Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sonoplastia - Radionovela

 

18/07/2012

Autor e Coautor(es)
JACKSON CESAR DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diversas formas de produzir sons para compor as narrativas das histórias.

Conhecer o conceito de sonoplastia e radionovelas.

Perceber a forma de criação e produção de uma cena só com fala e sons.

Compreender a importância da radionovela na criação das telenovelas.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Física (propriedades do som), Arte e História (Radionovela e as formas de produções que a compõe).

            Para compreender como se constitui a produção sonora de uma radionovela é importante ter conhecimento sobre as propriedades do som: o timbre, a intensidade, a duração e a altura e como eles se combinam na composição de cada história. Da mesma forma é importante conhecer a história do rádio e a evolução das radionovelas, conhecer a vida e obra de artistas que protagonizavam estas produções.

            Como apoio para o professor sugere-se esta aula no Portal do Professor que aborda este conteúdo sobre as radionovelas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16050

Estratégias e recursos da aula

 

O professor poderá introduzir esta aula mostrando este vídeo do youtube que mostra como se produz a sonoplastia durante a exibição da história narrada:

efeitos_radionovela

Vídeo: Efeitos Sonoros Radionovela: http://www.youtube.com/watch?v=xpAPjdLOT3c

            Este vídeo mostra a produção de sons com vários tipos de objetos durante a exibição do programa.

            Após assistirem ao vídeo, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões, como por exemplo, como você imaginava a produção destes sons se estivesse só ouvindo? Os sons produzidos se assemelham aos sons reais?

            A partir das questões, o professor pode explicar a importância dos sons produzidos, tanto as músicas quanto os efeitos sonoros, na composição de cada parte da história. Inclusive o trabalho das vozes pelos atores, vê-se que há um estudo aprimorado na emissão das vozes, utilizando artifícios como mexer na posição da boca, colocar a mão na frente, falar dentro de copo, estas são algumas formas de variar a voz. Comentar que estas produções de radionovela inspiraram a teledramaturgia na TV brasileira, fato que até hoje se apresenta nas novelas brasileiras.


Aprofundar_ícone

Para aprofundar o conhecimento sobre a produção de trilha sonora em uma radionovela acesse o vídeo no Portal do Professor que demonstra como produzir alguns sons utilizando objetos, aplicando numa narração.

   

 

 

 

atividade

 

Atividade 1 - Propor para os alunos uma pesquisa sobre sonoplastia trazendo algumas questões como: O que é sonoplastia? Qual a importância dos sons e músicas nas radionovelas? Como eram feitos os sons nas radionovelas? O que são radionovelas e quando surgiram? Esta pesquisa pode ser realizada por meio de uma webquest. A webquest é uma forma de metodologia de pesquisa online, organizada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão. Para o professor conhecer o processo de criação de uma webquest, segue as orientações no link em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf 

Para orientar como se elabora uma pesquisa acesse o link http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm (acessado em 24/06/12). Neste site é apresentado passo a passo de como realizar uma pesquisa escolar.

 

No laboratório

 

Este site http://www.radioboanova.com.br/novo/programacao.php?PROCODIGO=68 traz algumas gravações de radionovelas em que o professor pode ouvir com os alunos e destacar os sons utilizados e a sua função na cena, as vozes utilizadas se estavam bem pronunciadas e adequadas aos personagens, as músicas usadas foram adequadas às cenas. Estas questões trabalhadas junto com os alunos vão servir de apoio para o trabalho proposto referente a apreciação das trilhas sonoras nas radionovelas.

No youtube também é possível encontrar a gravação de algumas radionovelas para apreciação da trilha sonora, formas de produção de efeitos sonoros, colocação da voz, interpretação, quais objetos estão sendo usados para produzir os sons. Para esta análise veja algumas sugestões:

Vídeo - RADIONOVELA - Programa Terra de Minas/ Rede Globo Minas.

radionovela1

 

http://www.youtube.com/watch?v=ZYU8EgOPl68 (gravação que mostra a produção de uma radionovela).

