
03/07/2012
Selma Silva Gonzaga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Não são necessários conhecimentos prévios.
As teorias evolutivas tentam compreender as estruturas que definem essa grande variedade de seres vivos existentes no planeta atualmente. Outro aspecto relevante, levantado nas teorias evolutivas, é o de que os seres vivos são passíveis de modificações e que, provavelmente, sofrem alterações morfológicas e fisiológicas ao longo dos tempos. Algumas teorias evolutivas propõem ainda que as espécies existentes atualmente se originaram de outras espécies pré-existentes que sofreram alterações para se adaptar às constantes mudanças ambientais ocorridas no planeta. Pode-se concluir, portanto, que a evolução é o processo através do qual ocorrem mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.
Professor, antes de iniciar o debate referente às teorias que serão abordadas nesta aula, é necessário organizar as cadeiras em círculo para propiciar uma maior interação entre os alunos. Logo em seguida faça as seguintes perguntas aos alunos:
Logo depois da exposição e discussão das questões acima, peça a cada aluno que anote suas respostas e posteriormente, os alunos deverão socializar oralmente as respostas. Cabe ao professor observar a capacidade de argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele deve ficar atento a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados. Ao final da aula o aluno, juntamente com o professor, poderá avaliar se houve ou não compreensão do assunto proposto para esta aula.
Professor, para possibilitar um primeiro contato com o conteúdo, oriente os alunos para que acessem os recursos do banco internacional de objetos educacionais listados abaixo e desenvolvam a atividade proposta. Estes recursos estão disponíveis no "guia do professor", do Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br); o professor poderá fazer download dos mesmos. Para a realização desta atividade é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis.
No primeiro recurso, é feita uma pequena abordagem sobre a biogênese X abiogênese, experimentos de Redi, experimentos de Needhan, experimentos de Spallanzani, Darwinismo, experimentos de Pasteur, Panspermia, Hipótese de Oparin e Haldane e o experimento de Miller e Urey.
Professor, ao utilizar o recurso abaixo, primeiramente clicar em "Guia do Professor", neste local você poderá tirar ótimas ideias para trabalhar o assunto "origem da vida". Em seguida, peça aos alunos para clicarem no ícone "Iniciar Programa" e assim poderão verificar a linha do tempo traçada a respeito dos experimentos relacionados com a origem da vida.
Após a realização de todos os passos do recurso acima, os alunos deverão elaborar uma tabela no computador e, desse modo, organizar os conhecimentos obtidos. Logo abaixo, está um exemplo de tabela que os alunos poderão preencher para sistematizar melhor o seu conhecimento. Esta atividade deverá ser realizada em grupos de quatro alunos. Depois de pronta, cada grupo deverá disponibilizá-la para os demais, impressa ou enviada por e-mail. Faz-se necessário que haja uma discussão relacionada aos dados obtidos por cada grupo, pois pode ocorrer divergência de ideias de um experimento para outro. Assim, os mesmos deverão comparar as respostas dos outros grupos e, em sala de aula, elaborar uma tabela única, construída coletivamente.
Para apresentação, cada grupo deverá eleger um representante que, juntamente com os demais representantes dos outros grupos, irá apresentar o trabalho final para o professor. Quando um representante estiver apresentando é importante fazer abordagens sobre as dificuldades de chegarem a um consenso entre as respostas e o que contribuiu para este consenso. Após a correção do professor, este material deverá ser distribuído para todos os alunos.
Abordagem |
Objetivo do trabalho |
Conclusão do Cientista |
Comentário do aluno |
Experimentos de Redi |
|
|
|
Experimentos de Needhan |
|
|
|
Experimentos de Spallanzani |
|
|
|
Darwinismo |
|
|
|
Experimentos de Pasteur |
|
|
|
Panspermia |
|
|
|
Hipótese de Oparin e Haldane |
|
|
|
Experimento de Miller e Urey |
|
|
|
Professor, o segundo recurso deverá ser utilizado para reforçar ainda mais aos alunos alguns experimentos citados no recurso "Origem da Vida". Na verdade os experimentos são tentativas de recriar a história da evolução dos seres vivos. É importante destacar que não existe, na maioria das etapas deste processo, nenhum consenso entre os cientistas.
Diversas teorias evolutivas já foram elaboradas. Esta aula tem como principal objetivo conhecê-las e identificar os mecanismos de evolução propostos por estas teorias. Apesar de existirem outras teorias evolutivas, iremos dedicar apenas às mais relevantes e suas ramificações.
Professor, apesar do propósito desta aula ser o estudo das teorias evolutivas, faz-se necessário uma abordagem a respeito do Fixismo.
Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos:
Evolucionismo: admite que as espécies não sejam imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo. Antes de Lamarck era também conhecido como transformismo.
Professor, utilize a imagem abaixo para demonstrar a principal diferença entre a teoria Fixista em relação à teoria Evolucionista. Comente para os alunos, que a partir do século XVIII, o Criacionismo começa a ser questionado e as Teorias Evolucionistas aparecem em oposição ao Fixismo. Já no século XIV, as teorias do evolucionismo ganham força; porém, até nos dias atuais ainda há divergências em relação à evolução das espécies.
Imagem disponível em http://terra-online.blogspot.com.br/2009/12/fixismo-vs-evolucionismo.html - Acesso em 19/05/12.
Exemplo de uma teoria seguindo a corrente Fixista
Texto disponível em http://historiageralcomgd.blogspot.com.br/2009/07/teorias-evolucionistas-e-criacionistas.html - Acesso em 19/05/12.
Professor, proponha uma debate sobre a Teoria Criacionista X Teoria Evolucionista, procurando integrar o aluno na discussão, instigando-o sempre a opinar. Uma pergunta que o professor poderá utilizar pra iniciar o assunto é:
O professor deverá ficar atento às respostas que os alunos irão expor, pois por meio dessa discussão, poderá ter subsídios para desencadear outros assuntos pertinentes ao conteúdo proposto para esta aula.
Obs.: A intenção desta aula não é propor aos alunos que definam qual a teoria é a melhor, e sim fazer com que entendam a proposta de cada teoria e, a partir daí, eles possam fazer conexões que os ajudem a identificar a razão pela qual cada ser vivo está presente naquele local, daquele lugar, neste planeta.
Para melhor entendimento das teorias, propomos que os alunos acessem os recursos selecionados abaixo. Para isso, é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Caso não seja possível a conexão com a internet, o professor deverá salvar previamente os documentos da pesquisa em um dispositivo de armazenamento de mídia, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso aos recursos de mídia do banco internacional de objetos educacionais disponibilizados no portal.
Professor, os recursos abaixo são atividades de perguntas e respostas em forma de animações. É importante que este recurso seja oferecido no início como um pré-teste e ao final da abordagem do conteúdo desta aula como um pós-teste; assim o professor e o aluno poderão avaliar o desenvolvimento em relação ao conteúdo proposto.
Após os alunos realizarem as atividades contidas nos recursos acima, deverão responder as perguntas que estão dispostas abaixo.
Para resolver as questões acima, os alunos poderão formar grupos de 4 alunos e discutirem entre eles uma possível resposta. É importante que, depois de responderem todas as questões, os grupos estabeleçam um debate referente ao conteúdo tratado nesta atividade.
Sites que os alunos poderão pesquisar:
Professor, esta atividade é uma dinâmica chamada de Júri Simulado. Para a realização do júri simulado em sala de aula, a turma deverá ser divida em 5 grupos: o primeiro grupo fará a DEFESA (advogado de defesa), o segundo grupo fará a ACUSAÇÃO (advogado de acusação - promotor), o terceiro grupo irá julgar como o JUIZ e o quarto fará o JÚRI (jurados) e o quinto grupo será a TESTEMUNHA. Durante essa atividade, o professor deve observar a capacidade de argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala.
Os participantes desta atividade serão os alunos que poderão ser divididos entre Juiz, Jurados, Advogados de defesa, Advogados de acusação (promotores) e testemunhas. Segue abaixo, a função de cada participante:
Júri simulado:
Objetivo: Debater o tema, levando os participantes a tomar um posicionamento a respeito da teoria Fixista ou Evolucionista.
Como utilizar as situações problemas:
Por exemplo: 1ª Situação Problema: O desaparecimento das mariposas brancas.
*Obs.: é importante fixar bem o tema, principalmente os fatos que serão matéria do julgamento. Para isso poderá haver uma combinação anterior com todas as partes, preparando com antecedência, os argumentos a serem apresentados.
Situações problemas:
1ª Situação Problema: Em uma floresta onde as árvores são enormes e quase nunca os raios solares conseguem alcançar o chão desta mata, pois as copas das árvores dificultam o seu acesso, notou-se o desaparecimento das mariposas brancas e prevalecendo as mariposas de coloração escura. Qual teoria explica este fato?
Imagem disponível em http://polegaropositor.com.br/wp-content/uploads/2008/11/natura2.jpg - Acesso em 19/05/12.
