Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Setores da Economia: Primário, Secundário e Terciário. Projeto de pesquisa para o Ensino Médio.

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer uma análise da divisão setorial da economia;
  • Identificar as atividades econômicas de cada setor;
  • Verificar qual a influência deles para o desenvolvimento do País.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Regiões brasileiras; Regionalização; Limite e Fronteira.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;

Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática. Caso a escola faça parte do programa “Um computador por aluno” o laptop ou o tablet, poderão ser usados. Sendo que todos os computadores deverão estar conectados à internet.

As aulas também poderão ser realizadas em outros espaços da escola, como quadra, refeitório e outros que o professor achar pertinente.

 

Atividade 1 – Conhecendo o tema

 

Para iniciar a aula e aumentar a curiosidade da turma com relação ao tema, o professor irá fazer algumas perguntas, sendo elas:

  • O que são setores da economia?
  • Explique cada um deles?
  • Quais atividades econômicas estão inseridas neles?
  • O que cada setor contribui para o País?

Em seguida, irá passar um vídeo para os alunos assistirem e refletir sobre as questões colocadas anteriormente.

Vídeo disponível no link e tela abaixo:

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=BdmwqcW9FxA. Acesso em 17/04/2012.

video economia

 

Após a turma ter assistido ao vídeo o professor irá abrir para um debate, onde os alunos irão falar sobre o que entendeu do vídeo, e as análises feitas a partir das questões levantadas pelo professor anteriormente. Cabe ao professor ser o mediador do debate, ouvindo os alunos e fazendo suas considerações sobre o tema.

 

Atividade 2 – Pesquisa Científica

 

Para trabalhar o tema de forma mais interessante o professor irá propor que a turma realize uma pesquisa científica.

Mas antes é necessário que os alunos conheçam como fazer uma pesquisa científica.

Para isso, o professor irá apresentar e explicar os passos da pesquisa. Para essa apresentação se tornar mais atraente aos alunos o professor poderá fazer em forma de slides usando o software o Kpresenter.

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Toda pesquisa deverá conter:

  • Tema: Qual assunto que será abordado durante a realização da pesquisa;
  • Delimitação do tema: A partir da temática geral será escolhido um tema específico para ser trabalhado; 
  • Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através da pesquisa;
  • Hipóteses: É uma suposição que irá tentar responder o problema levantado através do tema da pesquisa;
  • Justificativa: Afirma a importância de se estudar o tema;
  • Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir;
  • Metodologia: É a explicação detalhada de todos os caminhos para a realização da pesquisa;
  • Cronograma: É a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas;
  • Referências: São os documentos consultados para a realização da pesquisa;
  • Resultados alcançados: É o trabalho final que irá conter todos os passos da pesquisa.

 

Após os alunos terem conhecimento de como realizar uma pesquisa o professor irá dividir a turma em cinco grupos e passar o roteiro para a realização da pesquisa.

trabalho de grupo

Imagem disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/04/2012.

 

Roteiro do trabalho

Tema Geral: “Setores da economia: Primário, Secundário e Terciário”.

Cada grupo irá trabalhar uma região brasileira analisando as principais atividades econômicas desenvolvidas na região e em qual setor econômico ela encaixa.

Desta forma, para delimitar o tema os grupos deverão estar atentos a região que irá pesquisar.

Com o tema em mãos é necessário que os alunos façam uma pesquisa bibliográfica para adquirir conhecimento sobre o assunto. Para isso, eles poderão pesquisar em livros, internet, revistas e outros.

 

Sugestões de sítios a serem pesquisados:

Menino ilustrativo

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 18/04/2012.

 

Pesquisa para todos os grupos

Disponível em:  http://www.suapesquisa.com/geografia/setores_economia.htm. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/veja-o-desempenho-dos-setores-da-economia-brasileira-desde-1996.html. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.slideshare.net/ROSEMAR/geografia-econmica-setores-da-economia. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts+About+Israel/ECONOMIA-+Os+Setores+da+Economia.htm. Acesso em 17/04/2012.

 

Pesquisa das regiões específicas

Região Norte

Disponível em:  http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/09/18/ult4294u2957.jhtm.Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.

 

Região Sul

Disponível em:  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-sul.htm. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.portalbrasil.net/regiao_sul.htm. Acesso em 17/04/2012.

 

Região Centro oeste

Disponível em:  http://regiaocentrooeste.blogspot.com.br/2007/11/economia.html. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://regiao-centro-oeste.info/mos/view/Economia_da_regi%C3%A3o_Centro-Oeste/. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/economia-regiao-centro-oeste. Acesso em 17/04/2012.

 

Região Nordeste

Disponível em:  http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/economia-regiao-nordeste. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.portalbrasil.net/regiao_nordeste.htm. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-nordeste.htm. Acesso em 17/04/2012.

 

Região Sudeste

Disponível em:  http://www.portalbrasil.net/regiao_sudeste.htm. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://regiao-sudeste.info/mos/view/Economia_Regi%C3%A3o_Sudeste/. Acesso em 17/04/2012.

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/brasil/a-economia-espirito-santo.htm. Acesso em 17/04/2012.

 

Em seguida, para definir os objetivos, o problema, a hipótese e a justificativa os grupos deverão analisar os seguintes aspectos:

  • Quais atividades econômicas se destacam na região pesquisada?
  • Que setores da economia elas se encaixam?
  • Qual setor se destaca na região?

A metodologia a ser usada pelos grupos será:

A partir dos dados levantados os grupos irão elaborar gráficos que apresentem as diferenças econômicas de cada setor. Ou seja, cada setor deverá ter um gráfico especificando a porcentagem da atividade econômica desenvolvida nele.

Com os gráficos prontos, eles irão mapear os dados levantados. Para isso, utilizarão um mapa temático das cinco regiões brasileiras. Sugere-se o mapa abaixo:

Mapa disponível em:  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acesso em 18/04/2012.

ibge

 

Em seguida, irá salvar o mapa no software Kolourpaint, ou outro disponível no computador, e irá colocar os gráficos elaborados sobre a região pesquisada.

 

  • Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplicações Gráficas, Ferramenta de pintura.

 Com o mapa pronto o grupo deverá salva-lo.

Para dar continuidade ao trabalho os grupos irão acessar o sítio do IBGE disponível abaixo, e escolher a região que está estudando e repetir o mesmo processo no Kolourpaint, em seguida salvar o mapa.

Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acesso em 19/04/2012.

pagian

 

Para estabelecer o cronograma os grupos deverão estar atentos a data prevista pelo professor para o desenvolvimento da pesquisa. 

Para apresentar os resultados alcançados os grupos irão montar uma apresentação de slides, através do software Kpresenter, a qual deverá conter os mapas criados pelos grupos e as análises dos gráficos.

 

Atividade 3 – Apresentação dos resultados

 

Ao término da realização dos trabalhos, os grupos irão apresentar os resultados alcançados. Para isso, deverá ter em sala um projetor multimídia e computador.

Após as apresentações o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.

Neste momento, os alunos farão uma comparação a partir dos dados levantados, analisando qual setor da economia destaca em determinada região.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão, diferenciando os setores econômicos e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Disponível em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 17/04/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 18/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; os gráficos e os mapas elaborados pelos grupos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.