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Projeto de Iniciação Científica Discente - Origens da população da Região Sul do Brasil - UCA

 

01/06/2012

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Introduzir o aluno no universo da pesquisa científica;
  • Construir as bases reflexivas do conhecimento autônomo;
  • Aprimorar as habilidades relativas à sociabilidade do trabalho em grupo;
  • Participar da construção de um tema de pesquisa;
  • Conhecer metodologias de produção de conhecimento utilizadas na pesquisa;
  • Desenvolver as técnicas de interpretação das informações pesquisadas;
  • Descobrir as diferentes etnias que povoaram a região Sul;
  • Conhecer a cultura da região Sul;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA ou  tablet;
  • Fazer leitura de imagens;
  • Representar características pessoais por meio de autorretrato;
  • Localizar informações no texto;
Duração das atividades
Esse projeto de iniciação científica tem duração prevista de 5 meses, ou seja, um semestre letivo. Entretanto, conforme as necessidades apresentadas pela turma e professor, tendo em vista as atividades que forem desenvolvidas, este cronograma pode sofrer alterações. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana, mas como esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Educação Física, Ética.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefoxe possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estratégias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.

É importante lembrar que não há um método ou uma fórmula pronta para desenvolver projetos de iniciação científica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concepção diferenciada do professor em relação ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho é necessário estabelecer uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.

Alguns trabalhos contribuem com esta concepção de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que “a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).

Partindo deste pressuposto, optamos por uma organização do trabalho que propõe algumas etapas, que envolvem "uma variedade de ações de compreensão que mostrem uma interpretação do tema, e, ao mesmo tempo, um avanço sobre o mesmo". (Hernández, 2000, p. 184), são elas:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa do tema escolhido;
  3. Construção dos objetivos do trabalho;
  4. Elaboração da problematização;
  5. Levantamento das hipóteses,
  6. Cronograma das ações;
  7. Pesquisa documental;
  8. Classificação das fontes levantadas;
  9. Exploração do material coletado
  10. Confrontação das hipóteses com os dados da pesquisa;
  11. Socialização dos resultados/culminância do projeto;
  12. Avaliando o projeto.

 

Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o “Dossiê do projeto”. Ele pode ser montado em uma pasta catálogo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante é a construção do “portfólio”, pelos alunos, pois eles vão acompanhando e avaliando o seu próprio crescimento.

 1ª Etapa: INTRODUZINDO: O QUE É PESQUISA?- Duas aulas de 60 minutos.

Aula 1

Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre “pesquisa”, pois a ideia de iniciação científica é mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos prévios que eles têm sobre o assunto, quais são as hipóteses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes questões:

  • Quem sabe o que é pesquisa?
  • Será que somente os cientistas que ficam em laboratórios são pesquisadores?
  • Como os cientistas fazem para descobrir alguma coisa?
  • Como podemos pesquisar sobre o queremos saber?
  • Quem já viu algum filme ou desenho animado sobre “pesquisa”. Como era este filme?

 Depois de ouvi-los, diga-lhes que nós seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.

Posteriormente ao debate os estudantes poderão consultar no dicionário o significado da palavra “pesquisa” para que possam confrontar com a hipótese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.

 

 registre as etapas  

Imagem: fonte – CD Clipart

Peça aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.

Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necessário, você poderá fazer uma síntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.

 

Aula 2

Professor, para suscitar o debate e instigar a curiosidade sobre “pesquisa”, vamos utilizar  parte da Aula 1 do Telecurso de História. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o Link para assistirem ao vídeo.  Apesar de ser uma aula direcionada para o nível médio, sua linguagem e a forma de abordar é facilmente compreendida pelos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.  http://www.youtube.com/watch?v=RmG9WNelfDw&feature=results_video&playnext=1&list=PL1BCA054E399071C5   Acesso em 10/05/2012

  

Veja a sugestão de alguns aspectos a serem observados e debatidos com os alunos:

  • Qual o papel que o sábio representa no filme? (historiador / detetive / investigador / pesquisador)
  • Qual seu tema de pesquisa? (natureza)
  • Quais suas fontes? (plantas, animais, pegadas, marcas no solo, etc)
  • Qual o seu método? (observação e associação de vestígios)
  • O que faz o historiador?
  • Como ele consegue conhecer como as pessoas viveram no passado?
  • O que ele utiliza para investigar o que ele quer descobrir?

