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A “música nordestina” e a história do Brasil

 

23/08/2012

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer relevantes músicas e artistas nordestinos e sua relação com a história do Brasil.
  • Exercitar a prática de análise histórico-musical.
  • Entender temas ligados à história do Nordeste brasileiro.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1- A proposta de pesquisa

A pesquisa propõe, em primeiro momento, o levantamento de músicas e intérpretes/compositores da produção musical oriunda do Nordeste brasileiro, desde os anos de 1940 – quando o pernambucano Luiz Gonzaga iniciou a sua carreira fonográfica. A partir desse repertório, a pesquisa permitirá, em segundo momento, que os alunos problematizem e aprofundem reflexões acerca de questões/temas presentes na história do Brasil, tais como as desigualdades sociais, a migração interna, problemas na política nacional, as crenças e costumes do povo nordestino.

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a) Problematização do tema

A questão que norteia a problematização do tema é:

  • Como a música pode tratar de temas históricos?

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b) Fontes e procedimentos para realização da pesquisa

Para esta pesquisa, a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

  • Músicas/letras e Performances ao vivo de artistas.
  • Textos de Internet.

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A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento de músicas/performances para análise.
  • Discussão de temas ligados ao Nordeste e à história do Brasil, a partir das músicas.
  • Leituras indicadas.

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c) Desenvolvimento da pesquisa

Todas as atividades podem ser desenvolvidas com a colaboração do professor(a) de Artes e/ou Literatura.

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Atividade 1- "Retirante nordestino"

Nesta atividade, analisaremos duas músicas que tratam da vida dos nordestinos em seu processo de migração no Brasil e também para fora do país.

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Música 1: “Adeus Pernambuco” - Luiz Gonzaga (1952)

Esta música trata da vida de retirante nordestino, ou seja, de pessoas que deixaram esta terra natal em busca de oportunidades em outros lugares do país.

Antes de reproduzir a música, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Quem foi Luiz Gonzaga?
  2. Sabe qual instrumento musical sempre o acompanhava?
  3. Entende a sua importância para a música brasileira?

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Reprodução por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=Pf7YqXhVJVA. Acesso em 13 de junho de 2012

Luiz Gonzaga

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Compositor:  Luiz Gonzaga

Intérprete:  Luiz Gonzaga

Disco: Acauã/Adeus Pernambuco (disco de 78 rpm)

Gravadora, ano: RCA Victor, 1952

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LETRA

Oi mano, a saudade é de matá
Oi mano, tou maluco pra voltá

Adeus Pernambuco
A saudade é de matá
Adeus Pernambuco
Tou maluco pra voltá

Deixei lá na porta
Da minha choupana
Com os óio vermêio
Com beijo na boca
Minha pernambucana
Peguei meu cavalo
Toquei as ispóra
Sem oiá pra trás
Parti para longe
Pensando que nunca
Voltava lá mais

Saudade que aperta
Que dói, que maltrata
De uns óio vermêio
De um beijo na boca
De um luar de prata
Meu Deus, se eu pudesse
Fazer o que manda
O meu coração...
Voltava pra lá
Ou trazia pra cá
Todo o meu sertão

Disponível em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/1563835/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a música:

  1. Quais instrumentos musicais você pode reconhecer?
  2. Como é o ritmo da música?
  3. De que tema trata a letra? E de quais sentimentos?
  4. Qual a relação desta música com a história do Brasil? Para ajudar na resposta, leia uma reportagem sobre a migração do Nordeste para o Sudeste nos últimos anos - http://oglobo.globo.com/economia/migracao-do-nordeste-para-sudeste-aumentou-nos-ultimos-anos-2964176. Acesso em 22 de junho de 2012

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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Música 2: Back in Bahia - Gilberto Gil (ao vivo 1972)

No final dos anos 60, com o endurecimento da Ditadura Militar, Gilberto Gil e diversos outros artistas deixaram o Brasil.  Ele esteve exilado em Londres até 1972, quando voltou ao país e fez a apresentação que iremos assistir.

Antes de reproduzir o vídeo, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Conhece o trabalho de Gilberto Gil?
  2. Sabe de sua importância para a música nordestina?

