01/06/2012
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefoxe possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.
Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estratégias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.
É importante lembrar que não há um método ou uma fórmula pronta para desenvolver projetos de iniciação científica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concepção diferenciada do professor em relação ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho é necessário estabelecer uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.
Alguns trabalhos contribuem com esta concepção de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que “a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).
Partindo deste pressuposto, optamos por uma organização do trabalho que propõe algumas etapas, que envolvem "uma variedade de ações de compreensão que mostrem uma interpretação do tema, e, ao mesmo tempo, um avanço sobre o mesmo". (Hernández, 2000, p. 184), são elas:
Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o “Dossiê do projeto”. Ele pode ser montado em uma pasta catálogo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante é a construção do “portfólio”, pelos alunos, pois eles vão acompanhando e avaliando o seu próprio crescimento.
1ª Etapa: INTRODUZINDO: O QUE É PESQUISA?- Duas aulas de 60 minutos.
Aula 1
Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre “pesquisa”, pois a ideia de iniciação científica é mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos prévios que eles têm sobre o assunto, quais são as hipóteses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes questões:
Depois de ouvi-los, diga-lhes que nós seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.
Posteriormente ao debate os estudantes poderão consultar no dicionário o significado da palavra “pesquisa” para que possam confrontar com a hipótese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.
Imagem: fonte – CD Clipart
Peça aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.
Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necessário, você poderá fazer uma síntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.
Aula 2
Professor, para suscitar o debate e instigar a curiosidade sobre “pesquisa”, vamos utilizar parte da Aula 1 do Telecurso de História. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o Link para assistirem ao vídeo. Apesar de ser uma aula direcionada para o nível médio, sua linguagem e a forma de abordar é facilmente compreendida pelos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. http://www.youtube.com/watch?v=RmG9WNelfDw&feature=results_video&playnext=1&list=PL1BCA054E399071C5 Acesso em 10/05/2012
Veja a sugestão de alguns aspectos a serem observados e debatidos com os alunos:
Caro professor, você poderá, ao assistir o vídeo, complementar as questões aqui sugeridas. |
Após a realização dessa atividade os alunos deverão registrar suas opiniões sobre os principais temas debatidos. Esse acervo de anotações será, ao final das atividades de iniciação científica, seu manual de pesquisa, ou seja, um Dossiê, no qual terá todas as etapas trabalhadas.
Professor, o tema pode ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, música ou história ouvida, como uma poesia sobre as formigas, veja um exemplo: INSTIGANDO A CURIOSIDADE: AS FORMIGAS COMO FOCO DE INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM, postada no Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26945 Acesso em 10/05/2012
Mas, o projeto também pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do currículo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, é fundamental.
Se surgirem diversos temas, você poderá utilizar o sistema de votação para proceder a escolha, para isso, poderá utilizar atividades interdisciplinares que surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidadãos, proporciona autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:
Ética: debates, diálogos, valores, respeito;
Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, relatórios);
Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;
Portanto, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
Como o tema “Populações do Brasil” é muito amplo, vamos utilizar um recurso para direcionar o interesse dos alunos para a seguinte delimitação: “Origens da população da Região Sul do Brasil”. No entanto, para chegar a essa delimitação verifique se seus alunos conhecem as regiões do país, ou como o Brasil se divide.
Para que os alunos compreendam um pouco sobre as divisões sócio-espaciais das Regiões do Brasil utilizaremos jogo de quebra-cabeça com o mapa do Brasil. Este jogo está disponível no portal do MEC e pode ser acessado pelo seguinte link: Ficha técnica: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10813 Acesso em 10/05/2012
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o recurso do Portal.
Depois de explorar com os alunos as regiões brasileiras ressalte a região Sul. Posteriormente, organize-os em uma rodinha e questione-os:
A partir desse momento as questões levantas já estarão direcionando à reflexão sobre as populações e as culturas que formam a região Sul:
Proponha desenvolver as reflexões a partir da figura típica do Gaúcho.
Com a finalidade de despertar a curiosidade das crianças com relação ao tema diversos recursos podem ser utilizados:
Neste caso nós utilizamos uma música, pois a sua linguagem poética e lúdica é um grande atrativo para as crianças. Além disso, este gênero textual é muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produção de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia para projetar para eles.
