13/08/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
- O aluno deverá conhecer e vivenciar os princípios técnicos para se colocar a bola em jogo, golpeando-a da zona de saque e lançando-a para a quadra adversária, dentro dos limites estabelecidos pela regra.
- Conhecer as condições impostas pela regra para a execução do saque.
- Identificar as diferentes trajetórias, características para os diferentes tipos de saque, e quais são mais eficientes para dificultar a recepção adversária.
Considera-se aqui a trajetória mais parabólica do saque por baixo, de mais fácil recepção, e mais retilínea do saque por cima, de maior grau de dificuldade para a recepção, por levar menor tempo para tocar o chão, devido a maior velocidade adquirida e menor percurso percorrido.
- O professor deverá solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre o que é trajetória e quais os fatores que a influenciam.
- Os alunos deverão ser estimulados a observar o movimento do saque, por baixo e por cima, utilizando-se de fotos, filmes, ou durante um jogo na TV.
1º momento:
Atividade 01:
O professor deverá reunir a turma para assistir ao filme da TV Escola “Voleibol 1”, que apresenta as principais técnicas de saque (trecho 8:15 min).
Os alunos deverão se orientados a observarem atentamente os movimentos apresentados a fim de identificarem as características apresentadas no saque por baixo: Qual pé deve estar à frente no momento que o jogador golpeia a bola? Em que ponto localizar a bola no momento de golpeá-la? Qual deve ser o movimento do braço? Como deve estar a mão que baterá na bola?
Atividade 02:
Em duplas, cada um de um lado da rede, um de frente para o outro e em cima da linha de 3 metros, passar a bola sobre a rede para o companheiro, utilizando o saque por baixo. Sob a observação e correção do professor, o aluno deverá experimentar os aspectos técnicos de execução observados no filme, buscando obter êxito na ação.
Atividade 03:
Em duplas, cada um em uma quadra, sacar a bola (por baixo) na mão do companheiro, que deverá variar seu posicionamento a cada tentativa realizada. Após uma ação bem sucedida, aumentar a distância entre os jogadores.
Atividade 04:
A turma deverá ser dividida, metade em cada lado da quadra, com diversas bolas distribuídas entre as equipes. Ao sinal do professor, os alunos deverão sacar o maior número de bolas para a outra quadra (saque por baixo), de forma que ao segundo sinal do professor, o maior número de bolas esteja na quadra da outra equipe.
Atividade 05:
Com a turma dividida em cada lado da quadra, ver o grupo que consegue acertar o maior número de saques, dentro das exigências estabelecidas pela regra. Pode-se estabelecer alvos (arcos) a serem atingidos, marcando-se ponto a cada acerto do sacador.
2º momento:
Atividade 06:
Como na aula anterior, inicialmente oprofessor deverá reunir a turma para assistir ao filme da TV Escola “Voleibol 1”, agora focando a técnica do saque por cima (trecho 9:30min.).
Os alunos então serão orientados a observarem os mesmos aspectos destacados no movimento do saque por baixo: Qual pé deve estar à frente no momento que o jogador golpeia a bola? Em que ponto localizar a bola no momento de golpeá-la? Qual deve ser o movimento do braço? Como deve estar a mão que baterá na bola?
O professor poderá sugerir aos alunos que relacionem o movimento do saque por cima aos movimentos de outros esportes, ou de nosso cotidiano. Que movimentos se assemelham ao movimento do saque por cima?
Atividade 07:
Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre as linhas laterais opostas. O aluno deverá lançar uma pequena bola para o companheiro simulando o movimento do saque por cima, observando os aspectos técnicos apresentados no filme.
Atividade 08:
Os alunos deverão formar duplas, cada qual de um lado da rede e posicionados sobre a linha de ataque. Sob a correção do professor, os alunos deverão sacar para o companheiro, observando os aspectos técnicos de execução do saque por cima.
Atividade 09:
Em duplas, dispostos livremente pela quadra, estando cada um de um lado da rede, o aluno deverá sacar por cima, na mão de seu companheiro, que por sua vez deverá estar variando sua localização na quadra.
Atividade 10:
Com a turma dividida em cada lado da quadra, ver o grupo que consegue acertar o maior número de saques, dentro das exigências estabelecidas pela regra. Pode-se estabelecer alvos (arcos) a serem atingidos, marcando-se ponto a cada acerto do sacador.
3º momento:
Atividade 10:
- Jogo de “câmbio” ou “bola sobre a rede”
Turma dividida em 2 equipes, cada qual em uma meia quadra. Estas deverão lançar a bola para a quadra adversária utilizando-se dos dois tipos de saque estudados. As equipes deverão tentar fazer com que a bola sacada caia na quadra adversária, ao mesmo tempo em que tentam impedir que venha a cair na sua.
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 | Vídeo |
http://youtu.be/rJLybeVqsME ( Técnica voleibol saque - La técnica en elvoleibol)
http://youtu.be/3AgybYuFvDg (Análise cinesiológica do saque no voleibol)
http://youtu.be/gEp4cWjYB5U (Voleibol - treinamento do fundamentos)
Após a vivência das atividades propostas, os alunos deverão:
- identificar os diferentes sistemas de alavanca exercidos pelo braço durante o saque por baixo e por cima.
- identificar os pontos onde devemos bater na bola para conseguirmos a trajetória desejada.
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