25/06/2012
André Luiz Sabino e Elisabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Construção do espaço: os territórios, os lugares, o campo e a cidade |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Um só mundo, muitos cenários geográficos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
- Levantar, tratar e utilizar dados estatísticos brasileiros, explorando o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
- Analisar a distribuição da população brasileira pelas regiões do Brasil a partir dos dados divulgados no Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE;
- Utilizar as novas tecnologias e tecnologias do cotidiano para a construção de podcasts geográficos, como forma de socializar o conhecimento construído.
- População absoluta (habitantes);
- Divisão Regional Oficial Brasileira;
- Domínio de gravação de voz em telefones celulares;
- Cálculos matemáticos de porcentagem;
- Estruturação de texto argumentativo.
Aulas 01, 02 e 03 – Brasileiros: quantos somos? Do campo ou da cidade?
1ª Estratégia
1. Informe a seus alunos que desenvolveremos uma unidade didática sobre o último Censo Demográfico do Brasil, realizado no ano de 2010.
Aponte que o Censo Demográfico é composto pelo levantamento de dados estatísticos sobre a população de nosso país, como por exemplo, quantos somos; que tipo de domicílios ocupamos; onde temos agrupamentos subnormais (as comunidades de favelas), enfim, um considerável levantamento de dados sobre o território brasileiro.
Sabe-se que o Censo Demográfico sempre acontece nos anos com o final 0, como ocorreu em 2000 e, agora, em 2010 e, por isso, utilizaremos dados deste ano específico.
Destaque que, em cada aula, investigaremos um aspecto da população brasileira que será analisado e chegaremos a uma conclusão. Deixe claro que o trabalho com a investigação sobre o tema ocorrerá em parceria com os professores de Matemática e de Língua Portuguesa, que auxiliarão no preenchimento dos cálculos matemáticos e na construção de textos argumentativos.
Ao final, construiremos um roteiro para a gravação de um podcast geográfico, que será apresentado para todos os colegas de sala e, depois, disponibilizado em um site, para que outras pessoas também aprendam sobre a população brasileira e sua distribuição, bem como o papel do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no conhecimento desta realidade.
Para ouvir alguns podcasts realizados pelos técnicos do IBGE, acesse o site de notícias do órgão e escute-os com os alunos com o auxílio de caixas de som para que todos conheçam qual é a proposta da aula. O aplicativo encontra-se disponível no site http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/podcast.php (Acesso em 20 de abril de 2012).
Inicialmente começaremos com a escala nacional. Depois analisaremos a distribuição da população pelas cinco regiões brasileiras e, por fim, nos dedicaremos à escala estadual, com o objetivo de compreender qual lugar o seu estado ocupa na distribuição da população brasileira e elaborar uma conclusão sobre tudo isso em forma de uma gravação.
Para a condução desta aula, o ideal é levarmos os alunos para o laboratório de informática da escola. Caso isso não seja possível, os modelos de trabalho com os dados previamente preenchidos, disponíveis ao longo da aula serão utilizados.
Acesse com seus alunos o site do IBGE, no endereço eletrônico www.ibge.gov.br e solicite que eles descubram qual foi o total da população brasileira no ano de 2010 e quanto dela era rural e urbana, segundo os levantamentos realizados pelo último Censo Demográfico. Os alunos poderão navegar no site do IBGE e procurar a informação. Instigue-os para descobrirem o que é o IBGE, qual sua função e como este órgão levanta os dados e realiza pesquisas.
Especificamente para o problema colocado, os alunos poderão seguir diversos caminhos ou encontrar outros (estimule que eles investiguem o site do IBGE):
Opção a (acessos em 14 de junho de 2012)
- População (http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#populacao)
- Censo Demográfico
- Censo 2010 (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm)
- Resultados do Universo (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default_resultados_universo.shtm)
- Características da População e dos Domicílios (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/default_caracteristicas_da_populacao.shtm)
- Tabelas (em formato pdf) (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_pdf.shtm)
- 1. População e condição do domicílio (A Tabela 1.1.1 - População residente, por situação do domicílio e sexo, segundo os grupos de idade - Brasil – 2010 abrirá e deverá ser utilizado como fonte de pesquisa).
