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O Censo Demográfico de 2010: telefones celulares na construção de podcasts geográficos - Pesquisa.

 

25/06/2012

Autor e Coautor(es)
ALEXIA PADUA FRANCO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

André Luiz Sabino e Elisabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Construção do espaço: os territórios, os lugares, o campo e a cidade
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Geografia Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Um só mundo, muitos cenários geográficos
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Levantar, tratar e utilizar dados estatísticos brasileiros, explorando o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);

- Analisar a distribuição da população brasileira pelas regiões do Brasil a partir dos dados divulgados no Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE;

- Utilizar as novas tecnologias e tecnologias do cotidiano para a construção de podcasts geográficos, como forma de socializar o conhecimento construído.

Duração das atividades
12 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- População absoluta (habitantes);

- Divisão Regional Oficial Brasileira;

- Domínio de gravação de voz em telefones celulares;

- Cálculos matemáticos de porcentagem;

- Estruturação de texto argumentativo.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 01, 02 e 03 – Brasileiros: quantos somos? Do campo ou da cidade?

1ª Estratégia

1. Informe a seus alunos que desenvolveremos uma unidade didática sobre o último Censo Demográfico do Brasil, realizado no ano de 2010.

Aponte que o Censo Demográfico é composto pelo levantamento de dados estatísticos sobre a população de nosso país, como por exemplo, quantos somos; que tipo de domicílios ocupamos; onde temos agrupamentos subnormais (as comunidades de favelas), enfim, um considerável levantamento de dados sobre o território brasileiro.

Sabe-se que o Censo Demográfico sempre acontece nos anos com o final 0, como ocorreu em 2000 e, agora, em 2010 e, por isso, utilizaremos dados deste ano específico.

Destaque que, em cada aula, investigaremos um aspecto da população brasileira que será analisado e chegaremos a uma conclusão. Deixe claro que o trabalho com a investigação sobre o tema ocorrerá em parceria com os professores de Matemática e de Língua Portuguesa, que auxiliarão no preenchimento dos cálculos matemáticos e na construção de textos argumentativos.

Ao final, construiremos um roteiro para a gravação de um podcast geográfico, que será apresentado para todos os colegas de sala e, depois, disponibilizado em um site, para que outras pessoas também aprendam sobre a população brasileira e sua distribuição, bem como o papel do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no conhecimento desta realidade. 

Para ouvir alguns podcasts realizados pelos técnicos do IBGE, acesse o site de notícias do órgão e escute-os com os alunos com o auxílio de caixas de som para que todos conheçam qual é a proposta da aula. O aplicativo encontra-se disponível no site http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/podcast.php (Acesso em 20 de abril de 2012).

Microfone

Inicialmente começaremos com a escala nacional. Depois analisaremos a distribuição da população pelas cinco regiões brasileiras e, por fim, nos dedicaremos à escala estadual, com o objetivo de compreender qual lugar o seu estado ocupa na distribuição da população brasileira e elaborar uma conclusão sobre tudo isso em forma de uma gravação.

Para a condução desta aula, o ideal é levarmos os alunos para o laboratório de informática da escola. Caso isso não seja possível, os modelos de trabalho com os dados previamente preenchidos, disponíveis ao longo da aula serão utilizados.

IBGE Logo 1

Acesse com seus alunos o site do IBGE, no endereço eletrônico www.ibge.gov.br e solicite que eles descubram qual foi o total da população brasileira no ano de 2010 e quanto dela era rural e urbana, segundo os levantamentos realizados pelo último Censo Demográfico. Os alunos poderão navegar no site do IBGE e procurar a informação. Instigue-os para descobrirem o que é o IBGE, qual sua função e como este órgão levanta os dados e realiza pesquisas.

Especificamente para o problema colocado, os alunos poderão seguir diversos caminhos ou encontrar outros (estimule que eles investiguem o site do IBGE):

 

Opção a (acessos em 14 de junho de 2012)

- População (http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#populacao)

- Censo Demográfico

- Censo 2010 (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm)

- Resultados do Universo (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default_resultados_universo.shtm)

- Características da População e dos Domicílios (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/default_caracteristicas_da_populacao.shtm)

- Tabelas (em formato pdf) (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_pdf.shtm)

- 1. População e condição do domicílio (A Tabela 1.1.1 - População residente, por situação do domicílio e sexo, segundo os grupos de idade - Brasil – 2010 abrirá e deverá ser utilizado como fonte de pesquisa).