Caro professor, você poderá, ao assistir o vídeo, complementar as questões aqui sugeridas.

 

 

 

 

 

 

   

Após a realização dessa atividade os alunos deverão registrar suas opiniões sobre os principais temas debatidos. Esse acervo de anotações será, ao final das atividades de iniciação científica, seu manual de pesquisa, ou seja, um Dossiê, no qual terá todas as etapas trabalhadas.

 

2ª Etapa: DESENCADEANDO O TEMA - Duas a quatro aulas de 60 minutos

 Professor, o tema pode ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, música ou história ouvida, como uma poesia sobre as formigas, veja um exemplo: INSTIGANDO A CURIOSIDADE: AS FORMIGAS COMO FOCO DE INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM, postada no Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26945  Acesso em 10/05/2012

 Mas, o projeto também pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do currículo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, é fundamental.

Se surgirem diversos temas, você poderá utilizar o sistema de votação para proceder a escolha, para isso, poderá utilizar atividades interdisciplinares que surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidadãos, proporciona autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:

Ética: debates, diálogos, valores, respeito;

Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, relatórios);

Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;

Portanto, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

Como o tema Populações do Brasil” é muito amplo, vamos utilizar um recurso para direcionar o interesse dos alunos para a seguinte delimitação: “Origens da população da Região Sul do Brasil”. No entanto, para chegar a essa delimitação verifique se seus alunos conhecem as regiões do país, ou como o Brasil se divide.

Para que os alunos compreendam um pouco sobre as divisões sócio-espaciais das Regiões do Brasil utilizaremos jogo de quebra-cabeça com o mapa do Brasil. Este jogo está disponível no portal do MEC e pode ser acessado pelo seguinte link: Ficha técnica: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10813 Acesso em 10/05/2012

   

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o recurso do Portal.

 
Depois de explorar com os alunos as regiões brasileiras ressalte a região Sul. Posteriormente, organize-os em uma rodinha e questione-os:

  • O que vocês conhecem sobre a região Sul?
  • Será que as crianças de outras regiões também brincam como vocês?
  • Como elas são? Será que são parecidas com vocês?
  • Quem já foi em alguma cidade da região Sul do país? Alguém tem familiares na região Sul?
  • Quais são os estados da região Sul?

A partir desse momento as questões levantas já estarão  direcionando à reflexão sobre as populações e as culturas que formam a região Sul:

  • Como é chamado o habitante nascido no Rio Grande do Sul? Um catarinense nasceu em que estado do Sul? E o cidadão nascido no Paraná?

 

Proponha desenvolver as reflexões a partir da figura típica do Gaúcho.

Com a finalidade de despertar a curiosidade das crianças com relação ao tema diversos recursos podem ser utilizados:

  • Contar uma história;
  • Ler uma reportagem, discutir uma notícia;
  • Assistirem a um filme ou vídeo;
  • Dentre outras.

 

Neste caso nós utilizamos uma música, pois a sua linguagem poética e lúdica é um grande atrativo para as crianças. Além disso, este gênero textual é muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produção de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.

 

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia para projetar para eles.

 

 Para ouvirmos a canção faremos uma busca no acervo virtual do Instituto Moreira Sales: http://acervo.ims.uol.com.br/  Acesso em 10/05/2012

Professor, ao acessar, no campo de busca, o aluno deverá digitar o nome da canção que iremos trabalhar: Gauchada. Para ouvir é só clicar no link: Áudio

Faça a audição da música com as crianças!

Professor, depois dessa primeira audição, distribua a cópia da letra da música para que os alunos acompanhem a letra e grifem os aspectos que mais lhes chamaram a atenção. Ouçam a música novamente.

