20/06/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof.Dr.Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Antes de iniciar as atividades sobre o tema, o professor deverá apresentar quais as características compõem a prosa romântica de temática indígena cultuada, sobretudo, nas obras de José de Alencar. Além de evidenciar como esses textos endossam o mito do “bom selvagem” ou uma visão europeizada do indígena, representado como exótico, heroico, ingênuo e despido de alma. A partir dessa abordagem histórica, deve-se lançar uma discussão em torno do possível espaço construído pelo índio na contemporaneidade.
1- Que lugar social ocupa o índio na civilização atual?
2- De que maneira o “homem branco” concebe sua representação na sociedade?
3- A concepção romântica ainda é mantida sob os moldes de um certo estereótipo sobre o indígena?
4- Quais questões em torno da preservação ambiental essa “minoria” defende?
5- De que maneira os impactos ambientais e as mudanças em prol de uma modernização interferem na manutenção das tradições indígenas e no cotidiano das comunidades que se adaptam ao processo de aculturação e ação humana no planeta?
Atividade 1 – O índio romântico
Os alunos deverão identificar, exemplificar e analisar os elementos componentes da prosa romântica de temática indigenista a partir das seguintes obras de José de Alencar: Ubirajara (1874), O guarani (1857) e Iracema (1865).
ROTEIRO DE PESQUISA
Procedimentos iniciais
1-Cada grupo de 3 a 4 alunos ficará responsável por ler uma das três obras indicadas.
2-O resultado da pesquisa deverá ser apresentado em Power point na sala.
3-Cada grupo responsável pela mesma obra deverá propor perguntas ao grupo que estiver apresentando.
4-Com o intuito de diversificar o material coletado e analisado, o professor deverá acompanhar a pesquisa dos grupos para que não sejam selecionados os mesmos trechos ao longo da análise.
Atividade
1-Selecionar de cada obra um trecho que descreva os atributos físicos e comportamentais do personagem indígena.
2-Selecionar trechos que evidenciem os ideais de bravura, força e aspecto heroico do índio.
3-Identificar, enumerar e exemplificar aspectos românticos de idealização na relação homem e meio ambiente e personificação da natureza.
4- Como cada obra apresenta o encontro e o conflito entre os pares amorosos e quais aspectos românticos são construídos em cada livro?
5-Quais costumes, rituais, mitos fundadores (origem), crenças e outros valores da comunidade indígena a obra faz alusão? Selecione uma cena da obra para justificar um dos exemplos.
6-Que tipo de projeção da comunidade indígena é difundida em cada obra?
7-De que maneira o índio está representado a serviço do atributo nacionalista vigente nesse período da historiografia literária?
8- Em relação à obra O guarani, como se dá o processo de aculturação de Peri?
9-Em relação à obra Ubirajara, como é apresentado o confronto e união entre as comunidades Araguaia e Tocantim?
10- Em relação à obra Iracema, como são apresentadas as proximidades e diferença cultural entre o indígena e o europeu. Selecione um trecho da obra para exemplificar o que foi analisado.
Obras disponíveis em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp.Acesso em 07 de maio de 2012.
Iracema (1909) – Antônio Parreiras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Iracema_(Antonio_Parreiras,_1909).jpg.Acesso em 07 de maio de 2012.
Atividade 2 – Aos olhos de si, aos olhos do outro
O objetivo desta unidade e analisar com os alunos algumas percepções sobre o que se concebe sobre o indígena no país.
Para esta atividade os alunos escreverão um resumo sobre os principais itens que o vídeo aponta em relação ao olhar do homem “branco” sobre o índio e como este se posiciona em relação a sua própria identidade e especula o olhar do outro.
Como fazer um resumo e a importância de um resumo para a construção textual: http://www.brasilescola.com/redacao/resumo-texto.htm. Acesso em 07 de maio 2012.
Vídeo disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22224. Acesso em 15 de abril de 2012.
Índia Tapuia – Eckout
http://pt.wikibooks.org/wiki/Ficheiro:India_tupi.jpg. Acesso em 15 de abril de 2012.