 

Opção b (acessos em 14 de junho de 2012)

- Resultados do Censo 2010 (http://www.censo2010.ibge.gov.br/)

- Resultados (http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados_do_censo2010.php)

- Características da População e dos Domicílios: Resultados do Universo - 16/11/11, em seguida, clicar em Publicação (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/default_caracteristicas_da_populacao.shtm)

- Tabelas (em formato pdf) (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_pdf.shtm)  

- 1. População e condição do domicílio (A Tabela 1.1.1 - População residente, por situação do domicílio e sexo, segundo os grupos de idade - Brasil – 2010 abrirá e deverá ser utilizado como fonte de pesquisa).

 

2ª Estratégia:

Solicite aos alunos que calculem, a partir dos dados levantados, qual a porcentagem de brasileiros que viviam nas cidades e qual porcentagem dos que viviam no campo. Para isso, utilize um dos modelos de quadro que segue abaixo:

Como forma de auxílio, apresentamos três modelos de quadro para a escolha do professor:

O primeiro quadro deve ser utilizado para desenvolver o trabalho no laboratório de informática e com acesso a internet. Os alunos pesquisarão as informações e preencherão o quadro.

O segundo, por sua vez, pode ser utilizado caso o acesso ao laboratório de informática não esteja disponível. O quadro traz as informações básicas e os alunos podem trabalhar em sala de aula.

O terceiro apresenta o quadro com todos os dados preenchidos e deve ser utilizado somente pelo  professor, para auxiliar na resolução das dúvidas por parte dos alunos. 

Solicite ao professor da área de matemática que retome como é possível calcular as porcentagens. O resgate pode ocorrer na aula de matemática ou você pode combinar com o seu colega professor que trabalhe o tema durante a aula de geografia, realizando o trabalho de maneira conjunto, introduzindo uma nova maneira de condução de aula, possibilitando que os alunos percebam que o conhecimento é construído em várias frentes de investigação científica, que se complementam na interdisciplinaridade.

A) Modelo para levantamento na internet:

Brasil – População total, rural e urbano – 2010

Total

Rural (habitantes)

Rural (%)

Urbana (habitantes)

Urbana (%)

 

 

 

 

 

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)

B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas em que os alunos não podem levantar os dados pela internet.

Brasil – População total, rural e urbano – 2010

Total

Rural (habitantes)

Rural (%)

Urbana (habitantes)

Urbana (%)

190.755.799

29.830.007

 

160.925.792

 

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)

C) Modelo com os cálculos realizados.

Brasil – População total, rural e urbano – 2010

Total

Rural (habitantes)

Rural (%)

Urbana (habitantes)

Urbana (%)

190.755.799

29.830.007

15,64

160.925.792

        84,36

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)

 

3ª Estratégia

Solicite que os alunos obtenham os dados da população brasileira nos anos de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010, levantando sua população absoluta (em habitantes) e seus moradores rurais e urbanos. As conclusões deverão ser registradas nos quadros disponíveis abaixo, que podem ser reproduzidos com antecedência.

Neste momento explique que o Censo Demográfico de 1990, por motivo de atraso na coleta dos dados pelo IBGE, somente foi finalizado no ano de 1991 e, por isso, é a única exceção da pesquisa que normalmente acontece nos anos de final zero, como já destacado.

Para isso, peça que os alunos entrem no site do IBGE teen www.ibge.gov.br/ibgeteen/

Caminho: www.ibge.gov.br / Canais temáticos / IBGE teen www.ibge.gov.br/ibgeteen/

IBGE teen

Convide-os a descobrirem as possibilidades oferecidas.  

Em seguida, peça que eles preencham o quadro comparativo abaixo, seguindo o modelo. Caso em sua escola não tenha possibilidade de acessar a internet com os alunos, utilize o quadro modelo parcialmente preenchido.

Clicando no link Mão na roda (ícone em forma de prancheta, com um lápis, na parte superior do site IBGE teen), o aluno entra na parte de pesquisa. Em seguida, ele deve clicar e acessar o item População, Economia e Sociedade, as características da população (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html), onde encontrará o material necessário para realizar o levantamento dos dados dos Censos demográficos, desde 1940 até 2000. Para o ano de 2010, o aluno poderá utilizar os dados da pesquisa anterior.

