16/08/2012
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Dança: Contextualização |
· Valorizar a dança popular brasileira como importante patrimônio de nossa cultura;
· Estudar as origens do Samba, bem como os artistas mais conhecidos desse estilo;
· Conhecer passos básicos que formam a estrutura do Samba;
· Produzir pequenas coreografias com os alunos.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
Para introduzir o tema Samba na Dança de Salão, o professor deve primeiro investigar com os alunos seus conhecimentos acerca do mesmo. É bem provável que eles conheçam diversos artistas, músicas e talvez até alguns passos dessa dança.
Depois de levantar os conhecimentos dos alunos, o professor deve buscar, com eles, as origens do principal ritmo brasileiro, bem como suas ramificações e artistas de maior renome em diferentes épocas.
Esse trabalho pode ser feito a partir do estudo do texto “Origens do samba”, encontrado no site http://www.suapesquisa.com/samba/ (acesso em 14/04).
É interessante que os alunos ouçam músicas ou assistam vídeos que demonstrem como o samba assumiu diferentes estilos ao longo dos anos.
Bahiano - Pelo telefone (1917) - primeiro samba gravado no Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=1ojqqtWNPSs&feature=player_embedded#
(acesso em 14/04/2012)
Noel Rosa – Gago apaixonado (1930)
http://www.youtube.com/watch?v=WqTqHFmMzKs&feature=player_embedded
(acesso em 14/04/2012)
Dorival Caymmi - É doce morrer no mar (1959)
http://www.youtube.com/watch?v=C0rYfHkRv6s&feature=fvst
(acesso em 14/04/2012)
Paulinho da Viola - Pecado Capital (1976)
http://www.youtube.com/watch?v=KcSTSsBiOlE&feature=related
(acesso em 15/04/2012)
Beth Carvalho - "Vou festejar" (1978)
http://www.youtube.com/watch?v=3Bq9ZV0qSw4&feature=fvwrel
(acesso em 15/04/2012)
Demônios da Garoa - Barracão (1961)
http://www.youtube.com/watch?v=2p_X71mE8as&feature=relmfu
(acesso em 15/04/2012)
Zeca Pagodinho – Minha fé (2010)
http://www.youtube.com/watch?v=fl4sSBjHQJ0
(acesso em 15/04/2012)
Raça Negra – Eu preciso desse Amor (1997)
http://www.youtube.com/watch?v=lLey0fVEu0s
(acesso em 15/04/2012)
Alexandre Pires - Sai da mina aba (2008)
http://www.youtube.com/watch?v=3mrY_fNQbDQ&feature=fvsr
(acesso em 15/04/2012)
Exaltasamba – Ta vendo aquela lua (2010)
http://www.youtube.com/watch?v=0lDtwxCkJFk
(acesso em 15/04/2012)
Após as apresentações dos vídeos, o professor deve levantar as impressões dos alunos sobre os mesmos, buscando fazer um levantamento estético/histórico construído com a participação de todos.
Realizada a tarefa, o professor dividirá a turma em grupos de no máximo 4 alunos, e os incumbirá de realizar uma pesquisa sobre algum artista ou grupo representante do samba para apresentação na aula seguinte.
Na pesquisa deverá constar a biografia, o período e o estilo ao qual a personalidade escolhida se situa e deve ser acompanhada de um vídeo ou música do mesmo.
Para abraçar uma variedade maior de estilos, é interessante que o professor sorteie décadas entre os grupos, direcionando a pesquisa para aquele determinado período.
Como fonte de pesquisa para diferentes estilos do samba, o professor pode disponibilizar, para todos os alunos, o link http://www.suapesquisa.com/samba/, que vai auxiliá-los nas características e origens do estilo para eles sorteado.
Aula 2:
Com as pesquisas realizadas, o professor deixará que cada grupo apresente seu trabalho em forma de seminário seguindo os seguintes procedimentos:
· Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.
· Apresentar os principais conceitos e ideias surgidos no decorrer da pesquisa realizada.
· Levantar os problemas sugeridos pelo grupo para posterior discussão.
· Fornecer bibliografia utilizada.
Em seguida, o professor deixará que o debate ocorra após a apresentação de todos os grupos.
É interessante ressaltar as diferenças de ritmos, estilos, vestuários entre outras que o samba, e os sambistas, vêm sofrendo ao longo dos anos.
Aula 3:
Para terceira aula sobre o Samba, o professor introduzirá a dança aos alunos. Para isso ele precisará estar em uma sala ampla sem cadeiras com a possibilidade de projetar vídeo e com aparelho de som.
Caso o professor não tenha conhecimentos de Samba de salão e não conheça ninguém que possa auxiliá-lo na aula, ele pode se utilizar do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=z6XufyFbl8Q&feature=related (acesso em 13/04/2012), onde encontrará de forma explicada a execução de alguns passos básicos e pedirá que os alunos se dividam em casais para treiná-los durante a aula.
Como, possivelmente, a turma não terá o mesmo número de meninos e meninas, é importante que os casais se revezem durante todos os exercícios.
Aprendidos os movimentos, o professor deixará uma seleção de músicas, no ritmo do Samba, tocando para que os alunos tentem visualizar a dança em pares que devem ser alternados a cada música.
Ao final da aula, o professor pedirá que os alunos pesquisem músicas e passos de Samba para serem apresentados à turma na próxima aula.
Este trabalho será realizado fora de sala e poderá ser feito por grupos de até seis alunos, os quais, o professor deve ter o cuidado de formar atentando para a presença de meninos e meninas.
Aula 4:
O professor disponibilizará o mesmo local da aula anterior para que os grupos apresentem suas pesquisas aos demais, possibilitando que todos aprendam os passos pesquisados e apreciem as músicas encontradas.
Ao final dessa atividade, o professor pedirá que cada grupo monte uma pequena coreografia de Samba utilizando os passos aprendidos na aula e/ou de outros que ainda possam ser encontrados através da pesquisa e com a música que eles desejarem.
Aula 5:
Para apresentação das coreografias, o professor disponibilizará um espaço amplo na escola ou, havendo a possibilidade, um anfiteatro com palco.
Cada grupo deverá apresentar seu trabalho aos demais, e ao final é interessante que haja um debate entre os alunos para averiguar suas impressões sobre o tema das aulas e os trabalhos apresentados.
Fotos de aulas e apresentações com os alunos:
(fotos de arquivo pessoal)
Vídeos com aulas de Samba:
http://www.youtube.com/watch?v=5KaPVXRAiuI&feature=related
(acesso em 13/04/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=BKADgwKCMrw&feature=related
(acesso em 13/04/2012)
Vídeos de apresentações de Samba:
http://www.youtube.com/watch?v=xK2dqciWhME
(acesso em 13/04/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=_XZ6BtcygUY
(acesso em 13/04/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=l79ef48EQyk&feature=related
(acesso em 13/04/2012)
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização de todas as etapas da atividade, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/06/2013
Quatro estrelasÓtima aula!