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Papiro de Rhind: Sequências e Progressões

 

27/06/2012

Autor e Coautor(es)
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ampliar os conhecimentos sobre sequências e progressões por meio da História da Matemática.

- Descobrir e caracterizar padrões regulares.

- Perceber e identificar particularidades das sequências e progressões por meio da investigação e da resolução de problemas.

Duração das atividades
3 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios de matemática básica, leitura e interpretação de problemas.

Noções de padrões e sequências.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, para iniciar essa aula, propor aos alunos (reunidos em grupos 3 a 4) a seguinte atividade de pesquisa:

Papiro Rhind

Imagem 1 - Papiro de Rhind
Fonte: http://www.fisica-interessante.com/image-files/egito-rhind1.jpg

Icone pesquisa

 

1 - O que é o Papiro de Rhind? Apresentar aspectos históricos e curiosidades.

2 - Do que é constituído? Quais conteúdos são abordados?

3 - Qual a relação do Papiro de Rhind com as Progressões?

4 - Outras questões.

 

 

 

 

 

 

Dica: Como sugestão para organização da atividade de pesquisa, o professor pode desenvolver uma WebQuest. Lembrando que a WebQuest é uma metodologia de pesquisa online, organizada por meio de um roteiro que segue com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão. O professor dá indicativos de sítios, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, e os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, e organizem a tarefa e a concluam com sucesso. Para desenvolver a WebQuest, o professor pode seguir as orientações do "Tutorial para criar e editar WebQuest", disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf e, utilizar o sítio http://www.webquestbrasil.org/ para criar e postar. Caso o professor queira produzir sua própria webquest sugerimos o site http://www.webquestbrasil.org/criador2.

Algumas sugestões de links para encaminhamento da pesquisa:

O x da questão. Disponível em: http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=449.

Práticas pedagógicas: Progressões Geométricas. Disponível em: http://hermes.ucs.br/ccet/deme/calculo/restrito/calculo_3_2006_4/forumc2/arquivos/m418Trabalho_PG.pdf.

Progressões aritméticas e geométricas. Disponível em: http://www.objetivomaringa.com.br/colegio_objetivo/site2008/_assets/materiais/94_historiadaspa.pdf.

História da Matemática no Egito. Disponível em: http://www.matematica.br/historia/egito.html.

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Após a atividade de pesquisa, o professor deve propor aos grupos de alunos uma rodada de apresentação dos resultados encontrados, destacando curiosidades e elementos da história da Matemática. É importante que os grupos mantenham um registro de suas aprendizagens, pois vão precisar dessas anotações ao final da aula.

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Atividade 2

Após a pesquisa, organizar os alunos em grupos para assistir o trecho do filme Duro de Matar: A Vingança, disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18004, acesso em 29/04/2012.

Duro de Matar

Icone Videos

Antes de passar o trecho do filme, questionar se os grupos conhecem o filme, explicando que ele ocorre em Nova York, onde o policial John McClane precisa combater um terrorista. Todo o filme gira em torno da resolução de charadas para chegar a determinadas pistas. Para resolver as charadas, quase sempre, nos utilizamos de cálculos matemáticos.

Assim, os alunos devem assistir o trecho do filme, buscando identificar qual a charada apresentada, anotando-a para resolvê-la após a exibição.

O problema proposto é:

Quando eu ia para Ramozas encontrei um homem com sete esposas, cada esposa tinha sete sacos, cada saco, sete gatos, cada gato, sete gatinhos. Gatinhos, gatos, sacos e esposas, quantos iam para Ramozas? 

Após verem o trecho do filme, confira se os grupos anotaram o problema e só então proponha sua resolução da maneira que considerarem adequada (ilustração, tabela, afins).

Resolução:

1 homem + 7 mulheres = 8 pessoas

Cada mulher com 7 sacos (7x7 = 49 sacos)

Cada saco com 7 gatos (49x7 = 343 gatos)

Cada gato com 7 gatinhos (343x7 = 2401 gatinhos)

Então 8+343+2401 = 2752 (lembrando que os 49 sacos não são seres vivos e, por isso não são somados).