Para auxiliar o trabalho, apresentamos abaixo os quadros com os dados necessários para a realização da investigação.

A) Modelo para levantamento na internet:

Brasil – Censos demográficos

Ano

População total

População rural (habitantes)*

População rural (%)

População urbana (habitantes)*

População urbana (%)

1940

 

 

 

 

 

1950

 

 

 

 

 

1960

 

 

 

 

 

1970

 

 

 

 

 

1980

 

 

 

 

 

1991

 

 

 

 

 

2000

 

 

 

 

 

2010

 

 

 

 

 

* Valores aproximados.

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.

 

B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos não podem levantar os dados pela internet.

Brasil – Censos demográficos

Ano

População total

População rural (habitantes)*

População rural (%)

População urbana (habitantes)*

População urbana (%)

1940

41.165.289

28.300.000

 

12.900.000

 

1950

51.941.767

33.200.000

 

18.800.000

 

1960

70.070.457

38.800.000

 

31.300.000

 

1970

93.139.037

41.100.000

 

52.100.000

 

1980

119.002.706

38.600.000

 

80.400.000

 

1991

146.825.475

35.800.000

 

111.000.000

 

2000

169.799.170

31.800.000

 

138.000.000

 

2010

190.755.799

29.830.007

 

160.925.792

 

* Valores aproximados.

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.

 

C) Modelo com os cálculos realizados.

Brasil – Censos demográficos

Ano

População total

População rural (habitantes)*

População rural (%)

População urbana (habitantes)*

População urbana (%)

1940

41.165.289

28.300.000

68,75

12.900.000

31,34

1950

51.941.767

33.200.000

63,92

18.800.000

36,19

1960

70.070.457

38.800.000

55,37

31.300.000

44,67

1970

93.139.037

41.100.000

44,13

52.100.000

55,94

1980

119.002.706

38.600.000

32,44

80.400.000

67,56

1991

146.825.475

35.800.000

24,38

111.000.000

75,60

2000

169.799.170

31.800.000

18,73

138.000.000

81,27

2010

190.755.799

29.830.007

15,64

160.925.792

84,36

 

*Valores aproximados

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.

 

É importante destacar que a partir da década de 1970, o Brasil passou a ser um país urbano, pois a população majoritária se concentrou neste meio buscando, principalmente, o trabalho nas indústrias.

Uma forma de valorizar a população absoluta do país à época pode ser realizada retomando o hino do Brasil para a Copa do Mundo de 1970, na qual associava sua letra com o total de habitantes do país, cerca de 90 milhões de habitantes.

Pra Frente Brasil (Copa De 1970)

Composição: Miguel Gustavo

Disponível em http://letras.terra.com.br/hinos-de-futebol/394819/. (Acesso em 20 de abril de 2012)

 

Noventa milhões em ação

Pra frente Brasil

Do meu coração

 

Todos juntos vamos

Pra frente Brasil

Salve a Seleção

 

De repente é aquela corrente pra frente

Parece que todo o Brasil deu a mão

Todos ligados na mesma emoção

Tudo é um só coração!

 

Todos juntos vamos

Pra frente Brasil, Brasil

Salve a Seleção

 

Você pode conseguir a cópia da letra e um vídeo no site http://letras.terra.com.br/hinos-de-futebol/394819/ (Acesso em 20 de abril de 2012). Você também pode conseguir o vídeo no site http://www.youtube.com/watch?v=gjzsnvk4WkQ (Acesso em 20 abril de 2012).

 

4ª Estratégia

Peça aos alunos que elaborem duas conclusões. Solicite ao professor da área de língua portuguesa que o auxilie nesta etapa do trabalho. Você pode combinar com o seu colega professor de língua portuguesa que trabalhe o tema durante a aula de geografia, de maneira conjunta, como já foi feito com matemática.

Aulas 04 e 05 – Em que Região está a maioria dos brasileiros?

5ª Estratégia

Continuando a investigar o site do IBGE, solicite que os alunos levantem, agora, a população total das regiões brasileiras no ano de 2010 e registrem as descobertas no quadro comparativo, disponível abaixo.