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Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=msknQAdP0DI. Acesso em 13 de junho de 2012

Gilberto Gil

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Compositor: Gilberto Gil

Intérprete: Gilberto Gil

Disco: Expresso 2222

Gravadora, ano: Philips, 1972

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LETRA

Lá em Londres, vez em quando me sentia longe daqui
Vez em quando, quando me sentia longe, dava por mim
Puxando o cabelo nervoso, querendo ouvir Celly Campelo pra não cair

Naquela fossa em que vi um camarada
meu de Portobello cair
Naquela falta de juízo que eu não
tinha nem uma razão pra curtir
Naquela ausência de calor, de cor, de sal,
de sol, de coração pra sentir
Tanta saudade preservada num velho baú de prata dentro de mim
Digo num baú de prata porque prata é a luz do luar
Do luar que tanta falta me fazia junto do mar
Mar da Bahia cujo verde vez em quando me fazia bem relembrar
Tão diferente do verde também tão lindo dos gramados campos de lá
Ilha do Norte onde não sei se por sorte ou por castigo dei de parar
Por algum tempo que afinal passou depressa, como tudo tem de passar
Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar
Tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá

Lá em Londres, vez em quando me sentia longe daqui
Vez em quando, quando me sentia longe, dava por mim
Puxando o cabelo nervoso, querendo ouvir Celly Campelo pra não cair

Naquela fossa em que vi um camarada
meu de Portobello cair
Naquela falta de juízo que eu não
tinha nem uma razão pra curtir
Naquela ausência de calor, de cor, de sal,
de sol, de coração pra sentir
Tanta saudade preservada num velho baú de prata dentro de mim
Digo num baú de prata porque prata é a luz do luar
Do luar que tanta falta me fazia junto do mar
Mar da Bahia cujo verde vez em quando me fazia bem relembrar
Tão diferente do verde também tão lindo dos gramados campos de lá
Ilha do Norte onde não sei se por sorte ou por castigo dei deparar
Por algum tempo que afinal passou depressa, como tudo tem de passar
Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar
Tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá

Disponível em: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46188/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. De que maneira a letra aborda o tema do exílio?
  2. Quais sentimentos a performance nos transmite?
  3. Qual a relação desta música com a história do Brasil? Para ajudar na resposta, leia a resenha sobre o documentário que trata da situação vivida pelos compositores baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso, intitulado Canções do Exílio: a Labareda que Lambeu Tudo, direção do jornalista Geneton Moraes Neto - http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=162170&id_secao=11. Acesso em 13 de junho de 2012

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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Atividade 2- "Seca brava"

Nesta atividade, analisaremos músicas que tratam de um dos maiores problemas do Nordeste, ou seja, a chamada "Seca".

Música 1: “Descida da ladeira” - Alceu Valença (1976)

Esta música é uma performance ao vivo registrada em disco.

Antes de reproduzir a música, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Você conhece o trabalho de Alceu Valença?
  2. Entende a sua importância para a música nordestina, a partir dos anos 70?

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Reprodução por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=RRlGFLhGlrU. Acesso em 13 de junho de 2012

Alceu Valença

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Compositor:  Alceu Valença

Intérprete: Alceu Valença

Disco: Vivo!

Gravadora, ano: Som Livre, 1976

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LETRA

Eu só acredito
Em vento que
Assanha cabeleira
Quebra portas e vidraças
E derruba prateleiras
Se fizer um assobio esquisito
Na descida da ladeira

Eu só acredito em chuva
Se molhar minha cadeira
De palhinha na varanda
Minha espreguiçadeira
Se fizer poça na rua
Acredito nessa chuva de peneira

Eu só acredito em lama
Se for escorregadeira
Como casca de banana tobogã
De fim de feira

Alceu Valença já não acredita
Na força do vento
Que sopra e não uiva
Na água da chuva
Que cai e não molha
Já perdeu o medo de
Escorregar

Disponível em: http://letras.terra.com.br/alceu-valenca/173184/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Como é o arranjo da música? Quais instrumentos você pode identificar?
  2. De que tema trata a letra?
  3. Qual é a relação desta música com a história do Brasil?  Para ajudar a responder, conheça esta excelente matéria - http://essetalmeioambiente.com/a-seca-no-nordeste-a-insustentabilidade-e-as-eleicoes-municipais/. Acesso em 21 de agosto de 2012

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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Música 2: “Seca brava” - Eduardo Araújo (1972)

Eduardo Araújo não é nordestino, mas sim do Norte de Minas, divisa com a Bahia e o restante do Nordeste. Esta música faz parte no qual o artista passou a abordar temas relacionados com a história do Brasil. Conheça esta ótima matéria/entrevista realizada com Eduardo Araújo e disponibilizada pelo jornal coletivo sÓ - http://issuu.com/jornalcoletivoso/docs/nonaedicao. Acesso em 21 de agosto de 2012

Antes de reproduzir a música, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Já ouviu falar neste artista?
  2. Se sim, em quais circunstâncias?
  3. Conhece o seu trabalho abordando questões da história do Brasil?