Atividade 3 – O índio cantado
O objetivo desta atividade é detectar quais canções apresentam uma visão ressignificada do índio e quais aspectos românticos são reafirmados nas letras. Para isso, os alunos – em duplas – deverão comentar oralmente em sala:
Para a canção 3.1
A) Por que a canção afirma que “o índio só tem o dia 19 de abril”?
B) Quais são os pares opositores entre o índio e o branco?
Para a canção 3.2
A) Por que se deseja viver “na pele” do índio na canção? Qual o ideal de vida almejado a partir dessa comparação?
B) O ideal de preguiça sustentado pela canção cumpre um teor pejorativo? Pode-se afirmar que esse ideal é romântico?
Para a canção 3.3
a) Como a canção relê a figura indígena segundo a representação romântica? Quais expressões e adjetivos reiteram e negam essa concepção?
b) Como a figura do herói é descrita por Caetano Veloso? Quais figuras emblemáticas (personalidades, entidades) são associadas ao índio? Os alunos deverão pesquisar no Google que são/ foram: os Filhos de Gandhi, Peri, Muhammad Ali e Bruce Lee.
c) Por que a canção chama-se “Um índio” e não “Índio” ou “O índio”? O que o artigo indefinido “um” assinala?
3.1
Todo dia era dia de índio
Baby do Brasil
Disponível em: http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/365271/. Acesso em 15 de abril de 2012.
3.2
Baila comigo
Rita Lee
Disponível: http://letras.terra.com.br/rita-lee/48498/. Acesso em 15 de abril de 2012.
3.3
Um índio
Caetano Veloso
Disponível em: http://www.caetanoveloso.com.br/sec_discogra_letra.php?language=pt_BR&id=312. Acesso em 15 de abril de 2012.
Atividade 4 – Guarani no Rap
O objetivo desta atividade é observar como o grupo Brô Mc’s utiliza-se do Rap, que mistura português com o guarani, para tecer críticas à discriminação e à indiferença direcionadas aos povos indígenas. Para isso, os alunos escreverão um breve parágrafo expositivo sobre o videoclipe.
Vídeo em que o grupo é apresentado no programa Tv Xuxa: http://tvxuxa.globo.com/videos/t/programas/v/bro-mcs-apresentam-sua-mistura-musical-na-tv-xuxa/1904081/. Acesso em 15 de abril de 2012.
Para a escrita do parágrafo expositivo sobre o tema do videoclipe:
A) Qual convocação o videoclipe propõe?
B) Qual concepção cultural está contida na frase: “você não consegue me olhar e se me olha não consegue me ver?”.
C) O que possivelmente significa a expressão “Eju Orendive” repetida no refrão da música?
D) O vocalista veste uma camisa de futebol do Brasil, o que esse símbolo representa para o discurso elaborado por eles na letra do Rap?
E) Por que o vídeo transcende a representação estereotipada do índio? De que maneira o processo de aculturação somado à manutenção linguística e tradição indígena contribuem para a mensagem transmitida?
Clipe "Eju Orendive" http://www.youtube.com/watch?v=oLbhGYfDmQg. Acesso em 15 de abril de 2012.
Produção textual
As perguntas podem ser respondidas em um pequeno texto expositivo sobre a canção (15 a 20 linhas). Os alunos deverão entregar o texto ao professor, que deverá selecionar três textos para a análise em conjunto com a turma (a exposição deverá ser feita em formato power point):
1-Quais textos atendem aos questionamentos propostos no direcionamento do roteiro de escrita.
2-Quais análises se distanciam ou tangenciam o direcionamento proposto.
3-Quais textos pertencem ao tipo expositivo e quais não possuem marcadores propostos pelo formato.
Como construir um texto expositivo:
http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/texto-expositivo.htm. Acesso em 07 de maio de 2012.
http://www.infopedia.pt/$texto-expositivo. Acesso em 07 de maio de 2012.
http://www.depurar.net/noticias/bro-mcs. Acesso em 15 de abril de 2012.