 

Fonte: http://streetview-world.blogspot.com.br/2011/10/pilcha-traje-tipico-gaucho.html  Acesso em 12/05/2012

Gauchada (Cesar Siqueira e Evenor Pontes)

 

Ai que saudade da minha gente,

lá do meu Rio Grande do Sul.

Lá d’onde os campos são bem diferentes,

e até mesmo o céu é muito mais azul.

Ai que saudade que eu tenho agora,

de tudo aquilo que lá deixei.

Da casa branca, dos velhos rodeios

e da gauchinha a quem tanto amei.

Ai, ai, ai, ai,

ai que dor no coração.

Sinto saudade do cavalo baio,

da minha bombacha e do meu chimarrão.

Ai, ai, ai, ai,

ai que dor no coração.

Sinto saudade do cavalo baio,

da minha bombacha e do meu chimarrão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 -Quais são as características do povo gaúcho citadas na música? Anote na lousa o que os alunos disserem.

-Vocês conhecem a bombacha? O que é o chimarrão? Para que servem?

Sugira que os alunos consultem o dicionário para identificar o significado das palavras desconhecidas.

 

Sugestão de atividade:

Esta música está repleta de possibilidades para trabalharmos com os alunos sobre aspectos culturais da Região Sul, tais como: o clima, a paisagem, a imagem característica do gaúcho, o vestuário, a alimentação, os ritmos musicais, a dança, dentre outros.

Como seus alunos possuem um computador portátil ou estão no laboratório de informática, proponha que façam uma pesquisa sobre a indumentária, os utensílios de trabalho e os hábitos alimentares da figura típica do Gaúcho.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e peça que cada um elabore um desenho sobre esse personagem utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

Para finalizar ressalte que o gaúcho é o personagem mais conhecido dos habitantes da região Sul, mas que não é o único: os indígenas, os negros e os imigrantes de várias nacionalidades são os formadores do povo desta  região.

 

Trabalho interdisciplinar

Professor, esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, História, dentre outras. Para isso, sugerimos as seguintes atividades:

Língua Portuguesa: elaboração de um Glossário com as palavras da música (bombacha, chimarrão, baio, rodeios e outras), Produção de texto com a releitura da música, pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas, localizar informações no texto,

Geografia: localização geográfica: consultar por meio do earth.google.com/intl/pt/  o estado do Rio Grande do Sul;

 História: debate sobre a importância das pessoas que vão e daquelas que chegam à região;

 Ética: estabelecer um diálogo respeitando a fala do outro.

 

3ª Etapa: JUSTIFICANDO O TEMA - Uma aula de 60 minutos.

 

Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a importância em pesquisarmos sobre os povos que constituem a Região do Sul do país. Para envolver os alunos nesta construção, faça uma explicação sobre a importância de justificar a realização do projeto (por que ele é relevante?). Por trás de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja  uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois façam um texto coletivo consolidando estas ideias. 

  

Gauchinho

Pesquisar as origens da população da região Sul é importante porque....

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Fonte da imagem: http://www.juvenil.com.br/site/noticias_interna.php?idNoticia=535  Acesso em 01/05/2012

 

4ª Etapa: CONSTRUINDO OS OBJETIVOS - Uma aula de 60 minutos.

 

Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua mediação, os objetivos que pretendem alcançar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situações do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:

- Qual é o objetivo de almoçar e jantar, ou seja, o que queremos com isso?

  • Alimentar nosso corpo;
  • Crescer forte e saudável;
  • Evitar doenças.

- Então o que queremos com este projeto sobre a origem dos povos da região Sul do Brasil? Veja alguns dos objetivos elencados:

  • Descobrir de onde se originam os moradores do Sul do país;
  • Aprender como vivem as pessoas da região Sul;
  • Conhecer quem são os moradores do Sul;
  • Saber sobre a população indígena e negra da região Sul;
  • Conversar com as crianças da região Sul para descobrir como elas vivem.

Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossiê ou ao Portfólio do projeto.  Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.

Veja uma sugestão: 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Origens da população da Região Sul do Brasil

Objetivos do projeto: o que nós queremos com esta pesquisa

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Ilustre o que você pensou

 

 

 

 

 

5ª Etapa: ELABORANDO A PROBLEMATIZAÇÃO - Uma aula de 60 minutos.

 

Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as questões que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que vão nortear as estratégias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensar sobre suas curiosidades sobre o tema.

Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1º ano que estejam na fase silábica da escrita, utilize esta atividade para que façam a tentativa de escrita e depois faça a reescrita com eles. Outra possibilidade é solicitar a colaboração de um monitor ou estagiário para que faça o registro das questões que eles forem apresentando e depois você faz um consolidado com todas as questões levantadas e quem foi o autor da pergunta.

 

Atividades  Lembre-se!

Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossiê do Projeto ou Portfólio!!! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Veja o exemplo de uma problematização dos alunos do 2º ano da Eseba:

  

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Origens da população da Região Sul do Brasil

Alunos

Problematização

1- Marcio Alvin

De onde vieram os moradores do Sul?

2 - Carlos Sousa

Como vivem as pessoas que moram no Sul?

3 - Waleusca Teodoro

Quem são esses moradores?

4 - João Pedro Machado

Existem índios na região Sul?

5 - Lucas Faria

Vivem muitos negros na região Sul?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

6ª Etapa: LEVANTANDO AS HIPÓTESES - Uma aula de 60 minutos.

 

Professor, as hipóteses dos alunos são referências importantes, pois além de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema pesquisado.

Uma interessante forma de explicar sobre o que são as hipóteses é por meio de exemplos. Você pode usar diferentes recursos, como questioná-los sobre coisas do cotidiano ou situações, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:

-Alguém sabe o que é o lanche da escola hoje?

_Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?

_Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?

 Diga-lhes que o que eles disseram são as hipóteses, mas para sabermos se estas respostas  estão corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa nós vamos descobrir se nossas hipóteses são pertinentes ou não. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estratégias de pesquisa:

  • Entrevistar as cantineiras e perguntar-lhes;
  • Ir até a cantina e observá-las na preparação do lanche;
  • Consultar as anotações e receitas que elas utilizam, dentre outras.

Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hipótese sobre sua problematização (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematização levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Origens da população da Região Sul do Brasil

Alunos

Problematização

Hipótese

 Marcio Alvin

De onde vieram os moradores do Sul?

Carlos: Os moradores do Sul vieram de Portugal.

Carlos Sousa

Como vivem as pessoas que moram no Sul?

Marcio: Eles moram em cidades como nós.

Larissa: Também moram em fazendas.

Waleusca Teodoro

Quem são esses moradores?

Waleusca: Quem mora no Sul é o gaúcho.

João Pedro Machado

Existem índios na região Sul?

Flávio: Existem índios no Sul, porque eles foram os primeiros moradores do Brasil.

Lucas Faria

Vivem muitos negros na região Sul?

Lucas: Acho que os negros existem em todo o país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 7ª Etapa: CRONOGRAMA - Uma aula de 60 minutos.

 

Apesar de a execução de um projeto de iniciação científica não seguir um planejamento rígido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas é fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser construído mesmo depois de iniciado o trabalho, assim você terá um parâmetro sobre o andamento da pesquisa.

Outra questão importante que você deve prever é a sua duração: em semestre ou um ano? Assim, você poderá determinar a quantidade de aulas necessárias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente são desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem caráter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma área do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar faça um cronograma prévio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:

  

QUANDO

O QUE

QUEM

 

Agosto

1ª aula: aprender o que é pesquisa.

 

Professor orientador e alunos

2ª e 3ª aula: Definição do Tema.

4ª aula: Justificativa.

 

 

Setembro

5ª aula: Construção dos objetivos.

Professor orientador e alunos

6ª aula: Elaboração da problematização.

