25/06/2012
ELIZABET REZENDE DE FARIA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
- Problematizar o uso dos conceitos de pré-história e civilização para denominar, respectivamente, as comunidades humanas organizadas antes da invenção da escrita e a nossa atual sociedade;
- Pesquisar os significados e usos das palavras pré-histórico/primitivo e civilização/progresso, através da compreensão das características ressaltadas ou negligenciadas em cada sociedade assim denominada;
- Refletir sobre os limites do “progresso” da humanidade e sobre as possibilidades de transformações que beneficiem uma vida de qualidade para todos;
- Criar outros conceitos para nomear as comunidades humanas organizadas antes da invenção da escrita e a nossa atual sociedade, a partir das reflexões feitas sobre o processo histórico que ocasionou a formação e transformação destas sociedades;
- Possibilitar reflexões interdisciplinares que envolvam conhecimentos da área da História, Ciências, Geografia, Português, Língua Estrangeira, Sociologia e Artes.
Para que os alunos consigam elaborar e desenvolver esta proposta de pesquisa sobre os conceitos de pré-história e civilização, é importante que eles já tenham estudado a organização das primeiras comunidades humanas do período paleolítico ao neolítico, observando suas diferenças e semelhanças em relação às atuais organizações sociais. Para isto, o professor pode basear-se na aula do Portal indicada a seguir:
BARDY, Silvia Maria Raposo. Conhecendo o homem da pré-história. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23363, acessado em 18 de abril de 2012.
como esta sequência didática, apesar de ter como eixo central os conhecimentos históricos, baseia-se em uma proposta de pesquisa interdisciplinar, ela está toda permeada de atividades que possibilitam a interdisciplinaridade entre a História e outras áreas de conhecimento. Assim, para sinalizar tal interdisciplinaridade, utilizaremos o ícone apresentado abaixo, acompanhado da área de conhecimento que estará em evidência na atividade.
Ícone da Interdisciplinaridade |
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Google Imagens (clique para link) Acesso em 15 de março de 2012. |
Esta tabela pode basear-se no seguinte modelo:
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Homens da Pré-História |
Homens de nossa atual sociedade |
Comunicação |
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Moradia |
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Relação com a natureza |
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Instrumentos de trabalho e defesa |
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Alimentação |
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Relações políticas |
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Relações econômicas |
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Relações sociais |
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Observação:
Homem Pré-Histórico - Vivendo Entre as Feras (Discovery Channel) Título Original: Before We Ruled The Earth Ano de Produção: 2002 Áudio Original: Inglês - dublado com legendas em inglês Duração: 93 minutos |
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http://www.youtube.com/watch?v=7fRmyCxyQPY&feature=endscreen&NR=1 Acesso em 18 de abril de 2012. |
Sinopse: Encenação, baseada em evidências científicas, das transformações ocorridas entre os primeiros agrupamentos humanos, de aproximadamente 2 milhões e meio a 8000 anos atrás, do Homo Ergaster ao Homo Sapiens Sapiens, retratando também os homens de Neanderthal e sua extinção. |
1) Comparação que representa as primeiras comunidades humanas como inferiores às atuais (visão muito comum entre os alunos que, normalmente, por valorizarem o progresso tecnológico dos dias de hoje e não terem o hábito do olhar da alteridade, veem os primeiros homens a partir de parâmetros de homens da atualidade e, assim, representam os primeiros homens como aqueles que não tinham o que temos hoje). Esta visão produziria uma tabela semelhante ao exemplo abaixo:
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Primeiros Homens |
Homens de nossa atual sociedade |
Comunicação |
Não sabiam escrever e falar |
Linguagem oral e escrita |
Moradia |
Não tinham moradia fixa |
Cidades, casas e prédios |
Relação com a natureza |
Não dominavam a natureza |
Domínio da natureza |
Instrumentos de trabalho e defesa |
Não tinham máquinas e instrumentos eficazes |
Machado de metal e madeira, trator, robôs, computador, máquinas variadas |
Alimentação |
Não sabiam plantar, nem criar animais |
Produtos agrícolas, pecuários e industrializados |
Relações políticas |
Não tinham governo |
Governo |
Relações econômicas |
Não tinham comércio |
Comércio globalizado |
Relações sociais |
Não tinham ricos e pobres |
Desigualdade entre ricos e pobres |
2) Comparação que representa as primeiras comunidades humanas como diferente às atuais, sem hierarquizar, desqualificar, mas ressaltando suas especificidades históricas (visão baseada no exercício da alteridade e da historicidade).
