • Existem regras específicas para adolescentes e para adultos?
  • Essas regras variam de site para site?

 4. Elaboração das hipóteses de pesquisa tendo como base as respostas dadas pelas alunos. Essas hipóteses poderão ser confirmadas ou refutadas ao final da pesquisa.

 

Sugestões de hipóteses:

O uso da netiqueta é prática comum entre os jovens na internet?

A falta do uso de netiqueta interfere nas relações virtuais? 

 

Atividade 4 – Definição da justificativa e objetivos 

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet
  •  Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

 

Atividade 4. 1. - Definição da justificativa

Considerando que a fase inicial do projeto já foi concluída e já temos o tema (Netiqueta) as perguntas e as hipóteses definidas (O uso da netiqueta é prática comum entre os jovens na internet? A falta do uso de netiqueta interfere nas relações virtuais?)  precisamos justificar porque esse tema é relevante e merece ser estudado.

Nesse momento, os alunos deverão se organizar em grupos e listar as justificativas para esse estudo. 

Como justificativas, apresentamos:

  • se temos regras para as interações reais, devemos ter também para as virtuais
  • a Internet não é um ‘território’ sem lei
  • interagir online se equivale a interagir pessoalmente, considerando a rapidez e possibilidades de comunicações atuais.
  • bons modos devem caber em qualquer espaço, seja ele real ou virtual.

Essas justificativas devem ser inseridas nos mapas conceituais já criados.

Ao término dessa atividade, o professor deverá iniciar uma discussão em que os grupos apresentarão as suas justificativas

  • Professor, você também deve criar um mapa conceitual com as informações apresentadas pelos alunos para que as mesmas não se percam.

 

Atividade 4.2. - Definição dos objetivos

Sob orientação do professor, os alunos deverão definir os objetivos do estudo sobre Netiqueta, o que esperam descobrir e o que fazer com os resultados encontrados.

Como sugestões, apresentamos:

  • Identificar o uso de Netiqueta nas interações virtuais
  • Identificar os problemas advindos da falta de uso de Netiqueta
  • Elaborar regras de Netiqueta para adolescentes
  • Divulgar essas regras entre os adolescentes.

 

  • Professor, não apresente de imediato esses objetivos. Permita que os alunos discutam entre si, formulem seus próprios objetivos e seja flexível para possíveis mudanças no direcionamento da pesquisa.

 

 

Atividade 4.3. – Socialização da justificativa e objetivos

 

 Ao final da elaboração das justificativas e objetivos e de suas postagens nos mapas conceituais, os alunos deverão apresentá-los para a sala e promover um debate

 

Atividade 5 – Metodologia

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet
  • Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

 

Atividade 5.1. – Elaboração de questionários

Tendo em vista que um dos objetivos da pesquisa é saber se os adolescentes fazem uso da Netiqueta, os alunos deverão elaborar os questionários tendo em vista esse público.

No questionário devem constar perguntas com os seguintes itens:

  • idade
  • sexo
  • frequência que utiliza a Internet
  • se recebe ou envia correntes
  • o que acha de solicitações de amizades de pessoas desconhecidas
  • opinião sobre a utilização de letras maiúsculas para se expressar
  • o que pensam sobre pessoas que não respeitarem os status no MSN ( puxam assunto mesmo quando está mostrando que a pessoa está ausente)
  • opinião a respeito de postagens sobre aspectos da vida íntima em redes sociais.

 

Outra questão que não pode faltar é se os adolescentes se sentem incomodados com isso ou não, se eles veem isso como um problema ou não. Caso sim, como eles acham que esses problemas podem ser resolvidos.

 

Atividade 5.2 – Aplicação de questionários

Uma vez que o objetivo é estudar aspectos das relações virtuais, nada mais coerente do que a aplicação desses questionários via Internet.

Para essa aplicação, apontamos duas possibilidades:

  1. Os alunos enviam esses questionários via e-mail  para alunos de escolas que fazem parte do programa UCA ou Tablets
  2. Os alunos criam uma comunidade em uma rede social como Orkut e Facebook e postam suas perguntas em forma de fóruns ou enquetes. A divulgação da comunidade deve ficar por conta dos alunos.

 

  • Professor, caso você escolha a possibilidade 1, esteja ciente de que cabe a você a procura de escolas parceiras e o contato com as mesmas. Lembre-se que você pode contatar professores dessas escolas aqui no Portal do Professor.

 

Atividade 5.3 – Tabulação dos resultados

Os alunos deverão registrar os resultados em forma de tabela para melhor compreensão dos mesmos.

Essa tabela poderá conter os seguintes itens:

Número de questionários respondidos

Faixa etária

Sexo

Número de adolescentes que conhecem Netiqueta

Número de adolescentes que fazem uso da Netiqueta

Reclamações mais comuns

Propostas de soluções

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 5.4 – Análise dos resultados

Diante dos resultados obtidos, os alunos, sob orientação do professor, deverão conferir se sua hipótese foi confirmada ou não, se o uso da Netiqueta é uma prática comum, se a ausência desse uso é um problema, entre outros.

  • Professor, oriente seus alunos a recorrerem ao mapa conceitual criado por eles para essa etapa da pesquisa.

 

Atividade 6 – Socialização dos problemas e regras

Cada grupo deverá apresentar os resultados obtidos com suas pesquisas:

  • problemas citados nos questionários aplicados
  • sugestões apresentadas
  • fatos relevantes obtidos nas pesquisas

 

 

Atividade 7 – Criação de um vídeo

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet
  • Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

Com base nos problemas apontados nos questionários, os alunos deverão criar um vídeo.

Cada grupo ficará responsável pela criação de regras para diferentes sites ou interações virtuais:

  • Grupo 1 – regras para redes sociais
  • Grupo 2 – regras para envio de e-mails
  • Grupo 3 – regras para status ou abordagens no MSN Messenger
  • Grupo 4 – regras para manifestação de opinião em sites, solicitação de informação ou reclamação.
  • Grupo 5 – regras para postagens de vídeos

 

O vídeo deverá conter:

  • um breve histórico sobre a Netiqueta
  • regras gerais da Netiqueta
  • regras próprias criadas pelos grupos. 

 

A duração do vídeo deve ser de, no mínimo, 7 minutos e todos os integrantes do grupo devem ter oportunidade de fala.

 

Atividade 8 – Socialização dos resultados da pesquisa

Finalizados pesquisa e vídeos, é chegado o momento de socializar com os demais alunos da escola o resultado desse projeto.

A socialização deverá ser feita em redes sociais. Cada grupo deverá postar o vídeo em seu perfil do Orkut ou Facebook ou no site Youtube. 

Poderá também ser feita a apresentação em sala de aula ou então para a escola inteira, desde que a mesma disponha de um telão para tal.

Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo poderão ajudá-lo a enriquecer sua aula/pesquisa.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita ao longo de todo o processo de pesquisa e ainda que os alunos tenham feito o trabalho em grupos, a avaliação deve ser individual.

Serão objetos de avaliação:

  • os mapas conceituais criados
  • os questionários elaborados
  • os vídeos criados

 

Serão critérios de avaliação:

  • envolvimento com as atividades propostas
  • cumprimento das atividades dentro dos prazos estipulados pelo professor
  • criatividade na criação dos vídeos
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Luciana da Costa Santos, Intec Network , São Paulo - dijo:
    ludcsantos@gmail.com

    03/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante e atual! Estava buscando algo sobre Etiqueta e devo aplicar alguns dos conceitos de Netiqueta também, já que está mais próximo dos alunos adolescentes!


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