Para o levantamento dos dados, acesse o site do IBGE (www.ibge.gov.br), no ícone População / Censos demográficos / Censo 2010.

censo 2010

Quando for direcionado para a divulgação dos resultados do Censo 2010, clique no ícone Resultados do Universo, Tabelas (em formato zip) e em Grandes Regiões. Ao clicar em cada uma das regiões, os alunos poderão acessar aos dados e preencher o quadro.

Como feito anteriormente, disponibilize três quadros comparativos, que chamamos de modelo. O primeiro deve ser usado quando for possível utilizar a internet e vasculhar o site do IBGE, o que é ideal. O segundo deverá ser usado caso não seja possível utilizar a internet e o terceiro é para uso do professor.

A) Modelo para levantamento na internet:

Brasil – População por regiões – 2010

Região

Estados

População total

População rural (habitantes)

População rural (%)

População urbana (habitantes)

População urbana (%)

Norte

 

 

 

 

 

 

Nordeste

 

 

 

 

 

 

Centro-0este

 

 

 

 

 

 

Sudeste

 

 

 

 

 

 

Sul

 

 

 

 

 

 

Total

 

 

 

 

 

 

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)

 

B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos não podem levantar os dados pela internet.

Brasil – População por regiões – 2010

Região

Estados

População total

População rural (habitantes)

População rural (%)

População urbana (habitantes)

População urbana (%)

Norte

 

15.864.454

4.199.945

 

11.664.509

 

Nordeste

 

53.081.950

14.260.704

 

38.821.246

 

Centro-0este

 

14.058.094

1.575.131

 

12.482.963

 

Sudeste

 

80.364.410

5.668.232

 

74.696.178

 

Sul

 

27.386.891

4.125.995

 

23.260.896

 

Total

 

 

 

 

 

 

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)

 

C) Modelo com os cálculos realizados.

Brasil – População por regiões – 2010

Região

Estados

População total

População rural (habitantes)

População rural (%)

População urbana (habitantes)

População urbana (%)

Norte

AC, AP, AM, PA, RO, RR e TO

15.864.454

4.199.945

26,47

11.664.509

73,53

Nordeste

AL, BA, CE, MA, PB, PI, PE (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), RN (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e SE.

53.081.950

14.260.704

26,87

38.821.246

73,13

Centro-0este

 MT, MS, GO e DF, onde fica Brasília.

14.058.094

1.575.131

11,20

12.482.963

88,80

Sudeste

SP, MG, RJ e ES.

80.364.410

5.668.232

7,05

74.696.178

92,95

Sul

PR, RS e SC

27.386.891

4.125.995

15,07

23.260.896

84,93

Total

 

190.755.799

29.830.007

15,64

160.925.792

84,36

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)

 

6ª Estratégia

Peça aos alunos que elaborem uma conclusão a partir dos dados levantados e tratados. Eles devem agrupar as regiões do Brasil em mais populosas e menos populosas, também escrevendo sobre o que acontece com a distribuição da população rural e urbana do país. Conte novamente com o auxílio do professor da área de Língua Portuguesa, em uma proposta interdisciplinar.

Aulas 06, 07 e 08 – Onde estão os Estados mais populosos e os vazios demográficos do Brasil?

7ª estratégia

Continue a investigar o site do IBGE e solicite aos alunos que levantem os dados sobre a população total dos Estados brasileiros, bem como as populações totais, urbanas e rurais no ano de 2010 e, em seguida, peça aos alunos que preencham o quadro comparativo.

 

censo 2010

Para o levantamento destes dados, siga os mesmos passos iniciais da etapa anterior: acesse o site do IBGE (www.ibge.gov.br), ícone População / Censos demográficos / Censo 2010.