Para ouvirmos a canção faremos uma busca no acervo virtual do Instituto Moreira Sales: http://acervo.ims.uol.com.br/ Acesso em 10/05/2012
Professor, ao acessar, no campo de busca, o aluno deverá digitar o nome da canção que iremos trabalhar: Gauchada. Para ouvir é só clicar no link: Áudio
Faça a audição da música com as crianças!
Professor, depois dessa primeira audição, distribua a cópia da letra da música para que os alunos acompanhem a letra e grifem os aspectos que mais lhes chamaram a atenção. Ouçam a música novamente.
Fonte: http://streetview-world.blogspot.com.br/2011/10/pilcha-traje-tipico-gaucho.html Acesso em 12/05/2012 |
Gauchada (Cesar Siqueira e Evenor Pontes)
Ai que saudade da minha gente, lá do meu Rio Grande do Sul. Lá d’onde os campos são bem diferentes, e até mesmo o céu é muito mais azul. Ai que saudade que eu tenho agora, de tudo aquilo que lá deixei. Da casa branca, dos velhos rodeios e da gauchinha a quem tanto amei. Ai, ai, ai, ai, ai que dor no coração. Sinto saudade do cavalo baio, da minha bombacha e do meu chimarrão. Ai, ai, ai, ai, ai que dor no coração. Sinto saudade do cavalo baio, da minha bombacha e do meu chimarrão.
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-Quais são as características do povo gaúcho citadas na música? Anote na lousa o que os alunos disserem.
-Vocês conhecem a bombacha? O que é o chimarrão? Para que servem?
Sugira que os alunos consultem o dicionário para identificar o significado das palavras desconhecidas.
Sugestão de atividade:
Esta música está repleta de possibilidades para trabalharmos com os alunos sobre aspectos culturais da Região Sul, tais como: o clima, a paisagem, a imagem característica do gaúcho, o vestuário, a alimentação, os ritmos musicais, a dança, dentre outros.
Como seus alunos possuem um computador portátil ou estão no laboratório de informática, proponha que façam uma pesquisa sobre a indumentária, os utensílios de trabalho e os hábitos alimentares da figura típica do Gaúcho.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e peça que cada um elabore um desenho sobre esse personagem utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
Para finalizar ressalte que o gaúcho é o personagem mais conhecido dos habitantes da região Sul, mas que não é o único: os indígenas, os negros e os imigrantes de várias nacionalidades são os formadores do povo desta região.
Trabalho interdisciplinar
Professor, esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, História, dentre outras. Para isso, sugerimos as seguintes atividades:
Língua Portuguesa: elaboração de um Glossário com as palavras da música (bombacha, chimarrão, baio, rodeios e outras), Produção de texto com a releitura da música, pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas, localizar informações no texto,
Geografia: localização geográfica: consultar por meio do earth.google.com/intl/pt/ o estado do Rio Grande do Sul;
História: debate sobre a importância das pessoas que vão e daquelas que chegam à região;
Ética: estabelecer um diálogo respeitando a fala do outro.
Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a importância em pesquisarmos sobre os povos que constituem a Região do Sul do país. Para envolver os alunos nesta construção, faça uma explicação sobre a importância de justificar a realização do projeto (por que ele é relevante?). Por trás de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois façam um texto coletivo consolidando estas ideias.
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Pesquisar as origens da população da região Sul é importante porque.... __________________________________________________ __________________________________________________ _________________________________________________ |
Fonte da imagem: http://www.juvenil.com.br/site/noticias_interna.php?idNoticia=535 Acesso em 01/05/2012
Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua mediação, os objetivos que pretendem alcançar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situações do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:
- Qual é o objetivo de almoçar e jantar, ou seja, o que queremos com isso?
- Então o que queremos com este projeto sobre a origem dos povos da região Sul do Brasil? Veja alguns dos objetivos elencados:
Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossiê ou ao Portfólio do projeto. Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.
Veja uma sugestão:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Origens da população da Região Sul do Brasil |
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Objetivos do projeto: o que nós queremos com esta pesquisa ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ __________________________________________________________________
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Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as questões que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que vão nortear as estratégias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensar sobre suas curiosidades sobre o tema.
Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1º ano que estejam na fase silábica da escrita, utilize esta atividade para que façam a tentativa de escrita e depois faça a reescrita com eles. Outra possibilidade é solicitar a colaboração de um monitor ou estagiário para que faça o registro das questões que eles forem apresentando e depois você faz um consolidado com todas as questões levantadas e quem foi o autor da pergunta.
Lembre-se! Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossiê do Projeto ou Portfólio!!! |
Veja o exemplo de uma problematização dos alunos do 2º ano da Eseba:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Origens da população da Região Sul do Brasil |
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Alunos |
Problematização |
1- Marcio Alvin |
De onde vieram os moradores do Sul? |
2 - Carlos Sousa |
Como vivem as pessoas que moram no Sul? |
3 - Waleusca Teodoro |
Quem são esses moradores? |
4 - João Pedro Machado |
Existem índios na região Sul? |
5 - Lucas Faria |
Vivem muitos negros na região Sul? |
Professor, as hipóteses dos alunos são referências importantes, pois além de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema pesquisado.
Uma interessante forma de explicar sobre o que são as hipóteses é por meio de exemplos. Você pode usar diferentes recursos, como questioná-los sobre coisas do cotidiano ou situações, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:
-Alguém sabe o que é o lanche da escola hoje?
_Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?
_Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?
Diga-lhes que o que eles disseram são as hipóteses, mas para sabermos se estas respostas estão corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa nós vamos descobrir se nossas hipóteses são pertinentes ou não. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estratégias de pesquisa:
Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hipótese sobre sua problematização (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematização levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Origens da população da Região Sul do Brasil |
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Alunos |
Problematização |
Hipótese |
Marcio Alvin |
De onde vieram os moradores do Sul? |
Carlos: Os moradores do Sul vieram de Portugal. |
Carlos Sousa |
Como vivem as pessoas que moram no Sul? |
Marcio: Eles moram em cidades como nós. Larissa: Também moram em fazendas. |
Waleusca Teodoro |
Quem são esses moradores? |
Waleusca: Quem mora no Sul é o gaúcho. |
João Pedro Machado |
Existem índios na região Sul? |
Flávio: Existem índios no Sul, porque eles foram os primeiros moradores do Brasil. |
Lucas Faria |
Vivem muitos negros na região Sul? |
Lucas: Acho que os negros existem em todo o país. |
7ª Etapa: CRONOGRAMA - Uma aula de 60 minutos.
Apesar de a execução de um projeto de iniciação científica não seguir um planejamento rígido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas é fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser construído mesmo depois de iniciado o trabalho, assim você terá um parâmetro sobre o andamento da pesquisa.
Outra questão importante que você deve prever é a sua duração: em semestre ou um ano? Assim, você poderá determinar a quantidade de aulas necessárias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente são desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem caráter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma área do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar faça um cronograma prévio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:
QUANDO |
O QUE |
QUEM |
Agosto |
1ª aula: aprender o que é pesquisa. |
Professor orientador e alunos |
2ª e 3ª aula: Definição do Tema. |
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4ª aula: Justificativa. |
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Setembro |
5ª aula: Construção dos objetivos. |
Professor orientador e alunos |
6ª aula: Elaboração da problematização. |
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7ª aula: Levantamento das hipóteses. |
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8ª aula: Cronograma das ações. |
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Outubro / Novembro |
9ª e 10ª aula: As fontes de pesquisa. |
Professor orientador e alunos |
11ª aula: As equipes de pesquisadores. |
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12ª a 21ª aula: Realização de diferentes estratégias de pesquisa. |
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Dezembro |
22ª aula: Confrontação das hipóteses e dos dados pesquisados. |
Professor orientador e alunos |
23ª aula: Socialização dos resultados/culminância do projeto. 24ª aula: avaliando o trabalho. |
Professor, conforme vimos na primeira etapa do projeto (por meio da aula do Telecurso) o historiador faz suas pesquisas analisando as fontes históricas. Essas fontes são definidas de acordo com as questões que pretendemos responder e, sobretudo, com a sua disponibilidade (ou seja, não dispomos de fotografias de época para estudar o Império Bizantino (330-1435 d.C.), pois a fotografia ainda não havia sido desenvolvida). No entanto, várias outras fontes estão disponíveis.