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Primeiros Homens |
Homens de nossa atual sociedade |
Comunicação |
Linguagem gestual e por imagens |
Linguagem oral e escrita |
Moradia |
Cavernas ou cabanas |
Cidades, casas e prédios |
Relação com a natureza |
Próximos à natureza |
Domínio da natureza |
Instrumentos de trabalho e defesa |
Instrumentos de pedra, madeira e depois de metal |
Machado de metal e madeira, trator, robôs, computador, máquinas variadas |
Alimentação |
Coleta, pesca e caça |
Produtos agrícolas, pecuários e industrializados |
Relações políticas |
Chefe sem privilégios |
Governo republicano |
Relações econômicas |
Divisão igualitária do que era caçado e coletado por um agrupamento |
Comércio globalizado |
Relações sociais |
Igualdade social Conflitos entre diferentes agrupamentos |
Desigualdade entre ricos e pobres |
3) Outros estilos de comparação podem ser construídos pelos alunos, como aquelas que, por terem uma visão pessimista da atualidade, romantizam os primeiros homens, destacando que entre eles não havia corrupção política, destruição da natureza, desigualdade social.
Primeiros homens inferiores e atrasados em relação aos homens da atualidade | Primeiros homens diferentes dos homens da atualidade conforme contexto histórico vivido por cada um | Primeiros homens romantizados em relação aos decadentes da atualidade |
1) Procurar os termos pré-história/ primitivo e civilização/ progresso no dicionário.
2) Escolher, entre as comparações sintetizadas na atividade 3, a que melhor seria identificada pela ficha "pré-história/comunidades primitivas X civilização/progresso".
3) Apresentar e justificar para os outros grupos a sua escolha.
4) A partir das justificativas apresentadas pelos grupos, o professor deve concluir a atividade, auxiliando os alunos a perceberem que:
- Entre os vários significados destas palavras, nos escritos históricos, são mais utilizados aqueles que sugerem uma relação hierarquizada entre os povos da pré-história/povos primitivos e os povos civilizados, como se os primeiros fossem completamente atrasados e inferiores em relação aos homens da atualidade considerados mais civilizados e desenvolvidos. Um exemplo disto são os verbetes apresentados no CD do Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 7.0. Porto Alegre: Positivo Informática LTDA, 2010:
Civilização Civilizar |
primitivo 16. Art. Plást. V.naïf (4).
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O professor deve destacar os significados 4, 5 e 6 do verbete CIVILIZAÇÃO e as acepções 2, 4, 7 e 8 do verbete CIVILIZAR, quando estes definem civilização como processo de desenvolvimento, aprimoramento, de rompimento com o estado de selvageria, ignorância. | O professor deve destacar os significados 7 e 14 que contrapõem os primitivos aos civilizados, qualificando os primeiros como termos como menor, menos, ou seja, como inferiores. Inclusive deve destacar a observação presente ao final da acepção 14 para mostrar que, ultimamente, antropólogos têm questionado o emprego destes termos, considerando-os obsoletos e preconceituosos. |
O professor acompanhará os alunos na elaboração coletiva e em sala de aula do projeto de pesquisa, orientando-os de que este para ser bem realizado deve definir com clareza e objetividade seu tema, situação-problema, seus objetivos/justificativas, suas questões, fontes e metodologia de pesquisa.
Definição do tema:Auxiliar os alunos a reconhecerem e registrarem, a partir da atividade realizada anteriormente, qual o assunto será pesquisado. No caso desta pesquisa, o tema será: A utilização dos termos "pré-história/comunidades primitivas" e "civilização/progresso" para denominar respectivamente as primeiras e as atuais comunidades humanas. |
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Google Imagens (clique para link) Acesso em 15 de março de 2012. |
Com a definição do tema, é importante que se explique aos alunos que para desenvolvermos uma pesquisa, não basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque é importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situação-problema), o que desejamos alcançar com a pesquisa (objetivos/questões) e como vamos conseguir realizá-la (metodologia e fontes).
Delimitação da situação-problema:A partir do debate sugerido no primeiro passo da atividade 1, ajudar os alunos a definirem qual o questionamento/ interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema. Nesta pesquisa, a situação-problema pode ser uma adaptação da questão: A escolha dos termos pré-história/comunidades primitivas e civilização/progresso para nomear, respectivamente, as primeiras e as atuais comunidades humanas ressalta quais características destas organizações e tem quais implicações sociais, históricas e culturais?