Quando for direcionado para a divulgação dos resultados do Censo 2010, clique no ícone Resultados do Universo, Tabelas (em formato zip) e Unidades da Federação (UF). Clicando em cada um dos Estados da federação, os alunos poderão acessar os dados e preencher o quadro:

 

A) Modelo para levantamento na internet:

Brasil – População por Unidades da Federação (UF) / Estados e DF - 2010

Estado

População total

População rural (habitantes)

População rural (%)

População urbana (habitantes)

População urbana (%)

RO

 

 

 

 

 

AC

 

 

 

 

 

AM

 

 

 

 

 

RR

 

 

 

 

 

PA

 

 

 

 

 

AP

 

 

 

 

 

TO

 

 

 

 

 

MA

 

 

 

 

 

PI

 

 

 

 

 

CE

 

 

 

 

 

RN

 

 

 

 

 

PB

 

 

 

 

 

PE

 

 

 

 

 

AL

 

 

 

 

 

SE

 

 

 

 

 

BA

 

 

 

 

 

MG

 

 

 

 

 

ES

 

 

 

 

 

RJ

 

 

 

 

 

SP

 

 

 

 

 

PR

 

 

 

 

 

SC

 

 

 

 

 

RS

 

 

 

 

 

MS

 

 

 

 

 

MT

 

 

 

 

 

GO

 

 

 

 

 

DF

 

 

 

 

 

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.  (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012

 

B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos não podem levantar os dados pela internet:

Brasil – População por Unidades da Federação (UF) / Estados e DF - 2010

Estado

População total

População rural (habitantes)

População rural (%)

População urbana (habitantes)

População urbana (%)

RO

1.562.409

413.229

 

1.149.180

 

AC

733.559

201.280

 

532.279

 

AM

3.483.985

728.495

 

2.755.490

 

RR

450.479

105.620

 

344.859

 

PA

7.581.051

2.389.492

 

5.191.559

 

AP

669.526

68.490

 

601.036

 

TO

1.383.445

293.339

 

1.090.106

 

MA

6.574.789

2.427.640

 

4.147.149

 

PI

3.118.360

1.067.401

 

2.050.959

 

CE

8.452.381

2.105.824

 

6.346.557

 

RN

3.168.027

703.036

 

2.464.991

 

PB

3.766.528

927.850

 

2.838.678

 

PE

8.796.448

1.744.238

 

7.052.210

 

AL

3.120.494

822.634

 

2.297.860

 

SE

2.068.017

547.651

 

1.520.366

 

BA

14.016.906

3.914.430

 

10.102.476

 

MG

19.597.330

2.882.114

 

16.715.216

 

ES

3.514.952

583.480

 

2.931.472

 

RJ

15.989.929

525.690

 

15.464.239

 

SP

41.262.199

1.676.948

 

39.585.251

 

PR

10.444.526

1.531.834

 

8.912.692

 

SC

6.248.436

1.000.523

 

5.247.913

 

RS

10.693.929

1.593.638

 

9.100.291

 

MS

2.449.024

351.786

 

2.097.238

 

MT

3.035.122

552.321

 

2.482.801

 

GO

6.003.788

583.074

 

5.420.714

 

DF

2.570.160

87.950

 

2.482.210

 

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.  (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012.

 

C) Modelo com os cálculos realizados:

Brasil – População por Unidades da Federação (UF) / Estados e DF - 2010

Estado

População total

População rural (habitantes)

População rural (%)

População urbana (habitantes)

População urbana (%)

RO

1.562.409

413.229

26,45

1.149.180

73,55

AC

733.559

201.280

27,44

532.279

72,56

AM

3.483.985

728.495

20,91

2.755.490

79,09

RR

450.479

105.620

23,45

344.859

76,55

PA

7.581.051

2.389.492

31,52

5.191.559

68,48

AP

669.526

68.490

10,23

601.036

89,77

TO

1.383.445

293.339

21,20

1.090.106

78,80

MA

6.574.789

2.427.640

36,92

4.147.149

63,08

PI

3.118.360

1.067.401

34,23

2.050.959

65,77

CE

8.452.381

2.105.824

24,91

6.346.557

75,09

RN

3.168.027

703.036

22,19

2.464.991

77,81

PB

3.766.528

927.850

24,63

2.838.678

75,37

PE

8.796.448

1.744.238

19,83

7.052.210

80,17

AL

3.120.494

822.634

26,36

2.297.860

73,64

SE

2.068.017

547.651

26,48

1.520.366

73,52

BA

14.016.906

3.914.430

27,93

10.102.476

72,07

MG

19.597.330

2.882.114

14,71

16.715.216

85,29

ES

3.514.952

583.480

16,60

2.931.472

83,40

RJ

15.989.929

525.690

3,29

15.464.239

96,71

SP

41.262.199

1.676.948

4,06

39.585.251

95,94

PR

10.444.526

1.531.834

14,67

8.912.692

85,33

SC

6.248.436

1.000.523

16,01

5.247.913

83,99

RS

10.693.929

1.593.638

14,90

9.100.291

85,10

MS

2.449.024

351.786

14,36

2.097.238

85,64

MT

3.035.122

552.321

18,20

2.482.801

81,80

GO

6.003.788

583.074

9,71

5.420.714

90,29

DF

2.570.160

87.950

3,42

2.482.210

96,58

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.  (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012

