Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Família

 

16/05/2012

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINA BELINI DA SILVA
imagem do usuário

GUARULHOS - SP Prefeitura de Guarulhos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Reconhecer-se como membro de uma família;

-Identificar os graus de parentesco e diversas organizações familiares;

-Entender a importância da família;

-Contribuir para a segurança e autoestima positiva da criança.

Duração das atividades
4 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Discutir previamente alguns conceitos como: estrutura familiar e sua importância para a formação do cidadão;

-Reconhecer a importância de todos os membros da família na formação de uma sociedade mais equilibrada;

-Refletir sobre a família como célula mais importante para sua formação.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Preparar o ambiente para contar a história com fantoches: Começar, então, a contar a história mostrando os vários tipos de estrutura familiar, explicando os graus de parentesco com personagens de avôs, avós, pai, mãe, irmãos, primos, etc., mostrando a importância de cada um. Ex: _Eu conheço uma história onde existem várias pessoas diferentes, mas ao mesmo tempo todas são iguais, e lá existe um amor bem grande. Vocês querem ouvir?

2º momento:

Conversar sobre a história: Propor aos alunos através de uma roda de conversa, que cada um conte um pouquinho sobre sua família, atentando para a sua importância, cada uma com sua estrutura. O professor poderá iniciar a conversa através das perguntas seguintes, e levantar questões pertinentes conforme as crianças forem relatando sobre sua família.

• A história fala sobre o que?
• Quais são os personagens desta história?
• Com quem vocês moram?
• Quem tem uma família grande e/ou pequena?

3º momento:

Importância familiar: Explicar as crianças que as famílias são diferentes umas das outras, porem todas são importantes para nossa construção e convívio social. E que mesmo com os conflitos do dia a dia, existe uma ligação de amor entre todos, independentes de raça, cor, status social ou estrutura (um pai e uma mãe, uma mãe e uma vó, um pai e um vô, dois pais, duas mães, etc.)

Em seguida pedir para as crianças fazerem um desenho da sua própria família, e/ou procurar em livros e revistas figura de pessoas que pareçam com sua família.

4º momento:

Painel: Fazer a montagem coletiva de um painel com os desenhos e recortes de todos os alunos considerando as diferentes estruturas. Expor o painel no corredor da escola, para que toda comunidade escolar possa apreciar o trabalho das crianças, e atentar-se sobre a importância familiar.

5º momento:

Minha família: Já vimos que as famílias são diferentes, e que são muito importantes para todos nós. Agora vamos falar um pouco de cada família. Responda junto à sua família as seguintes perguntas:


• Quantas pessoas moram com você?
• Quem são as pessoas que moram com você?
• Quais são os momentos em que você e sua família costumam se divertir?
• A sua família se considera uma família completa e feliz? Por quê?

Recursos Complementares

-fantoches

-revistas

-papel sulfite

-giz de cera

-papel pardo

-cola

-tesoura sem ponta

Avaliação

Avaliar o envolvimento dos alunos na atividade, e o interesse pelo assunto, priorizando o estar e fazer juntos como pessoas com defeitos e qualidades, mas que são unidas por laços de amor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 2/10 - 20%
  • Quatro estrelas 7/10 - 70%
  • Três estrelas 1/10 - 10%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • iara soares, UERGS , Rio Grande do Sul - disse:
    iarasoares16@hotmail.com

    11/04/2015

    Quatro estrelas

    Estes trabalhos são ótimos pois me possibilitam ter uma visão de como estruturar meus planos de aula pois esse será o meu primeiro estágio e estou bem apreensiva em relação a metodologia e outras estruturas que preciso para elaborar um bom plano de aula.


  • Mariana Pereira, Prefeitura de Governador Valadares , Minas Gerais - disse:
    mariana.ps@outlook.com

    08/06/2014

    Cinco estrelas

    Excelente o plano de aula.


  • mazarelli dos santos fernandes, EMEIF JOAQUIM ALVES , Ceará - disse:
    mffmaia1@gmail.com

    26/04/2013

    Três estrelas

    Gostei muito das dicas.


  • adriana maria andrade de frança, ESCOLA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES , Pernambuco - disse:
    adrianamaf@yahoo.com.br

    08/06/2012

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DO PLANO DE AULA , UMA FORMA DINÂMICA DE FALAR SOBRE FAMÍLIA PARA NOSSOS ALUNOS, PARABÉNS!!!


  • IOLANDA GOMES RUAS, EMEI ZÉLIA GATTAI , São Paulo - disse:
    YOLANDAGOMES@YAHOO.COM.BR

    21/05/2012

    Quatro estrelas

    Esta aula é de suma importância na educação Infantil. Pois através dela obtemos um maior envolvimento com a comunidade, e passamos a conhecer u m pouco de nossos alunos. Muitas vezes passamos a entender um pouco mais do nosso aluno e a compreender um pouco mais com está sendo processado o desenvolvimento cognitivo da criança. Atualmente, estou realizando em sala como complemento dessa atividade o caderno viajante e, pra ser sincera estou amando este projeto. Esta aula é ÓTIMA !


  • Iolanda Gomes Ruas, EMEI ZELIA GATTAI , São Paulo - disse:
    yolandagomes@yahoo.com.br

    18/05/2012

    Quatro estrelas

    Esta proposta é maravilhosa para desenvolvermos junto as crianças da Educação Infantil, inclusive nesse semestre estamos desenvolvendo atividades relacionada a Família, sinceramente estou gostando muito, pois através desta proposta que juntamente com a colega de classe estamos desenvolvendo, estamos obtendo resultados positivos e de acordo com o caso , a situação que os pais descrevem, analisamos e até avaliamos e entramos com a intervenção precisa. Elaine, Parabéns!!!


  • dua , creche , Bahia - disse:
    duapedagoga@hotmail.com

    18/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei pois a aula apresentou uma metodologia simples e enovadora onde deu oportunidade a todos os alunos falarem de seus familiares de forma espontânea, sem medo de demostrar a que classe os mesmos pertence.


  • marcianascimentodantas, Instituto Filippo Smaldone , Ceará - disse:
    marcia.tito@hotmail.com

    18/05/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito, pois fala de um assunto muito importante para nossa construção e convivio social.


  • RENATA SILVA DOS SANTOS PEREIRA, Prefeitura de Guarulhos , São Paulo - disse:
    guga.paula@ig.com.br

    18/05/2012

    Quatro estrelas

    adorei essa aula fiz com meus alunos , fazemos o caderno viajante para as crianças levarem para fazerem com os pais , esta sendo muito bom


  • kessia karla silva , EPG Helena Antipoff , São Paulo - disse:
    kessiakarla@hotmail.com

    16/05/2012

    Quatro estrelas

    muito importante a sua aula elaine, pois por meio dela o aluno tem um conhecimento da valorização da família, pois o professor pode trabalhar o eixo interação social e natureza e sociedade de uma forma lúdica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.