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Google Imagens (clique para link) Acesso em 15 de março de 2012. |
Construção da justificativa da pesquisa e seus objetivos:Discutir com os alunos sobre por que é importante refletir sobre quais características das primeiras e das atuais comunidades humanas são ressaltadas ao se escolher os termos pré-história/comunidades primitivas e civilização/progresso para nomeá-las respectivamente, e as implicações sociais, históricas e culturais destas escolhas. Português - análise do discurso e produção escrita Esta reflexão pode se basear na ideia de que as escolhas que fazemos para nomear os objetos, pessoas, acontecimentos que nos rodeiam não são inocentes e inócuas, mas revelam nossa visão de sociedade, nossos interesses, nossos projetos. Os nomes que usamos para identificar um grupo ou época histórica destacam algumas características destes e silencia outras. Consequentemente, interfere na maneira como entendemos este acontecimento e sua relação com o nosso presente e nossas ações. Assim, quando refletimos sobre estas escolhas, percebemos com mais clareza o que elas destacam ou silenciam, quais projetos e práticas sociais elas legitimam e fortalecem, e, desta maneira, podemos nos apropriar criticamente destas explicações históricas, repensando as ações das pessoas que nos rodeiam e as nossas próprias ações para a construção de uma sociedade mais justa para todos. |
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Google Imagens (clique para imagem) Acesso em 15 de março de 2012. |
Questões da pesquisa:Auxiliar os alunos a definirem questões que complementem e orientem a investigação da situação-problema. Na pesquisa aqui proposta, estas questões podem ser adaptadas das sugeridas abaixo, conforme o nível de maturidade dos alunos:
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Google Imagens (clique para link) Acesso em 15 de março de 2012. |
Reconhecimento das fontes de pesquisa:Enquanto em alguns projetos de pesquisa, é viável que os próprios alunos busquem, coletem e selecionem as fontes de pesquisa, em outros de temáticas mais complexas como este, é preferível que o professor colete estas fontes anteriormente e as apresente para os alunos as analisarem conforme a problemática e as questões da pesquisa. Isto não impede que o professor incentive os alunos a buscarem fontes e as trazerem para sala de aula para que todo o grupo docente e discente avalie se e como ela pode auxiliar na investigação. Sugerimos que nesta pesquisa sejam exploradas as seguintes fontes: - Livro de História adotado na escola: capítulo sobre pré-história, primeiros homens. - Sites de pesquisa escolar: Canal Kids. História Geral: pré-história. http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/geral/preouhisto.html. Acesso em 16 de abril de 2012. Sua Pesquisa. Pré-História. http://www.suapesquisa.com/prehistoria/ Acesso em 16 de abril de 2012. Uol Educação. Pré-História 1: entenda o conceito e veja quadro das eras geológicas. http://educacao.uol.com.br/historia/pre-historia-1-entenda-o-conceito-e-veja-quadro-das-eras-geologicas.jhtm. Acesso em 16 de abril de 2012. Equipe Brasil Escola ( Rainer Sousa). A Pré-História. http://www.brasilescola.com/historiag/a-pre-historia.htm. Acesso em 16 de abril de 2012. Equipe Brasil Escola (Rainer Sousa). Nomadismo. http://www.brasilescola.com/historiag/nomadismo.htm. Acesso em 16 de abril de 2012. - Produções culturais Titãs. Homem Primata. http://www.youtube.com/watch?v=bswa1uyQe8s&feature=related. Acesso em 16 de abril de 2012. Maurício de Sousa. Papa-Capim. http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira200.htm. Acesso em 16 de abril de 2012. - Produções elaboradas pelos alunos na Atividade I desta aula. |
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Google Imagens (clique para link) Acesso em 15 de março de 2012. |
Delineamento da metodologia da pesquisa:Definir com os alunos os procedimentos e métodos de pesquisa mais adequados para analisar as fontes apresentadas no item anterior e refletir sobre a situação-problema e questões da pesquisa. No caso desta pesquisa, sugere-se que ela seja realizada em três etapas: 1ª etapa) Em grupos pequenos: análise das fontes com o intuito de refletir sobre as questões da pesquisa. - Dividir a turma em grupos de, no máximo, 5 alunos, e distribuir entre eles as fontes coletadas para a pesquisa; - Combinar as atividades a serem realizadas por cada grupo:
2ª etapa) Individual: Revisão das tabelas produzidas na Atividade I desta sequência didática, no sentido de reelaborar os conhecimentos prévios dos alunos: - O professor devolve para cada aluno a tabela comparativa por ele criada no início da pesquisa; - O aluno, a partir das reflexões feitas durante a pesquisa, reelabora a tabela por ele criada e avalia se ele mudaria ou não a escolha sobre qual sociedade chamar de pré-histórica/comunidades primitivas e qual chamar de civilização/progresso. 3ª etapa) Coletiva: Considerações gerais sobre a situação-problema da pesquisa e sobre as suas questões , a partir da socialização das análises feitas por cada grupo e aluno: - Produzir, com a mediação do professor, relatório coletivo que sintetize as atividades e análises feitas por cada grupo e apresente considerações sobre a situação-problema da pesquisa a partir da reflexão das questões de pesquisa. Observação: para esta produção, ver sugestão na atividade III deste arquivo de aula. |
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Google Imagens (clique para link) Acesso em 15 de março de 2012. |
Atividade a ser realizada conforme o exposto na Atividade I, item "Delineamento da Metodologia de Pesquisa": Em grupos pequenos: análise das fontes com o intuito de refletir sobre as questões da pesquisa.
