Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Geografia agrária - reflexões sobre a agricultura familiar

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno deverá aprofundar estudos de geografia agrária, identificando as diferentes formas de ocupação e uso do espaço agrário; o aluno também poderá compreender a organização e a dinâmica da produção familiar e refletir sobre a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Duração das atividades
03 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Geografia agrária.

- Produção no campo.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula levantando algumas questões básicas recorrentes às discussões ligadas a geografia agrária. Para isso é importante fazer a leitura de textos críticos que versem sobre tal temática. Como sugestão:

Entre no link a seguir: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/questao_agraria.htm, acesso em: 22 Mai. 2012. Observe que o link possui um vasto material. 

Sugestões de alguns apontamentos:

- Definição de alguns conceitos: campesinato, agronegócio e agricultura familiar;

- Contrapor: agricultura campesina x agricultura familiar;

- Reforma agrária brasileira; etc.

2o. Passo:

Divida a turma em três grandes grupos e distribua cópias dos textos referentes aos três tópicos acima destacados. Cada grupo ficará com um tópico.

- Agricultura campesina (Disponível em:<http://www.social.org.br/relatorio2005/relatorio011.htm>, acesso em: 19 Mai. 2012.): reproduza a integra do texto para os alunos;

- Agricultura familiar (Disponível em:<http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/biblioteca/agricultura-familiar/CONCEITO%20DE%20AGRICULTURA%20FAM.pdf>, acesso em: 19 Mai. 2012.): reproduzir as páginas 12-15 do arquivo em pdf;

- Agronegócio (Disponível em: <http://www.sindipetrocaxias.org.br/pdf/a_natureza_agronegocio.pdf>, acesso em: 19 Mai. 2012.): reproduzir as páginas 25-30 do arquivo em pdf.

3o. Passo:

Para ajudar os alunos a compreenderem os textos que estão introduzindo a aula. Como sugestão, peça para eles desenvolverem a atividade 01:

ATIVIDADE 01

Para o grupo que ficou com a agricultura camponesa:

A- Como se constitui a agricultura camponesa?

B- Quem são atores que participam desse processo?

 

Para o grupo que ficou com a agricultura familiar:

A- Como se constitui a agricultura familiar no Brasil?

B- Quem são os atores que participam desse processo?

 

Para o grupo que ficou com o agronegócio:

A- Como se constitui o agronegócio?

B- Na realidade o que vem sendo agronegócio no Brasil?

 

- Professor(a), cada grupo irá expor para a turma as discussões realizadas. É importante que as apresentações aconteçam na ordem da sugestão da Atividade 01, para que os alunos comecem a visualizar a complexidade da discussão. Cada grupo irá apresentar, de forma oral, a resolução das perguntas direcionadas aos temas: agricultura camponesa, agricultura familiar e agronegócio.

AULA 02

4o. Passo:

Explique a turma que a aula vai centrar em torno da questão da agricultura familiar devido a sua importância para o território brasileiro. Apresente vídeos que versem sobre a temática. Como sugestão:

Vídeo 01

agricultura familiar

Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qmvHyxFTp_c>, acesso em: 19 Mai. 2012.

Vídeo 02

agricultura familiar 2

Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=GWr4jCS2aLQ&feature=fvsr>, acesso em: 19 Mai. 2012.

Antecedendo os vídeos que serão apresentados e para ajudar na compreensão dos mesmos, peça aos grupos para desenvolverem a atividade abaixo à medida que os vídeos forem sendo exibidos.

ATIVIDADE 02

A- Segundo os vídeos, por que a agricultura familiar é tão importante para o Brasil?

B- A relação da produção familiar e a merenda escolar.

C- O que os vídeos dizem a respeito do PNB (Produto Nacional Bruto).

D- Existe alguma competitividade/dificuldade entre o pequeno produtor familiar e o grande produtor?

- Promova um debate ao final desta etapa a partir das questões supramencionadas.

5o. Passo:

Professor(a), para discutir e refletir um pouco mais sobre a agricultura familiar é importante destacarmos a atuação do governo brasileiro. Basicamente a atenção do governo tem sido através do PRONAF. Relembre a turma que no texto sobre a agricultura familiar e nos dois vídeos da aula anterior o PRONAF foi citado. O programa basicamente trabalha com linhas de créditos que fomentam projetos para incentivar o trabalho dos pequenos produtores.

6o. Passo:

A partir da divisão dos grupos da aula anterior, distribua cópias dos três textos nos links abaixo. Os textos vão ajudar a turma a compreender um pouco mais como funciona o projeto:

O PRONAF

Texto 01, Sobre o Pronaf. Disponível em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf>, acesso em: 19 Mai. 2012.