7ª aula: Levantamento das hipóteses.

8ª aula: Cronograma das ações.

 

Outubro / Novembro

9ª e 10ª aula: As fontes de pesquisa.

Professor orientador e alunos

11ª aula: As equipes de pesquisadores.

12ª a 21ª aula: Realização de diferentes estratégias de pesquisa.

 

Dezembro

22ª aula: Confrontação das hipóteses e dos dados pesquisados.

Professor orientador e alunos

23ª aula: Socialização dos resultados/culminância do projeto.

24ª aula: avaliando o trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8ª Etapa: AS FONTES DE PESQUISA - Duas aulas de 60 minutos.

Professor, conforme vimos na primeira etapa do projeto (por meio da aula do Telecurso) o historiador faz suas pesquisas analisando as fontes históricas. Essas fontes são definidas de acordo com as questões que pretendemos responder e, sobretudo, com a sua disponibilidade (ou seja, não dispomos de fotografias de época para estudar o Império Bizantino (330-1435 d.C.), pois a fotografia ainda não havia sido desenvolvida). No entanto, várias outras fontes estão disponíveis.

Como os alunos estão envolvidos com o projeto, com certeza o assunto já extrapolou os muros da escola e chegou até as famílias. O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser úteis para suas pesquisas.

Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.

Nessa aula deverão ser discutidos os seguintes temas:

  • A tipologia das fontes:

Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, arquitetura, artefatos arqueológicos, mapas, cartas, obras de arte, dentre outras.

  • Onde consegui-las?

Arquivos, Bibliotecas, colecionadores, etc.

Surge aqui um ótimo recurso para você, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa histórica é o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos são formados com a  disponibilização, em páginas da internet, dos conteúdos existentes nos acervos físicos de instituições de preservação de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa. 

 Faça bom uso dos acervos digitais!!!

 

  

9ª e 10ª  Etapas: Pesquisa e análise das fontes coletadas – cinco a oito aulas de 60 minutos

1-Formando as equipes de pesquisa e subdividindo os temas

Professor, após estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as questões e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as questões levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, você poderá dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, então, incumbida de pesquisar um único tema.

Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. Não permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este é um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a tolerância e a solidariedade.

Escreva as questões e as hipóteses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabeleça regras:

  • Os grupos poderão discutir apenas entre os membros da equipe;
  • Cada equipe deverá estabelecer; quem será o coordenador do grupo, quem será o relator ou relatores, como farão a socialização.

Agrupando as questões em subtemas.

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Origens da população da Região Sul do Brasil

QUESTÕES

Equipe 1

Aspectos gerais da colonização da região Sul:

Como vivem os moradores do Sul?

Equipe 2

Imigração Europeia:

De onde vieram os moradores do Sul?

Quem são os moradores do Sul?

Equipe 3

Os indígenas da região Sul:

Existem índios na região Sul?

Equipe 4

A escravidão em terra do Sul

Vivem muitos negros na região Sul?

HIPÓTESES

 

Eles moram em cidades como nós. Também moram em fazendas.

 

Os moradores do Sul vieram de Portugal

Quem mora no Sul é o gaúcho.

 

Existem índios no Sul, porque eles foram os primeiros moradores do Brasil.

 

 

Acho que os negros existem em todo o país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

Professor, dividiremos essa etapa em duas fases: a pesquisa de conteúdos específicos e a pesquisa documental. É a pesquisa de conteúdos específicos que nos fornecerá as referências gerais sobre o tema estudado. Ou seja: são as análises já existentes sobre o tema em questão. A pesquisa documental é aquela que nos colocará em contato com as fontes históricas necessárias para analisar novos aspectos do tema proposto para investigação.

