16/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Recursos
Estratégias
Como introdução ao assunto a ser abordado, o professor deverá perguntar aos alunos se eles postam frases nos seus status de redes sociais, como Facebook .
Para melhor condução dessa atividade, sugerimos algumas perguntas:
O professor poderá permitir aos alunos que citem as frases e se julgar necessário até que alguns deles apresentem seus perfis de alguma rede social.
- Alunos em grupos de 4 ou 6 componentes
- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet
Uma vez finalizada a primeira etapa da discussão, o professor deverá pedir aos grupos que observem as figuras a serem apresentadas e que comentem a respeito delas, atentando sobretudo para a questão da autenticidade das frases.
Os alunos deverão realizar pesquisas na Internet para fundamentar suas respostas. Nesse primeiro momento, não iremos sugerir nenhum site, pois em atividades subsequentes os alunos irão fazer uma avaliação dos sites pesquisados para conferir se eles são confiáveis ou não.
FIGURA 1
Disponível em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150600254291424&set=a.10150449350746424.423562.554501423&type=3&theater
Espera-se que os alunos atentem-se para o absurdo que é Dom Pedro II falando sobre a Internet!
Aliás, esse será o tema do projeto de pesquisa: a autenticidade de frases citadas nas redes sociais.
FIGURA 2
Imagem disponível em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=372145319503037&set=a.308007449250158.81506.276794119038158&type=1&theater
FIGURA 3
Imagem disponível em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=259294957499869&set=a.233805076715524.50238.233782973384401&type=3&theater
- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes
Finalizadas as pesquisas, os alunos deverão apresentar os resultados e comentar sobre eles.
O professor deverá conduzir a discussão, levando os alunos perceberem que as frases não são de autoria das pessoas apresentadas.
Mas como perceber isso?
Figura 1 - Na época que Dom Pedro II vivia não existia Internet
Figura 2 - Na época que a escritora Clarice Lispector vivia não existia Facebook.
Figura 3 - A frase atribuída ao escritor Caio Fernando Abreu é na verdade do filósofo grego Sócrates.
Esses exemplos, talvez, sejam óbvios. Porém, infelizmente, há milhares de frases e citações circulando pela Internet com a autoria equivocada e as pessoas estão repassando essas citações.
Impedir que isso ocorra não é objetivo desse trabalho, mas sim criar um blog em que as citações venham acompanhadas de autoria verídica, inclusive com nome do livro e páginas; aliás, como deveria acontecer com todas as citações.
Mencionado anteriormente, o tema do projeto de pesquisa será a autenticidade de frases citadas em redes sociais.
A pertinência desse trabalho se justifica pelo fato de que as pessoas citam frases em seus perfis e nem sempre as citações estão corretas, e essas citações acabam circulando pela rede. Nem todas as pessoas se certificam se os sites de onde retiraram essas frases são confiáveis ou não. Ou ainda, sequer conhecem o autor citado, mas porque uma de suas frases se encaixa com o momento que estão vivendo, as pessoas acabam as citando.
As hipóteses são suposições, o que achamos sobre um dado assunto, mas que ainda não temos certeza. Para termos certeza, iremos pesquisar sobre esse assunto.
No nosso caso, o que supomos a respeito dessa falta de autenticidade das citações? As hipóteses devem ser elaboradas coletivamente.
Como hipóteses sugerimos:
Onde queremos chegar com esse trabalho? O que almejamos alcançar? Responder à essas perguntas é definir os objetivos do trabalho.
Como objetivo maior sugerimos a criação de um blog com citações contendo nome e página do livro de onde elas foram retiradas. Além disso, sugerimos:
- Alunos em grupos de 4 ou 6 componentes
- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet
- Fichas de avaliação de sites
Os alunos deverão avaliar alguns sites para que os mesmos sejam utilizados como fontes de pesquisa para atividades subsequentes.
Os sites devem tratar a respeito de literatura. E a escolha dos mesmos pode ser feita pelos alunos ou então, pode-se seguir as sugestões a seguir:
Essa é a lista de critérios que os alunos devem se atentar para realizarem suas avaliações.