A seguir, para que o professor possa planejar como orientar os alunos em suas análises, são apresentados alguns exemplos de como as fontes/questões da pesquisa podem ser investigadas por cada grupo, depois que estes escolherem sua fonte e fizerem um primeiro reconhecimento delas.
Canal Kids. História Geral: pré-história. http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/geral/preouhisto.html. Acesso em 16 de abril de 2012. |
1) Para reconhecimento da fonte:
- Alunos devem acessar o site indicado ao lado, e explorá-lo, principalmente, nos slides relacionados à Pré-História: "História ou Pré-História?", "Idade da Pedra Lascada", "Glaciação e as cavernas", "Idade da Pedra Polida", "As Aldeias na Idade da Pedra Polida", "Idade do Metal". - Ao ler os textos e observar as imagens da fonte, os alunos devem selecionar partes que ajudam a refletir sobre as questões da pesquisa (não precisam buscar respostas para todas as questões, mas observar sobre quais questões esta fonte propicia a reflexão). 2) Para análise das questões da pesquisa através da fonte: Português - Os alunos podem observar que, apesar de esta fonte utilizar o termo Pré-História para denominar as primeiras comunidades humanas, ela ressalta, logo na introdução, que estas comunidades também “são História”: "Pré-História não deixa de ser História. A única diferença entre as duas é a existência da escrita. Tudo o que aconteceu antes da invenção da escrita, faz parte da Pré-História e tudo o que vem depois da escrita podemos chamar de História!" - Nos vários slides, os alunos podem procurar o que a fonte ressalta como acontecimentos anteriores à invenção da escrita, percebendo como a fonte destaca que, em cada época da Pré-História, os homens fizeram invenções importantes para sua sobrevivência: fabricação de ferramentas de pedra lascada, depois de pedra polida, centenas de anos depois, de metal fundido; construção de moradias de barro, madeira e pedra; desenvolvimento da agricultura. - Os alunos podem observar, no parágrafo destacado abaixo, que, ao invés de desqualificar a ação dos primeiros homens, caracterizando-os como inferiores em relação a nós, a fonte destaca como eles sabiam transformar elementos simples da natureza em ferramentas de trabalho: " Se você estivesse andando pela rua e visse uma pedra no chão, provavelmente nada iria fazer, afinal é apenas uma pedrinha…Mas saiba que a cerca de 2,5 milhões de anos atrás a até mais ou menos 10000 anos a.C, na Idade da Pedra Lascada ou Período Paleolítico, o homem com uma simples pedra fabricava ferramentas que eram usadas na obtenção e na preparação dos alimentos..." - Os alunos podem observar que a fonte, no parágrafo citado abaixo, ao destacar que os homens que viviam em igualdade na Pré-História, tornaram-se desiguais a partir da Idade do Metal, não ressalta apenas o progresso linear ocorrido entre os períodos históricos, mas também os problemas sociais que surgiram: “...As terras da Aldeia eram de todos. O que se produzia dentro da Aldeia era dividido igualmente entre todos os grupos. (...) A partir da fundição dos metais, (...) as primeiras guerras e a dominação de uma comunidade sobre outra, começaram a acontecer. Logo, o fim da Pré-História é marcado pela ocorrência de guerras e não podemos deixar de falar, também da invenção da escrita. Daqui pra frente, a pré-história dá lugar a História…” - Com estes dados e observações, os alunos podem refletir, principalmente, sobre as questões 1 e 4 da pesquisa, elaboradas na Atividade 1. 3) Para elaboração da dinâmica para socializar as descobertas: - Os alunos não podem esquecer que, se vão utilizar uma parte da fonte para exemplificar a reflexão, precisam colocá-la entre aspas e citar a fonte. - A socialização das descobertas não devem se basear apenas no "recorta e cola" da fonte, mas, além de expor as partes selecionadas da fonte, devem apresentar as reflexões que os alunos, com suas próprias palavras, fizeram sobre o trecho selecionado, a partir das questões da pesquisa. |
Sua Pesquisa. Pré-História. http://www.suapesquisa.com/prehistoria/ http://www.suapesquisa.com/pesquisa/paleolitico.htm http://www.suapesquisa.com/prehistoria/mesolitico.htm http://www.suapesquisa.com/pesquisa/neolitico.htm http://www.suapesquisa.com/prehistoria/idade_dos_metais.htm Acesso em 16 de abril de 2012. |
