13/08/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
O aluno irá conhecer outra vertente acerca da hipótese da existência do Aquecimento Global. Através dessa outra vertente ele será estimulado a discutir e refletir sobre as diferentes visões que envolvem estudos e pesquisas sobre o aquecimento da Terra.
- Noções de Meteorologia/Climatologia;
- Poluição atmosférica;
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula como um bate-papo a partir da seguinte pergunta: Aquecimento Global, o que é isso? Neste primeiro momento você irá levantar junto aos alunos as informações que eles sabem sobre o assunto.
2o. Passo:
Apresente os vídeos abaixo para os alunos.
Professor(a), antes, divida a turma em grupos (4 a 5 pessoas) e apresente as seguintes questões para eles desenvolverem no decorrer dos vídeos que serão apresentados.
a) Sobre o vídeo 01, qual é a crítica trabalhada em relação às transformações climáticas e os ursos polares? b) Sobre o vídeo 02, em qual região do globo a reportagem foi gravada? Qual problemática é enfocada nesta reportagem, justifique com algum trecho anotado. c) Sobre o vídeo 03, quais são as consequências trazidas, em relação ao aquecimento da Terra para o Brasil? d) Sobre o vídeo 04, o que está sendo levantado pela reportagem em relação às secas em diferentes partes do mundo? |
Vídeo 01 - 02'20'' - O Urso Polar e o Aquecimento Global
Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7699OwH3Nco>, acesso em: 29 Abr. 2012.
Vídeo 02 - 12'17'' - Fantástico, reportagem sobre Aquecimento Global
Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jq3LNB8EoMk&feature=related>, acesso em: 29 Abr. 2012.
Vídeo 03 - 04'37''
Fonte: Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=Wj76hoOZghg>, acesso em: 29 Abr. 2012.
Vídeo 04 - 07'48'' - Aquecimento Global - Reportagem Fantástico
Fonte: Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=U45RwhZmOEE&feature=related>, acesso em: 29 Abr. 2012.
Professor(a), a partir das perguntas supracitadas, promova um debate.
AULA 02
3o. Passo:
Professor(a), nesta aula você irá trabalhar com os alunos a negação por alguns pesquisadores da não existência do Aquecimento Global.
Para introduzir a aula, apresente o vídeo abaixo.
Professor(a), em grupos, já divididos na aula anterior, apresente as seguintes questões para eles desenvolverem durante a exibição do vídeo.
a) De acordo com o vídeo, por que o Aquecimento Global é apenas uma hipótese e não uma teoria como a maioria das pessoas defendem quando se discutem tal assunto? b) O entrevistado por Jô Soares se baseia em alguns estudos e pesquisas. Elenquem algumas bases que ele apresenta. c) Sobre o derretimento das geleiras e aumento do nível do mar qual a explicação dada pelo climatologista? d) Por que o climatologista chama o Efeito Estufa de falácia? e) Sobre o fenômeno da garoa na grande São Paulo (cidade) nas décadas de 50 e 60, qual a explicação dada? f) Sobre o desmatamento, a Amazônia como pulmão do mundo. O que é destacado? |
Vídeo 05 - 28'15'' - Programa do Jô 02/05/2012 Professor da USP: Ricardo Augusto Felício
Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=winWWplmyMk>, acesso em: 04 Mai. 2012.
Professor(a), faça uma conversa com os alunos a partir das questões propostas durante a exibição do vídeo.
AULA 03
4o. Passo:
Professor(a), inicie a aula promovendo um debate contrapondo as aulas 01 e 02. Peça aos grupos para debaterem:
Questão única a ser desenvolvida: O que está acontecendo com a Terra, está havendo ou não um aquecimento? |
- Este será um momento para os alunos exporem suas opiniões mediante ao que foi apresentado nas aulas 1 e 2. Esta atividade consistirá no estímulo à crítica dos alunos a respeito das transformações que vêm ocorrendo no Planeta. De um lado, em sua maioria, existem os que defendem a ideia de que está havendo um super aquecimento do Planeta. E de outro lado, pessoas que questionam as alterações climáticas significativas do Planeta. Sendo assim, o que será que os alunos pensam sobre isso?
5o. Passo:
Professor(a), peça aos grupos para organizarem umas perguntas com a finalidade de entrevistar a comunidade escolar e até mesmo outros lugares do município.
Os grupos irão escrever as perguntas a partir dos diferentes vídeos apresentados. Monte questões partindo do princípio da existência do Aquecimento Global; Monte questões sobre a não existência do Aquecimento Global, a ideia é levantar se as pessoas têm o conhecimento e a percepção sobre tal questão. |
6o. Passo:
Termine a aula dizendo que as entrevistas poderão ser escritas, gravadas etc.
7o. Passo:
Professor(a), inicie a aula pedindo aos grupos para compartilharem e debaterem tudo o que eles levantaram com as entrevistas.
8o. Passo:
Professor(a), esta aula poderá ser reservada para os alunos ampliarem os debates e discussões a cerca da teoria da hipótese/teoria do aquecimento do planeta.
- Os grupos aqui poderão utilizar as ferramentas que a internet disponibiliza de forma gratuita:
facebook, blogs, twitter entre outros.
- Para a apresentação, os grupos poderão seguir o seguinte roteiro:
a- Parte 1 - Saída para entrevistar: como foi a saída para a realização das entrevistas.
b- Parte 2 - Entrevistas: como os entrevistados se portaram diante das questões apresentadas.
c- Parte 3 - Análise e resultado: o grupo foi surpreendido com as respostas dos entrevistados?
d- Parte 4 - Autoavaliação: como foi realizar esta tarefa? Grau de dificuldade e comprometimento dos membros do grupo.
Disponível em: <http://blogdoambientalismo.com/molion-prefacio-do-livro-%C2%ABa-fraude-do-aquecimento-global%C2%BB/>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Disponível em: <http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/tema/aquecimento-global>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Disponível em: <http://agfdag.wordpress.com/>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Disponível em: <http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/>, acesso em: 31 de Jul. 2012.
Aqui o(a) professor(a), irá avaliar o processo de entendimento e compreensão dos alunos sobre as transformações que vêm ocorrendo no Planeta. Avaliar a forma que eles vêm se portando frente aos grandes debates colocados por diversas mídias a favor e contra o aquecimento global. É importante levar em conta a participação em sala e comprometimento durante a realização das atividades 1 e 2 como parte da avaliação. O(a) professor(a), também, poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diferentes etapas das aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!