Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de iniciação científica - uma lupa na língua - Relações estabelecidas entre Natureza e Homem no Modernismo - 2ª fase - A poesia

 

13/07/2012

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os principais poetas da segunda fase do Modernismo.
  • Valorizar os poemas mais significativos publicados no período entre 1930 e 1945.
  • Identificar características modernas presentes nas obras escritas no período.
  •  Ler contextualizadamente a partir de blogs.
  • Produzir textos escritos a partir de características modernistas.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Internet.
  • Estilos artístico-literários presentes no Brasil anteriores ao século XX. 

Estratégias e recursos da aula

 

■utilização do laptop UCA ou tablet;

■utilização de vídeos do Youtube;

■atividades realizadas individualmente e em grupo em blogs;

■utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

 lupa

Imagem disponível em 12-05-2012

http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg 

  Motivação:

 Para saber se seus alunos gostam de poesias, o professor deverá introduzir o tema, perguntando:

  • Quem gosta de ler poesias?
  • Quem gosta de escrever poesias?
  • O que mais chama a atenção de vocês em uma poesia?

Diante das respostas dos alunos, o professor poderá sugerir que estudem um tema relacionado à poesia.

O professor começará a aula apresentando aos alunos o tema do estudo: A poesia no Modernismo.

CONSTRUÇÃO DE BLOG

O professor convidará os alunos a trabalharem esse conteúdo fazendo uso basicamente da internet  para mostrarem o que aprenderam através de blogs.

Conversará perguntando se todos os alunos já fazem uso de blog. Aos alunos que não fazem uso, dirá que, para muitas pessoas, o blog corresponde ao antigo diário ou agenda onde registram fatos do cotidiano, porém, diferentemente do diário, o blog tem intenções comunicativas, as pessoas escrevem para que outros leiam. Sendo assim, o blog torna-se um gênero discursivo acessível pois não exige conhecimento de especialista em informática. Dirá que há blogs que disponibilizam links com Conversará com os estudantes, perguntando se todos eles já fazem uso de blog. Aos alunos que não fazem uso, dirá que, para muitas pessoas, o blog corresponde ao antigo diário ou agenda onde registram fatos do cotidiano, porém, diferentemente do diário, o blog tem intenções comunicativas, as pessoas escrevem para que outros leiam. Sendo assim, o blog torna-se um gênero discursivo acessível, pois não exige conhecimento de especialista em informática. Dirá que há blogs que disponibilizam links com imagens, sons, animações.  

 

  • Professor, peça aos alunos para acessarem o Blog "Baú de Ideias" para terem uma noção de como construir os seus.

http://baudeideiasdaprofkeithy.blogspot.com.br/2011/10/sugestoes-de-atividades-pedagogicas.html

Bau de ideias

 

Atividade 1

O professor distribuirá os alunos em seis grupos. Para facilitar a uniformidade dos grupos, poderá tentar colocar em cada grupo um aluno mais experiente, isto é, que já tenha algum conhecimento de funcionamento de blog .

Deverá sugerir que acessem os sites abaixo para conhecerem melhor o que é um blog.

  • No primeiro site, os alunos terão uma lição passo a passo de como criar um blog.
  • No segundo, terão sete passos que sugerem o que fazer para que o blog seja mais interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=MnY1SmpbKjg&feature=related  http://www.youtube.com/watch?v=MnY1SmpbKjg&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=MnY1SmpbKjg&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=TsF8Vl8OI_o 

 Depois de vistos e discutidos os conteúdos desses sites com os alunos, o professor sugerirá algumas atividades de pesquisa sobre o tema, os grupos criarão um blog para cada grupo.

 

Atividade 2

http://www.youtube.com/watch?v=dzvBvUuHemE&feature=related 

Depois, o professor deverá distribuir para os grupos o nome de seis poetas: Drummond, Murilo Mendes, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Vinícius de Moraes e Ciro dos Anjos.

Os alunos deverão pesquisar sobre o poeta que coube ao grupo e postar no blog o que foi pesquisado, conforme roteiro abaixo. Juntamente com o professor deverão estabelecer um cronograma para desenvolvimento das atividades.

