16/05/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
-Reconhecer-se como membro de uma família;
-Identificar os graus de parentesco e diversas organizações familiares;
-Entender a importância da família;
-Contribuir para a segurança e autoestima positiva da criança.
-Discutir previamente alguns conceitos como: estrutura familiar e sua importância para a formação do cidadão;
-Reconhecer a importância de todos os membros da família na formação de uma sociedade mais equilibrada;
-Refletir sobre a família como célula mais importante para sua formação.
1º momento:
Preparar o ambiente para contar a história com fantoches: Começar, então, a contar a história mostrando os vários tipos de estrutura familiar, explicando os graus de parentesco com personagens de avôs, avós, pai, mãe, irmãos, primos, etc., mostrando a importância de cada um. Ex: _Eu conheço uma história onde existem várias pessoas diferentes, mas ao mesmo tempo todas são iguais, e lá existe um amor bem grande. Vocês querem ouvir?
2º momento:
Conversar sobre a história: Propor aos alunos através de uma roda de conversa, que cada um conte um pouquinho sobre sua família, atentando para a sua importância, cada uma com sua estrutura. O professor poderá iniciar a conversa através das perguntas seguintes, e levantar questões pertinentes conforme as crianças forem relatando sobre sua família.
• A história fala sobre o que?
• Quais são os personagens desta história?
• Com quem vocês moram?
• Quem tem uma família grande e/ou pequena?
3º momento:
Importância familiar: Explicar as crianças que as famílias são diferentes umas das outras, porem todas são importantes para nossa construção e convívio social. E que mesmo com os conflitos do dia a dia, existe uma ligação de amor entre todos, independentes de raça, cor, status social ou estrutura (um pai e uma mãe, uma mãe e uma vó, um pai e um vô, dois pais, duas mães, etc.)
Em seguida pedir para as crianças fazerem um desenho da sua própria família, e/ou procurar em livros e revistas figura de pessoas que pareçam com sua família.
4º momento:
Painel: Fazer a montagem coletiva de um painel com os desenhos e recortes de todos os alunos considerando as diferentes estruturas. Expor o painel no corredor da escola, para que toda comunidade escolar possa apreciar o trabalho das crianças, e atentar-se sobre a importância familiar.
5º momento:
Minha família: Já vimos que as famílias são diferentes, e que são muito importantes para todos nós. Agora vamos falar um pouco de cada família. Responda junto à sua família as seguintes perguntas:
• Quantas pessoas moram com você?
• Quem são as pessoas que moram com você?
• Quais são os momentos em que você e sua família costumam se divertir?
• A sua família se considera uma família completa e feliz? Por quê?
-fantoches
-revistas
-papel sulfite
-giz de cera
-papel pardo
-cola
-tesoura sem ponta
Avaliar o envolvimento dos alunos na atividade, e o interesse pelo assunto, priorizando o estar e fazer juntos como pessoas com defeitos e qualidades, mas que são unidas por laços de amor.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/04/2015
Quatro estrelasEstes trabalhos são ótimos pois me possibilitam ter uma visão de como estruturar meus planos de aula pois esse será o meu primeiro estágio e estou bem apreensiva em relação a metodologia e outras estruturas que preciso para elaborar um bom plano de aula.
08/06/2014
Cinco estrelasExcelente o plano de aula.
26/04/2013
Três estrelasGostei muito das dicas.
08/06/2012
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DO PLANO DE AULA , UMA FORMA DINÂMICA DE FALAR SOBRE FAMÍLIA PARA NOSSOS ALUNOS, PARABÉNS!!!
21/05/2012
Quatro estrelasEsta aula é de suma importância na educação Infantil. Pois através dela obtemos um maior envolvimento com a comunidade, e passamos a conhecer u m pouco de nossos alunos. Muitas vezes passamos a entender um pouco mais do nosso aluno e a compreender um pouco mais com está sendo processado o desenvolvimento cognitivo da criança. Atualmente, estou realizando em sala como complemento dessa atividade o caderno viajante e, pra ser sincera estou amando este projeto. Esta aula é ÓTIMA !
18/05/2012
Quatro estrelasEsta proposta é maravilhosa para desenvolvermos junto as crianças da Educação Infantil, inclusive nesse semestre estamos desenvolvendo atividades relacionada a Família, sinceramente estou gostando muito, pois através desta proposta que juntamente com a colega de classe estamos desenvolvendo, estamos obtendo resultados positivos e de acordo com o caso , a situação que os pais descrevem, analisamos e até avaliamos e entramos com a intervenção precisa. Elaine, Parabéns!!!
18/05/2012
Cinco estrelasAdorei pois a aula apresentou uma metodologia simples e enovadora onde deu oportunidade a todos os alunos falarem de seus familiares de forma espontânea, sem medo de demostrar a que classe os mesmos pertence.
18/05/2012
Quatro estrelasGostei muito, pois fala de um assunto muito importante para nossa construção e convivio social.
18/05/2012
Quatro estrelasadorei essa aula fiz com meus alunos , fazemos o caderno viajante para as crianças levarem para fazerem com os pais , esta sendo muito bom
16/05/2012
Quatro estrelasmuito importante a sua aula elaine, pois por meio dela o aluno tem um conhecimento da valorização da família, pois o professor pode trabalhar o eixo interação social e natureza e sociedade de uma forma lúdica.