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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – Redes Sociais e a Literatura – A questão de credibilidade nas citações

 

16/07/2012

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar sites
  • Ler livros de autores nacionais
  • Fazer referências bibliográficas
  • Criar um blog
Duração das atividades
10 horas-aula de 50 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Períodos literários
Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados a Internet
  • Data show

 

Estratégias

  • Alunos em duplas ou grupos 
  • Pesquisas
  • Debates

 

Atividade 1 - Motivação 

Como introdução ao assunto a ser abordado, o professor deverá perguntar aos alunos se eles postam frases nos seus status de redes sociais, como Facebook .

Para melhor condução dessa atividade, sugerimos algumas perguntas:

  • Você coloca que tipos de frases?
  • Você coloca o nome do autor da frase?
  • Você só cita autores que você conhece ou leu algum livro?
  • Onde você busca as frases para citar?
  • Você confia nas fontes que busca?

 

O professor poderá permitir aos alunos que citem as frases e se julgar necessário até que alguns deles apresentem seus perfis de alguma rede social.

 

Atividade 2 - Apresentação de citações e pesquisa na Internet

- Alunos em grupos de 4 ou 6 componentes

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet

Uma vez finalizada a primeira etapa da discussão, o professor deverá pedir aos grupos que observem as figuras a serem apresentadas e que comentem a respeito delas, atentando sobretudo para a questão da autenticidade das frases.

Os alunos deverão realizar pesquisas na Internet para fundamentar suas respostas. Nesse primeiro momento, não iremos sugerir nenhum site, pois em atividades subsequentes os alunos irão fazer uma avaliação dos sites pesquisados para conferir se eles são confiáveis ou não.

FIGURA 1

Dom Pedro

Disponível em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150600254291424&set=a.10150449350746424.423562.554501423&type=3&theater

Espera-se que os alunos atentem-se para o absurdo que é Dom Pedro II falando sobre a Internet!

Aliás, esse será o tema do projeto de pesquisa: a autenticidade de frases citadas nas redes sociais.

 

FIGURA 2

Clarice Lispector

Imagem disponível em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=372145319503037&set=a.308007449250158.81506.276794119038158&type=1&theater

FIGURA 3

Frase

Imagem disponível em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=259294957499869&set=a.233805076715524.50238.233782973384401&type=3&theater

 

Atividade 3 - Debate sobre os resultados obtidos

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

Finalizadas as pesquisas, os alunos deverão apresentar os resultados e comentar sobre eles.

O professor deverá conduzir a discussão, levando os alunos perceberem que as frases não são de autoria das pessoas apresentadas. 

Mas como perceber isso?

Figura 1 - Na época que Dom Pedro II  vivia não existia Internet

Figura 2 - Na época que a escritora Clarice Lispector vivia não existia Facebook.

Figura 3 - A frase atribuída ao escritor Caio Fernando Abreu é na verdade do filósofo grego Sócrates.

  • Professor, caso você julgue pertinente, autorize os alunos acessarem os  links apresentados. O intuito é que eles vejam os comentários das pessoas sobre essas citações. Algumas pessoas realmente acreditam que as citações estão corretas!

 

Esses exemplos, talvez, sejam óbvios. Porém, infelizmente, há milhares de frases e citações circulando pela Internet com a autoria equivocada e as pessoas estão repassando essas citações.

Impedir que isso ocorra não é objetivo desse trabalho, mas sim criar um blog em que as citações venham acompanhadas de autoria verídica, inclusive com nome do livro e páginas; aliás, como deveria acontecer com todas as citações.

 

Atividade 4 - Definição do tema e justificativa

Mencionado anteriormente, o tema do projeto de pesquisa será a autenticidade de frases citadas em redes sociais.

A pertinência desse trabalho se justifica pelo fato de que as pessoas citam frases em seus perfis e nem sempre as citações estão corretas, e essas citações acabam circulando pela rede. Nem todas as pessoas se certificam se os sites de onde retiraram essas frases são confiáveis ou não. Ou ainda, sequer conhecem o autor citado, mas porque uma de suas frases se encaixa com o momento que estão vivendo, as pessoas acabam as citando.

 

Atividade 5 - Definição das hipóteses

As hipóteses são suposições, o que achamos sobre um dado assunto, mas que ainda não temos certeza. Para termos certeza, iremos pesquisar sobre esse assunto.