Opção b (acessos em 14 de junho de 2012)
- Resultados do Censo 2010 (http://www.censo2010.ibge.gov.br/)
- Resultados (http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados_do_censo2010.php)
- Características da População e dos Domicílios: Resultados do Universo - 16/11/11, em seguida, clicar em Publicação (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/default_caracteristicas_da_populacao.shtm)
- Tabelas (em formato pdf) (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_pdf.shtm)
- 1. População e condição do domicílio (A Tabela 1.1.1 - População residente, por situação do domicílio e sexo, segundo os grupos de idade - Brasil – 2010 abrirá e deverá ser utilizado como fonte de pesquisa).
2ª Estratégia:
Solicite aos alunos que calculem, a partir dos dados levantados, qual a porcentagem de brasileiros que viviam nas cidades e qual porcentagem dos que viviam no campo. Para isso, utilize um dos modelos de quadro que segue abaixo:
Como forma de auxílio, apresentamos três modelos de quadro para a escolha do professor:
O primeiro quadro deve ser utilizado para desenvolver o trabalho no laboratório de informática e com acesso a internet. Os alunos pesquisarão as informações e preencherão o quadro.
O segundo, por sua vez, pode ser utilizado caso o acesso ao laboratório de informática não esteja disponível. O quadro traz as informações básicas e os alunos podem trabalhar em sala de aula.
O terceiro apresenta o quadro com todos os dados preenchidos e deve ser utilizado somente pelo professor, para auxiliar na resolução das dúvidas por parte dos alunos.
Solicite ao professor da área de matemática que retome como é possível calcular as porcentagens. O resgate pode ocorrer na aula de matemática ou você pode combinar com o seu colega professor que trabalhe o tema durante a aula de geografia, realizando o trabalho de maneira conjunto, introduzindo uma nova maneira de condução de aula, possibilitando que os alunos percebam que o conhecimento é construído em várias frentes de investigação científica, que se complementam na interdisciplinaridade.
A) Modelo para levantamento na internet:
Brasil – População total, rural e urbano – 2010 |
||||
Total |
Rural (habitantes) |
Rural (%) |
Urbana (habitantes) |
Urbana (%) |
|
|
|
|
|
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)
B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas em que os alunos não podem levantar os dados pela internet.
Brasil – População total, rural e urbano – 2010 |
||||
Total |
Rural (habitantes) |
Rural (%) |
Urbana (habitantes) |
Urbana (%) |
190.755.799 |
29.830.007 |
|
160.925.792 |
|
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)
C) Modelo com os cálculos realizados.
Brasil – População total, rural e urbano – 2010 |
||||
Total |
Rural (habitantes) |
Rural (%) |
Urbana (habitantes) |
Urbana (%) |
190.755.799 |
29.830.007 |
15,64 |
160.925.792 |
84,36 |
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)
3ª Estratégia
Solicite que os alunos obtenham os dados da população brasileira nos anos de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010, levantando sua população absoluta (em habitantes) e seus moradores rurais e urbanos. As conclusões deverão ser registradas nos quadros disponíveis abaixo, que podem ser reproduzidos com antecedência.
Neste momento explique que o Censo Demográfico de 1990, por motivo de atraso na coleta dos dados pelo IBGE, somente foi finalizado no ano de 1991 e, por isso, é a única exceção da pesquisa que normalmente acontece nos anos de final zero, como já destacado.
Para isso, peça que os alunos entrem no site do IBGE teen www.ibge.gov.br/ibgeteen/
Caminho: www.ibge.gov.br / Canais temáticos / IBGE teen www.ibge.gov.br/ibgeteen/
Convide-os a descobrirem as possibilidades oferecidas.