  1. Depois de organizá-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.
  2. Mas, para isso é necessário algumas orientações quanto a utilização de informações de outras fontes. Lembre-os de registrar: o sítio pesquisado, a data de acesso, o nome do autor ou autora da informação coletada.
  3. Cada equipe deverá pesquisar informações relativas a sua ou suas questões  buscando verificar se as hipóteses que levantaram são verdadeiras ou não, para isso deverão fazer um relatório da pesquisa e apresentar posteriormente para a sala. Eles poderão utilizar a ferramentas do Kword, Tux Paint,  do laptop Uca, para registrar e depois, organizá-las  em uma apresentação do Kpresenter (power point) . Mas, se a sua escola não participa deste projeto utilize a apresentação por meio de cartazes. Veja as sugestões a seguir:

Pesquisa de conteúdo específico.

Aspectos gerais da colonização da região sul:

 

mapa sul 

FONTE: http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-sul.htm 

 

Aspectos Gerais:

http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-sul.htm Acesso em 10/05/2012

 

População do Sul:

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-populacao-regiao-sul.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/distribuicao-populacao-na-regiao-sul.htm

Acesso em 10/05/2012

 

Agricultura e pecuária na região Sul:

http://www.brasilescola.com/brasil/a-producao-agricola-na-regiao-sul.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/producao-agropecuaria-na-regiao-sul.htm

Acesso em 10/05/2012

 

Aspectos culturais da região Sul:

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/cultura-personalidades-regiao-sul.htm

Acesso em 10/05/2012

 

Imigração Europeia:

A herança europeia na região Sul:

http://www.brasilescola.com/brasil/heranca-europeia-no-sul.htm

Acesso em 10/05/2012

 

Etnias e populações do Rio Grande do Sul:

http://www.brasilescola.com/brasil/etnias-populacao-rio-grande-sul.htm

Acesso em 10/05/2012

 

Os indígenas da região Sul:

As missões jesuíticas:

http://www.brasilescola.com/historiab/povos-das-missoes.htm

http://www.brasilescola.com/historiab/reducoes-guaira.htm

Acesso em 10/05/2012

 

Museus das Missões:

http://www.museudasmissoes.blogspot.com.br/   Acesso em 10/05/2012

 

Guerras Guaraníticas:

http://www.brasilescola.com/historiab/guerras-guaraniticas.htm Acesso em 10/05/2012

  

A escravidão em terra do Sul

A escravidão no Brasil:

http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm Acesso em 10/05/2012

 

Charqueadas:

http://www.brasilescola.com/historiab/charqueadas.htm  Acesso em 10/05/2012

 

Revolução Farroupilha:

http://www.brasilescola.com/historiab/revolucao-farroupilha.htm Acesso em 10/05/2012

 

Mantenha e, até mesmo, privilegie o contato das crianças com o LIVRO!

 Programe também consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!!

 

Professor, dentre as fontes de pesquisa, é importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes confiáveis de informações. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema. Veja uma sugestão:

 

Tarefa de Casa 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Origens da população da Região Sul do Brasil

Pesquise em casa, com familiares ou amigos quem possui livros, revistas ou jornais que falam sobre a região Sul e podem nos ajudar a encontrar as respostas para estas questões:

De onde vieram os moradores do Sul?

Quem são os moradores do Sul?

Existem índios na região Sul?

Vivem muitos negros na região Sul?

 

Os materiais coletados deverão ser alvo de pesquisa, para isso, organize-os e distribua nos grupos. Oriente os alunos sobre a importância  em registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto conste o referencial bibliográfico consultado no decorrer da pesquisa.

- Explique-lhes também  sobre a importância em respeitar a autoria do trabalho, ou seja, ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é fundamental que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:

ALBUQUERQUE, Edu Silvestre De. A Revolução Farroupilha (1835 - 1845). 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

Pesquisa documental

Professor, você também poderá explorar a internet na busca por fontes históricas para a pesquisa desenvolvida com os alunos, para isso sugerimos  duas atividades a serem desenvolvidas:

a) pesquisa em arquivo virtual;

b) pesquisa em jornais on-line.