 

Roteiro de pesquisa:

1- Dados importantes sobre vida e obra do poeta.

2- Seleção de um poema do autor que lhes pareça interessante.

3- Procedimento à análise do poema quanto:

a- ao tema;

b- à métrica e às rimas;

c- à crítica literária.

 

Atividade 3

Todos os grupos deverão postar comentários nos blogs dos outros grupos sobre o assunto, segundo o cronograma previamente estabelecido.

 

Atividade 4

O professor deverá postar nos blogs dos grupos as seguintes questões para que os alunos postem seus comentários:

1- Conhecendo Murilo Mendes, o que se pode entender por: “Só vemos o céu pelo avesso”.

2- Qual o efeito, nestes versos, da natureza sobre o homem segundo Drummond? ” Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas. (...)”   

3- Em poucas obras de poetas desse período, vemos a Natureza como mãe e amiga. Para você, qual era o grande tema?

Os comentários deverão ser objeto de discussão coletiva dentro da sala.  abaixo

 

Atividade 5

Agora que os alunos já viram, na prática, produções dos poetas, o  professor deverá colocar em powerpoint as informações abaixo para discussão e sistematização do tema. Dirá que cada grupo deverá entregar um trabalho escrito ilustrando cada item (quando possível) com versos escritos pelo poeta estudado. A cada item, deixará os alunos falarem de suas dúvidas e observações:

 

Características gerais da Poesia Modernista

Rompimento com os preceitos da gramática e da retórica:

  • Ausência de metrificação, emprego do verso livre;
  • Aproveitamento poético da linguagem cotidiana;
  • Emprego de palavras consideradas tradicionalmente não poéticas;
  • Pontuação e ritmo livres;
  • Desrespeito às normas gramaticais.

Volta à espontaneidade:

  • Apreensão imediata de breves momentos líricos;
  • Libertação da lógica aparente;
  • Emprego de imagens não lógicas;
  • Valorização da conotação;
  • Hermetismo;
  • Automatismo psíquico.

Busca de síntese:

  • Busca do essencial poético com o mínimo de artifício;
  • Emprego das palavras em liberdade;
  • Desprezo pela sintaxe tradicional;
  • Antidiscursivismo.

Amplitude temática:

  • Ausência de limites entre o poético e o não-poético: tudo pode ser tema de poesia;
  • Interesse pelo homem comum, pela ordem social, pelo cotidiano;
  • Abandono da concepção de arte como imitação;
  • Gosto da ironia e da polêmica;
  • Poesia participante, empenhada na realidade contemporânea;
  • Tendência à abertura, à multiplicidade de sentidos e interpretações.

O professor chamará a atenção para o fato de que este material foi retirado de um blog e pedirá aos alunos que o acessem e postem um comentário.

 Retirado de: http://literaturanoseculoxx.blogspot.com.br/2010/04/caracteristicas-gerais-da-poesia.html 

Acessado em 17-05-2012

 

Atividade 6

 Os alunos entregarão a atividade e deverão já estar capacitados a produzirem uma poesia segundo as características modernista para postarem em seus blogs.

O professor deverá, em sala de aula, discutir todas as atividades, inclusive as produções.

O professor poderá sugerir aos alunos leitura, no palco da escola, no pátio ou até nos corredores, dos poemas dos autores e/ou os próprios.

Recursos Complementares

 Leituras indicadas para o professor:

 

GATTI, R.; LOPES, Elvira. Blog: um gênero textual a ser desconstruído e descrito na abordagem do interacionismo sócio-discursivo. http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html

Acesso em: 11 de julh. 2012.

http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html  

SILVA, Walleska B. Blog: um gênero Digital.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259             Acesso em: 11 de julh. 2012.

Avaliação

Após as atividades, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • Compreensão das características  da produção dos principais poetas brasileiros modernistas;
  • produção de textos a partir das características modernistas;
  • participação de todas as atividades, inclusive na construção do blog
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.