Em seguida, peça que eles preencham o quadro comparativo abaixo, seguindo o modelo. Caso em sua escola não tenha possibilidade de acessar a internet com os alunos, utilize o quadro modelo parcialmente preenchido.
Clicando no link Mão na roda (ícone em forma de prancheta, com um lápis, na parte superior do site IBGE teen), o aluno entra na parte de pesquisa. Em seguida, ele deve clicar e acessar o item População, Economia e Sociedade, as características da população (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html), onde encontrará o material necessário para realizar o levantamento dos dados dos Censos demográficos, desde 1940 até 2000. Para o ano de 2010, o aluno poderá utilizar os dados da pesquisa anterior.
Para auxiliar o trabalho, apresentamos abaixo os quadros com os dados necessários para a realização da investigação.
A) Modelo para levantamento na internet:
Brasil – Censos demográficos |
|||||
Ano |
População total |
População rural (habitantes)* |
População rural (%) |
População urbana (habitantes)* |
População urbana (%) |
1940 |
|
|
|
|
|
1950 |
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1960 |
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1970 |
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1980 |
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1991 |
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|
2000 |
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|
|
2010 |
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|
|
|
|
* Valores aproximados.
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.
B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos não podem levantar os dados pela internet.
Brasil – Censos demográficos |
|||||
Ano |
População total |
População rural (habitantes)* |
População rural (%) |
População urbana (habitantes)* |
População urbana (%) |
1940 |
41.165.289 |
28.300.000 |
|
12.900.000 |
|
1950 |
51.941.767 |
33.200.000 |
|
18.800.000 |
|
1960 |
70.070.457 |
38.800.000 |
|
31.300.000 |
|
1970 |
93.139.037 |
41.100.000 |
|
52.100.000 |
|
1980 |
119.002.706 |
38.600.000 |
|
80.400.000 |
|
1991 |
146.825.475 |
35.800.000 |
|
111.000.000 |
|
2000 |
169.799.170 |
31.800.000 |
|
138.000.000 |
|
2010 |
190.755.799 |
29.830.007 |
|
160.925.792 |
|
* Valores aproximados.
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.
C) Modelo com os cálculos realizados.
Brasil – Censos demográficos |
|||||
Ano |
População total |
População rural (habitantes)* |
População rural (%) |
População urbana (habitantes)* |
População urbana (%) |
1940 |
41.165.289 |
28.300.000 |
68,75 |
12.900.000 |
31,34 |
1950 |
51.941.767 |
33.200.000 |
63,92 |
18.800.000 |
36,19 |
1960 |
70.070.457 |
38.800.000 |
55,37 |
31.300.000 |
44,67 |
1970 |
93.139.037 |
41.100.000 |
44,13 |
52.100.000 |
55,94 |
1980 |
119.002.706 |
38.600.000 |
32,44 |
80.400.000 |
67,56 |
1991 |
146.825.475 |
35.800.000 |
24,38 |
111.000.000 |
75,60 |
2000 |
169.799.170 |
31.800.000 |
18,73 |
138.000.000 |
81,27 |
2010 |
190.755.799 |
29.830.007 |
15,64 |
160.925.792 |
84,36 |
*Valores aproximados
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.
É importante destacar que a partir da década de 1970, o Brasil passou a ser um país urbano, pois a população majoritária se concentrou neste meio buscando, principalmente, o trabalho nas indústrias.
Uma forma de valorizar a população absoluta do país à época pode ser realizada retomando o hino do Brasil para a Copa do Mundo de 1970, na qual associava sua letra com o total de habitantes do país, cerca de 90 milhões de habitantes.
Pra Frente Brasil (Copa De 1970)
Composição: Miguel Gustavo
Disponível em http://letras.terra.com.br/hinos-de-futebol/394819/. (Acesso em 20 de abril de 2012)
Noventa milhões em ação
Pra frente Brasil
Do meu coração
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil
Salve a Seleção
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração!