 

  1. PESQUISA EM ARQUIVO VIRTUAL

Nesse caso, para que a Equipe 2 possa pesquisar sobre a imigração europeia  na região Sul do Brasil, indicamos uma pesquisa no sitio do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Apesar de mantido pelo governo paulista, esse acervo possui fontes relativas a outros estados do país, inclusiva da região Sul.

http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/index.php   Acesso em 10/05/2012

 

Leitura de imagens

Professor, a leitura de imagens representa um importante recurso de pesquisa, por isso sugerimos a consulta das fotografias. Nesse acervo os jovens pesquisadores poderão ter contato com os seguintes documentos: fotografias, jornais, mapas, registros de matriculas dos imigrantes, dentre outros.

Solicite aos alunos que observem e analisem as  imagens  confrontando seu conteúdo com os conhecimentos obtidos durante as pesquisas teóricas sobre o tema. Vários aspectos podem aqui ser observados: vestimentas, bebidas, arquitetura, dentre outras. Tais informações constituem fontes de informações, pois revelam a origem das pessoas fotografadas.

O que podemos encontrar nesse acervo?

  • Fotografia que registra um casamento inter-racial ocorrido no Paraná.

Legenda: Casamento inter-racial, japonês com mulher provavelmente alemã.

Tema: Não consta

Data: 1920

Local: Paraná

Fonte: http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/fotografias/MI_ICO_AMP_019_001_149_001.jpg

Acesso em 10/05/2012

 

 2 – Em Caxias do Sul (RS) podemos observar os costumes dos emigrantes durante os momentos de celebração.

Legenda: Batizado da Família Pieruccini

Tema: Ciclo da Vida Rituais de Passagem

Data: 1912

Local: Caxias do Sul – RS

Fonte: http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/fotografias/MI_ICO_CPO_062_014_001_001.jpg

Acesso em 10/05/2012

 

Legenda: Cortejo de Casamento na Rua Dr. Montaury

Tema: Ciclo da Vida Rituais de Passagem

Data: 1920

Local: Caxias do Sul – RS

Fonte: http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/fotografias/MI_ICO_CPO_062_014_002_001.jpg Acesso em 10/05/2012

 

Trabalhando com autorretrato

            Professor, aproveite o momento e solicite a ajuda do professor de Artes, trabalhe com autorretrato, pois ele possibilita que o aluno observe suas características pessoais e busque identificar traços de suas origens. Tendo em vista que não apenas os moradores da região Sul, mas a população brasileira é fruto de uma miscigenação, com certeza eles encontrarão traços de diferentes etnias.

            Para um maior enriquecimento sobre esta atividade, consulte a aula postada no Portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19124 que trabalha uma atividade com autorretrato.

            Para que eles entendam o que é um autorretrato, mostre-lhes alguns, assim eles terão um parâmetro. Sugerimos a seguir o sitio  http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6  no qual temos o autorretrato da grande pintora Tarsila do Amaral.      Os alunos poderão utilizar seus laptops Uca, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o link. No dia anterior, solicite que  tragam para escola um pequeno espelho.

Estes são exemplos de autorretratos pintados pela artista Tarsila do Amaral, Pablo Picasso e pelo aluno Felipe.

    

Fonte – imagem 1: http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6  Acesso em 10/05/2012

Fonte – imagem  2: http://carolinadias06.wordpress.com/2010/12/04/auto-retrato/

Fonte – imagem 3: http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/colecao/colecaoHome.do?action=listarIlustracoes&key=118&pager.offset=30

Depois desta observação, solicite que  peguem o espelho e observem suas principais características:

- Tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados)

-Cor da pele e dos olhos.

-Formato do rosto.

-Tamanho e formato da boca.

-Não é necessária uma perfeita identificação, esta é apenas uma atividade de leitura de imagem, pois nem todos têm habilidades para o desenho.

Deixe-os a vontade para criar seu autorretrato, conforme suas habilidades. As turmas que possuem o laptop Uca, poderão  utilizar a ferramenta Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

 

  1. PESQUISA EM JORNAIS ON-LINE

Com essa atividade, pretendemos sugerir como a equipe 4, após as consultas teóricas sobre seu tema, pode conseguir uma documentação que lhe permita aprofundar o conhecimento sobre a população negra da região Sul.

