Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Voleibol – Colocando a bola em jogo: o saque

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
paulo roberto garcez oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O aluno deverá conhecer e vivenciar os princípios técnicos para se colocar a bola em jogo, golpeando-a da zona de saque e lançando-a  para a quadra adversária, dentro dos limites estabelecidos pela regra.

- Conhecer as condições impostas pela regra para a execução do saque.

- Identificar as diferentes trajetórias, características para os diferentes tipos de saque, e quais são mais eficientes para dificultar a recepção adversária. 

Considera-se aqui a trajetória mais parabólica do saque por baixo, de mais fácil recepção, e mais retilínea do saque por cima, de maior grau de dificuldade para a recepção, por levar menor tempo para tocar o chão, devido a maior velocidade adquirida e menor percurso percorrido.

Duração das atividades
Recomendam-se 03 momentos/encontros, com duração de uma hora/aula para cada temática a ser desenvolvida.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O professor deverá solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre o que é trajetória e quais os fatores que a influenciam.

- Os alunos deverão ser estimulados a observar o movimento do saque, por baixo e por cima, utilizando-se de fotos, filmes, ou durante um jogo na TV.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

 

Atividade 01:  

O professor deverá reunir a turma para assistir ao filme da TV Escola “Voleibol 1”, que apresenta as principais técnicas de saque (trecho 8:15 min).

 

Os alunos deverão se orientados a observarem atentamente os movimentos apresentados a fim de identificarem as características apresentadas no saque por baixo:  Qual pé deve estar à frente no momento que o jogador golpeia a bola?  Em que ponto localizar a bola no momento de golpeá-la?  Qual deve ser o movimento do braço?  Como deve estar a mão que baterá na bola?

 

Atividade 02: 

Em duplas, cada um de um lado da rede, um de frente para o outro e em cima da linha de 3 metros, passar a bola sobre a rede para o companheiro, utilizando o saque por baixo.  Sob a observação e correção do professor, o aluno deverá experimentar os aspectos técnicos de execução observados no filme, buscando obter êxito na ação.

 

Atividade 03: 

Em duplas, cada um em uma quadra, sacar a bola (por baixo) na mão do companheiro, que deverá variar seu posicionamento a cada tentativa realizada.  Após uma ação bem sucedida, aumentar a distância entre os jogadores.

  

Atividade 04: 

A turma deverá ser dividida, metade em cada lado da quadra, com diversas bolas distribuídas entre as equipes.  Ao sinal do professor, os alunos deverão sacar o maior número de bolas para a outra quadra (saque por baixo), de forma que ao segundo sinal do professor, o maior número de bolas esteja na quadra da outra equipe. 

 

Atividade 05:

Com a turma dividida em cada lado da quadra, ver o grupo que consegue acertar o maior número de saques, dentro das exigências estabelecidas pela regra.  Pode-se estabelecer alvos (arcos) a serem atingidos, marcando-se ponto a cada acerto do sacador.

  

2º momento:

 Atividade 06:

Como na aula anterior, inicialmente oprofessor deverá reunir a turma para assistir ao filme da TV Escola “Voleibol 1”, agora focando a técnica do saque por cima (trecho 9:30min.). 

Os alunos então serão orientados a observarem os mesmos aspectos destacados no movimento  do saque por baixo:  Qual pé deve estar à frente no momento que o jogador golpeia a bola?  Em que ponto localizar a bola no momento de golpeá-la?  Qual deve ser o movimento do braço?  Como deve estar a mão que baterá na bola?

O professor poderá sugerir aos alunos que relacionem o movimento do saque por cima aos movimentos de outros esportes, ou de nosso cotidiano.  Que movimentos se assemelham ao movimento do saque por cima? 

 

Atividade 07:

Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre  as linhas laterais opostas.  O aluno deverá lançar uma pequena bola para o companheiro simulando o movimento do saque por cima, observando os aspectos técnicos apresentados no filme.

 

Atividade 08:

Os alunos deverão formar duplas, cada qual de um lado da rede e posicionados sobre a linha de ataque.   Sob a correção do professor, os alunos deverão sacar para o companheiro, observando os aspectos técnicos de execução do saque por cima.

 

Atividade 09:

 Em duplas, dispostos livremente pela quadra, estando cada um de um lado da rede, o aluno deverá sacar por cima, na mão de seu companheiro, que por sua vez deverá estar variando sua localização na quadra.

 

Atividade 10:

 Com a turma dividida em cada lado da quadra, ver o grupo que consegue acertar o maior número de saques, dentro das exigências estabelecidas pela regra.  Pode-se estabelecer alvos (arcos) a serem atingidos, marcando-se ponto a cada acerto do sacador.

 

 3º momento:

 Atividade 10:

- Jogo de “câmbio” ou “bola sobre a rede”

Turma dividida em 2 equipes, cada qual em uma meia quadra.  Estas deverão lançar a bola para a quadra adversária utilizando-se dos dois tipos de saque estudados.  As equipes deverão tentar fazer com que a bola sacada caia na quadra adversária, ao mesmo tempo em que tentam impedir que venha a cair na sua.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

http://youtu.be/rJLybeVqsME   ( Técnica voleibol saque - La técnica en elvoleibol)

http://youtu.be/3AgybYuFvDg  (Análise cinesiológica do saque no voleibol)

http://youtu.be/gEp4cWjYB5U  (Voleibol - treinamento do fundamentos)

 

Avaliação

Após a vivência das atividades propostas, os alunos deverão:

- identificar os diferentes sistemas de alavanca exercidos pelo braço durante o saque por baixo e por cima.

- identificar os pontos onde devemos bater na bola para conseguirmos a trajetória desejada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.