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção
Você pode conseguir a cópia da letra e um vídeo no site http://letras.terra.com.br/hinos-de-futebol/394819/ (Acesso em 20 de abril de 2012). Você também pode conseguir o vídeo no site http://www.youtube.com/watch?v=gjzsnvk4WkQ (Acesso em 20 abril de 2012).
4ª Estratégia
Peça aos alunos que elaborem duas conclusões. Solicite ao professor da área de língua portuguesa que o auxilie nesta etapa do trabalho. Você pode combinar com o seu colega professor de língua portuguesa que trabalhe o tema durante a aula de geografia, de maneira conjunta, como já foi feito com matemática.
Aulas 04 e 05 – Em que Região está a maioria dos brasileiros?
5ª Estratégia
Continuando a investigar o site do IBGE, solicite que os alunos levantem, agora, a população total das regiões brasileiras no ano de 2010 e registrem as descobertas no quadro comparativo, disponível abaixo.
Para o levantamento dos dados, acesse o site do IBGE (www.ibge.gov.br), no ícone População / Censos demográficos / Censo 2010.
Quando for direcionado para a divulgação dos resultados do Censo 2010, clique no ícone Resultados do Universo, Tabelas (em formato zip) e em Grandes Regiões. Ao clicar em cada uma das regiões, os alunos poderão acessar aos dados e preencher o quadro.
Como feito anteriormente, disponibilize três quadros comparativos, que chamamos de modelo. O primeiro deve ser usado quando for possível utilizar a internet e vasculhar o site do IBGE, o que é ideal. O segundo deverá ser usado caso não seja possível utilizar a internet e o terceiro é para uso do professor.
A) Modelo para levantamento na internet:
Brasil – População por regiões – 2010 |
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Região |
Estados |
População total |
População rural (habitantes) |
População rural (%) |
População urbana (habitantes) |
População urbana (%) |
Norte |
|
|
|
|
|
|
Nordeste |
|
|
|
|
|
|
Centro-0este |
|
|
|
|
|
|
Sudeste |
|
|
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|
|
|
Sul |
|
|
|
|
|
|
Total |
|
|
|
|
|
|
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)
B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos não podem levantar os dados pela internet.
Brasil – População por regiões – 2010 |
||||||
Região |
Estados |
População total |
População rural (habitantes) |
População rural (%) |
População urbana (habitantes) |
População urbana (%) |
Norte |
|
15.864.454 |
4.199.945 |
|
11.664.509 |
|
Nordeste |
|
53.081.950 |
14.260.704 |
|
38.821.246 |
|
Centro-0este |
|
14.058.094 |
1.575.131 |
|
12.482.963 |
|
Sudeste |
|
80.364.410 |
5.668.232 |
|
74.696.178 |
|
Sul |
|
27.386.891 |
4.125.995 |
|
23.260.896 |
|
Total |
|
|
|
|
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)
C) Modelo com os cálculos realizados.
Brasil – População por regiões – 2010 |
||||||
Região |
Estados |
População total |
População rural (habitantes) |
População rural (%) |
População urbana (habitantes) |
População urbana (%) |
Norte |
AC, AP, AM, PA, RO, RR e TO |
15.864.454 |
4.199.945 |
26,47 |
11.664.509 |
73,53 |
Nordeste |
AL, BA, CE, MA, PB, PI, PE (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), RN (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e SE. |
53.081.950 |
14.260.704 |
26,87 |
38.821.246 |
73,13 |
Centro-0este |
MT, MS, GO e DF, onde fica Brasília. |
14.058.094 |
1.575.131 |
11,20 |
12.482.963 |
88,80 |
Sudeste |
SP, MG, RJ e ES. |
80.364.410 |
5.668.232 |
7,05 |
74.696.178 |
92,95 |
Sul |
PR, RS e SC |
27.386.891 |
4.125.995 |
15,07 |
23.260.896 |
84,93 |
Total |
|
190.755.799 |
29.830.007 |
15,64 |
160.925.792 |
84,36 |
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br)
6ª Estratégia
Peça aos alunos que elaborem uma conclusão a partir dos dados levantados e tratados. Eles devem agrupar as regiões do Brasil em mais populosas e menos populosas, também escrevendo sobre o que acontece com a distribuição da população rural e urbana do país. Conte novamente com o auxílio do professor da área de Língua Portuguesa, em uma proposta interdisciplinar.