Como os alunos estão envolvidos com o projeto, com certeza o assunto já extrapolou os muros da escola e chegou até as famílias. O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser úteis para suas pesquisas.
Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.
Nessa aula deverão ser discutidos os seguintes temas:
Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, arquitetura, artefatos arqueológicos, mapas, cartas, obras de arte, dentre outras.
Arquivos, Bibliotecas, colecionadores, etc.
Surge aqui um ótimo recurso para você, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa histórica é o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos são formados com a disponibilização, em páginas da internet, dos conteúdos existentes nos acervos físicos de instituições de preservação de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa.
Faça bom uso dos acervos digitais!!! |
1-Formando as equipes de pesquisa e subdividindo os temas
Professor, após estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as questões e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as questões levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, você poderá dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, então, incumbida de pesquisar um único tema.
Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. Não permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este é um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a tolerância e a solidariedade.
Escreva as questões e as hipóteses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabeleça regras:
Agrupando as questões em subtemas.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Origens da população da Região Sul do Brasil |
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QUESTÕES Equipe 1 Aspectos gerais da colonização da região Sul: Como vivem os moradores do Sul? Equipe 2 Imigração Europeia: De onde vieram os moradores do Sul? Quem são os moradores do Sul? Equipe 3 Os indígenas da região Sul: Existem índios na região Sul? Equipe 4 A escravidão em terra do Sul Vivem muitos negros na região Sul? |
HIPÓTESES
Eles moram em cidades como nós. Também moram em fazendas.
Os moradores do Sul vieram de Portugal Quem mora no Sul é o gaúcho.
Existem índios no Sul, porque eles foram os primeiros moradores do Brasil.
Acho que os negros existem em todo o país.
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Professor, dividiremos essa etapa em duas fases: a pesquisa de conteúdos específicos e a pesquisa documental. É a pesquisa de conteúdos específicos que nos fornecerá as referências gerais sobre o tema estudado. Ou seja: são as análises já existentes sobre o tema em questão. A pesquisa documental é aquela que nos colocará em contato com as fontes históricas necessárias para analisar novos aspectos do tema proposto para investigação.
Pesquisa de conteúdo específico.
Aspectos gerais da colonização da região sul:
FONTE: http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-sul.htm
Aspectos Gerais:
http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-sul.htm Acesso em 10/05/2012
População do Sul:
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-populacao-regiao-sul.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/distribuicao-populacao-na-regiao-sul.htm
Acesso em 10/05/2012
Agricultura e pecuária na região Sul:
http://www.brasilescola.com/brasil/a-producao-agricola-na-regiao-sul.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/producao-agropecuaria-na-regiao-sul.htm
Acesso em 10/05/2012
Aspectos culturais da região Sul:
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/cultura-personalidades-regiao-sul.htm
Acesso em 10/05/2012
Imigração Europeia:
A herança europeia na região Sul:
http://www.brasilescola.com/brasil/heranca-europeia-no-sul.htm
Acesso em 10/05/2012
Etnias e populações do Rio Grande do Sul:
http://www.brasilescola.com/brasil/etnias-populacao-rio-grande-sul.htm
Acesso em 10/05/2012
Os indígenas da região Sul:
As missões jesuíticas:
http://www.brasilescola.com/historiab/povos-das-missoes.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/reducoes-guaira.htm
Acesso em 10/05/2012
Museus das Missões:
http://www.museudasmissoes.blogspot.com.br/ Acesso em 10/05/2012
Guerras Guaraníticas:
http://www.brasilescola.com/historiab/guerras-guaraniticas.htm Acesso em 10/05/2012
A escravidão em terra do Sul
A escravidão no Brasil:
http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm Acesso em 10/05/2012
Charqueadas:
http://www.brasilescola.com/historiab/charqueadas.htm Acesso em 10/05/2012
Revolução Farroupilha:
http://www.brasilescola.com/historiab/revolucao-farroupilha.htm Acesso em 10/05/2012
Mantenha e, até mesmo, privilegie o contato das crianças com o LIVRO!Programe também consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!! |
Professor, dentre as fontes de pesquisa, é importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes confiáveis de informações. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema. Veja uma sugestão:
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ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Origens da população da Região Sul do Brasil Pesquise em casa, com familiares ou amigos quem possui livros, revistas ou jornais que falam sobre a região Sul e podem nos ajudar a encontrar as respostas para estas questões: De onde vieram os moradores do Sul? Quem são os moradores do Sul? Existem índios na região Sul? Vivem muitos negros na região Sul? |
Os materiais coletados deverão ser alvo de pesquisa, para isso, organize-os e distribua nos grupos. Oriente os alunos sobre a importância em registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto conste o referencial bibliográfico consultado no decorrer da pesquisa.