2ª Situação Problema: Em um tempo remoto existiram as girafas de pescoço grande e as girafas de pescoço pequeno, assim, os galhos e folhas que serviam de alimentos para as girafas foram se acabando na parte inferior das plantas e por algum tempo só tinham galhos com folhas na parte mais alta de suas copas. Após alguns meses, observou-se que algumas girafas estavam morrendo sem nenhuma explicação. Como podemos explicar estas mortes?
Imagem disponível em http://biocarthagenes.blogspot.com.br/2011/07/evolucao.html - Acesso em 19/05/12.
3ª Situação Problema: Dois jardineiros foram parar na delegacia, pois começaram a discutir a respeito da presença de um grilo verde na grama. Um jardineiro alegava que o grilo é verde de tanto comer grama que também é verde, já o outro jardineiro alegava que por ele ser verde ele morava ali, pois assim era mais fácil para se proteger de seus inimigos. Qual será o veredicto para este problema?
Imagem disponível em http://consciencia-urbana.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html - Acesso em 19/05/12
4ª Situação problema: Dois vizinhos brigaram, pois Roberto alegava que o seu vizinho Rubens viajou por um mês esqueceu-se de colocar o lixo de sua casa para fora. Roberto afirma que o vizinho é culpado, pois o lixo entrou em estado de apodrecimento e propiciou a geração espontânea de ratos que estavam visitando a sua casa. Como esses seres vivos surgiram no lixo?
Imagem disponível em http://cachorroamigodohomem.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html - Acesso em 19/05/12,
Como argumentos de defesas, os alunos poderão utilizar os recursos de áudio a seguir. Para isso é necessário um computador com acesso a internet e com caixas de som acopladas para que a turma possa ouvir seu conteúdo.
A metáfora da "Árvore da Vida" surge a partir da obra de Charles Darwin "A origem das espécies". A árvore da vida é uma forma que Darwin inventou para estabelecer as relações de parentesco de espécies por meio de um esquema que se ramifica tendo como principal ponto a evolução dos seres vivos e seu ancestral comum. Professor, com base na árvore da vida, peça a cada aluno que reflita individualmente sobre tudo que foi discutido nesta aula, juntamente com a realização das atividades, bem como com as conclusões obtidas no início da aula até o seu final e responda a seguinte questão de fechamento da aula:
Após a reflexão sobre esta questão, os alunos deverão escrever individualmente um texto abordando todas as suas impressões e aprendizados ocorridos nesta aula. É importante também o aluno relatar as lacunas existentes entre as teorias e o quão importante é aprender sobre algo que estar relacionado com a nossa própria existência.
Imagem disponível em http://biologia-desvendandoavida.blogspot.com.br/2011/02/arvore-da-vida.html - Acesso em 19/05/12.
Nome | Tipo |
---|---|
Lamarckismo - Parte I | Áudio |
Origem da vida | Animação/simulação |
Período pré-Darwin | Animação/simulação |
Lamarckismo - Parte II | Áudio |
Charles Darwin, o pai da evolução biológica - Parte I | Áudio |
Exercício - Origem da vida | Animação/simulação |
Teoria sintética da evolução - Parte I | Áudio |
Sugestões de links para professores:
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
Recurso do Portal relacionado a aula que podem ser utilizados por professores
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa.
2. Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
3.Constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
4. Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
5. Observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
6. Avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
7. Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/07/2014
Cinco estrelasExcelente material!
28/02/2014
Cinco estrelasBom dia! Adorei o material de ensino e de referência ao professor. Vocês estão de parabéns!
21/08/2013
Quatro estrelasA aula foi muito boa, explicada resumidamente de forma clara, porém, alguns vídeos não estavam disponíveis, assim como alguns sites de busca. Num todo foi muito boa!
09/08/2013
Cinco estrelasAmei ... passei por esse site apenas por curiosidade, mas tornarei assídua, pois fornece ao professor base para aulas ativas, participativas e com certeza farão com que os alunos abram as suas mentes e comecem a fazer questionamentos. Parabéns aos autores.
27/04/2013
Cinco estrelasUm excelente material para que os alunos possam entender de forma prática as teorias sobre a origem das espécies! Meus parabéns!
30/03/2013
Cinco estrelasexecente para a cpmprrensão do aluno.
08/03/2013
Cinco estrelasExcelente aula!
19/02/2013
Quatro estrelasparabns
01/10/2012
Cinco estrelaseu gostei isso tem muito a ver com o que eu quero saber valeu.
01/10/2012
Cinco estrelasQUE AULA MARAVILHOSA.MUITO BOA AGORA SIM EU APRENDI SOBRE TEORIA EVOLUTIVA.
30/07/2012
Cinco estrelasmaravilhosa, sublime como todas as aulas deveriam ser...