13/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Estilos artístico-literários presentes no Brasil anteriores ao século XX.
■utilização do laptop UCA ou tablet;
■utilização de vídeos do Youtube;
■atividades realizadas individualmente e em grupo em blogs;
■utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.
Imagem disponível em 12-05-2012
http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg
Para saber se seus alunos gostam de poesias, o professor deverá introduzir o tema, perguntando:
Diante das respostas dos alunos, o professor poderá sugerir que estudem um tema relacionado à poesia.
O professor começará a aula apresentando aos alunos o tema do estudo: A poesia no Modernismo.
O professor convidará os alunos a trabalharem esse conteúdo fazendo uso basicamente da internet para mostrarem o que aprenderam através de blogs.
Conversará com os estudantes, perguntando se todos eles já fazem uso de blog. Aos alunos que não fazem uso, dirá que, para muitas pessoas, o blog corresponde ao antigo diário ou agenda onde registram fatos do cotidiano, porém, diferentemente do diário, o blog tem intenções comunicativas, as pessoas escrevem para que outros leiam. Sendo assim, o blog torna-se um gênero discursivo acessível, pois não exige conhecimento de especialista em informática. Dirá que há blogs que disponibilizam links com imagens, sons, animações.
http://baudeideiasdaprofkeithy.blogspot.com.br/2011/10/sugestoes-de-atividades-pedagogicas.html
Atividade 1
O professor distribuirá os alunos em seis grupos. Para facilitar a uniformidade dos grupos, poderá tentar colocar em cada grupo um aluno mais experiente, isto é, que já tenha algum conhecimento de funcionamento de blog .
Deverá sugerir que acessem os sites abaixo para conhecerem melhor o que é um blog.
http://www.youtube.com/watch?v=MnY1SmpbKjg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TsF8Vl8OI_o
Depois de vistos e discutidos os conteúdos desses sites com os alunos, o professor sugerirá algumas atividades de pesquisa sobre o tema, os grupos criarão um blog para cada grupo.
Atividade 2
http://www.youtube.com/watch?v=dzvBvUuHemE&feature=related
Depois, o professor deverá distribuir para os grupos o nome de seis poetas: Drummond, Murilo Mendes, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Vinícius de Moraes e Ciro dos Anjos.
Os alunos deverão pesquisar sobre o poeta que coube ao grupo e postar no blog o que foi pesquisado, conforme roteiro abaixo. Juntamente com o professor deverão estabelecer um cronograma para desenvolvimento das atividades.
Roteiro de pesquisa: |
1- Dados importantes sobre vida e obra do poeta. |
2- Seleção de um poema do autor que lhes pareça interessante. |
3- Procedimento à análise do poema quanto: a- ao tema; b- à métrica e às rimas; c- à crítica literária. |
Atividade 3
Todos os grupos deverão postar comentários nos blogs dos outros grupos sobre o assunto, segundo o cronograma previamente estabelecido.
Atividade 4
O professor deverá postar nos blogs dos grupos as seguintes questões para que os alunos postem seus comentários:
1- Conhecendo Murilo Mendes, o que se pode entender por: “Só vemos o céu pelo avesso”.
2- Qual o efeito, nestes versos, da natureza sobre o homem segundo Drummond? ” Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas. (...)”
3- Em poucas obras de poetas desse período, vemos a Natureza como mãe e amiga. Para você, qual era o grande tema?
Os comentários deverão ser objeto de discussão coletiva dentro da sala.
Atividade 5
Agora que os alunos já viram, na prática, produções dos poetas, o professor deverá colocar em powerpoint as informações abaixo para discussão e sistematização do tema. Dirá que cada grupo deverá entregar um trabalho escrito ilustrando cada item (quando possível) com versos escritos pelo poeta estudado. A cada item, deixará os alunos falarem de suas dúvidas e observações:
Características gerais da Poesia Modernista
Rompimento com os preceitos da gramática e da retórica:
Volta à espontaneidade:
Busca de síntese:
Amplitude temática:
O professor chamará a atenção para o fato de que este material foi retirado de um blog e pedirá aos alunos que o acessem e postem um comentário.
Retirado de: http://literaturanoseculoxx.blogspot.com.br/2010/04/caracteristicas-gerais-da-poesia.html
Acessado em 17-05-2012
Atividade 6
Os alunos entregarão a atividade e deverão já estar capacitados a produzirem uma poesia segundo as características modernista para postarem em seus blogs.
O professor deverá, em sala de aula, discutir todas as atividades, inclusive as produções.
O professor poderá sugerir aos alunos leitura, no palco da escola, no pátio ou até nos corredores, dos poemas dos autores e/ou os próprios.
Leituras indicadas para o professor:
GATTI, R.; LOPES, Elvira. Blog: um gênero textual a ser desconstruído e descrito na abordagem do interacionismo sócio-discursivo. http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html
Acesso em: 11 de julh. 2012.
SILVA, Walleska B. Blog: um gênero Digital.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259 Acesso em: 11 de julh. 2012.
Após as atividades, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!