Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O governo de Salvador Allende no Chile

 

16/08/2012

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir do estudo do governo de Salvador Allende, presidente eleito no Chile, em 1970, e derrubado do poder por um golpe militar em 1973, os alunos poderão compreender a dinâmica que se estabeleceu em grande parte dos países latino-americanos nas décadas de 1960 e 70, com o advento de governos de caráter autoritário ou ditatorial. Além disso, os alunos terão a oportunidade de compreender os eventos do governo de Salvador Allende, declaradamente socialista, em contraponto a outros governos do Cone Sul, em especial o caso brasileiro. 

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

Esta aula tem o objetivo de apresentar aos alunos o governo de Salvador Allende, presidente eleito no Chile, em 1970, e derrubado do poder em 1973, por um golpe militar. Declaradamente socialista, Salvador Allende foi eleito em torno de uma grande mobilização popular, sobretudo das classes mais baixas do Chile; sofreu desde o início enorme pressão de setores conservadores do Chile, que, incapazes de impedir a sua eleição, iniciaram um movimento que visava esvaziar suas condições de governar, por meio de uma forte oposição no Congresso Nacional. Além disso, enfrentava forte oposição internacional, na qual suas principais medidas de governo, sobretudo a nacionalização de setores estratégicos da indústria, eram vistas como uma “perigosa” guinada à esquerda. Importante lembrar que, no começo da década de 1970, o mundo vivia polarizado entre o bloco dominado pelos Estados Unidos e o bloco Soviético; nesse cenário, o bloco liderado pelos EUA não economizava esforços em sua cruzada anticomunista. Assim, interessa, sobretudo, ressaltar a importância da participação popular, não somente para a manutenção do presidente Allende, mas como a origem da maior parte das medidas colocadas em prática pelo seu governo.

 

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade visa apresentar aos alunos os principais fatos e eventos do governo de Salvador Allende. O professor pode iniciar a atividade exibindo o vídeo "O último discurso de Salvador Allende", disponível em http://www.youtube.com/watch?v=xZeEfXjTNu4 (acessado em 10/4/2012). Em seu último discurso, proferido de dentro do palácio de La Moneda, o presidente Allende faz um balanço de seu governo e se despede dos chilenos, já que o palácio era bombardeado pelos militares golpistas. Esse aspecto dramático do vídeo vai servir também como forma de sensibilizar os alunos para o tema. A transcrição traduzida do texto está disponível em http://www.cecac.org.br/mat%E9rias/Allende_ultimo_discurso.htm, (acessado em 10/04/2012), e deve ser utilizado conjuntamente ao vídeo.

Em seguida, o professor deverá dividir a turma em três grupos e distribuir entre eles o trecho do texto “Economia e Sociedade chilenas no período Salvador Allende (1970-1973)”, disponível em: http://feata.edu.br/downloads/revistas/economiaepesquisa/v4_artigo06_economia.pdf e (acessado em 10/4/2012).  Para esta atividade, o professor deverá trabalhar com o tópico 1.1 do texto.

Após a leitura do texto, cada um dos grupos ficará responsável por extrair do texto os aspectos que se seguem:

- GRUPO 1: “A campanha eleitoral de Salvador Allende, oposição interna e externa”;

- GRUPO 2: “Aspectos econômicos do Chile e medidas do governo Allende”;

- GRUPO 3: “Participação popular no governo Allende”.

A partir dessa breve discussão, os alunos deverão novamente ser reunidos em círculo; cada grupo, então, deverá apresentar as suas conclusões. Essas conclusões poderão ser apresentadas em um mural ou, como atividade complementar para casa, ser objeto de um pequeno texto dissertativo.

 

Atividade 2

Na segunda atividade, será desenvolvido o tema da participação popular no governo Allende, aqui abordado a partir da análise da “Unidade Popular”, coalizão de esquerda formada para eleger o presidente e que defendia uma “via chilena” para o Socialismo.

