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UCA – A representação romântica do índio x a representação contemporânea

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Santos de Oliveira
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof.Dr.Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aplicar conhecimentos teóricos sobre a prosa indigenista romântica nas obras de José de Alencar.
  • Identificar elementos distintivos acerca do indígena na sociedade atual.
  • Identificar e analisar em letras de música elementos de ressignificação sobre o perfil do índio na sociedade brasileira em contraste com a representação romântica.
  • Identificar traços críticos e de protesto numa letra de Rap.
  • Produzir um telejornal.
Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de iniciar as atividades sobre o tema, o professor deverá apresentar quais as características compõem a prosa romântica de temática indígena cultuada, sobretudo, nas obras de José de Alencar. Além de evidenciar como esses textos endossam o mito do “bom selvagem” ou uma visão europeizada do indígena, representado como exótico, heroico, ingênuo e despido de alma. A partir dessa abordagem histórica, deve-se lançar uma discussão em torno do possível espaço construído pelo índio na contemporaneidade.

1- Que lugar social ocupa o índio na civilização atual?

2- De que maneira o “homem branco” concebe sua representação na sociedade?

3- A concepção romântica ainda é mantida sob os moldes de um certo estereótipo sobre o indígena?

4- Quais questões em torno da preservação ambiental essa “minoria” defende?

5- De que maneira os impactos ambientais e as mudanças em prol de uma modernização interferem na manutenção das tradições indígenas e no cotidiano das comunidades que se adaptam ao processo de aculturação e ação humana no planeta?

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – O índio romântico

Os alunos deverão identificar, exemplificar e analisar os elementos componentes da prosa romântica de temática indigenista a partir das seguintes obras de José de Alencar: Ubirajara (1874), O guarani (1857) e Iracema (1865).

ROTEIRO DE PESQUISA

Procedimentos iniciais

1-Cada grupo de 3 a 4 alunos ficará responsável por ler uma das três obras indicadas.

2-O resultado da pesquisa deverá ser apresentado em Power point na sala.

3-Cada grupo responsável pela mesma obra deverá propor perguntas ao grupo que estiver apresentando.

4-Com o intuito de diversificar o material coletado e analisado, o professor deverá acompanhar a pesquisa dos grupos para que não sejam selecionados os mesmos trechos ao longo da análise.

 

Atividade

1-Selecionar de cada obra um trecho que descreva os atributos físicos e comportamentais do personagem indígena.

2-Selecionar trechos que evidenciem os ideais de bravura, força e aspecto heroico do índio.

3-Identificar, enumerar e exemplificar aspectos românticos de idealização na relação homem e meio ambiente e personificação da natureza.

4- Como cada obra apresenta o encontro e o conflito entre os pares amorosos e quais aspectos românticos são construídos em cada livro?

5-Quais costumes, rituais, mitos fundadores (origem), crenças e outros valores da comunidade indígena a obra faz alusão? Selecione uma cena da obra para justificar um dos exemplos.

6-Que tipo de projeção da comunidade indígena é difundida em cada obra?

7-De que maneira o índio está representado a serviço do atributo nacionalista vigente nesse período da historiografia literária?

8- Em relação à obra O guarani, como se dá o processo de aculturação de Peri?

9-Em relação à obra Ubirajara, como é apresentado o confronto e união entre as comunidades Araguaia e Tocantim?

10- Em relação à obra Iracema, como são apresentadas as proximidades e diferença cultural entre o indígena e o europeu. Selecione um trecho da obra para exemplificar o que foi analisado.

Obras disponíveis em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp.Acesso em 07 de maio de 2012.

Iracema

Iracema (1909) – Antônio Parreiras

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Iracema_(Antonio_Parreiras,_1909).jpg.Acesso em 07 de maio de 2012.

 

Atividade 2 – Aos olhos de si, aos olhos do outro

O objetivo desta unidade e analisar com os alunos algumas percepções sobre o que se concebe sobre o indígena no país.

Para esta atividade os alunos escreverão um resumo sobre os principais itens que o vídeo aponta em relação ao olhar do homem “branco” sobre o índio e como este se posiciona em relação a sua própria identidade e especula o olhar do outro.

Como fazer um resumo e a importância de um resumo para a construção textualhttp://www.brasilescola.com/redacao/resumo-texto.htm. Acesso em 07 de maio 2012.

Vídeo disponível emhttp://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22224. Acesso em 15 de abril de 2012.