- Explique-lhes também sobre a importância em respeitar a autoria do trabalho, ou seja, ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é fundamental que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:
ALBUQUERQUE, Edu Silvestre De. A Revolução Farroupilha (1835 - 1845). 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
Pesquisa documental
Professor, você também poderá explorar a internet na busca por fontes históricas para a pesquisa desenvolvida com os alunos, para isso sugerimos duas atividades a serem desenvolvidas:
a) pesquisa em arquivo virtual;
b) pesquisa em jornais on-line.
Nesse caso, para que a Equipe 2 possa pesquisar sobre a imigração europeia na região Sul do Brasil, indicamos uma pesquisa no sitio do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Apesar de mantido pelo governo paulista, esse acervo possui fontes relativas a outros estados do país, inclusiva da região Sul.
http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/index.php Acesso em 10/05/2012
Leitura de imagens
Professor, a leitura de imagens representa um importante recurso de pesquisa, por isso sugerimos a consulta das fotografias. Nesse acervo os jovens pesquisadores poderão ter contato com os seguintes documentos: fotografias, jornais, mapas, registros de matriculas dos imigrantes, dentre outros.
Solicite aos alunos que observem e analisem as imagens confrontando seu conteúdo com os conhecimentos obtidos durante as pesquisas teóricas sobre o tema. Vários aspectos podem aqui ser observados: vestimentas, bebidas, arquitetura, dentre outras. Tais informações constituem fontes de informações, pois revelam a origem das pessoas fotografadas.
O que podemos encontrar nesse acervo?
Legenda: Casamento inter-racial, japonês com mulher provavelmente alemã.
Tema: Não consta
Data: 1920
Local: Paraná
Fonte: http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/fotografias/MI_ICO_AMP_019_001_149_001.jpg
Acesso em 10/05/2012
2 – Em Caxias do Sul (RS) podemos observar os costumes dos emigrantes durante os momentos de celebração.
Legenda: Batizado da Família Pieruccini
Tema: Ciclo da Vida Rituais de Passagem
Data: 1912
Local: Caxias do Sul – RS
Fonte: http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/fotografias/MI_ICO_CPO_062_014_001_001.jpg
Acesso em 10/05/2012
Legenda: Cortejo de Casamento na Rua Dr. Montaury
Tema: Ciclo da Vida Rituais de Passagem
Data: 1920
Local: Caxias do Sul – RS
Fonte: http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/fotografias/MI_ICO_CPO_062_014_002_001.jpg Acesso em 10/05/2012
Trabalhando com autorretrato
Professor, aproveite o momento e solicite a ajuda do professor de Artes, trabalhe com autorretrato, pois ele possibilita que o aluno observe suas características pessoais e busque identificar traços de suas origens. Tendo em vista que não apenas os moradores da região Sul, mas a população brasileira é fruto de uma miscigenação, com certeza eles encontrarão traços de diferentes etnias.
Para um maior enriquecimento sobre esta atividade, consulte a aula postada no Portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19124 que trabalha uma atividade com autorretrato.
Para que eles entendam o que é um autorretrato, mostre-lhes alguns, assim eles terão um parâmetro. Sugerimos a seguir o sitio http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6 no qual temos o autorretrato da grande pintora Tarsila do Amaral. Os alunos poderão utilizar seus laptops Uca, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o link. No dia anterior, solicite que tragam para escola um pequeno espelho.
Estes são exemplos de autorretratos pintados pela artista Tarsila do Amaral, Pablo Picasso e pelo aluno Felipe.