1) Para reconhecimento da fonte: - Alunos devem acessar o site e explorá-lo, principalmente, nos slides relacionados à Pré-História, Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais. - Ao ler os textos e observar as imagens da fonte, os alunos devem selecionar partes que ajudam a refletir sobre as questões da pesquisa (não precisam buscar respostas para todas as questões, mas observar sobre quais questões esta fonte propicia a reflexão). 2) Para análise das questões da pesquisa através da fonte: Português - Os alunos podem observar que, apesar de esta fonte utilizar o termo Pré-História para denominar as primeiras comunidades humanas, ela não desconsidera que os homens que viveram neste período também fizeram história. Em cada fase deste período histórico, são destacadas diferentes invenções humanas, da fabricação de ferramentas, domínio do fogo, a criação de maneiras de armazenar alimentos e organizar politicamente as aldeias. - Os alunos podem também observar que, mesmo valorizando as invenções dos "homens pré-históricos", há trechos em que esta fonte reproduz a ideia de negatividade, atraso dos primeiros homens. Por exemplo, no trecho reproduzido abaixo que contrapõe a economia de subsistência ao comércio, qualificando a primeira com "apenas". “A economia na fase do Paleolítico era de subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, mas apenas para a sobrevivência do grupo”. - Os alunos, através do trecho da página que caracteriza o período Mesolítico, em que se afirma que "... esta divisão de trabalho melhorou a organização social na Pré-história, favorecendo o desenvolvimento das famílias” , podem observar novamente como esta fonte considera a nossa atual organização social (em famílias) melhor do que a dos primeiros homens (sem divisão em famílias). - Os alunos podem observar que, diferentemente da fonte do Canal Kids, o site "Sua Pesquisa", ao caracterizar a Idade dos Metais, destaca a evolução da economia sem mencionar o problema da desigualdade social. Ou seja, ela silencia os limites do progresso da humanidade. - Com estes dados e observações, os alunos podem refletir, principalmente, sobre as questões 1, 2, da pesquisa, elaboradas na Atividade 1. 3) Para elaboração da dinâmica para socializar as descobertas:
- Os alunos não podem esquecer que, se vão utilizar uma parte da fonte para exemplificar a reflexão, precisam colocá-la entre aspas e citar a fonte. - A socialização das descobertas não devem se basear apenas no "recorta e cola" da fonte, mas, além de expor as partes selecionadas da fonte, devem apresentar as reflexões que os alunos, com suas próprias palavras, fizeram sobre o trecho selecionado, a partir das questões da pesquisa. |
Uol Educação. Pré-História 1: entenda o conceito e veja quadro das eras geológicas. Acesso em 16 de abril de 2012. |
1) Para reconhecimento da fonte: - Os alunos devem acessar o site e ler todo o artigo reproduzido na página do Uol Educação. - Ao ler o artigo, os alunos devem selecionar partes que ajudam a refletir sobre as questões da pesquisa (não precisam buscar respostas para todas as questões, mas observar sobre quais questões esta fonte propicia a reflexão). 2) Para análise das questões da pesquisa através da fonte: Português - Os alunos podem observar que esta fonte, ao utilizar o termo Pré-História, o faz para reproduzir a visão mais tradicional sobre os primeiros homens, destacando seus aspectos considerados inferiores ao de nossa atual organização social. O segundo parágrafo do subtítulo "Aborígenes e Indígenas" exemplifica bem esta representação: ”Assim, entendemos melhor a Pré-história em seu aspecto social, ao pensarmos em agrupamentos humanos e não em sociedades complexas; em seu aspecto cultural, ao nos referirmos ao que o homem produziu para abandonar a barbárie e atingir a civilização; e em seu aspecto biológico, quando se estuda a evolução das variadas formas de vida animal e vegetal existentes antes de as espécies vivas adquirirem a conformação que possuem atualmente” - Com estes dados e observações, os alunos podem refletir, principalmente, sobre as questões 2, 3 da pesquisa, elaboradas na Atividade 1. 3) Para elaboração da dinâmica para socializar as descobertas: - Os alunos não podem esquecer que, se vão utilizar uma parte da fonte para exemplificar a reflexão, precisam colocá-la entre aspas e citar a fonte. - A socialização das descobertas não devem se basear apenas no "recorta e cola" da fonte, mas, além de expor as partes selecionadas da fonte, devem apresentar as reflexões que os alunos, com suas próprias palavras, fizeram sobre o trecho selecionado, a partir das questões da pesquisa.