Professor, o resultado do problema não indica uma Progressão Geométrica, pelo encaminhamento da pergunta. Mas, a ideia de progressão está presente na charada, por isso, este trecho é indicado para iniciar a discussão sobre sequências numéricas e progressões.

Explique aos alunos, que uma sequência é uma sucessão ordenada de objetos ou eventos. Por exemplo: (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11...) é uma sequência de números naturais; (10, 20, 30, 40, 50...) é uma sequência de números múltiplos de 10. 

Essas sequências são separadas em dois tipos:

• Sequência finita é uma sucessão na qual os elementos têm fim, como, por exemplo, a sequência dos números múltiplos de 5 maiores que 5 e menores que 55.
• Sequência infinita é uma sequência que não possui fim, ou seja, seus elementos seguem ao infinito, por exemplo: a sequência dos números naturais.
 
No caso do problema resolvido ele representa uma sequência de múltiplos de 7. Porém o resultado é diferenciado por conta do encaminhamento do problema.
Muitos outros filmes apresentam problemas matemáticos que podem envolver sequências ou outros conteúdos matemáticos. Basta estar atento!
 
Professor, questione aos alunos se quando assistem um filme tem a percepção de observar como se dá o enredo e de que forma é organizado? Muitas pessoas pensam que a Matemática é uma disciplina em que só se trabalha em sala de aula, com um grande número de fórmulas sem sentido e com cálculos intermináveis. Mas que ao contrário dessa concepção reducionista da área, podemos encontrar a matemática também em nosso cotidiano.

Explique aos alunos que o problema em destaque é um clássico da Matemática, que foi encontrado com outra organização textual no Papiro Rhind, uma cópia de escritos que datam do ano 1600 a.C..

O professor pode encaminhar que as progressões foram estudadas por povos muito antigos. O papiro Rhind (ou Ahmes) elemento da pesquisa da atividade 1, é nada mais é do que um texto matemático na forma de manual prático que contém 85 problemas. É uma fonte primária rica sobre a matemática egípcia antiga, deixando evidências de que lá, já sabiam fazer a soma dos termos de uma progressão. Como no caso do problema em destaque no vídeo. Muitos problemas apresentados são de natureza prática, em algumas ocasiões o "escriba" parecia ter em mente enigmas ou recreações matemáticas.

Atividade 3 - Animação/Simulação

Antes de encaminhar os outros problemas, o professor pode propor aos alunos as atividades previstas nos seguintes recursos:

a) Game "Sequences" disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5117 ou http://fun4child.com/math/sequences.html, que permite aos alunos adivinhar qual a próxima sequência proposta, identificando qual a lógica proposta.

Sequencias

Fonte: http://fun4child.com/math/sequences.html

b) Animação "Teste de PA e PG" disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10464. Essa atividade deve, preferencialmente, ser desenvolvida  no laboratório de informática. Observando que os alunos no grupo vão se revezando para apresentar as respostas. 

A animação é um teste de verificação de conhecimentos, com perguntas relacionadas às progressões aritmética e geométrica, trabalhando desde a estruturação da sequência numérica que origina cada progressão até o cálculo da razão, de termos faltosos, da soma de termos. Nela, são apresentadas perguntas, seguidas de alternativas às soluções. O aluno é convidado a escolher a opção que melhor satisfaz ao questionamento, em um determinado espaço de tempo, em seguida é verificado o resultado correto. Sendo satisfatório o resultado, o aluno passa para uma fase com maior grau de dificuldade.

PA e PG

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10464

Professor, para essas duas atividades é importante estimular os grupos de alunos a fazer tentativas, a deduzir e formular hipóteses de resolução. De maneira que os grupos descubram formas de encontrar os resultados.

Após uma ou duas rodadas dos testes entre os grupos, solicitar que os alunos produzam um texto (breve relato) elencando quais foram os principais conhecimentos adquiridos a partir das interferências do professor, da atividade de pesquisa, da resolução dos problemas e do testes desenvolvido sobre sequências e PA e PG. Esse texto deverá ajudar o professor na avaliação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

Atividade 4 - Resolução de Problemas

Professor, após a atividade da animação, ainda com os alunos reunidos nos grupos, propor a resolução dos seguintes problemas que também constam no Papiro. É importante retomar o conteúdo da pesquisa da atividade inicial.