Aulas 06, 07 e 08 – Onde estão os Estados mais populosos e os vazios demográficos do Brasil?
7ª estratégia
Continue a investigar o site do IBGE e solicite aos alunos que levantem os dados sobre a população total dos Estados brasileiros, bem como as populações totais, urbanas e rurais no ano de 2010 e, em seguida, peça aos alunos que preencham o quadro comparativo.
Para o levantamento destes dados, siga os mesmos passos iniciais da etapa anterior: acesse o site do IBGE (www.ibge.gov.br), ícone População / Censos demográficos / Censo 2010.
Quando for direcionado para a divulgação dos resultados do Censo 2010, clique no ícone Resultados do Universo, Tabelas (em formato zip) e Unidades da Federação (UF). Clicando em cada um dos Estados da federação, os alunos poderão acessar os dados e preencher o quadro:
A) Modelo para levantamento na internet:
Brasil – População por Unidades da Federação (UF) / Estados e DF - 2010 |
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Estado |
População total |
População rural (habitantes) |
População rural (%) |
População urbana (habitantes) |
População urbana (%) |
RO |
|
|
|
|
|
AC |
|
|
|
|
|
AM |
|
|
|
|
|
RR |
|
|
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|
PA |
|
|
|
|
|
AP |
|
|
|
|
|
TO |
|
|
|
|
|
MA |
|
|
|
|
|
PI |
|
|
|
|
|
CE |
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|
|
|
|
RN |
|
|
|
|
|
PB |
|
|
|
|
|
PE |
|
|
|
|
|
AL |
|
|
|
|
|
SE |
|
|
|
|
|
BA |
|
|
|
|
|
MG |
|
|
|
|
|
ES |
|
|
|
|
|
RJ |
|
|
|
|
|
SP |
|
|
|
|
|
PR |
|
|
|
|
|
SC |
|
|
|
|
|
RS |
|
|
|
|
|
MS |
|
|
|
|
|
MT |
|
|
|
|
|
GO |
|
|
|
|
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DF |
|
|
|
|
|
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012
B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos não podem levantar os dados pela internet:
Brasil – População por Unidades da Federação (UF) / Estados e DF - 2010 |
|||||
Estado |
População total |
População rural (habitantes) |
População rural (%) |
População urbana (habitantes) |
População urbana (%) |
RO |
1.562.409 |
413.229 |
|
1.149.180 |
|
AC |
733.559 |
201.280 |
|
532.279 |
|
AM |
3.483.985 |
728.495 |
|
2.755.490 |
|
RR |
450.479 |
105.620 |
|
344.859 |
|
PA |
7.581.051 |
2.389.492 |
|
5.191.559 |
|
AP |
669.526 |
68.490 |
|
601.036 |
|
TO |
1.383.445 |
293.339 |
|
1.090.106 |
|
MA |
6.574.789 |
2.427.640 |
|
4.147.149 |
|
PI |
3.118.360 |
1.067.401 |
|
2.050.959 |
|
CE |
8.452.381 |
2.105.824 |
|
6.346.557 |
|
RN |
3.168.027 |
703.036 |
|
2.464.991 |
|
PB |
3.766.528 |
927.850 |
|
2.838.678 |
|
PE |
8.796.448 |
1.744.238 |
|
7.052.210 |
|
AL |
3.120.494 |
822.634 |
|
2.297.860 |
|
SE |
2.068.017 |
547.651 |
|
1.520.366 |
|
BA |
14.016.906 |
3.914.430 |
|
10.102.476 |
|
MG |
19.597.330 |
2.882.114 |
|
16.715.216 |
|
ES |
3.514.952 |
583.480 |
|
2.931.472 |
|
RJ |
15.989.929 |
525.690 |
|
15.464.239 |
|
SP |
41.262.199 |
1.676.948 |
|
39.585.251 |
|
PR |
10.444.526 |
1.531.834 |
|
8.912.692 |
|
SC |
6.248.436 |
1.000.523 |
|
5.247.913 |
|
RS |
10.693.929 |
1.593.638 |
|
9.100.291 |
|
MS |
2.449.024 |
351.786 |
|
2.097.238 |
|
MT |
3.035.122 |
552.321 |
|
2.482.801 |
|
GO |
6.003.788 |
583.074 |
|
5.420.714 |
|
DF |
2.570.160 |
87.950 |
|
2.482.210 |
|
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012.