índia tapuia

Índia Tapuia – Eckout

http://pt.wikibooks.org/wiki/Ficheiro:India_tupi.jpg. Acesso em 15 de abril de 2012.

 

Atividade 3 – O índio cantado

O objetivo desta atividade é detectar quais canções apresentam uma visão ressignificada do índio e quais aspectos românticos são reafirmados nas letras. Para isso, os alunos – em duplas – deverão comentar oralmente em sala:

Para a canção 3.1

A) Por que a canção afirma que “o índio só tem o dia 19 de abril”?

B) Quais são os pares opositores entre o índio e o branco?

Para a canção 3.2

A) Por que se deseja viver “na pele” do índio na canção? Qual o ideal de vida almejado a partir dessa comparação?

B) O ideal de preguiça sustentado pela canção cumpre um teor pejorativo? Pode-se afirmar que esse ideal é romântico?

Para a canção 3.3

a) Como a canção relê a figura indígena segundo a representação romântica? Quais expressões e adjetivos reiteram e negam essa concepção?

b) Como a figura do herói é descrita por Caetano Veloso? Quais figuras emblemáticas (personalidades, entidades) são associadas ao índio? Os alunos deverão pesquisar no Google que são/ foram: os Filhos de Gandhi, Peri, Muhammad Ali e Bruce Lee.

c) Por que a canção chama-se “Um índio” e não “Índio” ou “O índio”? O que o artigo indefinido “um” assinala?

 

3.1

Todo dia era dia de índio

Baby do Brasil

Disponível em: http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/365271/. Acesso em 15 de abril de 2012.

3.2

Baila comigo

Rita Lee

Disponível: http://letras.terra.com.br/rita-lee/48498/. Acesso em 15 de abril de 2012.

3.3

Um índio

Caetano Veloso

Disponível em: http://www.caetanoveloso.com.br/sec_discogra_letra.php?language=pt_BR&id=312. Acesso em 15 de abril de 2012.

 

Atividade 4 – Guarani no Rap

O objetivo desta atividade é observar como o grupo Brô Mc’s utiliza-se do Rap, que mistura português com o guarani, para tecer críticas à discriminação e à indiferença direcionadas aos povos indígenas. Para isso, os alunos escreverão um breve parágrafo expositivo sobre o videoclipe.

Vídeo em que o grupo é apresentado no programa Tv Xuxa: http://tvxuxa.globo.com/videos/t/programas/v/bro-mcs-apresentam-sua-mistura-musical-na-tv-xuxa/1904081/. Acesso em 15 de abril de 2012.

Para a escrita do parágrafo expositivo sobre o tema do videoclipe:

A) Qual convocação o videoclipe propõe?

B) Qual concepção cultural está contida na frase: “você não consegue me olhar e se me olha não consegue me ver?”.

C) O que possivelmente significa a expressão “Eju Orendive” repetida no refrão da música?

D) O vocalista veste uma camisa de futebol do Brasil, o que esse símbolo representa para o discurso elaborado por eles na letra do Rap?

E) Por que o vídeo transcende a representação estereotipada do índio? De que maneira o processo de aculturação somado à manutenção linguística e tradição indígena contribuem para a mensagem transmitida?

Clipe "Eju Orendive" http://www.youtube.com/watch?v=oLbhGYfDmQg. Acesso em 15 de abril de 2012.

 

Produção textual

As perguntas podem ser respondidas em um pequeno texto expositivo sobre a canção (15 a 20 linhas). Os alunos deverão entregar o texto ao professor, que deverá selecionar três textos para a análise em conjunto com a turma (a exposição deverá ser feita em formato power point):

1-Quais textos atendem aos questionamentos propostos no direcionamento do roteiro de escrita.

2-Quais análises se distanciam ou tangenciam o direcionamento proposto.

3-Quais textos pertencem ao tipo expositivo e quais não possuem marcadores propostos pelo formato.

Como construir um texto expositivo: 

http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/texto-expositivo.htm. Acesso em 07 de maio de 2012.

http://www.infopedia.pt/$texto-expositivo. Acesso em 07 de maio de 2012.

bro

http://www.depurar.net/noticias/bro-mcs. Acesso em 15 de abril de 2012.

 

Atividade 5 – Construção de um telejornal sobre o índio na contemporaneidade

Os alunos - em grupos de 5 a 6 alunos - pesquisarão mitos, lendas, rituais, sobre alguma comunidade indígena e planejarão um telejornal sobre o material coletado. O objetivo é evidenciar \ comparar a relação dessas comunidades com os valores da sociedade dita “civilizada”.