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Equipe Brasil Escola ( Rainer Sousa). A Pré-História. http://www.brasilescola.com/historiag/a-pre-historia.htm. Acesso em 16 de abril de 2012. Equipe Brasil Escola (Rainer Sousa). Nomadismo. http://www.brasilescola.com/historiag/nomadismo.htm. Acesso em 16 de abril de 2012. |
1) Para reconhecimento da fonte: - Os alunos devem acessar o site e explorá-lo, principalmente, nos textos intitulado "A Pré-História" e "Nomadismo". - Ao ler os textos, os alunos devem selecionar partes que ajudam a refletir sobre as questões da pesquisa (não precisam buscar respostas para todas as questões, mas observar sobre quais questões esta fonte propicia a reflexão). 2) Para análise das questões da pesquisa através da fonte: Português e Sociologia - Os alunos podem observar que esta fonte critica de maneira clara e explícita o uso da expressão Pré-História para denominar os agrupamentos humanos que não utilizavam a escrita e não eram sedentários. Podem observar, principalmente, os trechos destacados abaixo: " ...percebemos uma curiosa contradição: como o termo pré-história é utilizado para se definir um tempo em que os seres humanos já existiam na Terra?... . Tal concepção apareceu precisamente junto aos historiadores do século XIX, que acreditavam que o estudo do passado só era possível por meio de documentos escritos. Dessa forma, julgavam que a compreensão do passado pré-histórico não poderia se sustentar em bases verdadeiras. Atualmente, esse tipo de compreensão acabou perdendo espaço para outras formas de recuperação do passado... As manifestações artísticas, a oralidade, a cultura material e outros vestígios podem se entregar no entendimento do passado. Com isso, o mundo pré-histórico deixou de ser visto como um tempo 'destituído de história'...." ( http://www.brasilescola.com/historiag/a-pre-historia.htm. Acesso em 16 de abril de 2012. ) ”Ao julgarmos as comunidades sedentárias “melhores”, acabamos criando uma visão errônea de que as comunidades nômades não eram capazes de desenvolver valores culturais, formas de organização político-social ou formas complexas de se relacionarem com o mundo. ... É importante perceber que a falta do domínio sobre a agricultura ou a inexistência do Estado não podem ser encarados como itens suficientes para se julgar uma cultura nômade pior ou inferior em relação às demais.” (http://www.brasilescola.com/historiag/nomadismo.htm. Acesso em 16 de abril de 2012). - Com estes dados e observações, os alunos podem refletir, principalmente, sobre as questões 1, 2, 3, 4, 6 da pesquisa, elaboradas na Atividade 1. 3) Para elaboração da dinâmica para socializar as descobertas: - Os alunos não podem esquecer que, se vão utilizar uma parte da fonte para exemplificar a reflexão, precisam colocá-la entre aspas e citar a fonte. - A socialização das descobertas não devem se basear apenas no "recorta e cola" da fonte, mas, além de expor as partes selecionadas da fonte, devem apresentar as reflexões que os alunos, com suas próprias palavras, fizeram sobre o trecho selecionado, a partir das questões da pesquisa.
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Titãs. Homem Primata. http://www.youtube.com/watch?v=bswa1uyQe8s&feature=related. Acesso em 16 de abril de 2012. Observação: Para acessar letra da música, http://www.vagalume.com.br/titas/homem-primata.html Acesso em 20 de abril de 2012. |
1) Para reconhecimento da fonte: - Alunos devem acessar o clipe e explorar tanto a letra da música, seu ritmo, quanto as imagens selecionadas para compor o clipe. - Ao observar a fonte, os alunos devem selecionar partes que ajudam a refletir sobre as questões da pesquisa (não precisam buscar respostas para todas as questões, mas observar sobre quais questões esta fonte propicia a reflexão). 2) Para análise das questões da pesquisa através da fonte: - Os alunos podem observar, tanto nas imagens quanto na letra da música, a comparação que é feita entre os primeiros homens e os homens da atualidade, a qual destaca que o progresso, a civilização não estão tão presentes entre nós como se diz normalmente:
Língua Estrangeira Para compreender melhor a letra da música, é importante realizar uma atividade interdisciplinar com a Língua Inglesa, no sentido de compreender o significado da estrofe em inglês e também o porquê dos Titãs escolherem a língua inglesa para compor estes versos. Além disso, vale conhecer a história do grupo de Rock, o contexto em que ele se formou e compôs estas e outras letras (fim dos anos 1970, 1980 = transição da ditadura militar no Brasil para o governo democrático). Para isto ver site oficial do grupo: http://www.titas.net/historia/ (acesso em 20 de abril de 2012). Artes Para compreender melhor a crítica social realizada na música, é importante que os alunos, além de observarem letra e imagem do clipe, também observem ritmo do rock, entonação de voz do intérprete nas diferentes partes da música. Ciências Naturais Para relativizar comparação feita entre homem e macaco, observando a relação entre os homens e os macacos na evolução de cada uma das espécies. - Com estes dados e observações, os alunos podem refletir, principalmente, sobre as questões 4 a 9 da pesquisa, elaboradas na Atividade 1. 3) Para elaboração da dinâmica para socializar as descobertas: - Os alunos não podem esquecer que, se vão utilizar uma parte da fonte para exemplificar a reflexão, precisam colocá-la entre aspas e citar a fonte. - A socialização das descobertas não devem se basear apenas no "recorta e cola" da fonte, mas, além de expor as partes selecionadas da fonte, devem apresentar as reflexões que os alunos, com suas próprias palavras, fizeram sobre o trecho selecionado, a partir das questões da pesquisa. |
Maurício de Sousa. Papa-Capim. http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira200.htm. Acesso em 16 de abril de 2012. |
1) Para reconhecimento da fonte: - Alunos devem acessar o site e ler a "tirinha", observando também as imagens dos quadrinhos. - Ao observar a fonte, os alunos devem selecionar partes que ajudam a refletir sobre as questões da pesquisa (não precisam buscar respostas para todas as questões, mas observar sobre quais questões esta fonte propicia a reflexão). 2) Para análise das questões da pesquisa através da fonte: Geografia Os alunos podem observar como Papa-Capim (um representante dos indígenas brasileiros e também de comunidades humanas que, na atualidade, vivem de maneira semelhante aos primeiros homens) faz uma crítica ao que os não-índios chamam de "progresso", alertando para a questão do desmatamento.