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Reprodução por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=P86Bo74F4Dg. Acesso em 13 de junho de 2012

Eduardo Araujo

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Compositores: Eduardo Araujo - Tom Gomes

Intérprete: Eduardo Araujo

Disco: Eduardo Araujo

Gravadora, ano: RCA Victor, 1972

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LETRA (transcrição nossa, não disponível na Internet)

Ê seca brava, acabou com minha plantação / Ê seca brava, acabou com minha plantação

Ê seca brava, acabou com minha plantação / Ê seca brava, acabou com minha plantação

Eu rocei em espinhos / O lugar mais puro da terra

E sonhei o verde mais verde / Que o teu tempo de espera

E o amor que plantei aqui / Morreu sem a chuva

Que não choveu e...

Ê seca brava, acabou com minha plantação / Ê seca brava, acabou com minha plantação

Ê seca brava, acabou com minha plantação / Ê seca brava, acabou com minha plantação

Ê seca brava, acabou com minha plantação / Ê seca brava, acabou com minha plantação

E as coisas que prendem / Um homem ao chão

Ensinam que a morte / É a continuação

E o homem foi (...)

Fez nascer uma flor / Na vida, a razão

Ê seca brava, acabou com minha plantação / Ê seca brava, acabou com minha plantação

Ê seca brava, acabou com minha plantação / Ê seca brava, acabou com minha plantação

Ê seca brava, acabou com minha plantação / Ê seca brava, acabou com minha plantação

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Para analisar a performance:

  1. Como é o arranjo que compõe a música? Quais instrumentos você identifica?
  2. De que forma a letra aborda o tema da seca no Nordeste?
  3. Qual é o sentimento transmitido pela canção?

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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DISCUSSÃO IMPORTANTE:

De acordo com nota de Eduardo Araujo na contracapa original do LP (disco de vinil), a música não fala propriamente da seca do Nordeste, mas sim de certo vazio dentro das pessoas. Desse modo, PROFESSOR, encaminhar uma discussão que permita perceber a importância da análise musical a partir de fontes primárias, assim como a questão da subjetividade nesta análise. Para aprofundar no debate, confira este interessante artigo sobre o tema - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100016&script=sci_arttext. Acesso em 21 de agosto de 2012

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Atividade 3- "E o sertão vai virar mar..."

Nesta atividade trabalharemos com músicas que tratam do imaginário Nordestino, a partir de temas como o Cangaço, a Fé e a Esperança de vida das pessoas.

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Música 1: “Perseguição/Sertão vai virar mar” - Sérgio Ricardo (1964)

Esta música faz parte da trilha sonora intitulada "Deus e o Diabo na terra do sol", assinada pelo cineasta Glauber Rocha (o diretor do filme de mesmo nome) numa parceria com o compositor, cantor e instrumentista Sérgio Ricardo.

Antes de reproduzir a música, repercutir o filme com os alunos:

  1. Conhece este filme?
  2. Sabe de sua importância para o cinema brasileiro? Recomenda-se a leitura desta resenha de livro - http://www.rocco.com.br/shopping/ExibirLivro.asp?Livro_ID=85-325-0537-6. Acesso em 21 de agosto de 2012

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Reprodução por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=e3gx-8dSZVw. Acesso em 13 de junho de 2012

deus diabo

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Compositores: Glauber Rocha (letra); Sérgio Ricardo (música)

Intérprete: Sérgio Ricardo

Disco: Deus e o Diabo na terra do sol

Gravadora, ano: Forma, 1964

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LETRA

Se entrega Corisco!
Eu não me entrego não
Eu não sou passarinho Pra viver lá na prisão
Se entrega Corisco eu não me entrego não
Não me entrego ao tenente
Não me entrego ao capitão
Eu me entrego só na morte de parabelo na mão
Se entrega Corisco (se entrega Corisco)
Eu não me entrego não! Eu não me entrego não
Eu não me entrego não

Se entrega Corisco!
Eu não me entrego não
Eu não sou passarinho Pra viver lá na prisão
Se entrega Corisco eu não me entrego não
Não me entrego ao tenente
Não me entrego ao capitão
Eu me entrego só na morte de parabelo na mão
Se entrega Corisco (se entrega Corisco)
Eu não me entrego não! Eu não me entrego não
Eu não me entrego não

Farrea, farrea povo
Farrea até o sol raiar
Mataram Corisco
Balearam Dadá (bis…)

