Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma pesquisa científica sobre os grandes centros econômicos e sua organização territorial. Projeto de pesquisa para o Ensino Médio.

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar quais são os grandes centros econômicos;
  • Reconhecer quais são as estratégias econômicas usadas para se consolidar no mercado globalizado.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Regionalização e Continentes.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;

Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática. Caso a escola participe do programa “Um computador por aluno” o laptop ou o tablet poderão ser usados. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.

Outros espaços da escola que o professor achar pertinente também poderão ser usados para o desenvolvimento da pesquisa.

 

Atividade 1- Uma abordagem sobre o assunto

 

Para iniciar a aula e despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá fazer algumas perguntas, e os alunos buscarão respostas em dois vídeos que será passado em seguida.

Questões:

  • Qual assunto é abordado no vídeo?
  • Por que a China assume a vice-liderança da economia mundial?
  • O que o Brasil tem a ganhar com isso?
  • Qual a perspectiva da China diante essa realidade?
  • Existe a possibilidade da China atingir seu objetivo e assumir a liderança da economia mundial?
  • O Brasil assume o sexto lugar da economia mundial, o que fez para atingir essa posição?
  • Qual a perspectiva do Brasil diante a economia mundial?
  • China e Brasil mudaram suas posições no ranking da economia mundial, essa melhora aconteceu em outros setores, ou ficou só na economia?

Os vídeos estão disponíveis nos links e telas abaixo:

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=RHV22kjNq0c. Acesso em 13/04/2012.

china

 

Disponível em:   http://www.youtube.com/watch?v=jRFxehxzaKU. Acesso em 13/04/2012.

brasil

 

Após a turma ter assistido aos vídeos e refletido sobre as questões abordadas, o professor irá ouvir o que eles tem a dizer em relação ao assunto.

Neste momento, cabe ao professor mediar à discussão incentivando todos os alunos a contribuírem com suas análises e reflexões feitas a partir do vídeo. Cabe salientar que todas as questões deverão ser discutidas.

 

Atividade 2 – Pesquisando o assunto

 

Para trabalhar melhor o tema, o professor irá propor que os alunos realizem uma pesquisa científica.

Desta forma, é preciso apresentar aos alunos o que é necessário fazer para desenvolver a pesquisa.

Toda pesquisa deverá conter:

  • Tema (assunto geral que será abordado);
  • Delimitação do tema (que aspecto será abordado pelo grupo);
  • Justificativa (explicar por que está estudando o assunto);
  • Hipóteses (perguntas para delimitar o problema);
  • Objetivos (qual o resultado a ser alcançado com essa pesquisa?);
  • Metodologia (passos a ser seguidos para atingir os objetivos);
  • Cronograma (o que e quando será feito?);
  • Resultados alcançados.

Conhecendo os passos da pesquisa os grupos iniciaram o trabalho. Para isso, o professor deverá dividir a turma em grupos de seis alunos.

trabalho de grupo

Imagem disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012.

 

Passos para realizar o trabalho

Tema geral: Os grandes centros econômicos e sua organização territorial;

Com o tema geral em mãos e para continuar os passos da pesquisa é necessário que os grupos conheçam o assunto que será trabalhado. Para isso, eles irão realizar uma pesquisa bibliográfica em livros, internet, revistas e outros.

 

Sugestões de sítios a serem pesquisados:

Menino ilustrativo

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/04/2012.

 

Disponível em:  http://www.infoescola.com/estados-unidos/economia-dos-estados-unidos/. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://trabgeoeconomica.vilabol.uol.com.br/blocos.htm. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/qual-o-papel-do-brasil-em-um-mundo-de-7-bilhoes-de-pessoas. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://www.suapesquisa.com/pesquisa/bric.htm. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/02/04/discussao-sobre-economia-de-paises-africanos-deve-ser-destaque-no-forum-social-mundial-de-dacar.jhtm. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://www.suapesquisa.com/paises/argentina/economia_argentina.htm. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=524628&tm=6&layout=122&visual=61. Acesso em 16/04/2012.

 

Em seguida, os alunos irão a partir da temática geral, das reflexões feitas sobre os vídeos e da pesquisa bibliográfica definir o problema, a hipótese, a justificativa e os objetivos. Para isso, deverão analisar os seguintes aspectos:

  • Quais países são considerados os grandes centros econômicos? E por quê?
  • Qual a estratégia usada para se destacar economicamente?
  • Analisar aspectos sociais, urbanos, políticos e tecnológicos, desses países. Fazendo uma comparação de quais aspectos estão em destaque.

A metodologia deverá conter os caminhos que o grupo percorreu para alcançar os objetivos propostos e de que forma ele trabalhou para atingir os resultados.

O cronograma deve ser estabelecido através do prazo que o professor der para realizar a pesquisa.

Resultados da pesquisa: Para apresentar a temática estudada e verificar a compreensão dos alunos para com o tema, os grupos irão apresentar os resultados alcançados através de um teatro e uma paródia, sendo que, a criatividade de cada aluno envolvido na pesquisa deverá ser usada.

 

Atividade 3 – Apresentação dos resultados

resultado da pesquisa

Imagem disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.

 

Os teatros e as paródias serão apresentados em sala para o professor e colegas da turma.

Após as apresentações o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

É interessante que professor agende um horário na escola para apresentar a todos o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Disponível em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 13/04/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; o teatro e a paródia elaborada pelos grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.