03/06/2012
ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Vivenciar a prática da ginástica a partir dos princípios da ginástica artística, ginástica rítmica, trampolim, acrobática e aeróbica;
- Identificar os elementos gímnicos: saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar, trepar, etc;
- Explorar os mais variados materiais tradicionais ou não tradicionais (como tecidos, jornais, garrafas de plástico, etc).
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Para explorar os conhecimentos dos alunos sobre as manifestações gímnicas e para o entendimento de suas principais características essa aula será dividida em três momentos.
1º Momento: introduzir o conteúdo abordando o significado do termo "Ginástica para Todos", seus benefícios para a consciência corporal por meio do controle corporal e da concentração. Para aprofundar o tema, os alunos realizarão pesquisas sobre as características específicas que difere a Ginástica para Todos das outras ginásticas;
2º Momento: demonstração dos vídeos produzidos pela TV Escola, Série Atividade - Ginástica para todos - parte 1 e 2, oportunizando um contato visual com a Ginástica para Todos e a leitura do Guia do Professor, o qual descreve passo a passo, cinco atividades corporais, onde o aluno é convidado a explorar o conhecimento que possuem sobre os itens em questão e a vivência de elementos da ginástica.
3º Momento: confecção e exploração de materiais tradicionais e não tradicionais com objetivo de propiciar aos alunos um contato direto com alguns aparelhos presentes nessa manifestação gímnica.
Introdução ao conteúdo:
Durante recente congresso da FIG (Federação Internacional de Ginástica), onde mais de 90 Federações Nacionais foram representadas, uma importante e monumental decisão foi feita. A partir de Janeiro de 2007 a modalidade Ginástica Geral será conhecida como Ginástica para Todos. Esta mudança tem muito mais significado para o esporte Ginástica que simplesmente uma mudança de um nome. A mudança sinaliza claramente tanto para a comunidade ginástica como o público em geral o importante papel que a Ginástica Geral representa como a base para todas as atividades da FIG. Além disso, o novo nome proporciona um entendimento imediato de que a modalidade oferece uma ampla gama de atividades e é de fato para todas idades, habilidades, gêneros e culturas.
A realização prática das atividades corporais permitirá ainda que o aluno melhore sua consciência corporal e, consequentemente, aprimore suas habilidades motoras básicas, que poderão ser utilizadas para a realização de sequencias ginásticas e/ou em outras modalidades que necessitem do controle corporal e concentração para a realização e finalização de um determinado movimento, demonstrando habilidades em criar e recriar movimentos a partir do conhecimento prévio das técnicas básicas de execução. Nesse sentido, os alunos deverão conhecer a forma técnica e a variação de execução dos elementos corporais.
|
|
Imagem disponível em: http://www.fig-gymnastics.com/vsite/vnavsite/page/directory/0,10853,5187-188407-205629-nav-list,00.html Acessado em: 10/05/2012 |
Fonte: GINASTICAS.
Ginástica Geral: Ginástica para Todos. Mais do que uma justa mudança de nome. Disponível em:
http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_ginastica_para_todos_por.pdf acessado em: 05/05/2012
|
Texto de apoio:
"Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
Dias, Juliana Souza.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs
. Disponível em:
https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 04/04/2012
|
Para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informações sobre o tema, a sugestão é a visualização dos vídeos seguindo a metodologia de José Manuel Moran, usando como sugestão a apresentação do vídeo como conteúdo, o qual mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema específico orientando a sua interpretação. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens múltiplas, interdisciplinares. O professor pode propor antes da apresentação dos vídeos um roteiro, o qual os alunos deverão responder os questionamentos em seu caderno, para posteriormente retomá-los durante o debate em grupo.
Os vídeos e as atividades propostas, por meio da prática sistematizada da ginástica de solo, objetivam possibilitar ao aluno o reconhecimento das habilidades locomotoras e coordenativas do movimento em situação estática e dinâmica do exercício. Essa ação de vivência e experimentação do movimento possibilitará ao aluno refletir acerca de suas potencialidades e limitações durante a realização dos elementos gímnicos.
Ficha Técnica | ||
Estrutura curricular: Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Educação Física::Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Objetivo: identificar diferentes elementos da ginástica de solo. Conhecer os limites e potencialidades corporais a partir dos exercícios gímnicos. Conhecer a técnica básica de realização dos movimentos gímnicos de solo. Compreender o processo de realização dos movimentos, reconhecendo os procedimentos corporais básicos para evitar possíveis acidentes. Vivenciar a execução de exercícios que combinam força, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e coragem durante a realização de um movimento. Experimentar possibilidades de rolar e recuperar o equilíbrio, promovendo adaptação às rotações
Descrição: os vídeos e as atividades propostas, por meio da prática sistematizada da ginástica de solo, objetivam possibilitar ao aluno o reconhecimento das habilidades locomotoras e coordenativas do movimento em situação estática e dinâmica do exercício. Essa ação de vivência e experimentação do movimento possibilitará ao aluno refletir acerca de suas potencialidades e limitações durante a realização dos elementos gímnicos.