Para resolver os problemas, os grupos podem utilizar seus conhecimentos matemáticos, sem necessidade de formalização, após a apresentação das resoluções pelos grupos, o professor deve encaminhar as respostas apresentando os conceitos de P.A e P.G.

1 - Divida 100 pães entre 5 homens de modo que as partes recebidas estejam em Progressão Aritmética e que um sétimo da soma das três partes maiores seja igual à soma das duas menores.  

Resposta:

Neste problema temos uma sequência que deve estar em progressão aritmética, ou seja, formada por meio de uma sequência onde a partir do segundo termo, a diferença entre um número e seu antecessor resulta em um valor constante.
Por exemplo: (x - 2q, x - q, x, x + q, x + 2q), considerando q a razão.
 
A soma tem que resultado 100, pois são 100 pães.
 
x - 2q + x - q + x + x + q + x + 2q = 100,
5x = 100
x = 20
 
Encontrando o valor de x é 20,  basta descobrir o valor da razão.
 
O problema diz que um sétimo da soma das três partes maiores deve ser igual à soma das partes menores. Vamos então colocar isso em uma expressão:
 
1/7 * (x + x + q + x + 2q) = x - 2q + x - q
1/7 * (60 + 3q) = 40 - 3q
60 + 3q = 280 - 21q
24q = 220
q = 220/24 = 110/12 = 55/6
 
Agora é só sabermos quanto o homem que recebeu a parte maior recebeu:
x + 2q = 20 + 55/6 * 2 = 20 + 55/3 = (60 + 55) / 3 = 115/3 pães
 

2 - No Papiro de Rhind também aparece uma progressão muito curiosa formada pelas frações ½, ¼, 1/8, 1/16, 1/32, 1/64 do chamado "Hekat", (unidade comum do volume usada pelos egípcios para medir quantidade de grãos). Os termos dessa sequência são conhecidos como frações dos olhos do deus Hórus.

olhos de Hórus

Imagem 2 - Olho de Hórus
Fonte: http://www.fisem.org/web/union/revistas/21/Union_021_015.pdf

A partir da imagem, questiona-se: 

a) Qual a soma da sequencia que compõe o Olho de Hórus? Justifique. 

b) Que tipo de sequência temos?

c) Qual seria o resultado se a sequência fosse infinita? 
 
Resposta:
 
a)      
                                                               a 1 (q 6 - 1)
 a = 1/2                                     S 6 = ------------------
 q   = 1/2                                                      q - 1
a 6  = 1/64
                                                              1/2 (1/64 - 1)
                                                    S 6 = ------------------
                                                                   1/2 - 1
 
                                                              1/2 (-63/64)
                                                    S 6 = ------------------
                                                                   -1/2
 
                                                     S 6=    1/2 . 63/64 . 2/1
                                                     
                                                     S6 =   63/64
   
Como trata-se de uma sequência finita, tempos como resultado 63/64.
 
b) Neste caso temos uma Progressão Geométrica, ou seja, uma sequência na qual cada termo (a partir do segundo) é obtido multiplicando-se o anterior por uma constante que chamada razão (q). 
 
c) Para uma sequência infinita o resultado seria 1, pois o denominador se aproximaria cada vez mais do numerador.              
 
Para saber mais sobre o Olho de Hórus, ver:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_de_H%C3%B3rus
 
Outros problemas também podem ser propostos.
 
Ao final da aula, o professor deverá observar os relatos dos alunos a partir da atividade de pesquisa, do vídeo, da simulação e da resolução dos problemas, lembrando que é muito importante instigar os alunos (ou grupos de alunos) a adquirir a habilidade de redigir corretamente suas observações a partir das atividades matemáticas, de forma que suas produções possam ser compreendidas por outras pessoas. Pois além de um excelente documento para avaliação, ainda os alunos estarão se habituando a escrever textos matemáticos. 
Com base nos registros dos grupos o professor pode finalizar a aula discutindo o que foi apresentado na atividade de pesquisa, as estratégias de solução nas situações problema adotados pelos grupos, bem como as dificuldades encontradas por eles para a realização das atividades da simulação, dando ênfase aos objetivos propostos para essa aula a partir das propriedades das sequências numéricas e progressões aritméticas e geométricas, resultados, informações complementares, etc.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
PA e PG Animação/simulação
Recursos Complementares

Sequências numéricas e progressões. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital2/sequencias/sequencias.html, acesso em 29 de abril de 2012.