C) Modelo com os cálculos realizados:
Brasil – População por Unidades da Federação (UF) / Estados e DF - 2010 |
|||||
Estado |
População total |
População rural (habitantes) |
População rural (%) |
População urbana (habitantes) |
População urbana (%) |
RO |
1.562.409 |
413.229 |
26,45 |
1.149.180 |
73,55 |
AC |
733.559 |
201.280 |
27,44 |
532.279 |
72,56 |
AM |
3.483.985 |
728.495 |
20,91 |
2.755.490 |
79,09 |
RR |
450.479 |
105.620 |
23,45 |
344.859 |
76,55 |
PA |
7.581.051 |
2.389.492 |
31,52 |
5.191.559 |
68,48 |
AP |
669.526 |
68.490 |
10,23 |
601.036 |
89,77 |
TO |
1.383.445 |
293.339 |
21,20 |
1.090.106 |
78,80 |
MA |
6.574.789 |
2.427.640 |
36,92 |
4.147.149 |
63,08 |
PI |
3.118.360 |
1.067.401 |
34,23 |
2.050.959 |
65,77 |
CE |
8.452.381 |
2.105.824 |
24,91 |
6.346.557 |
75,09 |
RN |
3.168.027 |
703.036 |
22,19 |
2.464.991 |
77,81 |
PB |
3.766.528 |
927.850 |
24,63 |
2.838.678 |
75,37 |
PE |
8.796.448 |
1.744.238 |
19,83 |
7.052.210 |
80,17 |
AL |
3.120.494 |
822.634 |
26,36 |
2.297.860 |
73,64 |
SE |
2.068.017 |
547.651 |
26,48 |
1.520.366 |
73,52 |
BA |
14.016.906 |
3.914.430 |
27,93 |
10.102.476 |
72,07 |
MG |
19.597.330 |
2.882.114 |
14,71 |
16.715.216 |
85,29 |
ES |
3.514.952 |
583.480 |
16,60 |
2.931.472 |
83,40 |
RJ |
15.989.929 |
525.690 |
3,29 |
15.464.239 |
96,71 |
SP |
41.262.199 |
1.676.948 |
4,06 |
39.585.251 |
95,94 |
PR |
10.444.526 |
1.531.834 |
14,67 |
8.912.692 |
85,33 |
SC |
6.248.436 |
1.000.523 |
16,01 |
5.247.913 |
83,99 |
RS |
10.693.929 |
1.593.638 |
14,90 |
9.100.291 |
85,10 |
MS |
2.449.024 |
351.786 |
14,36 |
2.097.238 |
85,64 |
MT |
3.035.122 |
552.321 |
18,20 |
2.482.801 |
81,80 |
GO |
6.003.788 |
583.074 |
9,71 |
5.420.714 |
90,29 |
DF |
2.570.160 |
87.950 |
3,42 |
2.482.210 |
96,58 |
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012
8ª Estratégia
Desafie seus alunos a organizarem os dados, por Unidades da Federação ou Estados, em ordem decrescente, do estado mais populoso (com maior número de habitantes) para o menos populoso.