O sertão vai virá mar
E o mar virá sertão (bis)

Tá contada a minha estória
Verdade e imaginação
Espero que o sinhô
Tenha tirado uma lição
Que assim mal dividido
Esse mundo anda errado
Que a terra é do homem
Num é de Deus nem do Diabo (bis)

Disponível em: http://letras.mus.br/deus-o-diabo-na-terra-do-sol/1777933/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Como se dá a execução da música?
  2. De que maneira compõe-se o arranjo?
  3. Opine sobre a performance de Sérgio Ricardo.
  4. Qual a relação dessas gravações com a história do Brasil? Para ajudar na resposta, visite este link - http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/historia-do-cangaco-verdades. Acesso em 21 de agosto de 2012

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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Música 2: “No olimpo” - Nação Zumbi (2010)

O conjunto Nação Zumbi surgiu nos anos 90, em Recife, ancorando o vocalista e compositor Chico Science. Com a prematura morte de Science, em 1997, a banda continuou sob a liderança de seu irmão, Jorge Du Peixe.

Antes de reproduzir a música, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Conhece o trabalho da Nação Zumbi?
  2. Sabe que esta banda aborda temas relacionados a história do Brasil?

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Reprodução por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=bFzDzOPhm7k. Acesso em 13 de junho de 2012

Nação Zumbi

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Compositores: Jorge Du Peixe/Nação Zumbi

Intérprete: Nação Zumbi

Disco: Fome de tudo

Gravadora, ano: Deckdisc, 2007

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LETRA

Todos os dias nascem deuses
Alguns maiores e outros menores do que você
Todos os dias nascem deuses
Alguns maiores e outros menores do que você

Esse é o alvorecer de tudo que se quer ver
Sem fazer sombra na melhor hora do sol
Eternidade duradoura com sossego então
Melhor que fique assim

Todos os dias nascem deuses
Alguns maiores e outros menores do que você
Todos os dias nascem deuses
Alguns maiores e outros menores do que você

Essa é a janela dos outros em ação
Beijos explodem como bombas ao anoitecer
Brinquedos avançados acendendo o som
Não estaremos dormindo

Todos os dias fazem deuses
Alguns melhores e outros piores do que você
Todos os dias fazem deuses
Alguns melhores e outros piores do que você

Disponível em: http://letras.terra.com.br/nacao-zumbi/1106010/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Como é a sonoridade nesta música?
  2. Quais instrumentos você pode reconhecer?
  3. Qual é o tema da letra? Como este se relaciona com a história do Nordeste? Para ajudar a responder, visite este link - http://brunocosta.wordpress.com/2009/04/01/o-nordeste-de-povos-e-crencas/. Acesso em 21 de agosto de 2012
  4. Que tipo de sentimento a música transmite?

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Os alunos podem registrar as impressões acerca do documento no editor de texto.

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d) Resultados de pesquisa

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Atividade 4- "Nordeste musical"

Para praticar e socializar os aprendizados desta experiência de pesquisa, recomendamos que os alunos façam novos exercícios de análise histórica a partir de músicas.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • Outros temas que podem ser trabalhados: Movimentos/rebeliões ocorridas no Nordeste; Cultura popular nordestina; Lugares e figuras históricas do Nordeste.

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  • Dividir a turma conforme o número de temas.

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  • Os grupos devem apresentar as suas análises e descobertas musicais para a turma e o professor.

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  • Os trabalhos também podem ser apresentados no evento de iniciação científica da escola.

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Recursos Complementares

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das músicas e leituras sugeridas, além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniões

  • GILDO MONTEIRO DA SILVA, ESCOLA PROTAZIO SOARES DE SOUZA , Pernambuco - disse:
    gildo968574@gmail.com

    11/09/2012

    Cinco estrelas

    deveria usar outras musicas para aborda o contexto historico de varias regiôes do Brasil.


  • Teresa Cristina teCriscuolo Monte Santo, CAP - Prefeitura Municipal , Sergipe - disse:
    teresamontesanto@gmail.com

    25/08/2012

    Cinco estrelas

    Achei este projeto muito instigante, pois além de levar os alunos a refletirem sobre os acontecimentos históricos também o fará conhecer outras música, diferentes daquelas que devem estar seu play- list. Os alunos poderão conhecer melhor artistas que talvez não conheçam bem.


  • Daélia C. F. de Sá, Uninova , Mato Grosso - disse:
    daeliacristania@hotmail.com

    23/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, pois a valorização de culturas diferentes é importante desde o inicio das series inicias na vida escolar.


Sem classificação.
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