03/07/2012
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
- Estabelecer relações entre as figuras uni, bi e tridimensionais.
- Perceber o mundo tridimensional, identificando as diferentes dimensões por meio da visualização.
- Exercitar a visualização espacial.
- Explorar as propriedades matemáticas da Geometria Espacial.
Conhecimentos de matemática básica e Geometria Plana. Noções de Geometria Espacial, permutações, simetria e projeções ortogonais.
Professor, para essa aula é importante que os alunos assistam antecipadamente o filme Flatland.
Solicite que os alunos (durante a exibição) façam anotações sobre elementos que considerarem importante, identificando percepções de conceitos matemáticos presentes, bem como, de questões sociais que julgarem pertinente discutir.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cxUUTNtILk0
O filme pode ser encontrado em DVD nas locadoras (ver detalhes do filme em: http://store.flatlandthemovie.com, ou acessar o trailler em: http://www.youtube.com/watch?v=C8oiwnNlyE4), ou se o professor preferir, pode acessar os episódios em:
Episódio 1 - http://www.youtube.com/watch?v=cxUUTNtILk0
Episódio 2 - http://www.youtube.com/watch?v=0pd8LH0FBY8
Episódio 3 - http://www.youtube.com/watch?v=kSoEGkwv1mY
Episódio 4 - http://www.youtube.com/watch?v=SZgVi788dqk
Episódio 5 - http://www.youtube.com/watch?v=yerWRBdaVGQ
Episódio 6 - http://www.youtube.com/watch?v=epM_zOX4u4k
Episódio 7 - http://www.youtube.com/watch?v=Chd_MS3J9HA
Episódio 8 - http://www.youtube.com/watch?v=94npBEuGVkw
Contexto do FilmeO filme permite ao professor explorar com os alunos uma melhor percepção do mundo tridimensional, aguçando a criatividade e a imaginação. O personagem principal é um Quadrado, habitante de Flatland, que ao conhecer uma Esfera é levado para um lugar absolutamente mágico, o espaço de Quatro Dimensões, algo ousado e proibido, sendo por isso condenado à prisão.
Todos os habitantes de Flatland são polígonos e a sociedade se baseia em um sistema de castas que divide seus habitantes pelo número de lados que possuem. Os triângulos formam a casta mais baixa; os círculos (com seus infinitos lados infinitesimais) compõem a casta dominante. Nesse universo, as figuras que nascem com deformidades são submetidas a tratamento médico e se não forem “curadas”, morrem. Autoridades poligonais e circulares garantem a ordem da sociedade impondo o cumprimento de leis severas. As mulheres têm forma de segmento de reta e, por isso, são obrigadas a emitirem um som característico enquanto se deslocam para não provocar acidentes.
Todas as figuras
personificam a sociedade humana, com seus conflitos, humores e emoções. Assim, além do filme permitir ao professor iniciar uma discussão sobre o conceito de dimensões, permite propor uma reflexão filosófica sobre o aprendizado humano, permitindo
uma crítica à organização social imposta pela sociedade, questões de religião e política. Elementos esses que podem ser abordados pelo professor no contexto dos episódios.
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É importante que os alunos registrem suas observações no caderno,
Após a discussão, o professor deve encaminhar os alunos ao laboratório de informática, organizando-os em grupos. No laboratório propor a realização dos experimentos disponíveis em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16502
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Para realização dessa atividade é necessário que o professor estabeleça um tempo pré-determinado (por exemplo: 30 minutos), mas deixe que os grupos naveguem pelos experimentos livremente. E que proponha que os grupos de alunos respondam os questionamentos previstos em cada experimento no caderno. Buscando fazer associação com o filme Flatland.
Após o desenvolvimento dos experimentos e de observar as anotações dos grupos, o professor pode encaminhar:
Pessoas diferentes podem interpretar uma mesma figura de maneiras diferentes. Por exemplo, no experimento 1, é possível que surjam interpretações como: um pequeno círculo, um ponto ou uma pequena esfera. É difícil interpretar um objeto tridimensional olhando-o em uma posição fixa o que ocorre quando olhamos uma figura no plano dimensional (folha de papel).
Mesmo se visualizamos um objeto tridimensional de várias posições diferentes (como, por exemplo, no filme), identificá-lo pode ser ainda uma tarefa difícil. Por exemplo, quando interagimos com o objeto no experimento 1. Por isso usamos o eixo das coordenadas, para nos auxiliar nessa visualização.
No experimento 2, os alunos podem perceber claramente que dependendo do objeto e da sua posição, podemos encontrar diferentes visualizações.
O experimento 3, nos faz refletir que muitas vezes não percebemos que damos mais significado a uma figura do que ela apresenta. Pois muitas vezes nossos olhos estão viciados.
E finalmente que o experimento 4, nos apresenta três quadros de uma mesma imagem mas, que os objetos que geraram estas imagens são, de fato, diferentes.