Como recurso motivador, o professor poderá exibir o programa sobre a comunidade Enawenê-nawê veiculado no Globo Repórter em 08 de junho de 2012 e destacar:

1- Como essa população mantém suas tradições.

2- Como se dá a relação do povoado com os espíritos ancestrais.

3- Qual a relação da comunidade com o universo do “homem branco”.

4- Qual hábito de subsistência está ameaçado devido à intensa construção de hidrelétricas na região.

5- Qual possível solução foi tomada para amenizar o problema e o que essa proposta significa para os Enawenês-nawê.

Programa disponível emhttp://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/06/indios-enawene-nawe-fazem-ritual-para-salvar-filha-do-cacique.html. Acesso em 09 de junho de 2012.

Quadro da população indígena no país e redondezashttp://pib.socioambiental.org/pt/c/quadro-geral. Acesso em 07 de maio de 2012.

Sobre como construir o telejornal em salahttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40266.Acesso em 07 de maio de 2012.

 

ROTEIRO PARA O TELEJORNAL

As funções serão divididas dentro da equipe, pois cada dupla ou determinado aluno ficará responsável por uma função dentro do telejornal:

A- Um aluno será responsável pela coleta de imagens e vídeos sobre a população indígena escolhida (hábitos culturais, rituais, elementos lexicais típicos da comunidade e que possivelmente estão presentes na língua portuguesa brasileira).

B- Dois alunos ficarão responsáveis pela seleção de material escrito e redação do texto que será apresentado no programa sobre os aspectos linguísticos e culturais da comunidade escolhida. Além de destacar algum desequilíbrio ambiental que acomete o grupo escolhido na pesquisa.

C- Dois alunos ficarão responsáveis por entrevistar pessoas na comunidade escolar ou no bairro com o objetivo de coletar opiniões sobre a presença do indígena na nossa sociedade. Podem ser utilizadas as perguntas que foram apresentadas na seção: Conhecimentos prévios (início da aula).

D- Um aluno ficará responsável pela montagem, coesão sequencial e progressão do que foi selecionado para garantir a organização temática do telejornal.

E- Dois alunos ficarão responsáveis pela apresentação do telejornal.

 

Todo o material pesquisado somado à versão final do telejornal deverão ser enviados por e-mail ao professor, que fará as devidas adequações de linguagem, estilísticas e avaliação do conteúdo pesquisado.

Essa atividade pode ser divulgada numa perspectiva jornalística - telejornal (ou programa que tenha como foco a reportagem). O material em versão final será avaliado pelo professor e pelos colegas de turma e será postado no YouTube.

Como postar vídeo no YouTubehttp://www.youtube.com/watch?v=cpDxbWLEq_0&feature=related. Acesso em 07 de maio de 2012.

Recursos Complementares

Sobre telejornalismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telejornalismo

Fundação Nacional do Índio http://www.funai.gov.br/

Página de Ailton Krenak, jornalista e defensor da população indígena: http://ailtonkrenak.blogspot.com.br/

Programa Globo Repórter sobre a comunidade Enawenê-nawê – exibido em 08 de junho 2012: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/06/indios-enawene-nawe-fazem-ritual-para-salvar-filha-do-cacique.html

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 12. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

PRADO, Paulo; CALIL, Carlos Augusto. Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira. 9. ed. Sao Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual e ao longo de todas as atividades ministradas, cujo objetivo é contemplar o desenvolvimento das habilidades de leitura, discussão temática, pesquisa e produção escrita. Porém é necessário:

  • Observar e avaliar o interesse dos alunos pelo tema tratado e a disposição para trabalhar em grupo e em duplas.
  • Avaliar a leitura das obras de José de Alencar segundo os direcionamentos estipulados.
  • Avaliar o resumo que registrará a leitura dos alunos em relação ao vídeo sobre a cultura indígena vista pelo outro e por si mesma.
  • Avaliar a leitura das canções sobre a representação do índio segundo a ótica romântica e outras variações mais contemporâneas.
  • Avaliar a escrita do texto expositivo sobre a letra de Rap.
  • Avaliar a observação e discussão da crítica feita sobre a construção do olhar do branco em relação ao indígena na letra de Rap.
  • Avaliar a produção do telejornal para a divulgação no YouTube.
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