28/10/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Obedecer regras para o desenvolvimento de certas atividades dentro da Educação Física.
- Definição de regras
- Importância das regras para a vida em sociedade
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Em casa, na escola, no trabalho, em qualquer lugar temos regras para seguir.
As regras foram feitas para nos ajudar desenvolver atividades e para que as coisas não saiam do eixo, pois não tem como algo dar certo sem as "regras" impostas a nós.
Independente da nossa vontade as regras estão em todos os lugares para serem obedecidas.
Mostre aos alunos a imagem a seguir:
LOLTUGA.COM Disponível em: http://www.loltuga.com/wp-content/uploads/2009/01/regras.jpg acessada em: 27/10/2009.
Vocês sabiam que para todas as modalidades esportivas existem regras?
Lembre que para tudo o que fazemos existe algum tipo de regra.
As regras são importantes para nossa sobrevivência, imaginem só sairmos para viajar e enfrentarmos um trânsito sem regras?
Como seria assistir o jogo do nosso time preferido sem um juiz mostrando as regras?
Na escola como seria se não tivesse ninguém para nos mostrar o certo e o errado?
Quase sempre reclamamos das regras mas estas são importantes para todos.
PROBLEMATIZAÇÂO
INSTRUMENTALIZAÇÃO
ATIVIDADE 1 (Bola Presa)
Após discussão vamos acompanhar os alunos até a quadra para que possam vivenciar o jogo bola presa.
O jogo acontece da seguinte maneira:
- Dividimos a turma em duas equipes, uma para cada lado da quadra de vôlei
- Um aluno na linha de fundo joga a bola para que esta passe por cima da rede.
- O time adversário só poderá dar três toques na bola.
- Um aluno segura a bola, passa para um colega, que passa para um terceiro, que deverá devolver ao time adversário.
- O objetivo do jogo é de não deixar a bola cair.
- Vence quem fizer 15 pontos primeiro.
Num primeiro momento apresentamos aos alunos as regras do jogo.
Pedir para que todos participem sem se preocupar em ter que seguir as regras impostas pelo professor, cada um participará como melhor lhe convier.
Num segundo momento realizar o jogo propriamente dito utilizando todas as regras.
Após as duas experiências vamos sentar com nossos alunos em círculo e conversar sobre a forma como o jogo aconteceu.
- Qual momento foi mais interessante? Aquele em que cada um fez a sua vontade ou aquele em que tiveram regras para seguir? Peça para que cada um justifique sua resposta.
- Quais as dificuldades encontradas nos dois momentos.
- Será que podemos mudar alguma regra deste jogo para que a atividade se torne mais interessante? Vamos fazer isso junto com a turma.
Peça para que um aluno faça anotações sobre as mudanças sugeridas pelos colegas, após retome o jogo.
Após as mudanças voltar a diiscussão e ver quais foram as vantagens e desvantagens de se ter mudado as regras do jogo.
Apresente aos alunos o recurso a seguir (vídeo), grave em DVD ou pendrive para que possa ser assistido por todos os alunos na sala de aula.
Este vídeo nos mostra a importância tanto de obedecermos regras impostas pela vida como no esporte.
PORTAL DOPROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18498/regras_visoes_esporte.wmvacessada em18/08/2009.
ROTEIRO DE DISCUSSÃO
ATIVIDADE 2
Após a apresentação do recurso peça para que os alunos anotem no caderno todas as regras que tem na escola e nas aulas de Educação Física que eles acham importantes e outras que aos seus olhos não são importantes.
Realize uma roda de conversa e compare as semelhanças e diferenças entre as anotações feitas pelos alunos, tente mostrar que o que pode ser importante para um não é para outro, mas o que seria do jogo sem regras?
CATARSE
Após realizar todas as atividades o professor deverá retomar o assunto com a turma e observar nas respostas quais conceitos foram modificados com a realização das atividades, podendo neste momento retomar o que cada um entende por regra e o que acham em ter que segui-las.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Junto com seus colegas de turma, organize uma mini competição que possa ser finalizada em, no máximo, duas aulas, com as seguintes características:
- Todos da turma devem participar.
- Evitar fazer o evento em data que já tenha outras atividades. O momento deve ser apenas da turma.
- Escolham um esporte que seja de conhecimento geral.
- Determinem o tempo.
- Formulem regras claras que não possam ser alteradas.
- Escolham um local apropriado e previamente preparado para as competições.
- Estipulem a premiação.
- As equipes podem ser masculinas, femininas ou mistas.
- Realizar as inscrições com antecedência.
Depois de concluída a competição, realizar um debate com a turma com as seguintes questões: como os competidores se sentiram diante da realidade competitiva e diante das regras impostas.
Nome | Tipo |
---|---|
Regras [Visões do esporte] | Vídeo |
Revista Nova Escola. http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincando-regras-428034.shtml acessada em 01/08/2009
Avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos, observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, o professor poderá utilizar também como forma de avaliação a participação no momento prático através do desempenho individual dando maior ênfase para as regras construídas ou modificadas pelos alunos.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/06/2013
Cinco estrelasmaravilhosa, trabalhe com minha turma ensino Médio amaram.
21/02/2013
Cinco estrelasPena que o vídeo não está mais disponível.
18/10/2010
Cinco estrelasOlá Maura. Parabéns pela aula. Quando falamos de regras na escola se torna polêmico e discutível. Na educação física é fundamental a existência de regra, uma simples brincadeira existe regras. Como você comentou, em nosso cotidiano existem regras a ser seguida. Esta aula no início do ano letivo é interessante para mostrar que regras existem e podem ser melhoradas e temos que conviver com elas. Abraços.
24/03/2010
Cinco estrelasNa minha opinião, é o tipo de aula para ser aplicada no início do ano letivo. Seguir "regras" é fundamental para se viver em sociedade, caso contrário seria o caos. É importante para os alunos aprenderem sobre a necessidade de seguir as regras e o jogo ou esporte é excelente instrumento para vivenciar essa realidade. Esse tema tem tudo a ver com a Educação Física, mas na verdade, deve ser abraçado por toda a escola.