Em seguida, agrupe os estados em "mais e menos populosos" e compare este dado com a distribuição da população do país pelas Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Elabore um quadro em branco e o reproduza, para que os alunos possam registrar os estados em ordem decrescente, como o modelo abaixo:
Brasil – distribuição decrescente da população pelos Estados brasileiros e DF - 2010 |
|
Estado |
População Absoluta (habitantes) |
1. |
|
2. |
|
3. |
|
4. |
|
5. |
|
6. |
|
7. |
|
8. |
|
9. |
|
10. |
|
11. |
|
12. |
|
13. |
|
14. |
|
15. |
|
16. |
|
17. |
|
18. |
|
19. |
|
20. |
|
21. |
|
22. |
|
23. |
|
24. |
|
25. |
|
26. |
|
27. |
|
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010 (www.ibge.gov.br)
Quadro preenchido, para uso do professor.
Brasil – distribuição decrescente da população pelos Estados brasileiros – 2010 |
|
Estado |
População Absoluta (habitantes) |
1. SP | 41.262.199 |
2. MG | 19.597.330 |
3. RJ | 15.989.929 |
4. BA | 14.016.906 |
5. RS | 10.693.929 |
6. PR | 10.444.526 |
7. PE | 8.796.448 |
8. CE | 8.452.381 |
9. PA | 7.581.051 |
10. MA | 6.574.789 |
11. SC | 6.248.436 |
12. GO | 6.003.788 |
13. PB | 3.766.528 |
14. ES | 3.514.952 |
15. AM | 3.483.985 |
16. RN | 3.168.027 |
17. AL | 3.120.494 |
18. PI | 3.118.360 |
19. MT | 3.035.122 |
20. DF | 2.570.160 |
21. MS | 2.449.024 |
22. SE | 2.068.017 |
23. RO | 1.562.409 |
24. TO | 1.383.445 |
25. AC | 733.559 |
26. AP | 669.526 |
27. RR | 450.479 |
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010 (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012.
9ª Estratégia
Organize os seus alunos para que realizem uma roda de conversa e troquem experiências a partir do levantamento de dados realizados e as conclusões que cada grupo chegou.
10ª Estratégia
Solicite aos alunos que, em duplas ou em pequenos grupos, retomem as conclusões realizadas até o momento e discutam de que forma elas podem ser utilizadas na construção de um podcast geográfico.
Aulas 09, 10 e 11 – Construção de um texto / roteiro para gravação de um podcast geográfico.
11ª Estratégia
Reúna os alunos em duplas ou trios, de acordo com a dinâmica da sala de aula.
Peça aos seus alunos que elaborem um roteiro para realizarem a gravação do podcast.
A construção dos textos conclusivos deve ser direcionada para a gravação do podcast geográfico sobre a população do Brasil. Neste momento, você pode chamar o professor da área de língua portuguesa para contribuir na tarefa.
Para ler mais sobre o que é um podcast e como realizá-lo, consulte o tutorial a seguir sobre como fazê-lo, o seu significado e a importância de se criar um roteiro: http://www.slideshare.net/euthiagobiz/oficina-podcast-atual-hipertexto. Acesso em 21 de abril de 2012.
http://zeoffline.com/category/podcast/ Acesso em 21 de abril de 2012.
O roteiro de um podcast - que também é conhecido como um episódio, uma gravação para se ouvir, apresentar aos colegas e disponibilizar na web, não deve ser longo. Ele deve ter, no máximo, 30 minutos e ser objetivo. Caso utilizemos alguma música de fundo, precisamos nos preocupar com os direitos autorais.
Resgate que realizamos diversos levantamentos e que, na medida em que desenvolvíamos o trabalho, pequenas conclusões foram realizadas.