Nesse caso, para que a Equipe 2 possa pesquisar sobre a imigração europeia para a região Sul do Brasil, indicamos uma pesquisa no site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Apesar de mantido pelo governo paulista, esse acervo possui fontes relativas a outros estados do país, inclusive da região Sul.

As fontes dessa pesquisa serão os jornais. E a consulta será feita em jornais virtuais editados na região Sul. Nesses jornais buscaremos por reportagens referentes à população negra dos estados, para observar como  ela é tratada pelos jornais da região Sul.

Professor, a pesquisa em jornais trabalha com  importantes gêneros textuais: o texto jornalístico e o texto publicitário. Aproveite o trabalho para explorar as características destes tipos de textos: suas marcas linguísticas, sua estrutura e sua função comunicativa.

 

Jornais do Sul:

http://www.gazetadopovo.com.br/  (Curitiba)

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/  (Porto Alegre)

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/  (Florianópolis)

Acesso em 12/05/2012

Um contraponto para as matérias encontradas nos jornais estaduais é a reportagem, NEGROS NO SUL? TEM, SIM SENHOR, publicada pela revista Raça Brasil, dedicada aos temas sobre a comunidade afro-brasileira. Consulte no Sítio: http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/158/artigo228092-1.asp

 

 11ª Etapa: CONFRONTANDO AS HIPÓTESES COM OS DADOS PESQUISADOS - uma aula de 60 minutos.

 

Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

  

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Origens da população da Região Sul do Brasil

Hipóteses

Descobertas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Retome com eles se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida busquem outras fontes e concluam o trabalho.

 

12ª Etapa: SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS/CULMINÂNCIA DO PROJETO

 

Esta etapa é tão importante quanto à realização das pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Exposição: materiais coletadas e elaborados  ao longo do projeto;
  • Apresentação de uma peça teatral, retratando os povos da região Sul;
  • Comunicação sobre as pesquisas realizadas e os resultados;
  • Elaboração de um “Jornal On-line” para divulgarem as descobertas do projeto.

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:

Planejamento

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Quando?
  • Elaborar convites;
  • Divulgar no jornal da escola;
  • Confeccionar cartazes;

 

13ª Etapa: AVALIANDO O PROJETO

Professor, o Portfólio ou Dossiê do Projeto oferecerá um bom material para avaliação, mas é importante reservar um espaço para que os alunos possam conversar e avaliar, não só os resultados, mas o processo, assim você terá elementos para aprimorar seu próximo trabalho.

Eles poderão fazer por escrito:

 

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PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Origens da população da Região Sul do Brasil

AVALIAÇÃO

Eu aprendi que....

Eu achei mais interessante...

O que eu não gostei....

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quebra-cabeça do Brasil Mapa
Recursos Complementares

Professor:

No sítio http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/auto-retrato-429818.shtml você encontra um planejamento sobre autorretrato muito interessante.

Aula postada no Portal sobre autorretrato: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34657

Sugestão de imagens para trabalhar a produção de texto sobre a miscigenação:

    

Fonte: imagem 01- http://pt.wikipedia.org/wiki/Miscigena%C3%A7%C3%A3o

Fonte: imagem 02- http://fotosquefalam.blogspot.com.br/2012/01/miscigenacao.html

 Fonte: imagem 03- http://diegocarelli.wordpress.com/

Avaliação

Avaliação

Professor, a  avaliação deve ser processual e permear  todas as atividades, para isso é necessário ficar atento as diferentes manifestações dos alunos. Verifique se eles se envolveram com as atividades propostas; Se compreenderam as diferentes estratégias de pesquisa; Se descobriram as diferentes etnias que deram origem a população da região Sul; Se conheceram a cultura desta região; Reconheceu características de diferentes etnias em si próprio  e representou em seu autorretrato; Utilizaram os recursos tecnológicos disponíveis. Registre estas observações para que possa subsidiar seu próximo trabalho.

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