 

8ª Estratégia

Desafie seus alunos a organizarem  os dados, por Unidades da Federação ou Estados, em ordem decrescente, do estado mais populoso (com maior número de habitantes) para o menos populoso.

Em seguida, agrupe os estados em "mais e menos populosos" e compare este dado com a distribuição da população do país pelas Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Elabore um quadro em branco e o reproduza, para que os alunos possam registrar os estados em ordem decrescente, como o modelo abaixo:

Brasil – distribuição decrescente da população pelos Estados brasileiros e DF - 2010

Estado

População Absoluta (habitantes)

1.     

 

2.     

 

3.     

 

4.     

 

5.     

 

6.     

 

7.     

 

8.     

 

9.     

 

10.               

 

11.               

 

12.               

 

13.               

 

14.               

 

15.               

 

16.               

 

17.               

 

18.               

 

19.               

 

20.               

 

21.               

 

22.               

 

23.               

 

24.               

 

25.               

 

26.               

 

27.               

 

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010 (www.ibge.gov.br)

 

Quadro preenchido, para uso do professor.

Brasil – distribuição decrescente da população pelos Estados brasileiros – 2010

Estado

População Absoluta (habitantes)

1. SP

41.262.199

2. MG

19.597.330

3. RJ

15.989.929

4. BA

14.016.906

5. RS

10.693.929

6. PR

10.444.526

7. PE

8.796.448

8. CE

8.452.381

9. PA

7.581.051

10. MA

6.574.789

11. SC

6.248.436

12. GO

6.003.788

13. PB

3.766.528

14. ES

3.514.952

15. AM

3.483.985

16. RN

3.168.027

17. AL

3.120.494

18. PI

3.118.360

19. MT

3.035.122

20. DF

2.570.160

21. MS

2.449.024

22. SE

2.068.017

23. RO

1.562.409

24. TO

1.383.445

25. AC

733.559

26. AP

669.526

27. RR

450.479

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010 (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012.

 

9ª Estratégia

Organize os seus alunos para que realizem uma roda de conversa e troquem experiências a partir do levantamento de dados realizados e as conclusões que cada grupo chegou.

 

10ª Estratégia

Solicite aos alunos que, em duplas ou em pequenos grupos, retomem as conclusões realizadas até o momento e discutam de que forma elas podem ser utilizadas na construção de um podcast geográfico.

 

Aulas 09, 10 e 11 – Construção de um texto / roteiro para gravação de um podcast geográfico.

11ª Estratégia

Reúna os alunos em duplas ou trios, de acordo com a dinâmica da sala de aula.

Peça aos seus alunos que elaborem um roteiro para realizarem a gravação do podcast.

A construção dos textos conclusivos deve ser direcionada para a gravação do podcast geográfico sobre a população do  Brasil. Neste momento, você pode chamar o professor da área de língua portuguesa para contribuir na tarefa.

 

Para ler mais sobre o que é um podcast e como realizá-lo, consulte o tutorial a seguir sobre como fazê-lo, o seu significado e a importância de se criar um roteiro: http://www.slideshare.net/euthiagobiz/oficina-podcast-atual-hipertexto. Acesso em 21 de abril de 2012.

 

pod cast  http://zeoffline.com/category/podcast/ Acesso em 21 de abril de 2012.

 

O roteiro de um podcast - que também é conhecido como um episódio, uma gravação para se ouvir, apresentar aos colegas e disponibilizar na web, não deve ser longo. Ele deve ter, no máximo, 30 minutos e ser objetivo. Caso utilizemos alguma música de fundo, precisamos nos preocupar com os direitos autorais.

Resgate que realizamos diversos levantamentos e que, na medida em que desenvolvíamos o trabalho, pequenas conclusões foram realizadas.