Corrida aos 100. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15597, acesso em 29 de abril de 2012.

Progressões. Disponível em: http://tecnologia.iat.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/flash/Progressao.swf, acesso em 29 de abril de 2012.

Corrida Progressiva. Disponível em:http://condigital.unicsulvirtual.com.br/conteudos/CorridaProgressiva/CorridaProgressiva.swf, acesso em 29 de abril de 2012.

 

Referências

COSTA. Ailton Barcelos. A construção do conceito de seqüências na perspectiva lógico-histórica. Disponível em:  http://www.fisem.org/web/union/revistas/21/Union_021_015.pdf, acesso em 29 de abril de 2012.

LIMA. Valéria Scomparim.  Progressões Aritméticas e Geométricas: História, Conceitos e Aplicações. Disponível em:  http://www.objetivomaringa.com.br/colegio_objetivo/site2008/_assets/materiais/94_historiadaspa.pdf, acesso em 29 de abril de 2012.
Avaliação

A avaliação deverá ser realizada ao longo de todas as aulas, observando os alunos nos seguintes critérios:

1. Desenvolvimento e socialização das atividades no grupo? Participou? Contribuiu com os colegas?

2. Na resolução dos problemas, o aluno formulou conceitos?

3. Participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento do contexto geral da aula.

4. Auxiliou ou solicitou auxílio dos colegas no laboratório de informática?  O aluno foi argumentativo? Sua produção no grupo foi pertinente?

Um meio que pode contribuir para a verificação de aprendizagem dos alunos é sempre solicitar aos alunos que tenham um portfólio para registro de suas aprendizagens. Que diariamente relatem o que aprenderam e como aprenderam. Esses relatos podem contribuir para que o professor perceba os caminhos que os alunos vem fazendo, bem como avaliar suas aprendizagens.

Consideramos que o Portfólio tem sido um instrumento que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos estudantes. Inclui, registros de visitas, resenhas ou fichamentos de textos, projetos e relatórios de pesquisa e inclui principalmente ensaios auto reflexivos que, permitem aos alunos a discussão de como a experiência na disciplina está interferindo na sua formação. O Portfólio permite ainda uma maior interação aluno/professor, possibilitando que sugestões, dúvidas, aprofundamentos de assuntos, façam parte do processo ensino/aprendizagem.

O Portfólio pode ser desenvolvido em projetos individuais ou coletivos. Não deve ser confundido com uma pasta de trabalho onde o aluno vai guardar tudo o que fez, cronologicamente, ao longo de um período letivo ou curso. O seu valor do ponto de vista da auto avaliação é exatamente na seleção e organização do material que será incluído, assim como nos comentários e justificativas que o aluno vai apresentar para tal escolha.

Para saber mais sobre avaliação por portfólio ver:

Sá. Ilydio Pereira. Avaliação por Portfólio ou “nem só de provas vive a Escola”. Disponível em: http://magiadamatematica.com/uerj/licenciatura/05-portfolio1.pdf, acesso em 05/04/2012.

Sá. Ilydio Pereira. O uso do portfólio na avaliação da aprendizagem em Matemática. Disponível em: http://www.sbemrj.com.br/spemrj6/artigos/a5.pdf, acesso em 05/04/2012.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Breno Amoroso, apenas acompanhamento escolar , Minas Gerais - disse:
    andacomigo@gmail.com

    27/06/2012

    Cinco estrelas

    Aula muito boa, faz uma interação entre Interpretação de texto, História e Raciocínio Lógico. Adorei. Não sou professor, estudo Engenharia Mecânica e faço acompanhamento escolar.


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