Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dança de salão: Introdução ao Samba

 

16/08/2012

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Dança: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Valorizar a dança popular brasileira como importante patrimônio de nossa cultura;

·         Estudar as origens do Samba, bem como os artistas mais conhecidos desse estilo;

·         Conhecer passos básicos que formam a estrutura do Samba;

·         Produzir pequenas coreografias com os alunos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Para introduzir o tema Samba na Dança de Salão, o professor deve primeiro investigar com os alunos seus conhecimentos acerca do mesmo. É bem provável que eles conheçam diversos artistas, músicas e talvez até alguns passos dessa dança.

Depois de levantar os conhecimentos dos alunos, o professor deve buscar, com eles, as origens do principal ritmo brasileiro, bem como suas ramificações e artistas de maior renome em diferentes épocas.

Esse trabalho pode ser feito a partir do estudo do texto “Origens do samba”, encontrado no site  http://www.suapesquisa.com/samba/ (acesso em 14/04).

É interessante que os alunos ouçam músicas ou assistam vídeos que demonstrem como o samba assumiu diferentes estilos ao longo dos anos.

Bahiano - Pelo telefone (1917) - primeiro samba gravado no Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=1ojqqtWNPSs&feature=player_embedded#

(acesso em 14/04/2012)

 

Noel Rosa – Gago apaixonado (1930)

http://www.youtube.com/watch?v=WqTqHFmMzKs&feature=player_embedded

(acesso em 14/04/2012)

 

Dorival Caymmi - É doce morrer no mar (1959)

http://www.youtube.com/watch?v=C0rYfHkRv6s&feature=fvst

(acesso em 14/04/2012)

 

Paulinho da Viola - Pecado Capital (1976)

http://www.youtube.com/watch?v=KcSTSsBiOlE&feature=related

(acesso em 15/04/2012)

 

 

Beth Carvalho - "Vou festejar" (1978)

http://www.youtube.com/watch?v=3Bq9ZV0qSw4&feature=fvwrel

(acesso em 15/04/2012)

 

 

Demônios da Garoa - Barracão (1961)

http://www.youtube.com/watch?v=2p_X71mE8as&feature=relmfu

(acesso em 15/04/2012)

 

Zeca Pagodinho – Minha fé (2010)

http://www.youtube.com/watch?v=fl4sSBjHQJ0

(acesso em 15/04/2012)

 

Raça Negra – Eu preciso desse Amor (1997)

http://www.youtube.com/watch?v=lLey0fVEu0s

(acesso em 15/04/2012)

 

Alexandre Pires - Sai da mina aba (2008)

http://www.youtube.com/watch?v=3mrY_fNQbDQ&feature=fvsr

(acesso em 15/04/2012)

 

Exaltasamba – Ta vendo aquela lua (2010)

http://www.youtube.com/watch?v=0lDtwxCkJFk

(acesso em 15/04/2012)

Após as apresentações dos vídeos, o professor deve levantar as impressões dos alunos sobre os mesmos, buscando fazer um levantamento estético/histórico construído com a participação de todos.

Realizada a tarefa, o professor dividirá a turma em grupos de no máximo 4 alunos, e os incumbirá de realizar uma pesquisa sobre algum artista ou grupo representante do samba para apresentação na aula seguinte.

Na pesquisa deverá constar a biografia, o período e o estilo ao qual a personalidade escolhida se situa e deve ser acompanhada de um vídeo ou música do mesmo.

Para abraçar uma variedade maior de estilos, é interessante que o professor sorteie décadas entre os grupos, direcionando a pesquisa para aquele determinado período.

Como fonte de pesquisa para diferentes estilos do samba, o professor pode disponibilizar, para todos os alunos, o link http://www.suapesquisa.com/samba/, que vai auxiliá-los nas características e origens do estilo para eles sorteado.

 

Aula 2:

Com as pesquisas realizadas, o professor deixará que cada grupo apresente seu trabalho em forma de seminário seguindo os seguintes procedimentos:

·         Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.

 

·          Apresentar os principais conceitos e ideias surgidos no decorrer da  pesquisa realizada.

 

·         Levantar os problemas sugeridos pelo grupo para posterior discussão. 

 

·          Fornecer bibliografia utilizada.

 

Em seguida, o professor deixará que o debate ocorra após a apresentação de todos os grupos.

É interessante ressaltar as diferenças de ritmos, estilos, vestuários entre outras que o samba, e os sambistas, vêm sofrendo ao longo dos anos.

 

Aula 3:

Para terceira aula sobre o Samba, o professor introduzirá a dança aos alunos. Para isso ele precisará estar em uma sala ampla sem cadeiras com a possibilidade de projetar vídeo e com aparelho de som.

Caso o professor não tenha conhecimentos de Samba de salão e não conheça ninguém que possa auxiliá-lo na aula, ele pode se utilizar do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=z6XufyFbl8Q&feature=related (acesso em 13/04/2012), onde encontrará de forma explicada a execução de alguns passos básicos e pedirá que os alunos se dividam em casais para treiná-los durante a aula.

Como, possivelmente, a turma não terá o mesmo número de meninos e meninas, é importante que os casais se revezem durante todos os exercícios.

Aprendidos os movimentos, o professor deixará uma seleção de músicas, no ritmo do Samba, tocando para que os alunos tentem visualizar a dança em pares que devem ser alternados a cada música.

Ao final da aula, o professor pedirá que os alunos pesquisem músicas e passos de Samba para serem apresentados à turma na próxima aula.

Este trabalho será realizado fora de sala e poderá ser feito por grupos de até seis alunos, os quais, o professor deve ter o cuidado de formar atentando para a presença de meninos e meninas.

Aula 4:

O professor disponibilizará o mesmo local da aula anterior para que os grupos apresentem suas pesquisas aos demais, possibilitando que todos aprendam os passos pesquisados e apreciem as músicas encontradas.

Ao final dessa atividade, o professor pedirá que cada grupo monte uma pequena coreografia de Samba utilizando os passos aprendidos na aula e/ou de outros que ainda possam ser encontrados através da pesquisa e com a música que eles desejarem.

Aula 5:

Para apresentação das coreografias, o professor disponibilizará um espaço amplo na escola ou, havendo a possibilidade, um anfiteatro com palco.

Cada grupo deverá apresentar seu trabalho aos demais, e ao final é interessante que haja um debate entre os alunos para averiguar suas impressões sobre o tema das aulas e os trabalhos apresentados.

 

Fotos de aulas e apresentações com os alunos:

444444444444444444444444

555555555555555555555

7777777777777777777777

2222222222222

11111111111

333333333333333333333

66666666666666666666666

 

(fotos de arquivo pessoal)

Recursos Complementares

Vídeos com aulas de Samba:

http://www.youtube.com/watch?v=5KaPVXRAiuI&feature=related

(acesso em 13/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=BKADgwKCMrw&feature=related

(acesso em 13/04/2012)

 

Vídeos de apresentações de Samba:

http://www.youtube.com/watch?v=xK2dqciWhME

(acesso em 13/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=_XZ6BtcygUY

(acesso em 13/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=l79ef48EQyk&feature=related

(acesso em 13/04/2012)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização de todas as etapas da atividade, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.