Critérios de Qualidade para Avaliar Fontes de Informação na Internet |
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Critérios |
Subcritérios |
Informação de Identificação |
Endereço eletrônico do site e da fonte de informação E-mail do site (organização que disponibiliza a fonte) Título da fonte de informação Endereço eletrônico da fonte de informação Objetivos da fonte e a que público se destina Disponibilização de informações adequadas sobre a fonte Identificação da tipologia da fonte e de sua origem |
Consistência das Informações |
Cobertura da fonte Validez do conteúdo Resumos ou informações complementares Coerência na apresentação do conteúdo informacional Oferta de informações filtradas ou com agregação de valor Apresentação de informação original |
Confiabilidade das Fontes |
Dados completos de autoria (como mantenedor) Autoria reconhecida em sua área de atuação Organização que disponibiliza o site Conteúdo informacional relacionado com a área de atuação do autor Observância de outras informações como: referências bibliográficas dos trabalhos do autor; endereço para contato com autor; origem da informação. Verificação de datas |
Links |
- Links internos - clareza para onde conduzem - tipos disponíveis - atualização dos links - Links externos - clareza para onde conduzem - devem apontar apenas para sites confiáveis - tipos disponíveis mais comuns: informações complementares, ilustrações, portais temáticos, etc - revisão constante dos links |
Facilidade de uso |
- Links - que possibilitem fácil movimentação - que possibilitem avançar e retroceder - Quantidade de cliques para acessar a fonte e a informação - da página inicial até a fonte são recomendados três cliques - da fonte à informação são três ou menos cliques - Disponibilidade de recursos da pesquisa na fonte - função de busca - lógica booleana - índice - arranjo - outros - Recursos auxiliares à pesquisa - tesauros, listas, glossários, mapa do site, guia, ajuda na pesquisa, outros - instruções de uso - manuais da fonte de informação para download ou impressão |
Layout da fonte |
- As mídias utilizadas devem ser interessantes - Tipos de mídias utilizadas - A harmonia entre a quantidade de mídias - Coerência entre as várias mídias - imagens com função de complementar o conteúdo e não apenas ilustrar - pertinência com os propósitos da fonte - legibilidade - clara identificação das imagens - Na estrutura do layout e arranjo é importante que: - haja coerência na utilização de padrões - os recursos sirvam a um propósito e não apenas decoração - as imagens facilitem a navegação - o design do menu seja estruturado para facilitar a busca - a criatividade contribua para a qualidade - evite-se o frame, que limita o uso da fonte |
Restrições Percebidas |
- Pequena quantidade de acessos simultâneos - Alto custo de acesso à fonte de informação - Mensagens de erro durante a navegação - Direitos autorais impedindo o acesso à informação completa |
Suporte ao usuário |
Contato com o produtor da fonte - Informações de ajuda na interface |
Outras Observações Percebidas |
Recursos que auxiliam o deficiente no uso da fonte - Opção de consulta em outras línguas |
Fonte: TOMAÉL, M. I. et al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na Internet. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avaliação de fontes de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004, p. 19-40.
Esse quadro também está disponível no artigo Avaliação De Fontes De Informação Na Internet: Avaliando O Site Do NUPILL/UFSC de Rodrigo de Sales e Patrícia Pinheiro de Almeida. O artigo pode ser acessado pelo link: http://143.106.108.14/seer/ojs/index.php/sbu_rci/article/viewFile/351/233
E essa é a ficha de avaliação a ser utilizada pelos alunos em suas avaliações dos sites
Nome do site:______________ |
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CRITÉRIOS |
ADEQUADO |
ADEQUADO PARCIALMENTE |
NÃO ADEQUADO |
COMENTÁRIOS |
Informação de Identificação |
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Consistência das Informações |
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Confiabilidade das Fontes |
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Links |
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Facilidade de uso |
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Layout da fonte |
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Restrições Percebidas |
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Suporte ao usuário |
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Outras Observações Percebidas |
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Uma vez que um dos objetivos do trabalho é listar os autores e citações mais populares, faz-se necessário uma pesquisa sobre tal.
Para a divulgação dessas frases e autores, os alunos deverão criar uma comunidade em umas das redes sociais e criar fóruns.
No Facebook é possível a criação de grupos e dentro deles é possível criar enquetes e fóruns.
Um tutorial para a criação desse grupo está disponível em http://criarefazer.com.br/criar-comunidade-facebook/
Os alunos deverão listar as citações mais populares e depois avaliar se as autorias estão corretas.
Para tal, os alunos deverão ter contado com os autores mais citados. Sugerimos que cada grupo fique responsável pela leitura de obras de um autor.
Os alunos poderão fazer empréstimos dos livros em bibliotecas ou então, poderão baixá-los da Internet.
Apresentamos algumas sugestões de sites de bibliotecas virtuais. Os e-books estão disponíveis para download.
Os alunos poderão utilizar também os sites já avaliados por eles na Atividade 7.
Essa atividade, na realidade, deve ser construída à medida que as pesquisas são desenvolvidas.
A criação do blog pode iniciar assim que o tema for escolhido. Além disso, enquetes podem ser feitas no próprio blog.
Um tutorial de como criar um blog está disponível em http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
Links úteis para o professor:
A avaliação deve levar em conta todo o processo do projeto de pesquisa. Por isso, o aluno deverá ser avaliado ao longo de todas as etapas.
A criação e a manutenção dos blogs, as listagens, as leituras dos livros, a participação no projeto, a pontualidade na entrega das atividades; todos os itens deverão ser avaliados pelo professor.
Cinco estrelas 1 classificações
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21/05/2014
Cinco estrelasMuito bem estruturada. Atual, pertinente. Sugiro melhor amplitude dos itens de avaliação do site para que os alunos tenham realmente condição de desenvolvê-lo