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Os primórdios dos jogos com bola

 

25/07/2012

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar jogos da antiguidade que utilizavam bolas e que podem ter dado origem ao futebol atual e suas variações; 
  • Elaborar e apresentar para a turma uma síntese das informações obtidas na pesquisa sobre como estes jogos eram praticados, por quais povos, em que lugar e em que período histórico; 
  • Vivenciar os jogos com bola do passado.

 

 

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios sobre o assunto, uma vez que esta é uma aula introdutória.

Estratégias e recursos da aula

 

 

Reflexões para o professor:

As práticas corporais existentes na atualidade são resultado das múltiplas determinações do processo de construção histórica. Existem estudos que indicam que algumas manifestações culturais de diferentes povos da antiguidade podem ter dado origem ao que denominamos hoje de futebol. Dentre as manifestações citadas estão o gioco del calcio (italiano), o jogo de bola dos Maias e o Kemari (um jogo japonês). Abordar este assunto, na escola, se justifica uma vez que, assim, o aluno se aproxima de elementos que o ajudam a compreender que o tema abordado na aula é resultado de um processo que surgiu atendendo a determinadas necessidades de determinados grupos sociais. Entender as possíveis origens do futebol contribui para o amadurecimento do pensamento histórico dos alunos e alunas e para uma melhor compreensão deste fenômeno esportivo nos dias de hoje.

Os seguintes sites trazem ilustrações das referidas manifestações culturais:

Jogo com bola chinês (Kemari): http://www.youtube.com/watch?v=mHEnOBte0hk&feature=related

Jogo com bola italiano (Gioco del calico): http://www.youtube.com/watch?v=Sm2hgqa-2ws

Jogo dos Maias: http://www.youtube.com/watch?v=-ACQmNPa-YU

(Acessos em 23/05/2012)

 

Atividade 1: Questionando!

O professor poderá iniciar a aula levantando a seguinte questão junto à turma: De onde o futebol pode ter vindo?

Em seguida, os alunos, divididos em pequenos grupos, deverão registrar em uma folha de papel as possíveis hipóteses a partir de suas reflexões coletivas.

 

Atividade 2: Buscando informações!

A partir das hipóteses levantadas e buscando realizar uma verificação das mesmas, os alunos serão convidados a pesquisar sobre este tema. As pesquisas deverão ser feitas na internet e os resultados registrados para futura utilização. A busca poderá ser realizada tendo como foco os seguintes elementos:

1) Existiam jogos com bola na antiguidade? Quais? Como eram? Por quem eram praticados? Em que período histórico?

2) Buscar informações sobre as origens do futebol;

4) Capturar imagens de jogos com bola do passado;

5) Capturar vídeos sobre os jogos que podem ter dado origem ao futebol.

 

OBS.: Material para pesquisa científica sobre a História do Futebol e Suas Origens, pode ser encontrado no Google Acadêmico (textos, livros, artigos e etc.). Apresentamos algumas sugestões de endereço:

Livro sobre futebol: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=IaCLLml7Y1IC&oi=fnd&pg=PA9&dq=kemari&ots=QCJOB83l1b&sig=poKrE_z2jV20sfP0Og17pvUY4sQ#v=onepage&q=kemari&f=false 

Dissertação: Das práticas de esporte com bola ao futebol contemporâneo: http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/20/TDE-2007-06-11T165945Z-665/Publico/390938.pdf 

Revista Ciência e Cultura: Universidade Estadual de Campinas: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252004000100016&script=sci_arttext 

Cadernos do TV Escola http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/cadernos_tv_escola/educ_fisica.pdf

(Acessos em 23/05/2012)

 

Atividade 3: Organizando e socializando conhecimentos!

Esta aula será previamente marcada pelo professor e cada grupo já terá sua tarefa predeterminada. Assim, o trabalho de leitura, análise de dados, vídeos, imagens e a síntese das informações sobre o tema, desenvolvido pelos grupos, será exposto para a turma em forma de seminário. É preciso lembrar que para ser coerente, o roteiro de uma apresentação em forma de seminário deve ter como base: introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.

Os grupos poderão utilizar diferentes recursos metodológicos para a apresentação do tema. Dentre eles a exposição oral, a utilização de imagens, de cartazes, de filmes, etc.

Algum aspectos deverão ser observados, pelos grupos, para a elaboração do trabalho para o seminário:

* Focar no tema definido;

* Situar o momento histórico do dado ou aspecto apresentado;

* Destacar as possíveis questões que possam surgir no decorrer do estudo e apresentá-las para a turma durante a exposição;

* Apontar fontes de estudo e pesquisa para maiores esclarecimentos sobre o tema.

Passo a passo da apresentação:

a) Cada grupo deverá escolher um representante para fazer a apresentação oral da síntese dos elementos pesquisados (lembrando que os aspectos a serem pesquisados estão expostos na atividade 2);

b) Na apresentação, o aluno expositor poderá utilizar imagens e vídeos encontrados pelo grupo durante a pesquisa;

c) Após esta apresentação deverá acontecer um momento em que a turma possa questionar e tirar dúvidas sobre o exposto. Deste momento, todos os membros do grupo deverão participar (as respostas podem ser dadas por qualquer um dos alunos do grupo);

  

Atividade 4: Produzindo um vídeo educativo!