A primeira parte desta atividade consiste em uma leitura comentada do texto “Lições: a experiência de Salvador Allende”, disponível em: http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/editora/teoria-e-debate/edicoes-anteriores/internacional-dossie-chile-licoes-experienc (acessado em 10/4/2012). O professor deverá intervir, explicando termos que possam suscitar dúvidas nos alunos e situando historicamente alguns dos eventos apresentados. Em seguida, o professor deverá apresentar aos alunos um trecho do documentário “A batalha do Chile”, disponível em vídeo do Youtube http://www.youtube.com/watch?v=GvhXglEpb (acessado em 10/4/2012).

Na segunda parte da atividade, o professor deverá reunir os alunos em círculo, e mediar um seminário em que os alunos discutam a experiência chilena de participação popular no governo. O professor deverá, inclusive, estimular comparações com outras experiências que os alunos já tenham aprendido anteriormente ou, mesmo, das quais tenham tomado parte.

Como tarefa para casa, os alunos deverão realizar uma pesquisa em livros e via Internet, comparando os regimes de governo nos outros países da América Latina e o regime chileno. O resultado desta pesquisa será utilizado no próximo encontro.

 

Atividade 3

Na terceira atividade, será desenvolvido um estudo comparativo entre os governos de toda a América Latina nos primeiros anos da década de 1970.

Os alunos deverão apresentar os resultados de sua pesquisa e o professor deverá estimulá-los a estabelecer comparações tanto no que diz respeito à forma de governo, quanto à possibilidade de participação política e ao exercício da liberdade.

O resultado desse encontro deverá ser apresentado em um grande quadro, com os resultados desse debate; esse quadro poderá ser afixado em um local onde outros alunos possam conhecer as informações levantadas.

 

 

Conclusão

Na realização das atividades propostas, os alunos irão conhecer os eventos que levaram Salvador Allende ao poder no Chile, bem como algumas características de seu governo. Além disso, os alunos terão a oportunidade de compreender a importância da experiência de governo popular chileno, em um cenário latino-americano dominado por regimes autoritários nos primeiros anos da década de 1970. Por fim, os alunos poderão compreender, ainda, a importância da participação política no governo e as possibilidades que esta participação oferece de interferir nos rumos de seu próprio cotidiano.

Recursos Complementares

 

- Texto “Mobilização política e alianças de classes no Chile de 1970 a 1973”, disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223915534W4tDH2me5In74QH9.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto “Da contradição: Unidade Popular e ‘general inverno’”, disponível em http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/editora/teoria-e-debate/edicoes-anteriores/internacional-dossie-chile-da-contradicao-u (acessado em 10/4/2012);

- Texto “‘Cuando hicimos historia’: testemunhos e história sobre a Unidade Popular”, disponível em: http://www.derhuman.jus.gov.ar/conti/2010/10/mesa-25/aguiar_mesa_25.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto “O Golpe Militar Chileno em Pablo Neruda e Roberto Bolaño: relações literárias”, disponível em http://www.unipam.edu.br/cratilo/images/stories/file/artigos/2011_4/o_golpe_militar_chileno_em_pablo_neruda_e_roberto_bolan_o.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto “A reforma educacional da Unidade Popular e o golpe no Chile (1973)”, disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300674617_ARQUIVO_AreformaeducacionaldaUnidadePopulareogolpenoChile.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto “As diferenças entre a esquerda chilena no Chile de Allende: uma análise do significado de poder popular”, disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/09.Elisa_Borges_0.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto “Organização e participação política dos trabalhadores chilenos no Governo de Salvador Allende: o caso dos Cordones Industriales”, disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300639560_ARQUIVO_artigoAnpuh2011.2USP.pdf (acessado em 10/4/2012).

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir do somatório entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discussões, seminários e apresentações) e nas atividades complementares pedidas (redações de texto e pesquisa). Os alunos poderão ser avaliados, ainda, a partir da produção de um texto síntese de todo o conteúdo estudado, que poderá ainda ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televisão, de acordo com as condições disponíveis em cada escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.