Fonte – imagem 1: http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6 Acesso em 10/05/2012
Fonte – imagem 2: http://carolinadias06.wordpress.com/2010/12/04/auto-retrato/
Fonte – imagem 3: http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/colecao/colecaoHome.do?action=listarIlustracoes&key=118&pager.offset=30
Depois desta observação, solicite que peguem o espelho e observem suas principais características:
- Tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados)
-Cor da pele e dos olhos.
-Formato do rosto.
-Tamanho e formato da boca.
-Não é necessária uma perfeita identificação, esta é apenas uma atividade de leitura de imagem, pois nem todos têm habilidades para o desenho.
Deixe-os a vontade para criar seu autorretrato, conforme suas habilidades. As turmas que possuem o laptop Uca, poderão utilizar a ferramenta Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
Com essa atividade, pretendemos sugerir como a equipe 4, após as consultas teóricas sobre seu tema, pode conseguir uma documentação que lhe permita aprofundar o conhecimento sobre a população negra da região Sul.
Nesse caso, para que a Equipe 2 possa pesquisar sobre a imigração europeia para a região Sul do Brasil, indicamos uma pesquisa no site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Apesar de mantido pelo governo paulista, esse acervo possui fontes relativas a outros estados do país, inclusive da região Sul.
As fontes dessa pesquisa serão os jornais. E a consulta será feita em jornais virtuais editados na região Sul. Nesses jornais buscaremos por reportagens referentes à população negra dos estados, para observar como ela é tratada pelos jornais da região Sul.
Professor, a pesquisa em jornais trabalha com importantes gêneros textuais: o texto jornalístico e o texto publicitário. Aproveite o trabalho para explorar as características destes tipos de textos: suas marcas linguísticas, sua estrutura e sua função comunicativa.
Jornais do Sul:
http://www.gazetadopovo.com.br/ (Curitiba)
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/ (Porto Alegre)
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/ (Florianópolis)
Acesso em 12/05/2012
Um contraponto para as matérias encontradas nos jornais estaduais é a reportagem, NEGROS NO SUL? TEM, SIM SENHOR, publicada pela revista Raça Brasil, dedicada aos temas sobre a comunidade afro-brasileira. Consulte no Sítio: http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/158/artigo228092-1.asp
11ª Etapa: CONFRONTANDO AS HIPÓTESES COM OS DADOS PESQUISADOS - uma aula de 60 minutos.
Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Origens da população da Região Sul do Brasil |
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Hipóteses |
Descobertas |
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Retome com eles se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida busquem outras fontes e concluam o trabalho.
Esta etapa é tão importante quanto à realização das pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:
É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:
Planejamento
Professor, o Portfólio ou Dossiê do Projeto oferecerá um bom material para avaliação, mas é importante reservar um espaço para que os alunos possam conversar e avaliar, não só os resultados, mas o processo, assim você terá elementos para aprimorar seu próximo trabalho.
Eles poderão fazer por escrito:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE: Origens da população da Região Sul do Brasil AVALIAÇÃO |
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Eu aprendi que.... |
Eu achei mais interessante... |
O que eu não gostei....
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Nome | Tipo |
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Quebra-cabeça do Brasil | Mapa |
Professor:
No sítio http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/auto-retrato-429818.shtml você encontra um planejamento sobre autorretrato muito interessante.
Aula postada no Portal sobre autorretrato: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34657
Sugestão de imagens para trabalhar a produção de texto sobre a miscigenação:
Fonte: imagem 01- http://pt.wikipedia.org/wiki/Miscigena%C3%A7%C3%A3o
Fonte: imagem 02- http://fotosquefalam.blogspot.com.br/2012/01/miscigenacao.html
Fonte: imagem 03- http://diegocarelli.wordpress.com/
Avaliação
Professor, a avaliação deve ser processual e permear todas as atividades, para isso é necessário ficar atento as diferentes manifestações dos alunos. Verifique se eles se envolveram com as atividades propostas; Se compreenderam as diferentes estratégias de pesquisa; Se descobriram as diferentes etnias que deram origem a população da região Sul; Se conheceram a cultura desta região; Reconheceu características de diferentes etnias em si próprio e representou em seu autorretrato; Utilizaram os recursos tecnológicos disponíveis. Registre estas observações para que possa subsidiar seu próximo trabalho.
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