Nesta atividade, a turma deverá produzir um vídeo sobre o tema: De onde vem o futebol? A atividade deverá ser realizada no infocentro da escola e o filme poderá ser editado no Movie Maker ou programa similar.

Disponível para download em: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm (Acesso em 23/05/2012).

Destacamos os passos para edição do vídeo usando o programa disponível no site acima:

1) Para adicionar fotos, vídeos e trilha sonora a um projeto do Windows Live Movie Maker você pode tanto arrastar e soltar os arquivos ou clicar no botão Add videos and photos. Basta selecionar o conteúdo desejado;

2) Para fazer o filme adicione fotos e vídeos, escolha a trilha e ative o Auto Movie. Ao clicar o botão Auto Movie, o editor vai montar tudo com efeitos e transições, criando um filme básico rapidamente;

3) É possível, ainda, continuar editando, modificando qualquer aspecto desejado;

4) O Windows Live Movie Maker tem mais de 60 transições, 18 opções de zoom e 20 efeitos visuais que podem ser aplicados, além de recursos como corte, separação e fade. Com o projeto aberto, basta acessar a aba Animation para exibir as opções de transição;

5) A aba Visual Effects exibe as possibilidades de efeitos;

6) Para gravar um filme em DVD ou salvá-lo em alta definição: Verificar as possibilidades apresentadas na área Sharing.

Para a montagem do filme os alunos deverão selecionar coletivamente as melhores imagens, os melhores vídeos e elaborarem um texto a partir dos textos apresentados na atividade 3. Para este momento da aula será necessária uma reorganização dos grupos a partir da seguinte lógica:

Grupo1: fica responsável por analisar e selecionar as imagens;

Grupo 2: fica responsável por analisar e selecionar os vídeos;

Grupo 3: fica responsável por destacar e reelaborar os elementos textuais mais importantes que deverão constar no vídeo.

 

OBS.: A edição final do filme poderá ser feita por uma comissão composta por um membro de cada grupo. (Vale relembrar que os grupos deverão buscar os elementos acima relacionados no material apresentado pelos grupos na atividade 3).

 

O vídeo final poderá ser doado para a videoteca da escola para ser utilizado nas aulas de educação física, por exemplo, que tratarem do tema exposto.

 

Sugestão para edição de vídeo:

1) Captação de imagem: filmar o evento com uso de um smartphone, de uma câmera fotográfica de média resolução ou de uma filmadora;

2) Editar as imagens colocando os trechos mais importantes – usar programa para edição de imagens que pode ser baixado no endereço:

http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=editor+de+imagens&go (Acesso em 23/05/2012);

3) Salvar o produto final em formato que seja de fácil acesso, por exemplo, o Windows Media Player;

4) Programas para baixar vídeos:

Youtube downloader converter: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=downloader+converter&go

ou

vdownloader: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?z=1&cx=partner-pub-7019091094896260:86zzz47inzp&cof=FORID:9&sa=Pesquisar&q=VDOWNLODER

(Acessos em 23/05/2012).

 

Atividade 5: Experimentando os jogos com bola do passado

1) Gioco del calcio italiano

Objetivo: Levar a bola até dois postes previamente determinados.

Sugestões:

a) Definir limites para o contato corporal já que o calcio antigamente era muito violento; e

b) Adaptar os postes entre os quais se marca pontos.

 

2) Jogo de bola dos Maias

Objetivo: Marcar pontos passando a bola entre arcos presos em uma parede.

Sugestões:

a) Usar pneus ou arcos encostados lateralmente em uma parede; e

b) Definir limites para o contato corporal.

 

3) Kemari, um jogo japonês

Objetivo: Manter a bola no ar utilizando somente os pés.

Sugestão: Dispostos em círculo tocando um para o outro, tentar manter a bola no ar sem deixá-la cair no chão.

Após a vivência dos jogos acima relacionados, reunir a turma e questioná-los como foi a experiência e se gostaram dos jogos; o que foi positivo e negativo e de que maneira esta experiência os ajuda a compreender um pouco mais sobre a origem do futebol e sua atual configuração na sociedade.

 

Recursos Complementares

História do futebol: http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebol.html

Origens do futebol: http://www.klepsidra.net/klepsidra14/futebol.html

Acessos em 23/05/2012.

Avaliação

A avaliação desta aula será realizada no momento da atividade número 3: Organizando e socializando os conhecimentos.

Neste momento o professor deverá observar:

1) Capacidade de organização do grupo;

2) Pertinência do conteúdo exposto com o tema proposto;

3) Criatividade (utilização de recursos como imagens, vídeos, slides, etc.) e coerência (introdução, desenvolvimento e conclusão) nas estratégias utilizadas para apresentação.

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