Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo "O que é trânsito?" na Educação infantil

 

03/05/2012

Autor e Coautor(es)
SELMA DA SILVA LIMA SOUSA
imagem do usuário

GUARULHOS - SP EPG - BENEDITO VICENTE DE OLIVEIRA - EPG

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·       Iniciar a conscientização no trânsito desde a infância.

·       Conceituar o que é trânsito, a partir do conhecimento prévio dos alunos.

·       Observar a ação do personagem Pateta, como pedestre e como motorista, analisando as atitudes certas e erradas.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é uma aula inicial para ser introduzido o tema trânsito,portanto  não há necessidade de outros conceitos.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento: Roda de conversa 

              

imagem fonte:  http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/2012/03/aula-sobre-instrumentos-musicais.html                                            

  • Realizar uma roda de conversa com os alunos, começando pelo questionamento: “ O que é Trânsito?”.
  • A partir das respostas deles, dizer que o trânsito não se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existem o trânsito de pessoas, animais etc.
  • Mais sugestões de questionamento:

- Quem já andou de carro, ônibus ou algum outro meio de transporte?

- Onde é que encontramos um trânsito de carros? E de ônibus? etc

- E o trânsito de pessoas? Será que na nossa escola tem trânsito?

- Vocês já viram um semáforo, ou farol? Para que ele serve?

- E como devemos andar como pedestres? Pela calçada ou pela rua? E os carros?

 

2 º Momento Confecção do cartaz

  • Ainda em roda explicar que faremos um cartaz com o tema: " O que é Trânsito?".
  • Espalhar desenhos de meios de transporte ( carro, moto, ônibus, caminhão) para que os alunos escolham o qual mais se identifica.
  • Realizar a pintura dos desenhos com lápis de cor ou giz de cera.
  • Após a pintura dos desenhos, ir para a Montagem do Cartaz

 

Desenhos dos meios de transporte retirados deste site:

lhttp://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com.br/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html

3º Momento: Montagem do Cartaz

  • Em um papel pardo, colar pequenas tiras de papel branco, para serem confeccionadas a  faixa de pedestres, e sinalizar com um semáforo.
  • Explicar para os alunos a importância que esses dois ítens têm na nossa segurança.
  • Colar desenhos de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
  • Fazer com caneta hidrocor ou tiras de papel, a faixa contínua ou segmentada da rua sinalizando que é uma via de mão dupla, na cor amarela.
  • Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno irá colar o seu carro porém seguindo o trânsito, um atrás do outro.