Retome com os alunos as etapas do levantamento e as pequenas conclusões ao longo do percurso, como a seguir:
a) População do Brasil e sua distribuição no campo e na cidade: a conclusão esperada é de que moramos em um país populoso (elevada população absoluta) e urbano (maior concentração de pessoas nas cidades).
b) População brasileira, de 1940 até 2010, e sua distribuição no campo e na cidade: aqui o aluno deve perceber que o Brasil apresenta um crescimento populacional ascendente e que, a partir da década de 1970, nosso país se consolida como urbano, o que perdura até hoje.
c) Distribuição da população do Brasil pelas Regiões Geográficas em 2010: o aluno deve perceber que há uma desigual distribuição da população pelas regiões do país.
d) Distribuição da população brasileira pelos Estados: espera-se que o aluno confirme, na escala estadual, a desigual distribuição da população do país, inferindo sobre as regiões de maior e menor concentração populacional.
Para resgatar o papel do Censo, passe a cena da novela Passione da Rede Globo, exibida em 2010, quando a personagem Clô, representada pela atriz Irene Ravache, recebe o recenseador do IBGE em sua casa e responde as perguntas do Censo 2010.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=2XE2x_ccoIY&feature=relmfu (acesso em 21 de abril de 2012). A partir da cena você deve lembrar aos alunos de explorar o papel das pesquisas para o levantamento de dados e o planejamento em diversas escalas: da federal a local.
Convide os professores de outras áreas do conhecimento para participarem desta etapa do trabalho, podendo inclusive propor aulas interdisciplinares, com a participação de mais de uma área do conhecimento.
Os alunos devem construir o roteiro e preparar a gravação do podcast geográfico e pensar em quem fará a locução, quais são os momentos de falar sobre cada uma das conclusões, quais estratégias de locução utilizar, que músicas agregar à gravação, etc.
Disponha do tempo necessário para esta tarefa.
Estratégia 12
Peça aos alunos que gravem os seus podcasts.
Para isso eles poderão utilizar os seus celulares, no modo gravação de voz.
Cuide para que o ambiente da gravação, no caso de uso de celulares, seja o mais tranquilo possível, viabilizando qualidade na gravação.
Utilizando o cabo de transmissão de dados dos celulares dos alunos, grave todos os podcasts em um computador e socialize, entre a sala, entre as salas ou entre os alunos de um nível de ensino da escola, as produções sobre a população brasileira e sua distribuição, realizadas a partir de pesquisas, análise, agrupamento de dados, escrita e gravação de podcasts.
Estratégia 13
Disponibilize os podcasts na internet. Assim, outras pessoas poderão ouvir a produção científica de seus alunos e eles se sentirão valorizados, além de incentivar outros profissionais a aliarem trabalho científico e uso de novas (e disponíveis) tecnologias. Você encontra sites de hospedagem de podcasts gratuitos na internet, como em http://www.podbean.com/ (Acesso em 21 de abril de 2012). Como eles estão, geralmente, em inglês, convide o professor da Área de Língua Estrangeira para enfrentar esta tarefa com você e seus alunos.
- Site do IBGE, órgão federal brasileiro responsável pela realização de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o Brasil.
www.ibge.gov.br (acesso em 21 abril 2102)
- Site do IBGE teen e IBGE 7 a 12 anos. Sites dentro do IBGE, voltados para crianças e adolescentes, de fácil leitura, com recursos, pesquisas, jogos, mapas e outros materiais.
http://www.ibge.gov.br/7a12/ (acesso em 21 abril 2102)
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/ (acesso em 21 abril 2102)
Podcast de Gilberto Dimenstein sobre o lixo das cidades e a pouca qualidade de reciclagem oferecida pelo poder público.
http://sites.aticascipione.com.br/cidadaodepapel/podcast.asp (acesso em 21 abril 2102)
A avaliação do desenvolvimento deve ser processual e deverão ser avaliados os seguintes critérios:
- a participação do aluno no processo de consulta e pesquisas realizadas no site do IBGE, a transposição e a organização dos dados sobre população brasileira.
- a produção de conclusões sobre a população brasileira nas escalas nacional, regional e estadual.
- a produção do roteiro do podcast, avaliando a coerência textual e a relação com os dados levantados.
- a apresentação coletiva dos podcasts para os demais grupos de alunos.
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