Atividade 5 – Construção de um telejornal sobre o índio na contemporaneidade
Os alunos - em grupos de 5 a 6 alunos - pesquisarão mitos, lendas, rituais, sobre alguma comunidade indígena e planejarão um telejornal sobre o material coletado. O objetivo é evidenciar \ comparar a relação dessas comunidades com os valores da sociedade dita “civilizada”.
Como recurso motivador, o professor poderá exibir o programa sobre a comunidade Enawenê-nawê veiculado no Globo Repórter em 08 de junho de 2012 e destacar:
1- Como essa população mantém suas tradições.
2- Como se dá a relação do povoado com os espíritos ancestrais.
3- Qual a relação da comunidade com o universo do “homem branco”.
4- Qual hábito de subsistência está ameaçado devido à intensa construção de hidrelétricas na região.
5- Qual possível solução foi tomada para amenizar o problema e o que essa proposta significa para os Enawenês-nawê.
Programa disponível em: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/06/indios-enawene-nawe-fazem-ritual-para-salvar-filha-do-cacique.html. Acesso em 09 de junho de 2012.
Quadro da população indígena no país e redondezas: http://pib.socioambiental.org/pt/c/quadro-geral. Acesso em 07 de maio de 2012.
Sobre como construir o telejornal em sala: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40266.Acesso em 07 de maio de 2012.
ROTEIRO PARA O TELEJORNAL
As funções serão divididas dentro da equipe, pois cada dupla ou determinado aluno ficará responsável por uma função dentro do telejornal:
A- Um aluno será responsável pela coleta de imagens e vídeos sobre a população indígena escolhida (hábitos culturais, rituais, elementos lexicais típicos da comunidade e que possivelmente estão presentes na língua portuguesa brasileira).
B- Dois alunos ficarão responsáveis pela seleção de material escrito e redação do texto que será apresentado no programa sobre os aspectos linguísticos e culturais da comunidade escolhida. Além de destacar algum desequilíbrio ambiental que acomete o grupo escolhido na pesquisa.
C- Dois alunos ficarão responsáveis por entrevistar pessoas na comunidade escolar ou no bairro com o objetivo de coletar opiniões sobre a presença do indígena na nossa sociedade. Podem ser utilizadas as perguntas que foram apresentadas na seção: Conhecimentos prévios (início da aula).
D- Um aluno ficará responsável pela montagem, coesão sequencial e progressão do que foi selecionado para garantir a organização temática do telejornal.
E- Dois alunos ficarão responsáveis pela apresentação do telejornal.
Todo o material pesquisado somado à versão final do telejornal deverão ser enviados por e-mail ao professor, que fará as devidas adequações de linguagem, estilísticas e avaliação do conteúdo pesquisado.
Essa atividade pode ser divulgada numa perspectiva jornalística - telejornal (ou programa que tenha como foco a reportagem). O material em versão final será avaliado pelo professor e pelos colegas de turma e será postado no YouTube.
Como postar vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=cpDxbWLEq_0&feature=related. Acesso em 07 de maio de 2012.
Sobre telejornalismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telejornalismo
Fundação Nacional do Índio http://www.funai.gov.br/
Página de Ailton Krenak, jornalista e defensor da população indígena: http://ailtonkrenak.blogspot.com.br/
Programa Globo Repórter sobre a comunidade Enawenê-nawê – exibido em 08 de junho 2012: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/06/indios-enawene-nawe-fazem-ritual-para-salvar-filha-do-cacique.html
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 12. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
PRADO, Paulo; CALIL, Carlos Augusto. Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira. 9. ed. Sao Paulo: Companhia das Letras, 1998.
As avaliações ocorrerão de forma processual e ao longo de todas as atividades ministradas, cujo objetivo é contemplar o desenvolvimento das habilidades de leitura, discussão temática, pesquisa e produção escrita. Porém é necessário:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/01/2014
Cinco estrelasAdorei a proposta da aula, faz o aluno ir além das obras, refletindo sobre o contexto e a condição atual deste grupo.
22/06/2012
Cinco estrelasgostei muito.