Língua Estrangeira Os alunos podem ler também a tirinha em inglês disponibilizada no site, para compreensão da escrita e também para discutir se este personagem da tirinha tem alguma relação direta com os representantes da cultura inglesa. - Com estes dados e observações, os alunos podem refletir, principalmente, sobre as questões 4 a 9 da pesquisa, elaboradas na Atividade 1. 3) Para elaboração da dinâmica para socializar as descobertas: - Os alunos não podem esquecer que, se vão utilizar uma parte da fonte para exemplificar a reflexão, precisam colocá-la entre aspas e citar a fonte. - A socialização das descobertas não devem se basear apenas no "recorta e cola" da fonte, mas, além de expor as partes selecionadas da fonte, devem apresentar as reflexões que os alunos, com suas próprias palavras, fizeram sobre o trecho selecionado, a partir das questões da pesquisa. |
Livro de História adotado na escola: capítulo sobre pré-história, primeiros homens. | Como esta fonte varia de escola para escola, cabe, a cada professor e seu grupo de alunos, encaminhar a análise desta fonte, com base nos exemplos anteriores. |
Atividade a ser realizada conforme o exposto na Atividade I, item "Delineamento da Metodologia de Pesquisa": Individual - Revisão das tabelas produzidas na Atividade I desta sequência didática, no sentido de reelaborar os conhecimentos prévios dos alunos.
Após a socialização e debate das fontes e análises feitas por cada grupo a partir das fontes acima e de outras encontradas pelos alunos e professores envolvidos no projeto de pesquisa, o professor propõe para os alunos reverem, à luz do que foi discutido na primeira etapa, as comparações que fizeram entre as primeiras comunidades humanas e a nossa atual sociedade na Atividade I, 1º passo. Neste sentido, o professor devolve para cada aluno a tabela comparativa por ele criada antes do início da pesquisa e este, a partir das reflexões feitas durante a pesquisa, reelabora a tabela por ele criada.
Depois, com base na nova tabela criada, cada aluno responderá a questão 7 da pesquisa:
Quais outros conceitos e denominações poderíamos usar para nomear as primeiras comunidades humanas e as atuais? Por quê? (para destacar quais características destas sociedades, para contribuir com quais posicionamentos políticos e sociais dos homens da atualidade?)
Atividade importante para que os alunos percebam concretamente a importância da atividade de pesquisa, ou seja, sua contribuição para que (re)elaboremos nossas concepções prévias a partir de estudos mais aprofundados sobre elas. Reelaboração que também afeta nossa maneira de agir na sociedade em que vivemos, tornando-a mais consciente e fundamentada.
Além disso, a questão 7 contribui para que os alunos percebam que os conceitos e nomenclaturas usados pelos historiadores e outros cientistas são criações suas e não dados naturais e imutáveis. Criações baseadas no contexto em que a pesquisa foi realizada, nas fontes encontradas e nos interesses que motivaram a realização da pesquisa. Com esta percepção, os alunos tornam-se mais preparados para terem uma relação crítica e questionadora com os conhecimentos e informações que circulam nas escolas e nos meios de comunicação.
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Acesso em 15/03/2012
Atividade a ser realizada conforme o exposto na Atividade I, item "Delineamento da Metodologia de Pesquisa" - Terceira etapa: Coletiva: Considerações gerais sobre a situação-problema da pesquisa e suas questões, a partir da socialização das análises feitas por cada grupo e aluno.
Esta terceira atividade da pesquisa não deve ser feita apenas ao final da realização das atividades I e II. O ideal é que ela vá sendo realizada ao longo do desenvolvimento da investigação e que, ao final, todos os registros sejam revistos e reelaborados para criar um texto coeso, coerente e que, a partir dos dados coletados e analisados nas fontes, consiga contribuir para a reflexão da situação-problema da pesquisa.
A seguir, é apresentada uma sugestão de roteiro para relatório da pesquisa a ser elaborado coletivamente pelos alunos, com a mediação do professor:
1) Folha de rosto: nome dos pesquisadores e título da pesquisa (centralizados); descrição do tipo do trabalho (realizado sob orientação de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito à direita abaixo do título); mês/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada.
