31/07/2012
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Regiões brasileiras; Regionalização; Limite e Fronteira.
Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;
Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática. Caso a escola faça parte do programa “Um computador por aluno” o laptop ou o tablet, poderão ser usados. Sendo que todos os computadores deverão estar conectados à internet.
As aulas também poderão ser realizadas em outros espaços da escola, como quadra, refeitório e outros que o professor achar pertinente.
Atividade 1 – Conhecendo o tema
Para iniciar a aula e aumentar a curiosidade da turma com relação ao tema, o professor irá fazer algumas perguntas, sendo elas:
Em seguida, irá passar um vídeo para os alunos assistirem e refletir sobre as questões colocadas anteriormente.
Vídeo disponível no link e tela abaixo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BdmwqcW9FxA. Acesso em 17/04/2012.
Após a turma ter assistido ao vídeo o professor irá abrir para um debate, onde os alunos irão falar sobre o que entendeu do vídeo, e as análises feitas a partir das questões levantadas pelo professor anteriormente. Cabe ao professor ser o mediador do debate, ouvindo os alunos e fazendo suas considerações sobre o tema.
Atividade 2 – Pesquisa Científica
Para trabalhar o tema de forma mais interessante o professor irá propor que a turma realize uma pesquisa científica.
Mas antes é necessário que os alunos conheçam como fazer uma pesquisa científica.
Para isso, o professor irá apresentar e explicar os passos da pesquisa. Para essa apresentação se tornar mais atraente aos alunos o professor poderá fazer em forma de slides usando o software o Kpresenter.
Toda pesquisa deverá conter:
Após os alunos terem conhecimento de como realizar uma pesquisa o professor irá dividir a turma em cinco grupos e passar o roteiro para a realização da pesquisa.
Imagem disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/04/2012.
Roteiro do trabalho
Tema Geral: “Setores da economia: Primário, Secundário e Terciário”.
Cada grupo irá trabalhar uma região brasileira analisando as principais atividades econômicas desenvolvidas na região e em qual setor econômico ela encaixa.
Desta forma, para delimitar o tema os grupos deverão estar atentos a região que irá pesquisar.
Com o tema em mãos é necessário que os alunos façam uma pesquisa bibliográfica para adquirir conhecimento sobre o assunto. Para isso, eles poderão pesquisar em livros, internet, revistas e outros.
Sugestões de sítios a serem pesquisados:
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 18/04/2012.
Pesquisa para todos os grupos
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/setores_economia.htm. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/veja-o-desempenho-dos-setores-da-economia-brasileira-desde-1996.html. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.slideshare.net/ROSEMAR/geografia-econmica-setores-da-economia. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts+About+Israel/ECONOMIA-+Os+Setores+da+Economia.htm. Acesso em 17/04/2012.
Pesquisa das regiões específicas
Região Norte
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/09/18/ult4294u2957.jhtm.Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.
Região Sul
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-sul.htm. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.portalbrasil.net/regiao_sul.htm. Acesso em 17/04/2012.
Região Centro oeste
Disponível em: http://regiaocentrooeste.blogspot.com.br/2007/11/economia.html. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://regiao-centro-oeste.info/mos/view/Economia_da_regi%C3%A3o_Centro-Oeste/. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/economia-regiao-centro-oeste. Acesso em 17/04/2012.
Região Nordeste
Disponível em: http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/economia-regiao-nordeste. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.portalbrasil.net/regiao_nordeste.htm. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-nordeste.htm. Acesso em 17/04/2012.
Região Sudeste
Disponível em: http://www.portalbrasil.net/regiao_sudeste.htm. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://regiao-sudeste.info/mos/view/Economia_Regi%C3%A3o_Sudeste/. Acesso em 17/04/2012.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-economia-espirito-santo.htm. Acesso em 17/04/2012.
Em seguida, para definir os objetivos, o problema, a hipótese e a justificativa os grupos deverão analisar os seguintes aspectos:
A metodologia a ser usada pelos grupos será:
A partir dos dados levantados os grupos irão elaborar gráficos que apresentem as diferenças econômicas de cada setor. Ou seja, cada setor deverá ter um gráfico especificando a porcentagem da atividade econômica desenvolvida nele.
Com os gráficos prontos, eles irão mapear os dados levantados. Para isso, utilizarão um mapa temático das cinco regiões brasileiras. Sugere-se o mapa abaixo:
Mapa disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acesso em 18/04/2012.
Em seguida, irá salvar o mapa no software Kolourpaint, ou outro disponível no computador, e irá colocar os gráficos elaborados sobre a região pesquisada.
Com o mapa pronto o grupo deverá salva-lo.
Para dar continuidade ao trabalho os grupos irão acessar o sítio do IBGE disponível abaixo, e escolher a região que está estudando e repetir o mesmo processo no Kolourpaint, em seguida salvar o mapa.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acesso em 19/04/2012.
Para estabelecer o cronograma os grupos deverão estar atentos a data prevista pelo professor para o desenvolvimento da pesquisa.
Para apresentar os resultados alcançados os grupos irão montar uma apresentação de slides, através do software Kpresenter, a qual deverá conter os mapas criados pelos grupos e as análises dos gráficos.
Atividade 3 – Apresentação dos resultados
Ao término da realização dos trabalhos, os grupos irão apresentar os resultados alcançados. Para isso, deverá ter em sala um projetor multimídia e computador.
Após as apresentações o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.
Neste momento, os alunos farão uma comparação a partir dos dados levantados, analisando qual setor da economia destaca em determinada região.
Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão, diferenciando os setores econômicos e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
Disponível em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 17/04/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 18/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; os gráficos e os mapas elaborados pelos grupos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/12/2012
Cinco estrelasnova metodologia que atrai o aluno. Exelente!!!!
08/08/2012
Três estrelasMuito boa!!!!!!!!!!!!