Data de publicação: 16/02/2012
|
||
Parte 1 - Tamanho: 45,239 MB
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
|
Parte 2 - Tamanho: 45,945 MB
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
|
Aula com formato circuito |
Atividades com corda |
Aula 1 - Rolamento para frente | Aula 2 - Rolamento para trás | Aula 3 - Roda ou estrela | Aula 4 - Parada de três apoios ou parada de cabeça | Aula 5 - Parada de dois apoios, apoio invertido ou parada de mãos |
Chega o momento de confecção de materiais manipulados na ginástica, materiais tradicionais e não tradicionais. Sugerimos a construção de seis desses elementos gímnicos: balangandã, arco, bola, corda, fita e maças. Ao término dessa atividade deve-se reservar um tempo para que os alunos vivenciem livremente com os materiais produzidos, explorando e manipulando o material.
Para (BERTOLINI, 2005), a Ginástica para Todos é baseada nos princípios do (a): prazer, participação, não competição, qualidade de vida, diversidade, valores culturais, estética e criatividade. Nesse sentido, levando em consideração os princípios citados, o professor pode propor aos alunos a exposição dos dados pesquisados no Google Docs para toda a classe e por meio de questionamentos para os alunos buscar a opinião deles sobre como foi vivenciar todas as atividades, desde o significado do termo "Ginástica para Todos", seus benefícios para a consciência corporal, a vivência de elementos da ginástica e a confecção e exploração de materiais tradicionais e não tradicionais. Dessa forma o professor pode diagnosticar se atingiu todos os seus objetivos.
Referência: BERTOLINI, Cláudia Mara. Ginástica Geral na escola: uma proposta pedagógica desenvolvida na rede estadual de ensino. Dissertação de Mestrado: UNICAMP – Campinas, 2005.
Disponível em: http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_claudia_mara_bertolini.pdfca_claudia_mara_bertolini.pdf. Acesso em 19/06/11.
Artigo: - SILVA, Débora Alice Machado da. A ginástica geral e seus tempos-espaços-objetos lúdicos: reflexões introdutórias sobre os espaços da cultura lúdica infantil na escola. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd90/ginas.htm acessado em: 06/05/2012 |
Livro com atividades práticas: - SILVA, Paula Cristina da Costa. Conhecimento e Metodologia do Ensino da Ginástica. Ne@a Universidade Aberta do Brasil. Disponível em: http://issuu.com/samirabolonha/docs/ginastica?mode=window&pageNumber=1 acessado em: 06/05/2012 |
Sites: - Confederação Brasileira de Ginástica. Disponível em: http://cbginastica.com.br/cbg/ acessado em 10/05/2012 - Educação Física - Escola Básica de Vilar de Andorinho. Técnica básica de execução de alguns elementos corporais. Disponível em: http://mignas70.wordpress.com/2%C2%BA-periodo/habilidades-motoras/ acessado em: 06/05/2012 - Tutorial "Google Docs". Crie documentos, planilhas e apresentações on-line. Disponível em: http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html acessado em: 05/05/2012 |
Vídeos: - Youtube. Balangandã passo a passo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=54T2dPIBb0I acessado em: 06/05/2012 - Youtube. Gymnaestrada 2011. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xgI-_PXbr2w acessado em: 10/05/2012 |
Três estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/08/2016
Duas estrelasEu achei que os resultados não foram muito objetivos,detalhados e muito menos apareceu aquilo que eu procurava. Mais também apareceu muitos coisas interessantes sobre a ginastica e educação física,que também é muito interessante para os alunos.
06/09/2015
Cinco estrelasÓtimas aulas era isso que procurava, parabéns!
22/05/2015
Quatro estrelasAlém de trazer uma inovação para escola propociona ao estudante uma gama maior de conhecimento de outras modalidades esportivas e ajuda no termino do desenvolvimento motor da criança e do adolecente.Muito obrigado pela contribuição.
09/10/2013
Três estrelasAntes de qualquer coisa, é bom ter um apoio bom como este para as aulas. Este planejamento é bom, mas penso que um pouco confuso.
30/08/2012
Cinco estrelasAdorei as atividades são ótimas, elas fazem o perfil de minhas aulas. Parabéns.