No nosso caso, o que supomos a respeito dessa falta de autenticidade das citações? As hipóteses devem ser elaboradas coletivamente.

Como hipóteses sugerimos:

  • A maioria das pessoas nunca leu o livro de um autor que elas citam.
  • As citações são feitas devido à convergência do que está escrito com o momento emocional que a pessoa está vivendo
  • As pessoas não verificam a autenticidade das citações ou dos sites nos quais fazem buscas
  • Há pessoas que fazem citações equivocadas com o intuito de promover humor
  • Mesmo quando as citações são francamente equivocadas, algumas pessoas não se atentam para isso pois acreditam que se algo está na Internet é verídico.
  • Os autores mais citados em redes sociais são Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Tati Bernardi.
  • Adultos preferem Clarice Lispector e adolescentes, Tati Bernardi

 

Atividade 6 - Definição dos objetivos

Onde queremos chegar com esse trabalho? O que almejamos alcançar? Responder à essas perguntas é definir os objetivos do trabalho.

Como objetivo maior sugerimos a criação de um blog com citações contendo nome e página do livro de onde elas foram retiradas. Além disso, sugerimos:

  • listar as frases mais comumente citadas
  • listar os autores mais comumente citados
  • ler livros desses autores
  • avaliar sites 
  • listar sites confiáveis

 Atividade 7 - Avaliação de sites

- Alunos em grupos de 4 ou 6 componentes

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet

- Fichas de avaliação de sites

Os alunos deverão avaliar alguns sites para que os mesmos sejam utilizados como fontes de pesquisa para atividades subsequentes.

Os sites devem tratar a respeito de literatura. E a escolha dos mesmos pode ser feita pelos alunos ou então, pode-se seguir as sugestões a seguir:

 Essa é a lista de critérios que os alunos devem se atentar para realizarem suas avaliações. 

Critérios de Qualidade para Avaliar Fontes de Informação na Internet

Critérios

Subcritérios

Informação de Identificação 

Endereço eletrônico do site e da fonte de informação 

E-mail do site (organização que disponibiliza a fonte)

Título da fonte de informação 

Endereço eletrônico da fonte de informação

Objetivos da fonte e a que público se destina

Disponibilização de informações adequadas sobre a fonte

Identificação da tipologia da fonte e de sua origem 

Consistência das Informações 

Cobertura da fonte

Validez do conteúdo

Resumos ou informações complementares

Coerência na apresentação do conteúdo informacional

Oferta de informações filtradas ou com agregação de valor

Apresentação de informação original

Confiabilidade das Fontes

Dados completos de autoria (como mantenedor)

Autoria reconhecida em sua área de atuação

 Organização que disponibiliza o site

Conteúdo informacional relacionado com a área de atuação do autor

Observância de outras informações como: referências bibliográficas dos trabalhos do autor; endereço para contato com autor; origem da informação.

 Verificação de datas 

Links

-  Links internos

- clareza para onde conduzem

      - tipos disponíveis

      - atualização dos links      

-  Links externos

- clareza para onde conduzem

      - devem apontar apenas para sites confiáveis

      - tipos disponíveis mais comuns: informações complementares, ilustrações, portais temáticos, etc

- revisão constante dos links

Facilidade de uso

-  Links

- que possibilitem fácil movimentação

      - que possibilitem avançar e retroceder

- Quantidade de cliques para acessar a fonte e a informação

- da página inicial até a fonte são recomendados três cliques

      - da fonte à informação são três ou menos cliques  

- Disponibilidade de recursos da pesquisa na fonte

- função de busca

      - lógica booleana

      - índice

      - arranjo

     - outros

- Recursos auxiliares à pesquisa

- tesauros, listas, glossários, mapa do site, guia, ajuda  na pesquisa,

outros

      - instruções de uso

- manuais da fonte de informação para download ou impressão 

Layout da fonte

- As mídias utilizadas devem ser interessantes

- Tipos de mídias utilizadas

- A harmonia entre a quantidade de mídias

- Coerência entre as várias mídias

- imagens com função de complementar o conteúdo e não apenas  ilustrar

      - pertinência com os propósitos da fonte

      - legibilidade

      - clara identificação das imagens

- Na estrutura do layout e arranjo é importante que:

- haja coerência na utilização de padrões

      - os recursos sirvam a um propósito e não apenas decoração 

      - as imagens facilitem a navegação

      - o design do menu seja estruturado para facilitar a busca

      - a criatividade contribua para a qualidade

- evite-se o frame, que limita o uso da fonte

Restrições Percebidas

- Pequena quantidade de acessos simultâneos

- Alto custo de acesso à fonte de informação

- Mensagens de erro durante a navegação

- Direitos autorais impedindo o acesso à informação completa

Suporte ao usuário

Contato com o produtor da fonte

- Informações de ajuda na interface

Outras Observações Percebidas

Recursos que auxiliam o deficiente no uso da fonte

- Opção de consulta em outras línguas 

Fonte: TOMAÉL, M. I. et al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na Internet. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avaliação de fontes de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004, p. 19-40. 

Esse quadro também está disponível no artigo Avaliação De Fontes De Informação Na Internet: Avaliando O Site Do NUPILL/UFSC de Rodrigo de Sales e Patrícia Pinheiro de Almeida. O artigo pode ser acessado pelo link: http://143.106.108.14/seer/ojs/index.php/sbu_rci/article/viewFile/351/233

 

  • Professor, como a lista de critérios é extensa e, consequentemente, irá tomar muito tempo para a avaliação dos sites, recomendamos que você faça uma adaptação dos pontos mais relevantes para sua pesquisa.

 

E essa é a ficha de avaliação a ser utilizada pelos alunos em suas avaliações dos sites

 

Nome do site:______________

CRITÉRIOS

ADEQUADO

ADEQUADO PARCIALMENTE

NÃO ADEQUADO

COMENTÁRIOS

Informação de Identificação

 

 

 

 

Consistência das Informações 

 

 

 

 

Confiabilidade das Fontes

 

 

 

 

Links

 

 

 

 

Facilidade de uso

 

 

 

 

Layout da fonte

 

 

 

 

Restrições Percebidas

 

 

 

 

Suporte ao usuário

 

 

 

 

Outras Observações Percebidas

 

 

 

 

 

 

Atividade 8 - Pesquisa sobre citações e autores

Uma vez que um dos objetivos do trabalho é listar os autores e citações mais populares, faz-se necessário uma pesquisa sobre tal.

Para a divulgação dessas frases e autores, os alunos deverão criar uma comunidade em umas das redes sociais e criar fóruns.

No Facebook é possível a criação de grupos e dentro deles é possível criar enquetes e fóruns.

Um tutorial para a criação desse grupo está disponível em http://criarefazer.com.br/criar-comunidade-facebook/

como criar uma comunidade no Facebook

 

Atividade 9 - Conferência da autenticidade das citações

Os alunos deverão listar as citações mais populares e depois avaliar se as autorias estão corretas.

Para tal, os alunos deverão ter contado com os autores mais citados. Sugerimos que cada grupo fique responsável pela leitura de obras de um autor.

Os alunos poderão fazer empréstimos dos livros em bibliotecas ou então, poderão baixá-los da Internet.

Apresentamos algumas sugestões de sites de bibliotecas virtuais. Os e-books estão disponíveis para download.

 Os alunos poderão utilizar também os sites já avaliados por eles na Atividade 7.

 

Atividade 10 - Criação do blog

Essa atividade, na realidade, deve ser construída à medida que as pesquisas são desenvolvidas. 

A criação do blog pode iniciar assim que o tema for escolhido. Além disso, enquetes podem ser feitas no próprio blog.

Um tutorial de como criar um blog está disponível em http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog

Como criar blogs

Recursos Complementares

Links úteis para o professor:

Avaliação

A avaliação deve levar em conta todo o processo do projeto de pesquisa. Por isso, o aluno deverá ser avaliado ao longo de todas as etapas.

A criação e a manutenção dos blogs, as listagens, as leituras dos livros,  a participação no projeto, a pontualidade na entrega das atividades; todos os itens deverão ser avaliados pelo professor.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Alex Sanders Bogado, NTM , Rio de Janeiro - disse:
    alexbogado@yahoo.com.br

    21/05/2014

    Cinco estrelas

    Muito bem estruturada. Atual, pertinente. Sugiro melhor amplitude dos itens de avaliação do site para que os alunos tenham realmente condição de desenvolvê-lo


Sem classificação.
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