2) Sumário: títulos e número de página de cada parte do relatório.
3) Introdução: apresentação do tema, da situação-problema, dos objetivos e das questões da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa.
4) Metodologia da Pesquisa: apresentação da metodologia e dos procedimentos da pesquisa.
5) Fontes da pesquisa: apresentação das fontes pesquisadas com uma síntese de como cada uma aborda a temática da pesquisa e onde ela foi encontrada, e também com reflexões sobre as questões da pesquisa, através da descrição e análise de trechos das fontes coletadas e analisadas.
6) Considerações Finais: registro das descobertas feitas, refletindo sobre a situação-problema da pesquisa e suas questões, através de um posicionamento crítico e autônomo dos alunos.
7) Referências Bibliográficas: citação de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as referências corretamente, ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações e teses. 5ª. Edição. Uberlândia: EDUFU, 2006, 144p.
Observação 1:
Os itens 3 e 4 do relatório devem ser produzidos durante e logo após a realização da Atividade I da aula, mas, ao final da Atividade II, eles devem ser revistos conforme as novas questões levantadas e investigadas na pesquisa em andamento.
Os item 5 e parte do item 6 devem ser elaborados no decorrer da Atividade II da pesquisa, a partir da produção de cada grupo de alunos.
O item 6 deve ser revisto e concluído ao término da realização da 2ª atividade.
Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e o item 7 pode ser elaborado no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado.
Português: Após a finalização da produção coletiva do relatório, todos devem fazer a leitura individual deste, para rever coerência, coesão, ortografia, concordância.
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Acesso em 15/03/2012
Conforme argumentado na Atividade I, item "Construção da justificativa da pesquisa e seus objetivos", a relevância social em realizar uma pesquisa que problematize conceitos utilizados para denominar períodos históricos está relacionada ao fato dela nos permitir perceber com mais clareza o que estes conceitos destacam ou silenciam, quais projetos e práticas sociais eles legitimam e fortalecem, e, desta maneira, podermos nos apropriar criticamente destas explicações históricas, repensando as ações das pessoas que nos rodeiam e as nossas próprias ações para a construção de uma sociedade mais justa para todos.
Por isso, foi proposta como questão final da pesquisa (ver item Atividade I - "Questões da pesquisa"), a reflexão: "Nossas atuais organizações sociais, ditas civilizadas, já alcançaram o ponto máximo do progresso da humanidade ou precisamos continuar lutando contra os problemas que encontramos em nosso cotidiano? Precisamos lutar pelo quê e como? ".
Para socializar estas reflexões, propomos que o professor oriente seus alunos a elaborarem e postarem no Youtube campanhas que incentivem ações para a construção de uma sociedade mais justa para todos e depois acompanhem a repercussão destas campanhas, lendo e debatendo os comentários postados abaixo dos vídeos postados.
Para produzir e postar estas campanhas, é importante seguir os seguintes passos:
- Respeito à diversidade cultural e aos princípios éticos;
- Correção do português;
- Explicitação das fontes utilizadas para produzir a campanha, da época em que ela foi criada, de quem a criou (nome e vínculo institucional).
Observação: Só serão postadas aquelas campanhas que forem avaliadas e corrigidas conforme as observações dos professores e dos alunos.
1º passo: criar uma conta no Youtube, conforme instruções no link http://www.youtube.com/create_channel?upsell=upload&next=%2Fmy_videos_upload Acesso em 20 de abril de 2012. |
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2º passo: Criar e postar o vídeo, conforme instruções nos links:
http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&guide=1719823&page=guide.cs http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&topic=1719825&guide=1719823&page=guide.cs http://support.google.com/youtube/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=55744 Acesso em 20 de abril de 2012. |
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A maneira mais simples de criar os vídeos para postar no Youtube é através do programa Movie Maker. Para isto ver instruções no link:
http://windowslive.com.br/public/product.aspx/view/4 Acesso em 20 de abril de 2012. |
Livros e artigos sobre pesquisa na escola:
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23ª ed. São Paulo: Loyola. 2009.
MOÇO, Anderson. 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos. http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/241.shtml. Acesso em 15 de março de 2012.
RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio. Propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVEIRA, Ivanete Gomes. A pesquisa como ferramenta de ensino e iniciação científica na educação básica. http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/ .Acesso em 15 de março de 2012.
Sugere-se que a avaliação dos alunos seja feita através do acompanhamento de todo o processo de pesquisa, observando os seguintes itens:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/02/2014
Quatro estrelasÓtima aula,especialmente pelo uso da música que é um recurso que facilita desde a fixação do tema até a participação mais ativa dos estudantes nas discussões.
26/06/2012
Quatro estrelasDez.