31/07/2012
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Regionalização e Continentes.
Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;
Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática. Caso a escola participe do programa “Um computador por aluno” o laptop ou o tablet poderão ser usados. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.
Outros espaços da escola que o professor achar pertinente também poderão ser usados para o desenvolvimento da pesquisa.
Atividade 1- Uma abordagem sobre o assunto
Para iniciar a aula e despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá fazer algumas perguntas, e os alunos buscarão respostas em dois vídeos que será passado em seguida.
Questões:
Os vídeos estão disponíveis nos links e telas abaixo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RHV22kjNq0c. Acesso em 13/04/2012.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jRFxehxzaKU. Acesso em 13/04/2012.
Após a turma ter assistido aos vídeos e refletido sobre as questões abordadas, o professor irá ouvir o que eles tem a dizer em relação ao assunto.
Neste momento, cabe ao professor mediar à discussão incentivando todos os alunos a contribuírem com suas análises e reflexões feitas a partir do vídeo. Cabe salientar que todas as questões deverão ser discutidas.
Atividade 2 – Pesquisando o assunto
Para trabalhar melhor o tema, o professor irá propor que os alunos realizem uma pesquisa científica.
Desta forma, é preciso apresentar aos alunos o que é necessário fazer para desenvolver a pesquisa.
Toda pesquisa deverá conter:
Conhecendo os passos da pesquisa os grupos iniciaram o trabalho. Para isso, o professor deverá dividir a turma em grupos de seis alunos.
Imagem disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012.
Passos para realizar o trabalho
Tema geral: Os grandes centros econômicos e sua organização territorial;
Com o tema geral em mãos e para continuar os passos da pesquisa é necessário que os grupos conheçam o assunto que será trabalhado. Para isso, eles irão realizar uma pesquisa bibliográfica em livros, internet, revistas e outros.
Sugestões de sítios a serem pesquisados:
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/04/2012.
Disponível em: http://www.infoescola.com/estados-unidos/economia-dos-estados-unidos/. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://trabgeoeconomica.vilabol.uol.com.br/blocos.htm. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/qual-o-papel-do-brasil-em-um-mundo-de-7-bilhoes-de-pessoas. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/bric.htm. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/02/04/discussao-sobre-economia-de-paises-africanos-deve-ser-destaque-no-forum-social-mundial-de-dacar.jhtm. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/paises/argentina/economia_argentina.htm. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=524628&tm=6&layout=122&visual=61. Acesso em 16/04/2012.
Em seguida, os alunos irão a partir da temática geral, das reflexões feitas sobre os vídeos e da pesquisa bibliográfica definir o problema, a hipótese, a justificativa e os objetivos. Para isso, deverão analisar os seguintes aspectos:
A metodologia deverá conter os caminhos que o grupo percorreu para alcançar os objetivos propostos e de que forma ele trabalhou para atingir os resultados.
O cronograma deve ser estabelecido através do prazo que o professor der para realizar a pesquisa.
Resultados da pesquisa: Para apresentar a temática estudada e verificar a compreensão dos alunos para com o tema, os grupos irão apresentar os resultados alcançados através de um teatro e uma paródia, sendo que, a criatividade de cada aluno envolvido na pesquisa deverá ser usada.
Atividade 3 – Apresentação dos resultados
Imagem disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.
Os teatros e as paródias serão apresentados em sala para o professor e colegas da turma.
Após as apresentações o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.
Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
É interessante que professor agende um horário na escola para apresentar a todos o trabalho desenvolvido pelos alunos.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
Disponível em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 13/04/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; o teatro e a paródia elaborada pelos grupos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!