Vídeo - Radionovela de Hércules Florence

radionovela2

http://www.youtube.com/watch?v=tuCOQkcD-IA&feature=related (trabalho acadêmico que consiste em mostrar um pouco da história de vida de Hercules Florence no formato de radionovela).

 

Atividade 2: Em grupo, os alunos deverão selecionar algumas cenas de novelas trazidas de casa ou obtidas no laboratório de informática da escola. Após a escolha dos trechos, apresentar para a turma fazendo eles mesmos a fala e os efeitos sonoros ao vivo. Importante nesta atividade é a produção dos sons utilizando objetos sonoros produzidos pelos próprios grupos. Mostrar novamente o vídeo do Portal do Professor antes da atividade 1, disponível em: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02  

Para produzir estes sons os alunos poderão confeccionar alguns objetos sonoros que podem ser feitos em casa ou na escola, como por exemplo, potes com areia ou arroz (imitar som de chuva virando o pote de um lado para o outro), chapas de radiografias (som de trovoada) ou pode ser produzido por meio de sons vocais (imitando sons). Como exemplo de sons produzidos só com a boca, pode ser apresentado aos alunos o vídeo a seguir:

 

Comercial da Honda com sons produzidos pela boca

Honda

http://www.youtube.com/watch?v=3JsgHz-BoGE 

Coral representa sons do carro e do ambiente somente com a boca.

 

Atividade 3:  Nesta atividade os alunos poderão criar suas próprias radionovelas. Para isso, poderão realizar em grupo a narração de uma história que poderá ser baseada em crônicas, quadrinhos, contos, lendas, etc. Nesta produção os alunos deverão privilegiar as falas de personagens, os efeitos sonoros produzidos ao vivo e música tema, que poderá ser gravada em casa ou anteriormente no laboratório de informática. Para o bom desenvolvimento desta atividade o professor deverá auxiliar os alunos a produzirem um roteiro com todas as partes já especificadas, com os personagens, os efeitos sonoros e a música. Esta atividade pode ser apresentada em sala de aula com uso de aparelho de som. Para a gravação sugere-se o editor de áudio Audacity. Veja o manual com tutorial na página Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná:

audacity

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf (volume1)

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity2.pdf (volume2)

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 Vídeo
Recursos Complementares

As radionovelas eram ouvidas por muitas pessoas em todo país e desta forma abria-se espaço para a propaganda de alguns produtos comerciais. Isto é um fato que ocorre hoje tanto no rádio como na TV, bem como na internet.  É importante o professor trazer esta reflexão para os alunos, sobre o consumo na atualidade, a fim de perceberem que esta é uma prática que acontece há muito tempo. Para isso poderá utilizar o vídeo a seguir:

Vídeo: Propagandas antigas de rádio.

http://www.youtube.com/watch?v=q9WOJh5Voh4&feature=results_video&playnext=1&list=PLC7C745FBD2EB4BCC

Propagandas das décadas de 50/60 transmitidas pelo rádio. Esta contribuição é parte do esforço para resgatar a memória da propaganda no Brasil.

Avaliação

Busca-se com este trabalho a compreensão das características das propriedades do som bem como sua identificação na produção da radionovela. Será desenvolvida em todo o processo do trabalho por meio da apropriação prática e teórica.

Instrumentos de avaliação: Pesquisa e produção de sons, trabalhos individuais e em grupo, produção de roteiro.

Critérios: a cada atividade a avaliação ocorrerá durante o processo de construção. Na atividade 1 está relacionado à pesquisa sobre sonoplastia e radionovela, observando se o aluno compreendeu os conceitos, bem como o seu desempenho na utilização de webquest. Na atividade 2 será priorizado o trabalho de produção pelos alunos que envolverão a percepção e a construção de efeitos sonoros diferentes ou semelhantes para o trecho escolhido. Na atividade 3 a avaliação já está presente na produção do roteiro, na escolha dos personagens, da equipe responsável pela música e efeitos sonoros, quando se perceberá se o aluno compreendeu a importância das radionovelas na criação das telenovelas, relacionando com as produções televisivas feitas na atualidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.