Todo o estudo que fizemos até aqui, tanto no filme quanto nos experimentos, tem por objetivo exercitar a visualização espacial, explorando propriedades matemáticas da Geometria Espacial.
A Geometria espacial funciona como uma ampliação da Geometria plana e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais assim como a relação entre esses elementos. Os objetos primitivos do ponto de vista espacial, são: pontos, retas, segmentos de retas, planos, curvas, ângulos e superfícies.
Neste momento, é importante o professor retomar conceitos sobre ponto, reta e plano.
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Em sala de aula, com os alunos reunidos em grupos, propor os seguintes problemas que também apresentam a questão da visualização equivocada, conforme já apresentado na atividade 2.
Para realização dos problemas, é importante que o professor instigue que os grupos identifiquem/descubram a resposta, justificando-a por escrito.
a) (ENEM, 2010) A figura abaixo representa um salão de um clube onde estão destacados os pontos A e B.
Resposta:
A menor distância entre dois pontos no plano, nessa situação, será na única imagem em que eles são colineares, ou seja, pertencem à mesma reta. Letra E.
Que letra foi essa?
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Z
Dicas: Existem duas possibilidades.
A letra pode ter sido girada ou invertida antes de se fazer a dobra.
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Resposta:
Um F, invertido.
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Para essa atividade, com os alunos reunidos em grupos no laboratório de informática, propor o recurso Trip Lets, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15953. Tal recurso permite exercitar nos alunos a visualização espacial; apresentando os eixos e planos coordenados como instrumentos de orientação no espaço e investigando questões de permutações, simetria e projeções ortogonais.
Nome | Tipo |
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Projeções em perspectiva | Animação/simulação |
Trip-Lets | Animação/simulação |
Poliedros. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13115, acesso em 06 de maio de 2012.
Montanhas Geométricas. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15593, acesso em 06 de maio de 2012.
Sólidos Platônicos. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15954, acesso em 06 de maio de 2012.
Superfícies e Sólidos em Revolução. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16508, acesso em 06 de maio de 2012.
Pletora de Poliedros. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18651, acesso em 06 de maio de 2012.
A avaliação deverá ser realizada ao longo de todas as aulas, observando os alunos nos seguintes critérios:
1. Desenvolvimento e socialização das atividades no vídeo inicial. Se concentrou no desenvolvimento das atividades? Contribuiu na discussão posterior?
2. No desenvolvimento da atividade no laboratório de informática? O aluno foi argumentativo? Sua produção no grupo foi pertinente?
3. Na produção textual, o grupo do aluno formulou conceitos? Auxiliou ou solicitou auxílio dos colegas.
4. Participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento do contexto geral da aula.
Um meio que pode contribuir para a verificação de aprendizagem dos alunos é sempre solicitar aos alunos que tenham um portfólio para registro de suas aprendizagens. Que diariamente relatem o que aprenderam e como aprenderam. Esses relatos podem contribuir para que o professor perceba os caminhos que os alunos vem fazendo, bem como avaliar suas aprendizagens.
Consideramos que o Portfólio tem sido um instrumento que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos estudantes. Inclui, registros de visitas, resenhas ou fichamentos de textos, projetos e relatórios de pesquisa e inclui principalmente ensaios auto reflexivos que, permitem aos alunos a discussão de como a experiência na disciplina está interferindo na sua formação. O Portfólio permite ainda uma maior interação aluno/professor, possibilitando que sugestões, dúvidas, aprofundamentos de assuntos, façam parte do processo ensino/aprendizagem.
O Portfólio pode ser desenvolvido em projetos individuais ou coletivos. Não deve ser confundido com uma pasta de trabalho onde o aluno vai guardar tudo o que fez, cronologicamente, ao longo de um período letivo ou curso. O seu valor do ponto de vista da auto avaliação é exatamente na seleção e organização do material que será incluído, assim como nos comentários e justificativas que o aluno vai apresentar para tal escolha.
Para saber mais sobre avaliação por portfólio ver:
Sá. Ilydio Pereira. Avaliação por Portfólio ou “nem só de provas vive a Escola”. Disponível em: http://magiadamatematica.com/uerj/licenciatura/05-portfolio1.pdf, acesso em 05/04/2012.
Sá. Ilydio Pereira. O uso do portfólio na avaliação da aprendizagem em Matemática. Disponível em: http://www.sbemrj.com.br/spemrj6/artigos/a5.pdf, acesso em 05/04/2012.
Cinco estrelas 5 classificações
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21/04/2013
Cinco estrelasAchei muito boa e criativa essa aula
30/08/2012
Cinco estrelasParabéns ótima sequência didática!!!
17/07/2012
Cinco estrelasAdorei esta aula.
11/07/2012
Cinco estrelasmuito bom.
07/07/2012
Cinco estrelasAdorei, simplesmente fantástico uma aula gostosa eficiente e quebra todos os paradigmas sobre as figuras geométricas, muito bom.