Retome com os alunos as etapas do levantamento e as pequenas conclusões ao longo do percurso, como a seguir:

a) População do Brasil e sua distribuição no campo e na cidade: a conclusão esperada é de que moramos em um país populoso (elevada população absoluta) e urbano (maior concentração de pessoas nas cidades).

b) População brasileira, de 1940 até 2010, e sua distribuição no campo e na cidade: aqui o aluno deve perceber que o Brasil apresenta um crescimento populacional ascendente e que, a partir da década de 1970, nosso país se consolida como urbano, o que perdura até hoje.

c) Distribuição da população do Brasil pelas Regiões Geográficas em 2010: o aluno deve perceber que há uma desigual distribuição da população pelas regiões do país.

d) Distribuição da população brasileira pelos Estados: espera-se que o aluno confirme, na escala estadual, a desigual distribuição da população do país, inferindo sobre as regiões de maior e menor concentração populacional. 

Para resgatar o papel do Censo, passe a cena da novela Passione da Rede Globo, exibida em 2010, quando a personagem Clô, representada pela atriz Irene Ravache, recebe o recenseador do IBGE em sua casa e responde as perguntas do Censo 2010.

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=2XE2x_ccoIY&feature=relmfu (acesso em 21 de abril de 2012). A partir da cena você deve lembrar aos alunos de explorar o papel das pesquisas para o levantamento de dados e o planejamento em diversas escalas: da federal a local.

Convide os professores de outras áreas do conhecimento para participarem desta etapa do trabalho, podendo inclusive propor aulas interdisciplinares, com a participação de mais de uma área do conhecimento.

Os alunos devem construir o roteiro e preparar a gravação do podcast geográfico e pensar em quem fará a locução, quais são os momentos de falar sobre cada uma das conclusões, quais estratégias de locução utilizar, que músicas agregar à gravação, etc.

Disponha do tempo necessário para esta tarefa.

 

Estratégia 12

Peça aos alunos que gravem os seus podcasts.

Para isso eles poderão utilizar os seus celulares, no modo gravação de voz.

Cuide para que o ambiente da gravação, no caso de uso de celulares, seja o mais tranquilo possível, viabilizando qualidade na gravação.

Utilizando o cabo de transmissão de dados dos celulares dos alunos, grave todos os podcasts em um computador e socialize, entre a sala, entre as salas ou entre os alunos de um nível de ensino da escola, as produções sobre a população brasileira e sua distribuição, realizadas a partir de pesquisas, análise, agrupamento de dados, escrita e gravação de podcasts.

 

Estratégia 13

Disponibilize os podcasts na internet. Assim, outras pessoas poderão ouvir a produção científica de seus alunos e eles se sentirão valorizados, além de incentivar outros profissionais a aliarem trabalho científico e uso de novas (e disponíveis) tecnologias. Você encontra sites de hospedagem de podcasts gratuitos na internet, como em http://www.podbean.com/ (Acesso em 21 de abril de 2012). Como eles estão, geralmente, em inglês, convide o professor da Área de Língua Estrangeira para enfrentar esta tarefa com você e seus alunos.

Recursos Complementares

- Site do IBGE, órgão federal brasileiro responsável pela realização de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o Brasil.

www.ibge.gov.br (acesso em 21 abril 2102)

- Site do IBGE teen e  IBGE 7 a 12 anos. Sites dentro do IBGE, voltados para crianças e adolescentes, de fácil leitura, com recursos, pesquisas, jogos, mapas e outros materiais.

http://www.ibge.gov.br/7a12/ (acesso em 21 abril 2102)

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/  (acesso em 21 abril 2102)

Podcast de Gilberto Dimenstein sobre o lixo das cidades e a pouca qualidade de reciclagem oferecida pelo poder público.

http://sites.aticascipione.com.br/cidadaodepapel/podcast.asp (acesso em 21 abril 2102)

Avaliação

A avaliação do desenvolvimento deve ser processual e deverão ser avaliados os seguintes critérios:

- a participação do aluno no processo de  consulta e pesquisas realizadas no site do IBGE, a transposição e a organização dos dados sobre população brasileira.

- a produção de conclusões sobre a população brasileira nas escalas nacional, regional e estadual.

- a produção do roteiro do podcast, avaliando a coerência textual e a relação com os dados levantados.

- a apresentação coletiva dos podcasts para os demais grupos de alunos.

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