 

Texto 02, Evolução do Pronaf. Disponível em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf/2259286>, acesso em: 19 Mai. 2012.

 

Texto 03, Crédito Rural. Disponível em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf/4094193>, acesso em: 20 Mai. 2012.

- Professor(a), auxilie cada grupo no entendimento dos textos.

7o. Passo:

Peça para os grupos compartilharem as informações lidas. Os grupos irão expor de forma oral (compartilhar) a ideia central de cada texto lido.

AULA 03

8o. Passo:

Professor(a), será que no município dos alunos as produções são caracterizadas como familiar? Ajude os alunos a construir uma entrevista para que eles saiam a campo e investiguem a realidade agrária do seu município.

ATIVIDADE 03

1- Peça aos grupos para construírem um questionário. [Professor(a), sugira a eles algumas questões]:

A- região/bairro da localidade da propriedade;

B- atividades praticadas na propriedade;

C- membros da família;

D- divisão de tarefas na propriedade;

E- Incentivos governamentais (PRONAF)

F- Forma de adubação da terra/uso de agrotóxicos

G- sobre a propriedade se é própria, se é arrendada etc.

 

2- Mapeamento das propriedades.

Professor(a), peça aos alunos que a partir dos mapas da lista telefônica, do Google Earth, Google Maps ou outro meio cartografem o município de acordo com as propriedades visitadas. É importante que o mapa produzido contenha os elementos básicos: Escala, Legenda, Título, Orientação e outros aspectos que os grupos julgarem importantes.

 

3- Ilustração.

Aqui vai da criatividade e disponibilidade de ferramentas de cada grupo: desenhos, fotografias, croquis, etc.

AULA 04

9o. Passo:

Professor(a), desde já agradeça a turma pelo empenho durante todas as etapas das aulas anteriores. Retome um pouco das discussões feitas em sala de aula.

10o. Passo:

Organize uma rodada de conversas, bate-papo e discussões a partir das leituras feitas em sala de aula, dos vídeos assistidos e mediante ao trabalho de campo. Esta é a etapa onde os grupos irão compartilhar de forma oral os conhecimentos, críticas e as percepções do campo.

Recursos Complementares

MST - MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Disponível em: <http://www.mst.org.br/inicial>, acesso em: 10 Mai. 2012.

FERREIRA, Gustavo Henrique Cepoline. O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA - PARA ALÉM DA SALA DE AULA. <http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/artigos/Ferreira_GHC.pdf>, acesso em: 19 Mai. 2012.

MACHADO, Felipe da Silva & BARROS, Regina Cohen. O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT1/tc1%20(39).pdf>, acesso em: 19 Mai. 2012.

MDA - Ministério da Agricultura. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/>, acesso em: 10 Mai. 2012.

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPESINATO - RUPTURAS E CONTINUIDADE. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/esa/art/200310-042-061.pdf>, acesso em; 19 Mai. 2012.

SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR. Disponível em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/>, acesso em: 19 Mai. 2012.

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. Disponível em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/index.htm>, acesso em: 20 Mai. 2012.

Avaliação

Professor(a), aqui você irá avaliar o processo de entendimento e compreensão dos alunos no que tange ao setor agrário da realidade que eles estão inseridos. Avaliar a concepção dos alunos sobre o modelo de produção familiar e suas particularidades diante dos processos abordados nas três aulas. É importante levar em conta a participação em sala e comprometimento durante a realização das atividades 1, 2 e 3 como parte da avaliação. O(a) professor(a), também, poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diferentes etapas das aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leide, C. ESTADUAL MONTE PASCOAL , Bahia - disse:
    leideloureiro@hotmail.com

    06/10/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua aula, utilizei várias idéias para a realização de um projeto sobre educação alimentar na escola.


  • Rosemeire Ayres Agra, Colégio Santíssimo Senhor , Alagoas - disse:
    roseayresagra@gmail.com

    30/01/2014

    Cinco estrelas

    Gostei do conteúdo sobre agricultura familiar, mas os Vídeo que vcs colocam 1 e 2, não consegui assistir pois os mesmo não abriram, como posso fazer para ver esses vídeo, pois estou trabalhando sobre agricultura familiar,na minha escola, através de projetos de pesquisa. obrigada


  • JEFERSON PITOL RIGUETTO, COLEGIO MARIA AUXILIADORA , Rio Grande do Sul - disse:
    jprighetto@gmail.com

    03/12/2013

    Quatro estrelas

    Bom!


  • Valdomiro Mamus Sobrinho, UFPR , Paraná - disse:
    vmamus@sgm.curitiba.pr.gov.br

    04/02/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo teu excelente plano de aula, com certeza utilizarei em minha aula, colega. Um abraço


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.